domingo, 10 de abril de 2011

Lançamento do Projeto Chuva em Fortaleza

Lançamento do Projeto Chuva em Fortaleza ganha repercussão nacional
Jornais, sites, rádios e TVs destacaram a importância do experimento meteorológico

Neste ano, quando começou o mês de abril, conhecido historicamente por ser o mais chuvoso no Estado do Ceará, foi iniciado também o pioneiro Projeto Chuva, que vai monitorar a atmosfera de Fortaleza até o dia 30, com o objetivo de conhecer melhor as nuvens quentes, típicas de regiões tropicais, que evoluem sem formar partículas de gelo em seu interior e que podem causar eventos severos de chuva. O lançamento do projeto contou com ampla repercussão na mídia local e nacional, demonstrando o interesse da população na temática e ressaltando a importância da iniciativa do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME).

Os três maiores jornais impressos do Ceará deram matérias com infográficos sobre o Projeto Chuva. Pelo menos seis sites de notícias locais e quatro rádios de ampla audiência também noticiaram o início dos experimentos em Fortaleza. Entre as televisões, sete emissoras cearenses publicaram material sobre a campanha científica em sua grade de programação. Além disso, houve ainda duas inserções em noticiários da Rede Globo.
Link Bom Dia Brasil: http://g1.globo.com/videos/bom-dia-brasil/v/cientistas-querem-descobrir-como-se-formam-as-chuvas-no-brasil/1474477/#/Edi%C3%A7%C3%B5es/20110401/page/1
Link Jornal Hoje: http://g1.globo.com/videos/jornal-hoje/v/tempo-vai-mudar-em-sao-paulo/1474701/#/Edi%C3%A7%C3%B5es/20110401/page/1

Novidade

Na manhã do dia 6 de abril, haverá o lançamento do Sistema de Alerta para prevenção de desastres naturais ligados ao tempo, resultado de parceria entre a FUNCEME e a Defesa Civil de Fortaleza. Este sistema vai se utilizar da estrutura do Projeto Chuva para articular ações antecipadas em casos de eventos severos de chuva.

Para reforçar as medições de dados meteorológicos da atmosfera em Fortaleza, também será lançado o Avião Laboratório de Pesquisas Atmosféricas, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A aeronave, equipada de vários sensores, fará sobrevôos no céu da Capital Cearense para pesquisar as características físicas das nuvens.

Nenhum comentário: