sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

PNUD avalia ações em agricultura familiar


Reportagens

Brasília, 27/12/2010
PNUD avalia ações em agricultura familiar
Edital seleciona propostas em cinco áreas de estudo sobre impactos dos investimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)

IFAD / Giuseppe Bizzarri
Leia também
PNUD avalia cultivo alternativo no MT

Rondônia terá banco sobre semente nativa

Estimativa ajuda agricultor a fazer seguro
da PrimaPagina

Em uma iniciativa para avaliar os resultados da prestação de serviços daPolítica Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), programa do governo federal de investimento em agricultura familiar, o PNUD, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, lança um edital para que instituições de pesquisa apresentem projetos de estudo sobre o tema. A ação busca estabelecer um diálogo entre o projeto de cooperação “Consolidação das Políticas Públicas para o Fortalecimento da Agricultura Familiar como eixo para o Desenvolvimento Sustentável” e o segmento de investigação científica.

Uma das cinco possibilidades de pesquisa incluídas no edital é a evolução da assistência técnica na agricultura familiar, com base na comparação dos dados dos censos de 1995/96 e 2006. Outros temas que passarão por análise são a prestação de serviços da Pnater aos estados, e a relação deles com a estrutura regional agrícola e com o acesso a linhas de crédito do Pronaf. Há ainda a alternativa de se estudar a efetividade das ações de assistência técnica na agricultura familiar, ou sistematizar as experiências de inserção e comercialização dos seus produtos no mercado.

Os serviços desenvolvidos pela Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural estão relacionados à erradicação da pobreza extrema e da fome, um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Eles promovem o conceito de desenvolvimento rural pelo viés da segurança alimentar e nutricional, além de valorizarem as unidades familiares de produção e estimularem sistemas agrícolas ambientalmente sustentáveis.

As iniciativas da Pnater são fundadas ainda no estímulo à geração de renda e de novos postos de trabalho, na agroindustrialização e em outras formas de fomento à produção primária, contemplando inclusive atividades rurais não-agrícolas.

Os estudos propostos vão avaliar os impactos sobre os agricultores familiares beneficiários, verificar a sua capacidade de impulsionar o acesso a outros instrumentos direcionados ao setor (como o crédito do Pronaf), e identificar o desenvolvimento de experiências inovadoras no ensino, aprendizagem e intervenção em extensão rural e na adoção de novas tecnologias.

Para participar, as instituições de ensino superior e centros de pesquisa interessados devem encaminhar ao PNUD o projeto e uma apresentação da equipe de pesquisa, além de um cronograma de execução e detalhamento dos custos. Todos os documentos devem ser remetidos, até às 18h de 10 de janeiro de 2011, para o seguinte endereço: SBN, Quadra 1, Ed. Palácio do Desenvolvimento, sala 1415, Brasília (DF), CEP 70.057-900.

Nenhum comentário: