quinta-feira, 25 de junho de 2009

Pecém poderá receber empresa de energia eólica

Pecém poderá receber empresa de energia eólica
O Complexo Portuário do Pecém poderá receber mais uma empresa, a Power Future, especializada em energia eólica. Segundo o presidente da Adece (Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará), Antonio Balhmann (foto), o Governo do Estado está utilizando todos os esforços a fim de trazer a empresa para o Estado e desenvolver a cadeia produtiva da energia eólica. Ele destacou que a previsão do Governo é de que ocorra um leilão de energia em novembro próximo.
Balhmann explicou que representantes do Governo reuniram-se na semana passada, em Natal, para discutir a viabilidade da implantação da empresa junto a fabricantes, empresas de geração, Governo Federal e Governos Estaduais. O Encontro teve como principal objetivo viabilizar as condições necessárias para que o leilão previsto para novembro realmente ocorra. “Esse leilão é muito importante para o Ceará, que é o Estado que tem o maior potencial de geração de energia eólica do nosso Brasil”, ressaltou.Sobre o Porto do Pecém, Balhmann explicou que estão acontecendo obras de ampliação para mais quatro piers, com dois em andamento e outros dois sem data definida, os quais vão operar as placas produzidas pelo complexo siderúrgico do Pecém.
» Siderúrgica e Refinaria. O representante da Adece disse ainda que o Governo está cada vez mais impulsionado a acelerar o processo de implantação da Siderúrgica do Complexo Portuário do Pecém. Segundo ele, o governador Cid Gomes sempre teve muita cautela e pressa no sentido de municiar o Estado em infraestrutura necessária para receber os projetos estruturantes. A refinaria, segundo Balhmann, é um projeto irreversível e a Petrobras já articula parcerias com empresas japonesas.
Fonte: O Estado - 23/06/09

Nenhum comentário: