terça-feira, 23 de junho de 2009

Estudo vai apontar vilões da conta de luzProjeto ligado a Eletrobrás desenvolve aparelho medidor e software capaz de indicar que eletrodoméstico mais

Reportagens
Rio de Janeiro, 16/06/2009Estudo vai apontar vilões da conta de luzProjeto ligado a Eletrobrás desenvolve aparelho medidor e software capaz de indicar que eletrodoméstico mais gasta energia em uma casa-->
Conheça o projeto
Saiba mais sobre o Programa de Eficiência Energética, apoiado pelo PNUD.
DAYANNE SOUSAda PrimaPagina
Com objetivo de descobrir qual a maior fonte de gasto de energia nos lares brasileiros, está sendo desenvolvido um aparelho capaz de medir o consumo de eletricidade de cada eletrodoméstico. O novo medidor será usado em uma pesquisa nacional que vai traçar os perfis de consumo no Brasil e orientar futuras campanhas de economia. O projeto é uma iniciativa do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), ligado a Eletrobrás e apoiado pelo PNUD.
Uma vez descobertos quais os vilões das contas de energia elétrica, o Procel pretende criar ações específicas para combater o problema. “Muita gente desconhece que os chuveiros têm chaves de verão e inverno e que usar a posição verão faz bastante diferença”, diz o chefe da Divisão de Suporte Técnico de Conservação de Energia da Eletrobrás, Emerson Salvador. Coisas simples como problemas na borracha que veda a geladeira já seriam suficientes para desequilibrar o consumo, acrescenta.
Atualmente, protótipos do novo medidor e de um software capaz de compilar os dados ainda estão sendo desenvolvidos nos laboratórios do Cepel (Centro de Pesquisas em Energia Elétrica), parceiro do projeto. Salvador estima que o aparelho já esteja pronto até o fim de 2010, quando será instalado em casas que vão participar da pesquisa.
Para registrar o consumo de cada eletrodoméstico, o medidor é instalado no quadro de luz da casa ou ao lado do relógio marcador. O programa é capaz de diferenciar correntes elétricas que estejam sendo emitidas ao mesmo tempo, por exemplo, pelo ar-condicionado, o chuveiro e o micro-ondas.
O levantamento deverá complementar dados obtidos em 2005, quando um questionário foi aplicado a 10 mil consumidores e detectou, por exemplo, o crescimento do uso de ventiladores de teto. Por conta disso, o Procel desenvolveu um selo de economia específico para ventiladores. O selo identifica quais marcas no mercado são mais econômicas e já é utilizado em 21 tipos de eletrodomésticos diferentes, como geladeiras, lavadoras e televisores.
Nesta pesquisa, porém, Salvador acredita que a amostra de famílias pesquisadas precisará ser menor, mas deve representar os mesmos grupos. Os consumidores foram divididos em categorias de acordo com a quantidade de consumo de energia, dos que usam até 50 kilowatts por hora até os que usam mais de 300 kilowatts por hora.
Envie para um amigo
Versão para impressão


Versão em PDF

Leia mais Reportagens

Nenhum comentário: