segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Flores do Ceará para o mundo

Flores do Ceará para o mundo
O Ceará vive situação pitoresca no setor de flores e plantas ornamentais. O Estado se tornou o segundo maior exportador do País - só perde para São Paulo - mas apanha em casa. E para os paulistas. De cada 10 flores vendidas hoje em Fortaleza, somente duas são produzidas aqui mesmo. Enquanto isso, o Ceará vende para a Holanda (mais de 60% das exportações) e EUA (mais de 30%). Existem hoje mais de 200 produtores de flores em território cearense. Os principais polos produtores de flores são Ibiapaba, Baturité, Região Metropolitana e o Cariri.

O presidente da Câmara Setorial de Flores e Plantas Ornamentais, Gilson Gondim, diz que o Ceará tem um bom consumo de plantas para paisagismo, mas produz muito pouco deste item. Compra de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará. Gilson reclama que as plantas vêm em caminhões, normalmente descumprindo normas fitossanitárias. "Temos todas as condições de produzir essas plantas aqui e no curto prazo acabar essa dependência".

O Ceará pena pelo fraco consumo interno e a falta de mão-de-obra especializada. A Câmara e a Faec-Senar começam em janeiro cursos de formação para a área. Aliás, pesou a força do setor na inclusão de uma disciplina sobre floricultura no Curso de Agronomia da UFC.

Setor lança consórcio


O setor de flores e plantas ornamentais do Ceará lançará até fevereiro de 2010 o primeiro consórcio de produtores do Brasil voltado à exportação. Na última quinzena de novembro a Câmara Setorial de Flores e Plantas Ornamentais da e o Ministério da Agricultura assinaram convênio para implantação do projeto piloto que servirá de modelo a outros estados brasileiros. A meta é fazer as exportações crescerem pelo menos 15% em 2010. O consórcio pretende exportar US$ 2 milhões por ano para o mercado internacional e também para o Sudeste brasileiro - maior mercado consumidor de flores do País.

Fonte: O Povo (Vertical S/A) - 18/12/09

Nenhum comentário: