segunda-feira, 22 de abril de 2013

Revisão da infra-estrutura em ruínas...


Revisão da infra-estrutura em ruínas: uma fonte duradoura de água chega a centenas de milhares de República Democrática do Congo mais vulneráveis.
image descr
CRÉDITO: DIEUDONNÉ MBUKA, USAID
Ampliar imagem
As pessoas compram água em um ponto de venda oficial em Goma.
image descr
CRÉDITO: DIEUDONNÉ MBUKA, USAID
Ampliar imagem
Vendedores de água móveis encher suas latas em Goma, onde o vulcão Nyiragongo destruiu 40 por cento da rede de concessionária de água do Congo, em 2002.
image descr
CRÉDITO: MERCY CORPS
Ampliar imagem
Siya Marguerite
image descr
CRÉDITO: MERCY CORPS
Ampliar imagem
Os filhos de Siya Margarida.
image descr
CRÉDITO: MERCY CORPS
Ampliar imagem
A moça usa uma torneira ficar para obter água para sua família.
Na sombra do vulcão mais ativo da África, o Monte Nyiragongo, às margens do Lago Kivu, no leste da República Democrática do Congo (RDC), agita-se com multidões a cada dia. Desde o amanhecer até o anoitecer, centenas de pessoas-de tão jovem como 5 para os idosos a chegar ao lago com pó amarelo de plástico galões para encher com água, tanto quanto puderem levar.
Embora a água é perigoso, arriscando a cólera e outras doenças transmitidas pela água, muitas famílias que vivem na cidade vizinha de Goma têm poucas alternativas para beber, lavar e cozinhar.
Água em ruínas de Goma sistema já vazando, inadequadas e danificadas pelo fluxo de lava quando Nyiragongo entrou em erupção em 2002, simplesmente não pode fornecer água suficiente para os habitantes da cidade. Esta situação é agravada pelos mais de 60 mil pessoas que foram deslocadas quando as forças rebeldes tomaram a cidade por um curto período de tempo, em novembro de 2012. Muitos viajam por mais de três horas para coletar apenas um recipiente desta água não tratada, deixando pouco tempo para os adultos para ganhar renda ou para que as crianças freqüentem a escola.
"Aqui, não há água, não há rios, para que todos nós sofremos, disse Siya Marguerite, mãe de cinco filhos. "Meus filhos estão crescendo em condições muito piores do que eu tinha na sua idade. Realmente as dores do meu coração para ver e eu estou preocupado com as nossas vidas. "Marguerite liquidada em Goma depois de fugir da violência que assola rural leste do Congo.
Aqui doença está intimamente ligada à qualidade da água. Uma pesquisa de Goma habitantes de 2008 descobriu que a incidência de diarréia em crianças menores de 5 anos de idade foi de 22 por cento. Embora uma pesquisa do governo 2010 indicou que quase dois terços das áreas urbanas têm acesso à água potável, as estimativas para Goma são na melhor das hipóteses, 40 por cento. Os surtos de cólera são uma ocorrência regular.
USAID, em parceria com a Mercy Corps e outros doadores, está perto de oferecer uma solução duradoura para o problema de água da cidade para as famílias carentes. Em tempo para o Dia Mundial da Água, em 22 de março, a USAID ea Mercy Corps completou a primeira e mais importante fase do trabalho de reabilitação, melhoria e maciçamente estendendo sistema de água da cidade, trazendo água potável para as portas de mais de 250 mil pessoas em Goma, quase um quarto da população estimada da cidade.
O trabalho começou neste projeto em 2008, quando menos de 40 por cento do sistema de água existente era funcional. Além disso, porque a população dobrou na última década, principalmente devido à fuga do conflito no leste do Congo, muitas pessoas se estabeleceram em áreas na periferia da cidade fora do alcance do sistema de água existente.
"Trabalhar em um sistema de água municipal não é típico para um programa de assistência alimentar USAID", disse Paul Majarowitz, líder da equipe de Central e África Austral no Escritório de Alimentos para a Paz."Mas, por causa do programa Mercy Corps 'estava se concentrando em uma área peri-urbana, com altas taxas de desnutrição, nós sentimos que era fundamental para se concentrar nos problemas da água, como forma de abordar as questões de insegurança alimentar subjacentes, tais como transmissão de doenças diarréicas."
Os problemas de saúde associados à má qualidade da água, como diarréia crônica pode induzir o organismo a ser esgotado de nutrientes vitais. E tratamento desta desnutrição apenas com comida nutritiva não é suficiente se o indivíduo ainda está exposto a fatores ambientais, como água contaminada.
Água em 10 Minutos 
Ao trabalhar com REGIDESO, o Estado congolês empresa concessionária de água, as agências governamentais e parceiros provinciais, o sistema de água irá fornecer 250 mil pessoas com um ponto de água a 250 metros de sua casa. A ida e volta que não poderá exceder 10 minutos para buscar água será uma grande melhoria sobre as três horas que alguns enfrentam agora. Nessas estruturas de pontos de água de concreto com água torneiras-as pessoas podem encher seus próprios recipientes. Água estará disponível a partir desses pontos públicos de água por 50 francos (0,06 dólar) por 20 litros, em comparação com três a seis vezes esse valor que os residentes atualmente pagam aos fornecedores privados.
"Estamos felizes porque nós já não precisa de andar muitos quilômetros para encontrar água.Água vai encontrar-nos aqui. "
As equipes passaram os últimos três anos trabalhando neste projeto enorme e profundamente desafiador. Para construir esta infra-estrutura, os trabalhadores criaram um sistema que bombeia água do lago Kivu a enormes reservatórios construídos para armazenar e tratar a água nos arredores da cidade, construída e reparada quilômetros de dutos para o transporte da água tratada para onde ela é necessária, e construído torneira de água está na comunidade.
Crews enfrentou escavação pipelines através camas enormes, sólidos de lava rock. Mesmo jackhammers saltou para fora da superfície, o que exigiu equipes para escavar praticamente todos os milhares de metros de trincheiras gasoduto com a mão. A escala do projeto e escalada do conflito em Goma e nas províncias do Kivu nos últimos meses também apresentou dificuldades para os trabalhadores. O trabalho teve que ser abandonado por um tempo durante a combates mais pesados.
Ainda assim, a conclusão do projeto de água foi considerada de alta prioridade para uma cidade onde as necessidades subjacentes à água potável e prevenção da cólera permanecem constantes, apesar das várias facções que lutam pelo domínio.
"Esta solução crítica de longo prazo no meio de um conflito é tão importante para ajudar as populações a lidar", disse USAID / DRC Missão Director Diana Putman. "Estou ansioso para ver o sistema de água totalmente aberta para que mais são capazes de beneficiar, sobretudo tendo em conta o grande número de pessoas deslocadas em trânsito ou residentes temporariamente e em torno de Goma".
Safari Ruvugirwa, residente nos arredores de Goma, acrescentou: "Estamos felizes porque nós já não precisa de andar muitos quilômetros para encontrar água. Água vai encontrar-nos aqui. "
Erin Gray é oficial meios de comunicação sênior Mercy Corps.

Nenhum comentário: