terça-feira, 2 de abril de 2013

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Literatura Infantil


Hoje é comemorado o Dia Internacional da Literatura Infantil

 
Professora da Unigran diz que a leitura na infância estimula imaginação da criança
Foto: div.
Mais importante do que incentivar a leitura, é garantir que ela seja um passatempo prazeroso para as crianças e adolescentes. Levando em conta essa faixa etária tão importante de leitores, o dia 2 de Abril é reconhecido internacionalmente como o Dia Internacional da Literatura Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de histórias como O Patinho Feio e A Pequena Sereia.
A professora de Literatura Infantil do curso de Pedagogia da Unigran, Rute Josgrilberg, explica a relevância da data. “A gente percebe que tudo aquilo que vai ficando importante na nossa sociedade acaba sendo reconhecido. Isso mostra que a sociedade tem se preocupado em valorizar a questão ligada à leitura dos nossos jovens, das nossas crianças”, diz.
Rute Josgrilberg lembra, ainda, que existem várias formas de comemorar o dia. “É uma boa oportunidade para dar um livro de presente. Outra forma seria as escolas, e acredito que isso está sendo feito, se mobilizando para mostrar aos alunos a importância da data”, completa.
O EDUCADOR
Grande parte do tempo da criança e do adolescente é passado na escola, por isso os educadores são cada vez mais responsáveis pelo desenvolvimento do gosto pela leitura. “O papel do pedagogo é fundamental, porque é ele quem vai incentivar a criança a gostar de ler por prazer. É esse o trabalho que a gente direciona aqui no nosso curso de Pedagogia, mostrar que nós formamos leitores a partir do momento em que nós consigamos despertar na criança o prazer de ler. Não é ler pra fazer prova, não é ler para responder questionário, é ler por prazer”, explica a professora da Unigran.
A criança que crescer estimulada a ver os livros como uma diversão será um adulto mais produtivo. “O que a gente percebe é que aquelas crianças que foram incentivadas desde pequenas têm maior facilidade, principalmente, na compreensão textual e são, em geral, crianças e adolescentes muito criativos. Serão acadêmicos que não terão dificuldades na leitura e na compreensão de texto, que é básico para qualquer área que o acadêmico tenha escolhido”, finaliza Rute.

Nenhum comentário: