segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ANA discute apoio técnico ao "Água para Todos" em Alagoas


ANA discute apoio técnico ao "Água para Todos" em Alagoas
12/8/2011
Foto: Flavio Serra / Banco de Imagens ANA

Vicente Andreu, diretor-presidente da ANA, e Teotônio Vilela, governador de Alagoas
A Agência Nacional de Águas recebeu na quinta-feira (11) o governador de Alagoas, Teotônio Vilela, que discutiu com diretores e especialistas da ANA apoio para a implementação, em seu estado, do programa Água para Todos, que integra o Plano Brasil sem Miséria, do governo federal. A ANA concordou em oferecer apoio técnico para planejar ações como construção de cisternas para atender a população rural dispersa e para garantir água para as escolas.

A ANA também prestará apoio técnico ao estado de Alagoas para desenvolver sistemas simplificados em trechos do Canal do Sertão, obra em construção que vai da cidade de Arapiraca ao rio São Francisco, para a qual a ANA concedeu outorga de direito de uso da água para o primeiro trecho. Esses sistemas simplificados vão facilitar o acesso a água às populações que vivem até 15 quilômetros de distância do Canal.

Outro assunto discutido na reunião foi a possibilidade de desenvolver ações complementares para o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba, para o qual a ANA desenvolveu um plano de ação integrada para a melhoria da água. As ações complementares visam a dar apoio para realização de serviços de batimetria com o objetivo de verificar as condições de assoreamento da Lagoa.

Em abril, a ANA forneceu apoio técnico e financeiro para o estado de Alagoas ampliar sua rede de monitoramento telemétrico e implementar e operar uma Sala de Situação para acompanhar a ocorrência de eventos críticos, como cheias e secas. Ainda este ano, a ANA vai entregar ao estado a avaliação hidrogeológica da região metropolitana de Maceió, com informações que serão úteis na gestão das águas subterrâneas, de competência estadual.
Cláudia Dianni, Ascom/ANA

Nenhum comentário: