segunda-feira, 16 de março de 2009

Machado apresenta demandas da América do Sul no V Fórum Mundial da Água

Machado apresenta demandas da América do Sul no V Fórum Mundial da Água

A América do Sul concentra cerca de 28% dos recursos hídricos do mundo

Denise Caputo

A abertura da sessão regional das Américas do V Fórum Mundial da Água, em Istambul, será feita amanhã (17/03) pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, e pelo diretor nacional de Águas e Saneamento (Dinasa) do Uruguai, José Luis Genta. Machado vai tratar das principais questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos na América do Sul: questões destacadas durante o Fórum de Águas das Américas, ocorrido em novembro passado em Foz do Iguaçu, com a participação de ministros de Estado, parlamentares, acadêmicos e representantes do setor privado e da sociedade civil organizada de sete países sul-americanos.

Apesar de ter cenários variados em termos de recursos hídricos, biomas, ocupação territorial e desenvolvimento, a América do Sul apresenta uma certa convergência em termos de problemas e desafios. “Aumento da demanda por água em decorrência do crescimento da população urbana; maior deterioração da qualidade da água; impacto das inundações urbanas; estruturas insuficientes, e altos percentuais de perdas nos sistemas de distribuição”, exemplifica Machado.

Em seu discurso, o diretor-presidente da ANA vai apontar também algumas soluções para as demandas levantadas. Confira amanhã o discurso na íntegra.

Fórum Mundial da Água

O evento acontece a cada três anos e tem como objetivos principais: aumentar a importância da água na agenda política, apoiar o aprofundamento de discussões acerca da solução das questões de recursos hídricos no século XXI e formular propostas concretas, chamando a atenção mundial para o tema da água.








--------------------------------------------------------------------------------

Data: 16 de março de 2009

Assessoria de Comunicação – ANA
Fones: 61.2109.5129/5103 Fax: 61 2109.5129
Email: imprensa@ana.gov.br

Nenhum comentário: