domingo, 4 de julho de 2010

Cabala para adolescentes-Sandra Strauss.

Cabala para adolescentes
Publicado em: 7 de outubro de 2009
Ao longo dos séculos, os ensinamentos da Cabala foram transmitidos por mestres espirituais a um seleto número de estudantes. Quem não tivesse atingido 40 anos era impedido sequer de começar os estudos cabalísticos, sob a ameaça de ficar cego caso desrespeitasse a proibição. Essas normas rígidas eram compreensíveis, pois os mestres acreditavam que o mundo não estava pronto para absorver os ensinamentos. Hoje, os tempos são outros: a filosofia está até nas salas de aula. Nas escolas ou em cursos voltados exclusivamente para adolescentes, a Cabala pode ajudar o jovem a se relacionar melhor com parentes e amigos, enfrentar situações de pressão, encarar desafios, desenvolver o poder de criar novas possibilidades e ainda aprender a ser mais responsável.

“Algumas vertentes do judaísmo optaram por manter essas informações dentro de um meio restrito, mas outros círculos disponibilizaram a Cabala para todos, como o rabino A. Abulafia, no século XIII”, explica a terapeuta ambiental Sandra Strauss, que dá aulas no Midrash Centro Cultural, no Rio de Janeiro.

A terapeuta – biotecnóloga formada em Israel, que desde 2000 estuda assuntos relacionados ao fluxo vital de energia – aponta o momento atual, que exige um maior entendimento da alma, como uma das causas para o sucesso da filosofia entre os jovens:

“Estamos vivendo um momento de urgência para o desenvolvimento e entendimento da alma. Quanto mais cedo acontecer o contato com informações práticas e repletas de sentido mais chance teremos de viver uma vida consciente”.

Para Ian Mecler, do Portal da Cabala, também no Rio, a filosofia hoje está aberta a todas as pessoas que queiram descobrir os segredos de uma vida significativa.

“Os adolescentes também desejam esse algo a mais na vida. A Cabala os ajuda a se centrarem e os tira do domínio do ego. Assim, tudo pode ser muito mais luminoso”.

Pensando neste público, Sandra Strauss lança este mês, o curso de cabala dirigido a jovens de 13 a 18 anos. Nas aulas, o aluno terá a oportunidade de fortalecer suas habilidades, comunicando-se efetivamente e enxergando a vida com uma visão ampliada. A Imago também acaba de lançar o livro "Cabala para adolescentes", do autor Louis Belmont. Voltado para jovens entre 13 e 20 anos, a obra tem o objetivo de revelar a ordem básica oculta na complexidade do dia a dia.

“Mais do que um ensinamento, este programa é um treino, uma experiência interativa. Estamos aprendendo que vivemos em quatro mundos simultâneos (Mundo da emanação, Mundo da Criação, Mundo da formação e Mundo da Ação) e que o mundo físico faz parte de uma realidade muito limitada. Como vivenciar o presente da emanação, trazer para o intelecto e para o campo sensorial e poder escolher fazem parte de uma dinâmica que está acontecendo o tempo todo”, diz Sandra Strauss.

Nenhum comentário: