domingo, 5 de dezembro de 2010

Cooperativa médica integra ações por ODM


Reportagens

São Paulo, 29/11/2010
Cooperativa médica integra ações por ODM
Organização da área de saúde unificará iniciativas sociais de suas 374 unidades para auxiliar Brasil no cumprimento dos Objetivos do Milênio
Divulgação / Unimed Londrina
Leia também
Curso on-line foca mobilização por ODM

Maioria dos países não acelerou nos ODM

Fórum global busca avanços locais nos ODM
da PrimaPagina

Para reforçar o compromisso assumido com o PNUD em 2009, quando assinou com a agência da ONU um acordo de cooperação visando ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a Unimed lança o programa Unimed Abraça os ODM, que vai unificar as ações sociais do seu sistema de cooperativas médicas.

Segundo Aucélio Gusmão, diretor de marketing e desenvolvimento humano da Unimed do Brasil, as 374 unidades que compõem a rede já vinham desenvolvendo, de forma individual, iniciativas nas áreas de saúde, esporte, educação e meio ambiente, mas estas eram muito dispersas.

“Às vezes tínhamos programas semelhantes em vários lugares, mas com nomes diferentes em cada um deles. A ideia agora é realmente fazer com que cada cooperativa pactue com esse programa e redirecione seus esforços para projetos nas respectivas áreas dentro dos ODM”, explica.

Além disso, a Unimed vai reformular seu banco de dados de iniciativas sociais. Desse modo, será mais fácil identificar as ações que são referência em cada unidade e que têm potencial para serem expandidas para a toda a rede.

Entre os projetos que a empresa realiza destacam-se cursos de orientação para gestantes e que falam da necessidade de acompanhamentos nos primeiros meses do bebê, além da criação e divulgação de um manual de alimentação saudável, que visa a dar orientação sobre opções que devem ser consumidas, características nutricionais e receitas simples e fáceis de fazer.

“Contamos também com uma parceria para combater e erradicar a hanseníase, uma doença que já está erradicada em quase todos os países do mundo, mas que o Brasil ainda não conseguiu eliminar. Ensinamos as pessoas a identificá-la e a fazer o autoexame”, completa Aucélio.

Mas, apesar de se tratar de uma cooperativa médica, as iniciativas sociais da rede não se restringem à área de saúde. Na parte de meio ambiente, por exemplo, foi criado o movimento Renovação, que orienta profissionais de hospitais e consultórios a gerenciar corretamente os resíduos de serviços que eles prestam.

“A Unimed Rio tem também o projeto Arredores, que atua em várias frentes. Como atrás da sede deles há um mangue, as pessoas da comunidade aprendem a cuidar daquele espaço e se tornam ficais da área. Existem também a parte de capacitação e uma escola de informática e cidadania para quem mora na região”, explica o diretor.

Esporte e educação

Em esportes e recreação, foi criado o programa Nadando Contra as Correntes, que apoia jovens do Rio de Janeiro com deficiência física a se tornarem atletas paraolímpicos em natação. Além disso, várias unidades da rede contam com escolinhas espalhadas pelo Brasil.

Em Santa Bárbara e Americana, no interior de São Paulo, por exemplo, são oferecidas aulas de basquete, e, em Santa Catarina, de tênis. Já em Campinas uma parceria com uma escola de atletismo local funciona desde 1998.

Finalmente, a unidade Serra do Caraça, em Minas Gerais, tem um programa chamado Ação Unimed Educacional, por meio do qual voluntários vão até às escolas da região e dão palestras sobre prevenções e conscientizações com o objetivo de melhorar a saúde mental, social e física dos participantes.

Além disso, Belo Horizonte conta com a ação Comunidade Social, que interage com equipes escolares e cria uma agenda de atividades que vai desde a inclusão digital até palestras e apresentações ligadas à saúde.

“Resolvemos abraçar esta causa dos ODM pois temos uma grande capacidade de ser um agente transformador. Entre os pilares do cooperativismo estão a inserção na sociedade e a valorização da responsabilidade social. Então, isso está dentro do nosso propósito”, conclui Aucélio.

Nenhum comentário: