segunda-feira, 17 de maio de 2010

ABAS

ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas foi fundada oficialmente em 10 outubro de 1978. Em 19 de setembro do mesmo ano havia sido realizada a primeira assembléia preliminar de fundação da Associação, no auditório da Companhia de Tecnologia de Saneamento - CETESB, em São Paulo.

Os objetivos fundamentais da Associação são os seguintes:
Congregar entidades, técnicos e simpatizantes interessados em estudo, pesquisa, tecnologia, preservação e desenvolvimento de águas subterrâneas.

Manter intercâmbio e cooperação com sociedades congêneres e com entidades públicas e privadas cujas atividades se relacionem com águas subterrâneas.

Promover e divulgar estudos, pesquisas e trabalhos de qualquer natureza, que se refiram às águas subterrâneas através de publicações e noticiários.

Realizar congressos, simpósios, seminários e conferências com o propósito de difusão de trabalhos técnicos.

Constituir comissões e promover reuniões específicas para análise e debate de assuntos que se relacionem com águas subterrâneas.

Estudar e propor aos órgãos apropriados os procedimentos, normas, padronizações, regulamentos e legislação de interesse para o desenvolvimento e a preservação das águas subterrâneas.

Por que a ABAS existe:
A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, é uma entidade que congrega 1000 associados espalhados por todo o Brasil, com Sede em São Paulo fundada em 1.978 cujo principal objetivo é a exploração racional de um recurso que a cada dia tem seu valor renovado, que é água subterrânea.

Isso deve-se a diversos motivos, o assunto "ÁGUA" tem sido muito discutido principalmente por tratar-se de um bem vital e que está prestes a uma escassez, sabemos que não vivemos sem água e isto nos afeta em diversas forma, exemplo a falta de energia, cujo problema primário é a falta de água nos reservatórios e não de operação nas hidrelétricas.

Muitos têm idéia da abundância de água no mundo e não conseguem entender os problemas que estão por trás, apresentaremos de uma forma resumida:

Considerando toda a água do planeta, 1 bilhão e 370 milhões de Km3, representada por 1 litro, temos:

•Água Salgada = 972 ml, que corresponde a 97,2 %
•Água Doce = 28 ml, que corresponde a 2,8 %
Sendo que desses 28 ml. 21,73 ml. estão indisponíveis já que:

•21,67 ml (77,39% = 29.690.640 km3) retidos na forma de gelo nas Geleiras
•0,05 ml ((0,18% = 69.048 km3) retidos na forma de umidade no Solo
•0,01 ml (0,03% = 15.344 km3) retidos na forma de vapor na Atmosfera
Portanto, resta apenas 6,27 ml. disponíveis para consumo humano. Os rios, lagos, represas, açudes, etc., ou seja Água Superficial, representa apenas 0,1 ml (0,4% = 122.752 km3).

Os outros 6,17 ml. está invisível aos nossos olhos, mas presente na nossa vida. Oculta-se sob a superfície da Terra e é a chamada ÁGUAS SUBTERRÂNEAS.

Nenhum comentário: