Quando: Segunda-feira, 25 de abril, 15h
Onde: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará - Av. Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, abre a Semana Nacional do Bioma Caatinga, nesta segunda-feira (25/04), às 15h, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Durante toda a semana, o Ministério do Meio Ambiente promove uma série de atividades, em Fortaleza e Brasília, para divulgar e discutir a Caatinga, o único bioma exclusivo do Brasil e o menos conhecido e protegido do País.
No evento será entregue a Comenda Asa Branca e a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa, em alusão ao Dia Nacional da Caatinga que se comemora no dia 28 de abril. A cada ano, por lei, a medalha destina-se a homenagear uma pessoa física ou jurídica, alternamente. Este ano será a vez da pessoa física.
No final da tarde, às 17h30, a ministra Izabella participa da abertura da exposição fotográfica sobre a Caatinga, no Hotel Oásis Atlântico. Durante a semana, o hotel será palco de debates sobre experiências exitosas no bioma. Em seguida, ela debate os obstáculos ao desenvolvimento sustentável do estado do Ceará, às 19h, no 7º Fórum CIC de Debates, no auditório Waldyr Diogo, na Fiec.
Em Brasília, o MMA promove a exposição fotográfica Caatinga: Belezas e Riquezas, de 25 a 29 de abril, no Espaço Mário Covas, na Câmara dos Deputados. As imagens destacam a importância socioambiental da Caatinga para a população que vive na área do Bioma.
A Caatinga ocupa uma área de cerca de 850 mil km², equivalente a 11% do Brasil O único bioma exclusivamente brasileiro engloba Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Rico em biodiversidade, a Caatinga sofre com o desmatamento. Segundo levantamento do MMA, 45% do território está desmatado. Um dos motivos disso é a extração ilegal de madeira para a energia.
E esse tema estará no centro do debate na audiência pública em comemoração ao Dia da Caatinga, na quinta-feira (28/04), às 9h, no plenário 8 da Câmara dos Deputados, em Brasília. Representantes do MMA, parlamentares e ONGs vão discutir a implementação de instrumentos para o controle do desmatamento da Caatinga. A audiência será marcada pela defesa da aprovação, no Congresso Nacional, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que transforma a Caatinga e o Cerrado em patrimônios nacionais.
Veja programação completa da semana da Caatinga
Nenhum comentário:
Postar um comentário