terça-feira, 9 de novembro de 2010

Seminários O Cráton Amazônico e o Supercontinente Columbia

Seminários
O Cráton Amazônico e o Supercontinente Columbia

“O Cráton Amazônico e o Supercontinente Columbia – Implicações tectônicas baseadas no estudo paleomagnético das rochas máficas Guadalupe”. Este é o título do seminário do Departamento de Geofísica que será apresentado por Franklin Bispo Santos, doutorando do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP), no dia 11 de novembro, às 16:30.
Resumo

Diversas configurações paleogeográficas do supercontinente Paleo-mesoproterozoico Columbia têm sido sugeridas, nas quais o Cráton Amazônico na América do Sul é um componente importante desse supercontinente. No entanto, os dados paleomagnéticos do Proterozoico para este cráton ainda são escassos.

Na tentativa de esclarecer a participação do Cráton Amazônico na configuração desse supercontinente, será apresentado um estudo paleomagnético realizado nas rochas da intrusiva máfica Guadalupe, situadas no norte do Estado de Mato Grosso (sudoeste do Cráton Amazônico). Os resultados obtidos fornecem um pólo paleomagnético de referência bem datado em 1435±5 Ma (40Ar/39Ar, biotita) e localizado em 302.6ºE, 38.9ºN (A95=13.7º).

A interpretação tectônica deste paleopólo sugere que o Cráton Amazônico já não fazia parte de uma grande massa continental em torno de 1435 Ma atrás, evidenciando que a existência do supercontinente Columbia foi efêmera.

Quando: dia 11/11 (quarta-feira), às 16:30
Onde: Auditório 2 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 – Cidade Universitária)
Público-alvo: pesquisadores e estudantes de Ciências da Terra
Informações: (11) 3091. 4760
Observação: O seminário é aberto e não há inscrição prévia.
Press Release

Nenhum comentário: