segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Posse na Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará.

Francisco Teixeira toma posse na Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará PDF Imprimir
Seg, 05 de Janeiro de 2015 16:15
posseO novo secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Francisco José Coelho Teixeira, tomou posse nesta segunda-feira (05), no auditório do Centro Administrativo do Ceará. Francisco Rennys Aguiar Frota, ex-secretário da pasta, foi o responsável por passar o bastão para o novo gestor.

Francisco José Coelho Teixeira, ex-ministro da Integração Nacional e novo gestor da pasta, iniciou o seu discurso de posse agradecendo a indicação e confiança do governador Camilo Santana, a presença da família e amigos na cerimônia, e afirmou ser um grande desafio assumir a Secretaria dos Recursos Hídricos diante de mais um ano que possivelmente será de estiagem.

O novo secretário destacou que o modelo de trabalho ser desenvolvido terá como base três pilares: Infraestrutura, Gestão e, Ciência e Tecnologia. No pilar da infraestrutura, Teixeira destacou que deverá dar continuidade às obras iniciadas e que desenvolverá novos projetos de acumulação e transferência de água bruta, como o Cinturão das Águas do Ceará e a construção de grandes barragens.

Com relação à gestão dos recursos hídricos, segundo pilar citado, Francisco Teixeira afirmou que é necessário repensar a distribuição espacial da água nas bacias hidrográficas do Ceará. Para o novo secretário, “é importante que o Estado passe a pensar o crescimento dos recursos hídricos de forma racional, inteligente e com amplo planejamento. É necessário cada vez mais fazermos uma gestão eficaz e eficiente dos recursos hídricos, com racionalidade e o uso de ferramentas que permitam planejamento de curto, médio e longo prazo”.

Ao se referir ao terceiro pilar base da sua gestão, Teixeira falou da importância da ciência e tecnologia para o sistema estadual dos recursos hídricos. Para o novo secretário “é urgente a implementação de tecnologias que possibilitem o reuso da água, em um primeiro momento para a irrigação, e a dessalinização da água do mar para o abastecimento de comunidades residentes próximas ao litoral”.

Francisco José Coelho Teixeira, que assume a partir de hoje o cargo até então ocupado pelo advogado e gestor público, Francisco Rennys Aguiar Frota, encerrou o seu discurso de posse destacando que desenvolverá todas as ações necessárias para dar continuidade ao abastecimento e garantir segurança hídrica para todos os cearenses.

A solenidade foi prestigiada por técnicos e colaboradores da Secretaria dos Recursos Hídricos, pelos atuais diretores da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e da Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), pelo presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, pelos deputados Odorico Monteiro e Carlos Felipe, pelo Secretário de Altos Estudos da Assembleia Legislativa do Ceará, Francisco Viana, entre outros convidados.


05.01.2015

Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH)
Assessoria de Comunicação
Leonardo Meireles E. de Souza
Fone: + 55 85 3101.4022
leonardo.meireles@srh.ce.gov.br

Compartilhamento Social:

Nenhum comentário: