domingo, 30 de junho de 2013

CONFERÊNCIAS -ABGE


14º Congresso Brasileiro de Geologia
de Engenharia e Ambiental

01 a 06 de dezembro de 2013
Rio de Janeiro – RJ



AS CONFERÊNCIAS MAGNAS NO 14º CBGE

Duas grandes Conferências estão previstas no 14º CBGE. A primeira, afinada com o escopo do 8º Simpósio de Cartografia Geotécnica e Geoambiental, acontece logo no primeiro dia do Congresso. Trata-se da conferência CARTOGRAFIA GEOTÉCNICA E GEOAMBIENTAL - ESTADO DA ARTE, a ser proferida pelo Prof. Martin Culshaw, já confirmado. O Prof. Culshaw é Diretor de Meio Ambiente e Riscos Naturais do Serviço Geológico Britânico e professor honorário de Geologia de Engenharia e Ambiental da Escola de Engenharia da Universidade de Birminghan, UK. Os participantes do 14º Congresso terão a oportunidade de conhecer e debater com um dos maiores especialistas mundiais e receber, ainda, uma publicação especial da ABGE, a tradução de um dos seus principais trabalhos: A CONTRIBUIÇÃO DA GEOLOGIA URBANA PARA O DESENVOLVIMENTO, RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE CIDADES, editado originalmente pela IAEG - International Association for Engineering Geology and the Environment. Este trabalho repassa conceitos da Geologia Urbana, o seu desenvolvimento metodológico em várias partes do mundo e indica as tendências e aplicações futuras. Contém exemplos (estudos de caso) em importantes cidades do Reino Unido, como Glasgow, Manchester e Londres.

A segunda conferência com o tema OBRAS DE INFRAESTRUTURA NO BRASIL - FINANCIAMENTO E QUALIDADE DOS PROJETOS conta com a participação do Presidente do BNDES, Prof. Luciano Coutinho ou seu representante. Há um grande volume de obras em andamento e previstas no Brasil com financiamento do BNDES, mas a qualidade dos projetos, em geral, está muito aquém daquilo que pode ser considerado tecnicamente adequado. E as investigações geológicas e geotécnicas e o acompanhamento da construção são, cada vez mais, considerados secundários. Há expectativa de um debate franco sobre a importância do BNDES incluir em seus contratos de financiamento preocupações e exigências claras aos investidores, empreiteiras e demais protagonistas envolvidos. A Conferência está relacionada aos "imprevistos geológicos", tema a ser tratado em uma das Mesas Redondas do 14º CBGE.

Uma terceira conferência está sendo reformulada pela Comissão Organizadora, para dar lugar a uma Mesa Especial sobre "Políticas Públicas, Planejamento e Tecnologias em prol do Desenvolvimento Sócioeconômico", tema central do 14º CBGE.

O Rio de Janeiro espera por você. Participe, envie o seu trabalho e esteja conosco no 14º CBGE.

A Comissão Organizadora do 14º CBGE

Secretaria Executiva: Acqua Consultoria – Rua Capitão Messias, 51 - Perdizes - 05004-020 - São Paulo - SP - Brasil
Fone / Fax: 11 3868-0726 - e-mail: 14cbge@acquacon.com.br – web-site: www.acquacon.com.br/14cbge

Nenhum comentário: