domingo, 4 de julho de 2010

Com a chegada das férias, é hora de arrumar as malas

Com a chegada das férias, é hora de arrumar as malas
Qui, 01 Jul, 02h10



Por Caline Migliato


São Paulo, 1º (AE) - As férias batem à porta e vem a indecisão: o que levar, como selecionar as roupas, por onde começar? Para alguns arrumar as malas é uma tarefa fácil, mas para outros, um verdadeiro martírio.


A empresária Mirtes Lima sabe bem o que é isso. Ela viaja com muita frequência por conta do seu trabalho e arrumar as malas faz parte da rotina. "Nas viagens mais longas levo no mínimo uma mala tamanho médio com roupas e mais uma sacola com sapatos, bolsas, produtos de higiene e acessórios", conta. A empresária leva também sua bolsa e uma frasqueira, ou seja, "cerca de quatro volumes no total".


Além do incômodo ao levar tantas peças, Mirtes eventualmente precisa lidar com o pagamento de excesso de bagagem nos aeroportos. "Começo planejando duas roupas para cada dia de viagem, mas vou pegando uma pecinha aqui, outra ali, sempre acho que pode acontecer um imprevisto e vou abastecendo", conta.


A empresária diz que nunca usa tudo o que acaba levando e que se "doutrinou" a não sentir falta de nada e contar somente com o que está levando. "Gosto de ter opções porque no dia a dia me visto de acordo com meu estado de espírito e quando quero levar esse estilo para as viagens, esbarro na mala cheia", afirma. "Quando vejo que vou ter dificuldade em fechá-la, é a hora da verdade e pode até ser a hora do estresse, do suor, da vontade de parar tudo. Normalmente paro mesmo e volto depois para refazer a mala. Tiro algumas coisas e me dou por vencida mais pelo cansaço do que tomada pelo espírito de praticidade propriamente dito."


A consultora de moda Bia Kawasaki explica que a melhor técnica antes de arrumar as malas é colocar na cama tudo o que pretende levar e selecionar os itens.


"Escolha cores que combinem entre si, como o preto, e invista em acessórios e lenços, que não pesam na mala e criam looks diferentes", explica Bia.


Quanto aos sapatos, saltos médios meia-pata, tipo peep toes na cor preta são muito versáteis tanto para o dia quanto para a noite. "Vale a mesma regra para o pretinho básico. Dependendo dos acessórios, ele pode servir tanto para a noite quanto para o dia. Durante o dia com jeans e sapatilha e à noite com meia e sapato", ensina a estilista Maria Zeli.


A bolsa também pode ser na versão com alça mais comprida e mais curta. "À noite você pode usar a bolsa com a alça mais curta e durante o dia pendurá-la estilo carteiro com a alça mais longa", explica Maria.


Confira a seguir as dicas das especialistas Bia e Maria sobre como organizar as malas sem se estressar.


Passo a passo


Se possível, leve duas malas: uma para roupas e outra para sapatos. Caso contrário, leve apenas uma e os sapatos vão embalados em saquinhos no fundo da mala. Confira a ordem, começando do fundo da mala para a tampa:


1º - Sapatos embalados em saquinhos.


2º - Bermudas, calças, peças pesadas. Dobrá-las o menos possível. Coloque no sentido vai e vem: cós da segunda calça com os pés da primeira para não fazer muito volume.


3º - Saias e outras peças mais leves.


4º - Camisetas de algodão e tudo que não amasse. Dobre em rolinhos e encaixe entre os vãos dos sapatos. O mesmo vale para meias e lingerie, que podem ir organizadas em envelopes vendidos em casas de embalagens.


5º - Blazers e jaquetas bem esticadas.


6º - Camisas que amassam muito devem ser dobradas no sentido horizontal. Guarde-as em sacos grossos de plástico tamanho A3, também vendidos em lojas de embalagens, para não amassar. As camisas e os vestidos mais delicados são os últimos.

7º - Os produtos de higiene podem ir divididos em nécessaires e espalhados no meio, entre os vãos.

Dicas

- Sempre guarde os líquidos em saquinhos, mesmo dentro de nécessaires, caso algum deles estoure.

- O que for volumoso e duro, como secador ou ferro de passar roupa para viagem, deve ir no fundo da mala, junto com os sapatos. Tome o devido cuidado para não haver choque entre um item e outro e correr o risco de quebrá-los.

- Leve sempre uma mala de mão com uma troca de roupa, caso sua mala extravie no aeroporto.

- Leve os objetos de valor sempre com você.

- Se viajar para lugares frios, leve leggings e blusinhas térmicas para usar por baixo, que não fazem volume e esquentam.

- Informe-se o máximo possível sobre a viagem: clima, costumes, programação, para saber escolher que roupas levar. No caso de um cruzeiro, redobre a atenção porque o número de compromissos é maior.

Manutenção das roupas

- Lavagem no hotel: peças levinhas e roupa íntima podem ser lavadas durante o banho. No caso de roupas mais pesadas, como calças jeans e casacos, umedeça um pano com varsol e aplique nas axilas e no cavalo. A técnica limpa e elimina odores.

- Para desamassar uma peça: pendure em um cabide e coloque no banheiro. O vapor durante o banho deixará a roupa mais lisa.

O que não levar

- Roupão de banho: faz volume e é perfeitamente dispensável.

- Toalha de banho: os hotéis oferecem esse item.

- Roupas que só dão para usar uma única vez e não combinam entre si.

- Sapato novo: não deixe para estreá-lo durante a viagem. Você pode acabar com o pé machucado e sem uma opção de calçado.





Copyright © 2010 Agência Estado. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário: