A saúde pública, uma poderosa ferramenta para uma mais segura e sustentável
[2010/12/07]Mirta Roses
Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Diretor Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Eu tive recentemente uma entrevista com os editores da faculdade de Harvard de Saúde Global Review (HCGHR). Um questionário foi muito amplo, abrangendo desde a estratégia de Atenção Primária à Saúde para a cooperação prestada pela OPAS para o Haiti para responder aos enormes desafios decorrentes do catastrófico terremoto que atingiu em 12 de janeiro de 2010, através da luta contra a desigualdade nos cuidados de saúde e os sucessos e desafios da Semana de Vacinação nas Américas.
Entre as perguntas feitas na entrevista, um relacionado a "Saúde para Todos" e as gerações mais jovens, deixe-me particularmente pensativo. "De fato, a forma de transmitir o significado de" Saúde para Todos "em um mundo que se tornou notavelmente cínica ao longo do tempo e onde tais ideais tendem a quase automaticamente descartados?
Minha resposta foi que "a saúde é uma ferramenta poderosa para construir um futuro mais seguro e sustentável para todos", que acrescenta aos imperativos morais que precisam para lidar eficazmente com a exclusão e as injustiças que privam as pessoas do alcance mais alto nível possível de saúde. Mas poderia haver respostas diferentes e melhores.
A entrevista com HCGHR, inicialmente disponível apenas em Inglês, chamou a atenção de Bernardo Kliksberg, assessor sênior do Gabinete Regional para a América Latina eo Caribe do PNUD e diretor do PNUD-Espanha. Bernardo, um dos mais renomados especialistas mundiais na luta contra a pobreza, fez gentilmente traduzir o texto em espanhol e incluídas na última edição do Boletim do Fundo. Hoje eu convido você a ler a entrevista e partilhar as suas observações.
Entrevista com o Harvard College Global Health Review
Mirta Roses
Diretor
Organização Pan-Americana da Saúde
www.paho.org
Biografia do Dr. Mirta Roses, diretora da Organização Pan-Americana.
[2006/12/03]
A Dra. Mirta Roses Argentina recebeu seu diploma de medicina na Universidade Nacional de Córdoba em 1969. Graduou-se em Saúde Pí República, com foco em epidemiologia e um certificado de especialização em doenças infecciosas da Universidade de Buenos Aires. Ela também estudou medicina tropical na Universidade Federal da Bahia, Brasil.
cuidados Roses começou sua carreira em Córdoba, na Argentina e medicina interna do Hospital Rawson, e professor assistente no Departamento de Medicina Social e Preventiva, Doenças Infecciosas e da Universidade Nacional. Participou do Programa de Pesquisas sobre Febre Hemorrágica da Argentina Pergamino, Buenos Aires. Em 1974 ingressou no Ministério da Saúde Pí República da Argentina, onde ocupou cargos nas áreas de pesquisa em epidemiologia e emergências de saúde pública.
Ingressou na Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS / OMS) em 1984 como coordenador da Unidade de Epidemiologia do Centro de Epidemiologia do Caribe (CAREC), sediada em Trinidad e Tobago.
Em 1986 mudou-se para Repi República Dominicana como um epidemiologista, e em 1988 foi nomeado representante da OPAS / OMS no país, onde a Universidad Central del Este conferido o grau de Doutor Honoris Causa e da Universidade Autônoma de Santo Domingo, em Professor Honorário.
Entre julho de 1992 e janeiro de 1995 atuou como representante da OPAS / OMS, na Bolívia, onde foi conferida a Ordem da Santa Cruz Mariscal das Forças Armadas, da Ordem do Libertador Bolívar ea Ordem da Saúde Pí República da Presidência bem como o título de Professor Honoris Causa da Universidade Mayor de San Andrés.
Em 1995 assumiu como vice-diretor da OPAS, juntando-se ao grupo de deputados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e programas de gestão global do grupo, que presidiu por dois mandatos.
Em setembro de 2002, a Dra. Roses foi escolhida pelos países das Américas, director do Pan-Americana. Tomou posse em 01 de fevereiro de 2003, tornando-se o primeiro na Argentina e na primeira mulher a ocupar essa posição na Agência Nacional de Saúde pí República mais antigo do mundo, fundada em 1902.
Roses recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Doutor Honoris Causa da Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina, a Universidad Peruana Cayetano Heredia e Universidad Autónoma Metropolitana, no México. Também a Ordem Nacional do Honorato Vásquez no Grau de Grande Oficial, no Equador, a Ordem de José de Marcoleta, a Ordem da Liberdade, Pedro Joaquín Chamorro na Nicarágua, eo reconhecimento do Poder Legislativo da Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina .
Membro Honorário
- Associação Americana de Engenharia Sanitária e Ambiental
- Associação Boliviana de Engenharia Sanitária
- Associação dos Médicos Veterinários, na Bolívia
- Associação de Engenharia Sanitária, repita República Dominicana
- Sociedade Dominicana de Pediatria
- Sociedade de Doenças Infecciosas da República Dominicana Repi
- Veterinary Medical Association, repita República Dominicana
Membro ativo
- Sociedade Boliviana Pi da República da Saúde
- The National Academies Conselho Consultivo Internacional, EUA
Honras
- Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, Universidad Central del Este, na República Dominicana Repi Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua em León, Universidad Peruana Cayetano Heredia Universidad Autónoma Metropolitana, no México.
- Professor Honoris Causa ", Universidad Autónoma de Santo Domingo, República Dominicana prefeito Repi Universidad de San Andrés, Bolívia, Equador Universidade Técnica, Equador, Universidad Nacional Mayor de San Marcos
- Despacho: "Da República Pí Saúde, presidente da Argentina, Santa Cruz-Bolívia Mariscal, FA, na Bolívia, Bolívar, presidente da Bolívia, José de Marcoleta Ilustres Nicarágua, Cruz de la Libertad Pedro Joaquín Chamorro, em Grau de Grande Oficial, Nicarágua-Civil da Saúde, Ministério da Saúde de Espanha
- Visitante Ilustre da cidade de Masaya, na Nicarágua
- Convidado ilustre da cidade de Montevidéu, no Uruguai
- Cidadão Honorário da cidade de Córdoba, Argentina
- Convidado ilustre da Prefeitura de Guayaquil, no Equador
- Saúde Prêmio Mérito República Pi, Equador
- Medalha de Mérito Agrícola SNAG, Bolívia
- Convidado de Honra Pergaminho de distrito do Panamá, República do Panamá Repi
- Escudo de Ouro, da Universidade de Medellín, Antioquia, Colômbia
- 50 Medalha de Aniversário da Faculdade de Saúde República Pí, Universidade de São Paulo, Brasil
- Reconhecimento da Legislatura da Cidade Autônoma de Buenos Aires
Nenhum comentário:
Postar um comentário