quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Usinas devoradoras das dunas /O POVO

Usinas devoradoras das dunas
Jeovah Meireles
30 Set 2009 - 02h14min

As usinas eólicas estão promovendo profundos impactos ambientais e sociais negativos ao longo do litoral cearense. As que estão operando e as em fase de instalação nos campos de dunas revelaram que toda a área ocupada pelos aerogeradores é gravemente degradada - terraplenada, fixada, fragmentada, desmatada, compactada, alteradas a morfologia, topografia e fisionomia do campo de dunas -, pois se faz necessário a manutenção de uma rede de vias de acesso para cada um dos aerogeradores e resguardar a base dessas estruturas da erosão eólica.

Com isso iniciou-se um generalizado e aleatório processo de fixação artificial, extinção dos sítios arqueológicos e privatização destes sistemas ambientais de relevante interesse socioambiental. A produção de energia eólica é necessária, desde que preserve as funções e serviços desses complexos sistemas naturais que combatem as consequências previstas pelo aquecimento global.

As dunas representam reservas estratégicas de sedimentos, água, paisagens e ecossistemas que desempenham relações sócio-econômicas vinculadas ao uso ancestral e sustentável das comunidades litorâneas e étnicas. São de interesse direto dos turistas que vêm conhecer paisagens únicas no planeta. Com a industrialização das dunas, a degradação está alcançando os manguezais, praias e margens dos estuários. As aves migratórias que vêm da América do Norte (várias em risco de extinção) irão encontrar nas suas rotas sobre o rio Timonha, as praias de Camocim, Acaraú e Beberibe e, provavelmente, sobre os manguezais de Icapuí, moinhos decepadores com 80 metros de altura. Um dos mais complexos conjuntos de dunas do litoral cearense & o campo de dunas do Cumbe, no município de Aracati & está em acelerado processo de degradação com a implantação de mais de 70 aerogeradores. Provocaram a fragmentação e completa artificialização da paisagem dunar, o soterramento das lagoas interdunares e danos irreparáveis aos achados arqueológicos.

A comunidade de pescadores, revoltada com a abertura das estradas para o tráfego de caminhões, tratores e gruas de grande porte por dentro da vila, sobre as dunas e sítios arqueológicos, decidiu fechar o acesso das máquinas devoradoras de areia e do modo de vida comunitário. Os parques eólicos estão se avolumando de forma descontrolada.

Existem outros locais com elevado potencial eólico - os tabuleiros litorâneos -, descartados pelo fato de ter-se levado em conta exclusivamente os custos econômicos na decisão de ocupar as dunas. Inexiste um plano regional para definir áreas mais adequadas para esta importante e necessária fonte de energia limpa e renovável. Mais uma vez não foram levados em conta os princípios da precaução, da prevenção, do direito humano fundamental e da manutenção da diversidade de paisagens e da biodiversidade dos ecossistemas costeiros. A indústria da ``energia limpa`` está conduzindo um provável ``apagão`` das dunas do litoral cearense.

Jeovah Meireles - Departamento de Geografia da UFC. Programa de Pós-graduação em Geografia/UFC
meireles@ufc.br

Novidades no livro e na leitura/OI

MERCADO EDITORIAL
Novidades no livro e na leitura

Por Deonísio da Silva em 29/9/2009


Galeno Amorim, diretor do Observatório do Livro e da Leitura, começa assim seu artigo em O Globo (28/9/2009, pág. 7:

"Já se sabe que a década atual não entrará para a história como aquela em que os problemas da baixa leitura foram sanados ou que o Brasil se aproximou dos índices dos países desenvolvidos".

O tom pessimista da abertura, porém, cede a algumas constatações animadoras. O índice de livros lidos, por ano, por leitor, passou de 1,8 para 4,7 – segundo a pesquisa "Retrato da Leitura no Brasil". Os programas sociais do livro alcançaram 30 milhões de alunos pobres.

Estou escrevendo este artigo na segunda-feira (28/9). No domingo (27), fui a uma grande livraria de São Paulo. Estava lotada, um verdadeiro formigueiro. Mas que livros estão sendo vendidos? A mídia, há muitos anos, nos diz que os livros mais vendidos são tais e quais. Todos sabem que essas listas, à semelhança dos dados animadores que volta e meia vêm à tona, demandam aferições adicionais. Se estão lendo mais, por que estão escrevendo tão mal?

É verdade que o efeito não é imediato, mas quem lê, escreve melhor, pois domina um código que para a fala chega a ser estranho, tendo em vista os contextos. O exemplo emblemático e caricatural era o do ex-presidente Jânio Quadros, que falava como escrevia e escrevia como falava. Todos os outros usuários da língua utilizam com discernimento os dois códigos, já que a língua semelha uma roupa. Os leitores não vão à praia em traje de gala ou passeio completo e não recebem o diploma de curso superior vestindo sunga ou biquíni.

Bom exemplo

O outro exemplo é o do presidente Lula e sua proclamada ojeriza a livros, revistas e jornais. Ele não fala como escreve porque não escreve, e não escreve como fala porque simplesmente não escreve. Ou, se escreve, guarda tão bem que jamais é lido. A excessiva indulgência de setores da mídia com o descaso que o maioral desses oito anos dedica à leitura e à escrita é prejudicial ao próprio presidente, pois cria uma má vontade, igualmente notória, de grande parte da mídia, para com os reconhecidos sucessos da era Lula no campo da cultura, do ensino, do livro, da leitura.

Depois de vacilações iniciais, o seu governo vem implementado medidas muito pertinentes em todos esses setores. Lula não lê, mas os brasileiros estão lendo mais em seu governo. Lula não vai às livrarias, mas em seu governo o índice de leitura per capita aumentar, cousa é que deve admirar e consternar o presidente. Por sorte, o povo não segue seus péssimos exemplos na questão do livro e da leitura.

Saí das livrarias em São Paulo, onde vou algumas vezes apenas, e voltei às do Rio, onde o movimento é igualmente intenso, o que de certa forma explica o relativo insucesso da Bienal do Livro, que está perdendo dois de seus grandes atrativos, sem que sejam tomadas providências para correção.

Um: livros antes encontráveis apenas na Bienal, podem ser adquiridos na internet com um cartão de crédito ou simplesmente baixados em arquivo, se já estiverem em domínio público. Ou simplesmente lidos na tela do computador, como os jornais e as revistas.

Dois: a Bienal e outros eventos literários precisam acordar. Os debates são frutos de discordâncias, sempre saudáveis, férteis, deslocadas de conhecidos axiomas tidos por irrevogáveis. E culpar o público é fácil, quero ver é resolver os problemas do público, como vem fazendo a internet sem queixa nenhuma. Está difícil ler na telinha? Melhora-se a definição. Está lenta? Dá-se banda larga por telefone, por rádio, sem fio nenhum e em breve também pelos fios da rede elétrica.

Salvo poucas exceções, as livrarias simplesmente não inventam nada. Mas aquelas que inventaram, estão se dando bem. Em várias livrarias, o leitor toma um café, faz um lanche ou almoça ou janta, conversa com amigos, realiza o convívio social, que costuma trazer surpresas agradáveis. Afinal, quem é amigo de livros tem perfil diferenciado. Bons profissionais de todos os ramos, incluindo atores e atrizes, são vistos comprando livros. Frequentar as livrarias já é um bom exemplo, pois a maioria visita apenas as outras lojas, aquelas que não têm livros. Mas e se os hotéis e restaurantes tivessem livros, não seria bom?

Geopark ameaçado de perder selo

Geopark ameaçado de perder selo
Integrante da Rede Global de Geoparks, projeto da Unesco, o Geopark Araripe passa por uma auditoria no ano que vem

Larissa Lima
enviada ao Cariri
larissalima@opovo.com.br
30 Set 2009 - 02h10min

A porção da Bacia do Araripe no Cariri cearense é reconhecida internacionalmente como uma herança geológica da Terra. Se pudesse falar, seria uma baita contadora das histórias do Planeta. Porém, sem voz própria, precisa ser interpretada e vivenciada pela ação humana. E é justamente essa última que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) faz uma nova avaliação, quatro anos após a visita que resultou na criação do Geopark Araripe. A auditoria põe em jogo a manutenção da unidade cearense como integrante da Rede Global de Geoparks.

Pelo menos aos cientistas, o lugar já conseguiu narrar muitos contos. Descreveu enormes seres voadores, lembrou como as plantas tiveram a ideia de pôr flores e até disse que, um dia, há muitos e muitos anos, a América e África eram vizinhas.

As paisagens que, do verde, passam a criar tons de marrom nesta época do ano, foram apresentadas pela Universidade Regional do Cariri (Urca) à Unesco num projeto que pretendia aproveitar os conhecimentos científicos sobre a relevância geológica e paleontológica da região numa estratégia de desenvolvimento local.

O credenciamento na rede internacional como o primeiro Geopark das Américas e, até o momento, único do Brasil, veio em 2006. No ano seguinte, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), concedeu ao projeto um prêmio na categoria Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico. Mas a chancela internacional, importante para atrair investimentos públicos e privados, não é definitiva e pode ser perdida caso a equipe de técnicos da Unesco avalie negativamente o desenvolvimento dos trabalhos na região.

``A cada período, o programa é auditado por especialistas para verificar o cumprimento das questões propostas na época do seu credenciamento``, explica André Herzog, reitor da Urca na época da fundação do parque e um dos idealizadores do projeto. Apesar de não manter mais contato com o Geopark Araripe, ele foi conselheiro científico da Unesco na última Conferência Global de Geoparks, na Malásia. ``A coisa mais importante do Geopark são atividades. São as visitas guiadas, as iniciativas educacionais, científicas, a troca de informações com outros Geoparks``, aponta.

Segundo o gerente do Geopark, Idalécio Feitosa, as visitas guiadas e os projetos educacionais, nas escolas, continuam acontecendo normalmente. O POVO apurou, no entanto, que as atividades que antes dependiam do Museu de Paleontologia da Urca, fechado há um ano para reforma e ampliação, estão desarticuladas. E o desenvolvimento regional, ainda não passa de expectativa.

Apesar de permanecer oficialmente sob a tutela da Urca, o Geopark agora é encarado como um projeto de Governo e deve receber mais de R$ 12 milhões em investimentos em projetos executados nos próximos cinco anos, segundo Emanuela Rangel Monteiro, da Secretaria das Cidades.

As ações planejadas contemplam áreas de educação ambiental, preservação e desenvolvimento econômico sustentável, ao gosto da Unesco. No entanto, ela admite que o resultado da auditoria ``é sempre uma incógnita``.


SAIBA MAIS

> Um Geopark é uma área nacionalmente protegida contendo um número de locais de determinada importância, raridade ou aparência estética. Esses locais deverão ser parte, segundo as recomendações da Unesco, de uma estratégia de desenvolvimento econômico sustentável das regiões onde está localizado. Um Geopark atinge o seu objetivo por meio de uma abordagem em três eixos: preservação, educação e geoturismo.

> Atualmente, existem 58 geoparks nacionais em 18 países fazendo parte da Rede Global de Geoparks da Unesco.

> O Geopark Araripe é estruturado em nove sítios escolhidos de acordo com a relevância geológica e paleontológica. Eles são chamados de ``geotopes`` ou ``geosítios`` e são representantes das camadas da Terra que chegam a ter 150 milhões de anos. São eles: Exu, Arajara, Santana, Ipubi, Nova Olinda, Batateiras, Missão Velha, Devoniano e Granito. Exu, Arajara, Santana e Devoniano também são unidades de conservação ambiental estadual.

> O Geopark Araripe tem área de mais de 5 mil quilômetros quadrados e abrange pelo menos seis municípios da região do Cariri: Nova Olinda, Santana do Cariri, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha e Barbalha.

LEIA AMANHÃ
> O Museu de Paleontologia em Santana do Cariri está fechado há mais de um ano para reforma e ampliação. No local, O POVO encontrou mobiliário, equipamentos de informática e até fósseis dividindo espaço e poeira com o material de construção.

São Jerônimo

Santo do dia

São Jerônimo

30 Set 2009 - 02h14min

Nasceu em uma família rica na Dalmácia, hoje Croácia, no ano 347. Jerônimo estudou por toda a vida, viajando da Europa ao Oriente. Ele foi batizado pelo papa Libério, já com 25 anos. Passando pela França, conheceu um monastério e decidiu retirar-se. Em 375, depois de uma doença, Jerônimo passou ao estudo da Bíblia com renovada paixão. Foi ordenado sacerdote pelo bispo Paulino, na Antioquia, em 379. Mas Jerônimo não tinha vocação pastoral e decidiu que seria um monge. Voltou para Roma em 382, chamado pelo papa Dâmaso, para ser seu secretário particular. Foi incumbido de traduzir a Bíblia, do grego e do hebraico para o latim. Nesse trabalho, dedicou quase toda sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se Vulgata e tornou-se oficial no Concílo de Trento. Devido a certas intrigas do meio romano, retirou-se para Belém, onde viveu como um monge. Reaparecia, de vez em quando, com um novo livro. Morreu de velhice no ano

Ensinando e aprendendo de uma maneira diferente

Agenda
Ensinando e aprendendo de uma maneira diferente
30/9/2009

Dia 3/10/2009

Faltam 3 dias para o início do evento. Duração: 1 dia

Agência FAPESP – A palestra “Ensinando e aprendendo de uma maneira diferente” será apresentada por Gil da Costa Marques, professor do Instituto de Física (IF) da Universidade de São Paulo (USP) no próximo sábado (3/10) às 15 horas.
O evento integra a programação do ciclo gratuito “Física para Todos”, realizado pela Estação Ciência em conjunto com o IF. O ciclo traz mensalmente temas diversos da ciência e tecnologia abordados por especialistas convidados em linguagem simples e acessível a todos os interessados.

Marques abordará como os avanços midiáticos e tecnológicos das últimas décadas tiveram impacto na vida de milhões de pessoas, que se apropriam das tecnologias da informação e comunicação para comprar, vender, trabalhar e estudar.

Atualmente, segundo ele, a educação também se depara com recursos pedagógicos e didáticos embasados em ferramentas tecnológicas que visam enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

O palestrante apresentará considerações sobre o desenvolvimento midiático e como ele pode ser utilizado na educação, destacando o perfil do aluno do século 21 e como a internet pode contribuir na construção de conhecimentos.

Mais informações: http://tinyurl.com/fisicaparatodos2009

Mudanças aceleradas

Especiais
Mudanças aceleradas
29/9/2009

Agência FAPESP – O Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado em fevereiro de 2007, chamou a atenção dos meios de comunicação e alertou o público em geral de forma inédita sobre um dos mais preocupantes problemas na atualidade.

Mas, de acordo com uma nova análise, as estimativas do relatório podem ter sido modestas. O motivo é que tanto o ritmo como a escala das mudanças climáticas globais já teriam superado o que havia sido previsto há dois anos.

Os impactos estariam chegando mais rapidamente, segundo diversos indicadores, como a perda de gelo nas montanhas e no Ártico ou a acidificação dos oceanos. A conclusão é do relatório Climate Change Science Compendium 2009, divulgado no dia 24 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Produzido por cientistas de diversos países, o relatório destaca a extrema importância de que a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP15), que será realizada em Copenhague, na Dinamarca, de 7 a 18 de dezembro, chegue a um novo acordo global para o clima para vigorar com o fim do Protocolo de Kyoto, em 2012.

“A COP15 tem importância fundamental para a sobrevivência do planeta, pois só com um esforço coletivo do qual participem todos os países, desenvolvidos, emergentes e em desenvolvimento, será possível estabelecer metas elevadas de redução da emissão de gases de efeito estufa e, efetivamente, atingir essas metas dentro de 20 anos”, disse Carlos Alfredo Joly, professor titular do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas e coordenador do Programa Biota-FAPESP.

O relatório do Pnuma destaca alterações por todo o planeta. Na Europa, além da aceleração do derretimento do gelo nos Alpes e Pirineus, há o aumento da aridez no solo que se espalha do Mediterrâneo para o norte e o deslocamento de espécies vegetais para altitudes mais elevadas.

Água mais ácida que pode corroer uma substância chamada aragonita, fundamental para o crescimento de corais e das conchas de moluscos, chegou à costa da Califórnia, décadas antes do que modelos haviam previsto.

O derretimento de glaciares e mantos de gelo nas regiões polares está mais rápido. No manto da Groenlândia, por exemplo, o derretimento observado recentemente foi 60% superior ao recorde anterior, em 1998.

O relatório destaca que novos estudos apontam que a elevação dos níveis do mar pode ser maior do que se estimava anteriormente. Os aumentos podem chegar a 2 metros até 2100 e de cinco a dezes vezes mais nos séculos seguintes.

Outra preocupação é que alterações drásticas podem ocorrer em algumas décadas, ou antes, em sistemas climáticos importantes, como as monções no Sudeste Asiático, Saara e oeste da África e sistemas que atuam no ecossistema amazônico.

Segundo o relatório, perdas de gelo em montanhas nas regiões tropicais e temperadas afetariam de 20% a 25% da população humana nessas áreas com prejuízos na irrigação e perda de água potável.

Tendências atuais de emissão de dióxido de carbono, de acordo com o documento, poderão levar a uma alteração irreversível nas condições em certas áreas na América do Sul, principalmente no Nordeste do Brasil, incluindo um aumento de 10% na aridez durante a estação mais seca.

O texto destaca ainda que é possível evitar a maior parte dos impactos que serão promovidos pelas mudanças climáticas, mas que isso só ocorrerá durante a existência da civilização atual se houver “ações imediatas, coesivas e decisivas para cortar emissões e auxiliar países mais vulneráveis a se adaptarem”.

Papel do Brasil

“O Climate Change Science Compendium 2009 é um alerta: o tempo de hesitar acabou”, alertou Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). “Precisamos que o mundo inteiro realize, de uma vez por todas, que a hora de agir é agora e que devemos trabalhar juntos para enfrentar esse desafio monumental. Esse é o desafio moral de nossa geração”.

O compêndio do Pnuma reúne e revisa dados obtidos por cerca de 400 estudos feitos nos últimos três anos. O objetivo, segundo os responsáveis pelo programa, não é substituir os documentos do IPCC – que prepara o quinto relatório de avaliação –, mas atualizar o mais recente deles.

“O conhecimento científico sobre as mudanças e previsões climáticas tem avançado muito rapidamente desde o relatório do IPCC de 2007”, disse Achim Steiner, subsecretário da ONU e diretor executivo do Pnuma.

Nesse cenário, o coordenador do Biota-FAPESP ressalta a importância fundamental da COP15 e do papel brasileiro na conferência. Segundo Joly, o sucesso do encontro em dezembro passará por uma mudança substancial da postura do Brasil nas negociações, “saindo da defensiva que caracterizou nossa atuação nos últimos dez anos para uma participação propositiva e de liderança”.

“O Brasil é o único país que, em função de sua matriz energética, pode reduzir substancialmente a emissão de gases de efeito estufa sem que isso afete o seu desenvolvimento. Pelo contrário, para o Brasil, reduzir a taxa de emissão de gases de efeito estufa é sinônimo de um novo modelo de desenvolvimento, que tem como um dos sustentáculos uma economia de baixo carbono, baseada nos serviços ambientais da floresta e nos recursos gerados pelo uso sustentável da biodiversidade”, disse Joly à Agência FAPESP.

“Ao pararmos de incinerar nossa rica, e em grande parte ainda desconhecida, biodiversidade, dando uma oportunidade para que as gerações futuras se beneficiem do uso sustentável desse nosso patrimônio natural, estaremos, voluntariamente, atingindo uma meta significativa de redução de emissão de gases de efeito estufa”, afirmou.

O relatório do Pnuma pode ser lido em www.unep.org/compendium2009.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Limites da Terra

Divulgação Científica
Limites da Terra
24/9/2009

Agência FAPESP – Identificar e quantificar os limites da Terra que não podem ser transgredidos ajudaria a evitar que as atividades humanas continuem causando mudanças ambientais inaceitáveis. A afirmação, de um grupo internacional de cientistas, está em artigo destacado na edição desta quinta-feira (24/9) da revista Nature.

Segundo eles, a humanidade deve permanecer dentro dessas fronteiras para os processos essenciais do sistema terrestre se quiser evitar alterações ambientais de dimensões catastróficas. Esses limites representariam os espaços seguros para a ação e para a vida humana.

O conceito de limites (ou fronteiras) planetários representa um novo modelo para medir as agressões ao planeta e define espaços seguros para a existência humana. Seguros tanto para o sistema terrestre como para o próprio homem, por consequência.

Johan Rockström, da Universidade de Estocolmo, na Suécia, e colegas sugerem nove processos sistêmicos principais para esses limites: mudanças climáticas; acidificação dos oceanos; interferência nos ciclos globais de nitrogênio e de fósforo; uso de água potável; alterações no uso do solo; carga de aerossóis atmosféricos; poluição química; e a taxa de perda da biodiversidade, tanto terrestre como marinha.

Para três desses limites da ação humana – ciclo do nitrogênio, perda da biodiversidade e mudanças climáticas –, os autores do artigo argumentam que a fronteira aceitável já foi atravessada. Afirmam também que a humanidade está rapidamente se aproximando dos limites no uso de água, na conversão de florestas e de outros ecossistemas naturais para uso agropecuário, na acidificação oceânica e no ciclo de fósforo.

O estudo dá números para esses limites. Para o ciclo do nitrogênio, por exemplo, antes da Revolução Industrial a quantidade de nitrogênio removido da atmosfera para uso humano era zero. O limite estabelecido pelo estudo é de 35 milhões de toneladas por ano. Parece muito, mas os valores atuais são de 121 milhões, mais de três vezes além do limite aceitável.

A taxa de perda de biodiversidade, calculada em número de espécies extintas por milhão de espécies por ano era de 0,1 a 1 até o início da era industrial. O limite proposto pelo estudo é de 35, mas o valor atual passou de 100.

O consumo de água potável por humanos era de 415 quilômetros cúbicos por ano antes da Revolução Industrial. Hoje, chegou a 2.600, perigosamente próximo ao limite sugerido de 4.000 quilômetros cúbicos por ano.

Os pesquisadores destacam a necessidade de se estabelecer os limites também para a emissão de aerossóis atmosféricos e de poluição química, apesar de não haver, atualmente, dados suficientes para tal definição.

Transgredir uma única dessas fronteiras planetárias por um tempo demasiadamente longo é o suficiente, argumentam, para promover alterações ambientais “abruptas e inaceitáveis que serão muito danosas ou até mesmo catastróficas à sociedade”. Além disso, quando um limite é derrubado, os níveis de segurança dos outros processos acabam sendo seriamente afetados.

“Embora a Terra tenha passado por muitos períodos de alterações ambientais importantes, o ambiente planetário tem se mantido estável pelos últimos 10 mil anos. Esse período de estabilidade – que os geólogos chamam de Holoceno – viu civilizações surgirem, se desenvolverem e florescerem. Mas tal estabilidade pode estar em risco”, descrevem os autores.

“Desde a Revolução Industrial, um novo período surgiu, o Antropoceno, no qual as ações humanas se tornaram o principal condutor das mudanças ambientais globais”, destacam. Segundo os pesquisadores, se não fosse a pressão promovida pelo homem, o Holoceno continuaria ainda por muitos milhares de anos.

O artigo A safe operating space for humanity, de Johan Rockström e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.

CE lidera venda de calçados ao exterior

CE lidera venda de calçados ao exterior
O Ceará continua na liderança das exportações de calçados em volume físico, entre os estados brasileiros, no ano. De janeiro a agosto, foram enviados ao mercado internacional 32,9 milhões de pares. O Rio Grande do Sul ficou em segundo lugar, embarcando para o exterior 24,6 milhões de pares, em igual período. A Paraíba fica em terceiro no ranking, ultrapassando tradicionais exportadores como São Paulo e Bahia.
As fábricas paraibanas venderam ao exterior 14,9 milhões de pares no acumulado do ano. A quarta posição pertence a São Paulo, que vendeu 4,7 milhões. Na quinta posição está a Bahia, com a comercialização de 4,5 milhões de pares. Os dados foram elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), com base nos números fornecidos pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Esses cinco primeiros lugares em volume físico não se mantém nesta ordem quando se refere ao valor das vendas. Em relação aos calçados exportados nos oito meses, a liderança cabe ao Rio Grande Sul que somou US$ 533,3 milhões, seguido por Ceará (US$ 190,6 milhões), São Paulo (US$ 76,7 milhões), Paraíba (US$ 47,4 milhões) e Bahia (US$ 46,4 milhões).
O desempenho do Ceará indica quedas de 15,7% no número de pares e de 14,4% no faturamento, no acumulado no ano. Somente em agosto, foram 2.763.946 pares exportados, o segundo maior resultado no mês, um recuo de 18,77% ante julho. Este volume negociou US$ 19,3 milhões, retração de 24,13% frente ao mês anterior.
País em baixa
No País, o mês de agosto seguiu o compasso que vem sendo marcado desde o início de 2009, acumulando queda de 33,6% na balança comercial. Nos oito meses do ano, as exportações de calçados (incluindo suas partes) acumularam queda de 28,8% e as importações apresentaram 2,8% negativos, o que resultou em valores também negativos para a corrente de comércio, que atingiu -25,4%.
O volume exportado dos calçados, sem suas partes, reduziu em 24,4% de janeiro a agosto, comparado ao mesmo período do ano passado. Este ano, as fábricas brasileiras embarcaram 86 milhões de pares, com faturamento de US$ 926,7 milhões, contra 113,3 milhões de pares exportados no ano passado, cuja receita foi de US4 1,3 bilhão. Neste período, as divisas indicam redução de 29%.
O Rio Grande do Sul teve queda de 33,9% em pares e 33,2% em faturamento. Em São Paulo, a queda foi de 38,1% e 39,5%, enquanto na Paraíba foi de 9,9% e 7,7%. Na Bahia, os números despencaram 21,3% e 21,2%, respectivamente.
Observando os principais compradores do calçados Made in Brazil por continente, a América do Sul é a responsável pela aquisição do maior número de pares. De janeiro a agosto deste ano, o continente sul-americano absorveu 27,3 milhões de pares do total exportado. Em faturamento, porém, figura em terceiro lugar, sendo responsável pela entrada de US$ 196,3 milhões no país. O preço médio de exportação para a América do Sul é de US$ 7,2.
O segundo lugar, levando-se em conta a quantidade embarcada, fica com a América do Norte, cujo principal comprador é os Estados Unidos e que adquiriu 22,8 mil pares ao longo deste ano. O faturamento proveniente da América do Norte também mantém esta região na segunda posição, com a soma de US$ 262,6 milhões e preço médio de US$ 11,5 por par.
A Europa, por sua vez, é a terceira principal compradora em termos de volume, porém a primeira em faturamento, uma vez que o preço médio pago pelo par é de US$ 17. Este ano, os europeus adquiriram 21,1 milhões de pares, pelos quais pagaram US$ 360 milhões.
Os calçados sintéticos representam a maior parte no total da quantidade embarcada para o exterior de janeiro a agosto. Foram 54,8 milhões de pares desta categoria (do total de 86 milhões de pares exportados).
Fonte: Diário do Nordeste - 25/09/09

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ainda podemos salvar o mundo/Diário do Nordeste

Ainda podemos salvar o mundo

(20/9/2009) - O talismã da amizade
(20/9/2009) - Universo poético
Embaixo de uma árvore repleta de galhos, fazendo uma sombra gostosa, olho o céu de um azul sem fim. Fico a pensar nestas maravilhas e em outras mais que vêm de Deus.Imagino a minha vida, a de meus filhos e netos daqui a 20 ou 30 anos. Será que ainda terão essas coisas boas para usufruir? Como será a qualidade do ar que irão respirar? Quanto irão pagar para ter acesso à água potável?O tempo irá nos cobrar. O cuidado que não temos hoje com os recursos naturais indispensáveis à nossa vida, poderá, no futuro, acarretar conseqüências graves a nós mesmos.O mundo seria bem melhor se todas as pessoas soubessem preservar a vida que há por toda parte.Maria Monalisa A. Batista. 13 anos. Escola João de Freitas Ramos. Eusébio-CE

ROTEIRO DO CANGAÇO/DIÁRIO DO NORDESTE

ROTEIRO DO CANGAÇO
Cariri debate verdades e mentiras sobre Lampião


PRINCIPAIS FIGURAS do movimento de cangaceiros no Nordeste, Lampião e Maria Bonita fizeram história na esfera sociocultural da região, motivando debates até hoje ) (Foto: REPRODUÇÃO (ANTÔNIO VICELMO)
MATÉRIAS RELACIONADAS
(22/9/2009) - Quixadá adere às pedaladas
Principais autoridades sobre o cangaço reúnem-se a partir de hoje em municípios da região do CaririCrato. O Cariri será transformado na "capital do cangaço", a partir de hoje, com a abertura à noite, no Teatro Salviano Arraes, nesse município, do Seminário Cariri Cangaço, que tem como tema "Lampião no Ceará - Verdades e Mentiras". A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, e das prefeituras municipais do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha, com o apoio do Instituto Cultural do Cariri (ICC) e Universidade Regional do Cariri (Urca)."O envolvimento dos municípios no Seminário, além da importância histórica, é uma forma de integrá-los na Região Metropolitana do Cariri em torno de dois ícones da história nordestina: Lampião e o Padre Cícero", justificou o coordenador do encontro, Manoel Severo. O cangaço, segundo Severo, se configura como um dos fenômenos mais intrigantes da história do povo nordestino.Com uma duração de quase 80 anos, teve no Cariri um de seus principais cenários. As cidades do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Jati, Jardim, Aurora, Porteiras e Missão Velha, fizeram parte dessa história. Por ocasião do Seminário, o ICC estará promovendo em parceria com a organização do evento uma exposição do acervo do escritor Hilário Lucetti, falecido este ano, autor do livro "Lampião e o Estado Maior do Cangaço", em parceria com o médico Magérbio Lucena. No mesmo local, serão expostos os exemplares da revista "Itaytera" que falam sobre o assunto.Além das palestras, será cumprido um roteiro de visitas aos pontos que marcaram a presença do "Rei do Cangaço" ao Cariri, entre os quais a Fonte de Pendência, em Missão Velha, onde Lampião se arranchou, no caminho para Juazeiro do Norte; o Sítio Piçarra, em Brejo Santo, onde houve um confronto com a Polícia, durante o qual morreu o cangaceiro Sabino, um dos mais valentes "cabras" do grupo; as cidade de Porteiras e Barbalha, além de outros pontos turísticos da região.Durante seis dias, de 22 a 27, serão discutidos os seguintes temas: "Cangaço e Religiosidade"; "Lampião: Nem Herói, Nem Bandido"; "Os Marcelinos"; "A Epopéia de Mossoró"; "As mulheres e o Cangaço"; "O Cangaço na Teoria Sociológica"; "O Turismo e o Cangaço"; "Lampião, Cangaço e Cordel"; "Lampião no Agreste"; "Poço Redondo e o Cangaço de Lampião"; "O Cangaço sob o olhar da lei"; e "Missão Velha e o Cangaço de Virgulino Ferreira".Símbolo de resistênciaPara Severo, o Cariri se notabiliza por suas manifestações culturais, tradições e raízes que o tornam uma das regiões mais pesquisadas do Nordeste. "É também um símbolo de resistência. Foi assim nos momentos de revolta e luta com a Insurreição de 1817 e a Confederação do Equador; na Baixa Dantas, com o Caldeirão do beato José Lourenço; e, em particular, em Juazeiro do Norte do Padre Cícero Romão Batista. Também assim foi no fenômeno do cangaço de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo: Lampião". Ao lembrar estes fatos, Severo justifica que o Cariri é o cenário ideal para este Seminário acontecer.O Cariri cearense, a partir das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha, irão receber as maiores autoridades sobre o tema cangaço, no Brasil. Pesquisadores, historiadores, escritores, ensaístas e cineastas estarão no triângulo do Crajubar, discutindo um dos fenômenos mais controversos da história do Nordeste brasileiro e suas implicações e ligações com a região.O encontro se realizará nas três principais cidades do Cariri. "Além das palestras, discussões e estudos do tema, oficinas, apresentações artístico-culturais e visitas técnicas aos principais cenários da história cangaceira no Cariri, se configurando como a maior mesa de debates itinerante do País sobre o fenômeno do cangaço", garante o coordenador do encontro.Estão confirmadas autoridades no tema como os pesquisadores Antônio Amaury Correa de Araújo, Napoleão Tavares Neves, Magérbio de Lucena, Leandro Cardoso Fernandes, Honório de Medeiros, Anildomá Williams, Jairo Luiz, Daniel Walker, Aderbal Nogueira, Ângelo Osmiro, João de Sousa Lima, Antônio Vilela, entre outros convidados ilustres.Uma das atrações é escritor Antônio Amaury Correia de Araújo, um dos maiores pesquisadores da vida de Lampião e da história do cangaço. Há 60 anos em busca de informações sobre o assunto, realizou muitas entrevistas com pessoas da sociedade, do cangaço e das forças policiais da época e familiares remanescentes. Suas pesquisas minuciosas, diretas, imparciais, fazem-no um autêntico mestre, criterioso e honesto.Nos anos 70, tornou-se conhecido em todo o Brasil ao participar do Programa 8 ou 800, da TV Globo, respondendo sobre o assunto. Tem vários livros publicados sobre o cangaço, entre eles: "Lampião: Segredos e Confidências do Tempo do Cangaço"; "Assim Morreu Lampião"; "Lampião: As Mulheres e o Cangaço"; e "Gente de Lampião: Dada e Corisco".O cangaço é um dos fenômenos mais intrigantes da história do povo nordestino"Manoel SeveroCoordenador do SeminárioMais informaçõesCáritas DiocesanaRua Teófilo Siqueira, 631Crato, (88) 3521. 8046ANTÔNIO VICELMOREPÓRTER

Capes aprova 21 bolsas de pós-doutorado para a UFC

Capes aprova 21 bolsas de pós-doutorado para a UFC


22-Sep-2009
À Universidade Federal do Ceará foram concedidas 21 bolsas pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – parceria entre os ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia. As bolsas se referem a 13 projetos de professores recém-doutores da UFC, instituição que recebeu o maior número de bolsas entre as universidades da Região Nordeste. Em todo o Brasil, foram 516 projetos aprovados.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática da UFC, da área "Engenharias IV", foi contemplado com três bolsas. Duas bolsas foram concedidas para cada uma das seguintes áreas: "Astronomia/Física", "Ciências Biológicas III", "Engenharias II", "Materiais", "Química" e "Zootecnia / Recursos Pesqueiros". Já as áreas "Biotecnologia", "Ciência de Alimentos", "Ciências Agrárias", "Direito", "Ecologia e Meio Ambiente" e "Enfermagem" receberam, cada uma delas, uma bolsa.
Com o resultado divulgado, a UFC passa a contar com aproximadamente 50 bolsas de pós-doutorado concedidas pela Capes, incluindo as cedidas em 2008. Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil de Aquino Farias, "isso mostra que os programas de pós-graduação da UFC estão atentos em trazer doutores recém-formados para que eles participem de co-orientações, qualifiquem e aumentem o número de pesquisas já existentes."
Para o Pró-Reitor, um bom exemplo é o Programa de Pós-Graduação em Direito, que possui apenas Curso de Mestrado. "Pela primeira vez, o Mestrado em Direito concorreu a essas bolsas. Isso significa que é possível cursos de mestrado também melhorarem a sua nota com a vinda de recém-doutores para, assim, fomentar seus doutorados", explica.
Do 516 projetos contemplados, 60 aprovados foram apresentados por empresas de base tecnológica e 456 por instituições de ensino superior. O programa seleciona projetos que envolvem doutores recém-formados em áreas estratégicas inseridas na Política de Desenvolvimento Produtivo. O objetivo é garantir a incorporação de pesquisadores qualificados na atividade econômica brasileira.
Cada projeto aprovado pode ter até três bolsistas. Os itens financiáveis são: bolsa mensal de R$ 3,3 mil e custeio de R$ 12 mil anuais, por bolsista, para compra de material. Os projetos apoiados pelo programa poderão durar até 60 meses. As bolsas dos projetos aprovados serão implementadas de imediato.
As propostas de projetos foram analisadas e recomendadas durante a 111ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), entre os dias 24 e 28 de agosto, em Brasília.
Fonte: Prof. Gil de Aquino Farias, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC - (fone: 85 3366 9940)

Prosseguem inscrições para o curso de Logística

Prosseguem inscrições para o curso de Logística na Exportação e ImportaçãoDurante o período de 05 a 07 de outubro das 8h30min às 18h, a Federação das Indústrias do Ceará através do Centro Internacional de Negócios (CIN-CE), realizará o curso de Logística na Exportação e Importação (Planejamento Logístico Operacional).
O treinamento objetiva apresentar aos participantes a sistemática e seus cuidados da aplicação da logística como um diferencial no comércio exterior e sua interferência nos trâmites de entrada e saída de produtos do Brasil, visando a criação de um diferencial competitivo.
O curso será ministrado por Paulo Sérgio Ferreira Rago, Bacharel em Administração de Empresas, com ênfase em Comércio Exterior, especializado em Logística de Transportes e Empresarial com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Além disso, é diretor do Ceteal - Centro de Estudos Técnicos e Avançados em Logística.
O treinamento destina-se aos profissionais que pretendem atuar ou já trabalham nas etapas da cadeia de suprimentos e que necessitem acrescentar conhecimentos de gestão logística e de armazenagem, além dos interessados na área.
As inscrições encontram-se abertas no CIN/CE e no site (www.fiec.org.br/cin) com investimento de R$300,00 para estudantes e R$400,00 para profissionais. Os valores podem ainda ser parcelados em até 3 vezes no cheque.
Serviço
Logística na Exportação e Importação (Planejamento Logístico Operacional), 05 a 07/10, 8h30min às 12h30min e 14h às 18h, na FIEC (Av. Barão de Studart, 1980). Maiores informações: 85 3421.5420 (Marlene) ou 5419 (Filipe).
Fonte: Centro Internacional de Negócios do Ceará - 21/09/09

Prêmio Betinho

São Paulo, 15/09/2009Prêmio de cidadania tem votação on-lineInternautas têm até 16/10 para votar no Prêmio Betinho, que destaca pessoas que lutam contra pobreza e pela cidadania em comunidades -->
Betinho
O sociólogo Hebert José de Souza (1935 – 1997) era irmão do cartunista Henfil (1944 – 1988) e do músico Chico Mário (1948 – 1988). Militante dos direitos humanos, Betinho ganhou notoriedade por sua participação em movimentos sociais pela erradicação da fome no país e pela descriminalização dos portadores do HIV - vírus que ele mesmo, hemofílico, contraiu após uma das sessões de transfusão de sangue a que se submetia regularmente. O sociólogo ainda ficou conhecido pela mobilização nacional "Ação da Cidadania contra a Fome", que incluiu a campanha "Natal sem fome", recolhendo alimentos para os mais pobres. É dele a frase "quem tem fome, tem pressa", símbolo de uma mudança de paradigma nas ações relacionadas ao tema.
COEP
Em 1993, Betinho liderou a criação do COEP(Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida). Com o passar dos anos, a entidade ampliou suas áreas de atuação, tornando-se a Rede Nacional de Mobilização Social - que congrega cerca de 1.100 organizações, públicas, privadas e da sociedade civil - atuando em 116 comunidades, não só na luta contra a fome, mas em iniciativas de promoção da cidadania em geral.No momento de finalização deste texto, o site do COEP indicava que a entidade reunia 9.258 mobilizadores, presentes em 27 estados brasileiros e em 701 municípios.
FÁBIO BRANDTda PrimaPagina
Revelar o rosto e a voz de quem acredita que pode contribuir para um Brasil melhor. Com essa proposta, chega à sua segunda edição o Prêmio Betinho de Atitude Cidadã – cujo nome homenageia o sociólogo Hebert José de Souza (1935 – 1997), responsável por mobilizações sociais na luta contra a fome. A premiação busca, de acordo com a organização “valorizar pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania”. A divulgação dos vencedores ocorre em dezembro. Os premiados serão definidos por internautas até 16 de outubro – Dia Mundial do Combate à Fome.
Os projetos sociais realizados por cada um dos 93 indicados são descritos no site da organização promotora do prêmio, o COEP (Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida), que agrupa pessoas, empresas, universidades, órgãos governamentais e entidades da sociedade civil. Na lista de indicados, encontram-se realizadores de projetos como apresentações teatrais para crianças de Manaus e o amparo psicológico a portadores do HIV e a seus familiares em Macaé (Rio de Janeiro).
Interessados em votar devem entrar no site do prêmio, informar um endereço de e-mail, nome e cidade onde mora (para evitar que uma pessoa vote mais de uma vez ou influencie na eleição de uma região que não é a sua). A mais de um mês para o término das votações, mais de 22 mil pessoas já votaram, informa Amélia Medeiros, secretária executiva da rede, lembrando que, em 2008, o prêmio recebeu cerca de 17 mil votos, de internautas de 674 localidades.
Em cada cidade onde o COEP mantém uma sede (há pelo menos uma por Estado) são indicados três nomes ao prêmio. As indicações são feitas pelas entidades e pessoas que participam do conselho deliberativo do COEP local, explica Amélia.
Com apoio do PNUD, a edição 2009 do prêmio foi lançada em 9 de agosto – data da morte de Betinho. “Quando decidimos criar o prêmio, achamos que tinha tudo a ver com ele”, conta Amélia, explicitando a homenagem feita ao sociólogo. Na cerimônia de premiação, inclusive, o troféu entregue aos vencedores é uma escultura baseada em uma caricatura de Betinho, obra do cartunista Ique (conhecido pelos desenhos que publica em grandes jornais e por ser roteirista do programa “Zorra Total”, da Rede Globo).
Mas Amélia gosta de ressaltar: todos os indicados são homenageados pelo prêmio, não apenas os que vencem as eleições. “Não temos preocupação com essa competição”, declara, explicando que o prêmio propõe reconhecer as pessoas “que fazem alguma coisa pelos outros, pela comunidade”. “O objetivo é mobilizar outras pessoas, mostrar que é possível fazer sua parte, incentivar que encontrem seu jeito Betinho de ser, de fazer um país melhor”, acrescenta a secretária.
Envie para um amigo
Versão para impressão


Versão em PDF

Leia mais Reportagens

Mel do CE é produto tipo exportaçãoO mel do Ceará conquistou o mundo em 2009

NOTÍCIAS
Mel do CE é produto tipo exportaçãoO mel do Ceará conquistou o mundo em 2009. Além de triplicar o valor de 2008, e crescer quase 175% de janeiro a agosto, o Estado assumiu a liderança das exportações brasileiras do produto nos meses de julho e agosto.
No acumulado do ano, São Paulo ainda lidera as vendas externas com US$ 12,7 milhões. O Ceará vem a seguir com US$ 9,5 milhões. Na nona posição na pauta de exportações com uma participação de 1,4% - no ano passado era de apenas 0,4% -, o mel cearense é vendido para os Estados Unidos, países da Europa e da Ásia.
Apenas oito empresas exportaram mel para a União Europeia em julho de 2009, sendo três de São Paulo, duas de Santa Catarina; duas do Ceará e uma do Rio Grande do Sul. Mas somente três empresas, duas de Santa Catarina e uma do Ceará responderam por 85% do valor total exportado.
Também em julho, dos 30 entrepostos exportadores, apenas duas empresas responderam por 27% da receita total de exportação, sendo uma de Santa Catarina e uma do Ceará. Oito empresas responderam por 68% da exportação sendo: duas de São Paulo; duas do Ceará; uma de Santa Catarina; uma do Rio Grande do Sul; uma do Rio Grande do Norte e uma do Paraná.
Exportadores
Ainda segundo informações da Apicultura Integrada e Sustentável (Projeto Apis), São Paulo é o estado com maior número de entrepostos exportadores, dez empresas, seguido do Ceará com cinco entrepostos, do Piauí com quatro e do Paraná com três empresas.
A história de sucesso das exportações do mel do Ceará teve início em 2001, quando se contabilizam as primeiras exportações. No começo o Estado aproveitou a abertura irrestrita do mercado externo ao mel brasileiro, com a saída da China e da Argentina por causa de problemas de contaminação. Em 2003, registrou o primeiro grande volume de vendas (US$ 5,6 milhões).
Hoje existem em torno de seis mil produtores de mel, distribuídos por 143 municípios. Segundo o vice-presidente da Federação Cearense de Apicultura, José Xavier Leal Neto, 90% da produção é familiar. Atualmente cinco empresas, que começaram como produtoras, exportam o que produzem e adquirem, em muitos casos de cooperativas de produtores. São elas: Nectar Floral, Mel Esperança, Cearapi, Apishel e Mel Altamira.
O grande diferencial do Ceará está na formação profissional dos apicultores e profissionais que atuam na área, na oferta de crédito dos bancos públicos e no apoio e incentivo de instituições como Universidade Federal do Ceará (UFC), Sebrae-CE, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Tem ainda iniciativas como a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel, que busca soluções de problemas da cadeira produtiva.
O Sebrae-CE, por exemplo, através do Apis, possibilita aumentar o foco na gestão da cadeia produtiva ao definir objetivos como estruturar, integrar, monitorar e apoiar a implantação de projetos e ações, orientado para a viabilidade do negócio.
E MAIS
- Em agosto, as exportações de mel do Ceará somaram US$ 1.371.116.
- O preço médio do mel subiu de US$ 2,48/kg para US$ 2,54/kg, em julho.
- Em julho de 2009, quando o Ceará assumiu a liderança com US$ 1.037.667 exportados, respondeu, sozinho, por 20,5% das exportações brasileiras de mel. O segundo colocado foi São Paulo com US$ 815.303.
- Os Estados Unidos continuou, em julho, sendo o nosso principal mercado, com US$ 3,15 milhões, absorvendo 62,3% do mel brasileiro exportado, a um preço de US$ 2,42/kg, abaixo da média de US$ 2,54/kg.
- A Alemanha foi o segundo maior importador com a compra de 15,3% do mel brasileiro exportado em julho/2009, com um total de US$ 830,41 mil a um preço de US$ 2,72/kg. O Reino Unido absorveu 9,6% (US$ 534,17 mil) das nossas exportações de mel, pagando US$ 2,78/kg.
Fonte: O Povo - 22/09/09

Sai edital do primeiro concurso público da Semace

Sai edital do primeiro concurso público da Semace
Na última sexta-feira, 18, foi divulgado, no Diário Oficial do Estado - DOE, o edital do primeiro concurso público da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O salário inicial é de R$ 1.641,72, mais a Gratificação por Desempenho Ambiental- GDAM, que pode chegar a 100%. Ao todo, serão ofertadas 122 vagas, somente de nível superior, sendo 62 para fiscal ambiental, 51 para gestor ambiental e nove para procurador autárquico. Cinco por cento das vagas estão destinadas para os portadores de deficiência física. Os aprovados terão que cumprir 40h semanais de carga horária.

As inscrições serão realizadas no período de 05 a 29 de outubro, no site da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (www.funcab.org), organizadora do concurso, ou no posto de atendimento (ver edital). As provas serão aplicadas no dia 29 de novembro de 2009, em Fortaleza.

Para os cargos de fiscal Ambiental e gestor Ambiental ocorrerão duas fases. A primeira, com prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, e a segunda com avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório. Já o cargo de Procurador Autárquico, os candidatos passarão por três fases. Sendo: 1ª Fase: Prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório; 2ª Fase: Prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório; e 3ª Fase: Avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório.Cargos
Fiscal Ambiental: Graduação nas áreas: Arquitetura, Biologia, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Pesca, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Geografia, Geologia, Química Industrial, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia em Saneamento Ambiental
Gestor Ambiental: Graduação nas áreas: Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Biologia, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Políticas, Comunicação Social, Economia, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Pesca, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Estatística, Geografia, Geologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Industrial, Serviço Social, Sociologia, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Saneamento Ambiental, Tecnologia em Processos Químico e Turismo.
Procurador Autárquico: Graduação em Direito, com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.
Confira o edital, publicado na sexta-feira (18), na página do Diário Oficial do Estado: http://www.casacivil.ce.gov.br/diario-oficial/diario-oficial
Assessoria de Comunicação da Semace
Daniel Herculano (dherculano@semace.ce.gov.br / (85) 3101.5554)

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

27º Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental

Agenda
27º Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental
15/9/2009
De 26/9/2009 a 12/12/2009
Faltam 8 dias para o início do evento. Duração: 78 dias
Agência FAPESP – A Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru, realizará, a partir de 26 de setembro, o 27° Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
O ciclo é voltado para os docentes do ensino fundamental e médio, visando a melhorar o aprendizado nas três áreas temáticas. O projeto será realizado sempre aos sábados, das 9 às 12 horas.
Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Unesp, do campus de Bauru (SP), o ciclo começará no dia 26 de setembro e será concluído em 12 de dezembro de 2009. As inscrições se encerram em 22 de setembro.
Mais informações: ciclo@fc.unesp.br ou pelo telefone (14) 3103-6177

5º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás

Agenda
5º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás
17/9/2009
De 18/10/2009 a 22/10/2009
Faltam 30 dias para o início do evento. Duração: 5 dias
Agência FAPESP – A Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás (ABPG) realizará o 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás em Fortaleza, de 18 a 22 de outubro.
O evento é uma das atividades da associação e tem como objetivo reunir pesquisadores, estudantes e profissionais da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis para discutir os avanços científicos e tecnológicos da área.
A cada dois anos a ABPG firma parceria com uma universidade para promoção do evento. No ano passado, a parceria foi com a Universidade Estadual de Campinas, que realizou a quarta edição do congresso. Este ano a instituição parceira será a Universidade Federal do Ceará.
Mais informações: http://www.portalabpg.org.br/

SOHIDRA em 11º lugar no ranking dos sites governamentais

SOHIDRA em 11º lugar no ranking dos sites governamentais
A Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag, por meio da Coordenadoria de Estratégias de Tecnologia da Informação e Comunicação – Coeti, divulgou recentemente o resultado da avaliação dos sites das secretarias do governo do estado do Ceará no ano de 2009. O Ranking do Governo Eletrônico, como é chamado, foi feito no período de 1º de abril a 6 de maio deste ano e tem como objetivo estimular a melhora da identidade visual do sites e a padronização deles de acordo com a resolução 03/2008 de 18 de fevereiro de 2009.

Ao todo, foram avaliados 57 sites, dentre os quais a SOHIDRA se destaca em 11º lugar, com a pontuação de 2,64 em uma escala de 0 a 4 (inexistente, insatisfatório, regular, bom e excelente). Os quatro critérios utilizados foram: nível informativo (notícias atualizadas, histórico, missão/identidade, organograma completo e legislação); nível transacional (funcionamento e eficiência da busca, link, download e serviços online); nível interativo (funcionamento do Fale Conosco, qualidade da resposta, tempo da resposta e ouvidoria) e análise técnica (identidade visual e padronização).

Ceará recebe representantes do Banco Mundial

Ceará recebe representantes do Banco Mundial

A vice-presidente para a América Latina e Caribe do Banco Mundial, Pamela Cox, e o diretor do Bird para o Brasil, Makhtar Diop, acompanhados de técnicos e secretários de Estado visitam nesta segunda-feira (21) o trecho III do Eixão da Águas, o Tabuleiro de Russas e ações do Projeto São José. Na terça-feira (22), os dirigentes do Banco Mundial se reúnem com o governador Cid Gomes, na Residência Oficial, para assinatura do crédito adicional de US$ 103 milhões, destinado ao Projeto de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Ceará (Progerirh). O empréstimo permitirá que o Ceará continue a melhorar a gestão dos recursos hídricos e a expansão do acesso à água potável nas áreas urbanas e rurais, mesmo durante períodos de seca. Ainda na terça-feira, os representantes do Banco Mundial se reúnem com governadores do Nordeste que têm projetos financiados pelo Bird. Além do governador Cid Gomes, estarão presentes os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos; do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, e de Sergipe, Marcelo Déda.
O Banco Mundial trabalha diretamente com o Ceará desde 1976, e já financiou mais de US$ 1,5 bilhão para projetos no Estado. O Ceará é o sexto estado que mais recebeu financiamento do Banco Mundial no Brasil, e o segundo em termos per capita. Atualmente, há oito projetos em atividade, totalizando US$ 642 milhões em investimentos como o Progerirh (US$ 136 milhões + US$ 103 milhões), Projeto de Crescimento Integrado II (US$ 240 milhões), Metrô de Fortaleza (US$ 46 milhões), Projeto São José (US$ 37,5 milhões + US$ 37,5 milhões), Proágua Semi-Árido (US$ 22 milhões + US$ 5,56 milhões)
Além do financiamento de projetos, o Banco Mundial tem forte produção técnica em diversas questões relevantes para o desenvolvimento do Ceará. Entre os últimos relatórios produzidos está o “Estratégias de redução da pobreza no Ceará: o desafio da modernização includente”, que analisa as questões do desenvolvimento do Estado nos ultimas décadas. Em particular, o relatório constata que o crescimento, por si só, pode ser um fraco instrumento de redução da pobreza, precisamente devido à extensão da desigualdade, e que são necessárias políticas integradas para a efetiva e sustentada redução da pobreza e melhorias dos indicadores sociais no Estado. Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com Banco MundialCasa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 3101.6247)http://www.bancomundial.org.br

Uma mensagem a toda a comunidade.O Prof. Jarmuth, da SOS Rios do Brasil

Uma mensagem a toda a comunidade.O Prof. Jarmuth, da SOS Rios do Brasil, nos lembra que amanhã, 19 de setembro é o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.O evento, que ocorre sempre no terceiro sábado de setembro, é coordenado mundialmente pelo Center for Marine Conservation (CMC), com sede em Washington, nos EUA. Cerca de cem países, signatários do Tratado Internacional de Controle da Poluição Marinha fazem parte desse acordo, incluindo o Brasil. Vamos lá? Que tal quem estiver por perto de praias e rios neste sábado dedicar um tempinho para recolher sujeiras deixadas por ali? Quando um local está limpo, é mais fácil de ficar assim!Confira o chamado do professor visitando a sua página, a partir do link para todos os blogs na home.Visite Banco do Planeta em: http://www.bancodoplaneta.com.br/

Cagece lança Projeto Voluntariado no dia 21

Cagece lança Projeto Voluntariado no dia 21
A Cagece lança, na segunda-feira, dia 21, às 8h30min, no auditório da Sede, o Projeto Voluntariado. A iniciativa integra a política de responsabilidade social da Companhia e tem como foco incentivar entre os empregados a participação em ações voluntárias. O lançamento do Projeto será aberto pelo Presidente da Cagece Henrique Lima e contará com a presença de representantes das 16 entidades beneficiadas. Com a implantação do Projeto, o empregado do quadro próprio da Companhia, lotado em Fortaleza, poderá utilizar quatro horas por mês em ações de voluntariado, no horário de expediente. A idéia é que seja uma etapa piloto e que o Projeto seja estendido à Cagece do Interior do Estado. Nesse primeiro momento, a Cagece já cadastrou 16 entidades que poderão ser beneficiadas. A previsão é que esse número cresça à medida da adesão dos empregados à nova iniciativa.
A Cagece já tinha atividades com voluntários. Por exemplo, criou-se, em 2009, o grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), composto por funcionários e que já realizou oficinas de reciclagem, passeio ciclístico e caminhadas ecológicas na praia. A Empresa também tinha outras iniciativas pontuais, como a adesão à arrecadação de donativos para os desabrigados das enchentes, a doação de produtos de higiene à Casa de Nazareth (Montese), assim como campanhas de doação de sangue e de medula óssea.
Serviço:Lançamento do Projeto VoluntariadoLocal - Auditório da Sede da Cagece - Av Lauro Vieira Chaves, 1030 - bairroVila UniãoHorário - 8h30min
Associações beneficiadas: Apae, Associação de Proteção e Assistência àMaternidade e Infância de Lagoa Redonda (Apamilr), Associação Beficiente daLagoa Redonda, Associação Curumins, Associação de Moradores do ConjuntoSanta Terezinha (Projeto Abc Mucuripe), Projeto Frente de Assistência àCriança Carente, Instituto Missionário da Divina Providência, Instituto dePrevenção à Desnutrição (Iprede), Associação Beneficente o Pequeno Nazareno,Fundação Projeto Diferente, Associação Shalom de Promoção Humana,Reintegrar, Associação Comunitária de Ajuda Mútua do Pirambu, Associação dosCegos do Estado do Ceará (Acec), União do Povo de Santa Edwiges e AssociaçãoComunitária Vila Mar.
Assessoria de Imprensa da CageceMárcio Teles (marcio.teles@cagece.com.br/3101.1828)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CIN promove curso de Logística na Exportação e Importação

CIN promove curso de Logística na Exportação e ImportaçãoDurante o período de 05 a 07 de outubro das 8h30min às 18h, a Federação das Indústrias do Ceará através do Centro Internacional de Negócios (CIN-CE), realizará o curso de Logística na Exportação e Importação (Planejamento Logístico Operacional).
O treinamento objetiva apresentar aos participantes a sistemática e seus cuidados da aplicação da logística como um diferencial no comércio exterior e sua interferência nos trâmites de entrada e saída de produtos do Brasil, visando a criação de um diferencial competitivo.
O curso será ministrado por Paulo Sérgio Ferreira Rago, Bacharel em Administração de Empresas, com ênfase em Comércio Exterior, especializado em Logística de Transportes e Empresarial com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Além disso, é diretor do Ceteal - Centro de Estudos Técnicos e Avançados em Logística.
O treinamento destina-se aos profissionais que pretendem atuar ou já trabalham nas etapas da cadeia de suprimentos e que necessitem acrescentar conhecimentos de gestão logística e de armazenagem, além dos interessados na área.
As inscrições encontram-se abertas no CIN/CE e no site (www.fiec.org.br/cin) com investimento de R$300,00 para estudantes e R$400,00 para profissionais. Os valores podem ainda ser parcelados em até 3 vezes no cheque.
Serviço
Logística na Exportação e Importação (Planejamento Logístico Operacional), 05 a 07/10, 8h30min às 12h30min e 14h às 18h, na FIEC (Av. Barão de Studart, 1980). Maiores informações: 85 3421.5420 (Marlene) ou 5419 (Filipe).
Fonte: Centro Internacional de Negócios do Ceará - 14/09/09

SUSTENTABILIDADEComo medir a felicidade

SUSTENTABILIDADEComo medir a felicidade
Por Luciano Martins Costa em 15/9/2009
Comentário para o programa radiofônico do OI, 15/9/2009
A Folha de S.Paulo é o primeiro grande jornal brasileiro a dar alguma importância ao conceito da "Felicidade Interna Bruta" (FIB), uma tese nascida no Butão, uma pequena monarquia encravada entre a China e a Índia, onde a televisão só chegou em 1999.
O FIB, indicador de felicidade de uma sociedade, vem sendo apresentado ao mundo pela psicóloga e monja iogue Susan Andrews, foi tema da revista Época há dois anos, mas até então era citado pela imprensa como mera curiosidade, coisa de alternativos.
A Folha traz o assunto para seu caderno de economia e negócios na edição de terça-feira (15/9), por conta de uma declaração do presidente da França, Nicolas Sarkozy, que lidera um movimento pela alteração dos padrões contábeis em todo o mundo. Sarkozy anunciou que o Instituto Nacional de Estatísticas da França vai incorporar às regras contábeis do país indicadores de bem-estar, como gozo de férias, sentimento de realização e outras expressões de felicidade.
Esforço de Obama
Longe de ser um exotismo, como já foi qualificado por economistas ortodoxos, o conceito tem sido estudado como uma forma de valorizar políticas sociais e ambientais e de justificar o chamado Estado do bem-estar social.
Se fosse adotado hoje internacionalmente em substituição ao PIB, Produto Interno Bruto, o FIB colocaria a França em melhor posição entre os países desenvolvidos, porque levaria em conta elementos do desenvolvimento como a alta qualidade do serviço de saúde, o sistema previdenciário francês e o direito a longas férias.
Por outro lado, os Estados Unidos perderiam posição, por conta justamente de políticas sociais opostas, baseadas na privatização da maioria dos serviços essenciais que asseguram qualidade de vida.
O esforço do presidente Barack Obama para mudar o sistema americano de saúde tem o sentido de aproximar os Estados Unidos do conceito de bem-estar europeu.
Ponto de inflexão
As conclusões a que chegou a comissão encarregada pelo governo francês de estudar as mudanças no sistema de cálculo do desenvolvimento são as mesmas que freqüentam o chamado jornalismo sócio-ambiental. Ou seja, há muito os jornalistas especializados em sustentabilidade afirmam que a imprensa utiliza indicadores antiquados para medir o desempenho econômico das sociedades.
O FIB, conforme foi elaborado no Butão, ainda é mais uma manifestação de desejo que uma ciência; mas, agregado a estudos oficiais de um país como a França, o conceito começa a chamar atenção da imprensa internacional.
O fato de a Folha de S.Paulo incluir o assunto em seu caderno "Dinheiro" pode marcar um momento importante de inflexão no jornalismo que até aqui só considerou o aspecto financeiro como indicador de desenvolvimento.
***
O Jornal Nacional
É hábito nas redações da maioria dos jornais brasileiros esperar o fim do Jornal Nacional, da Rede Globo, para completar o fechamento de suas edições. Para quase todos os jornalistas que trabalham em veículos diários, o "boa noite" dos âncoras do Jornal Nacional é, há muitos anos, o indicador de que a edição do dia seguinte estará alinhada com o que de mais relevante aconteceu, do ponto de vista da imprensa nacional.
Ou a garantia de que um "furo" seguirá sendo uma reportagem exclusiva.
Por esse motivo, parece estranho o fato de que a maioria dos jornais tenha ignorado a passagem dos 40 anos do mais antigo e ainda mais influente telejornal do país.
Alberto Dines:
A imprensa brasileira parece não gostar das efemérides, mesmo aquelas relativas à atividade jornalística. No ano passado, 2008, tanto nossa mídia impressa como a eletrônica omitiram os 200 anos de fundação do jornalismo brasileiro. E neste ano, apenas o Jornal Nacional da TV Globo lembrou os 40 anos do Jornal Nacional. Não é justo, nem elegante: trata-se do telejornal mais antigo e que se mantém até hoje como uma referência.
O Observatório da Imprensa resolveu lembrar os 40 anos do JN e entrevistou William Bonner, editor-chefe e um dos seus apresentadores. Vale a pena conferir. Terça-feira, às 22h40 na TV Brasil, em rede nacional. Em São Paulo, pelo canal 4 da Net e 181 da TVA.

Instrumentos de apoio à inovação

Agenda
Instrumentos de apoio à inovação
16/9/2009
Dia 23/10/2009
Faltam 37 dias para o início do evento. Duração: 1 dia
Agência FAPESP – O cenário brasileiro de financiamento e incentivo à inovação é o tema da Sessão Especial sobre Políticas Públicas, que ocorrerá no dia 23 de outubro no Open Innovation Seminar 2009, que começara no dia anterior, em São Paulo.
Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, falará sobre os modalidades de apoio à inovação na Fundação. Eduardo Moreira da Costa apresentará os instrumentos de apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da qual é diretor de inovação.
Carlos Américo Pacheco, representando o Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), apresentará estudo que avalia as políticas públicas brasileiras de incentivo à inovação.
Organizado pelo Centro de Open Innovation – Brasil, o Open Innovation Seminar é um evento dedicado a disseminar conceitos e práticas de inovação aberta e conectar profissionais que participam do processo de inovação. Neste ano, o foco do evento é discutir a implementação da inovação aberta nas companhias e em diversos países.
Mais informações: http://openinnovationseminar.com.br

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Vaga para docente na USP

Vaga para docente na USP
4/9/2009
Agência FAPESP – O Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP) abriu concurso para contratação de um professor doutor das áreas de direito internacional e direito do Estado. As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de setembro.
O profissional selecionado deverá trabalhar em regime de turno completo, com salário de R$ 2.951,56.
O programa no qual o docente atuará incluirá temas como “A relação entre Estado e direito”, “Estrutura orgânica e funções do Estado”, “Formas de Estado”, “Formas e sistemas de governo”, “Sujeitos de direito internacional público”, “O Estado como pessoa internacional”, “Órgãos das relações internacionais dos Estados” e “Definição, história, características e classificação das organizações internacionais”.
O concurso terá duas fases. A primeira, de caráter eliminatório, consistirá em prova escrita. A segunda fase, de caráter classificatório, será composta de prova didática e julgamento de memorial com prova pública de arguição.
O julgamento do memorial deverá refletir o mérito do candidato, com apreciação da produção científica, literária, filosófica ou artística; atividade didática universitária; atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade; atividades profissionais, ou outras, quando for o caso; e diplomas e outras dignidades universitárias.
Mais informações: www.iri.usp.br/edital_Dir_09.pdf

Mais quente do que deveria

Divulgação Científica
Mais quente do que deveria
4/9/2009
Agência FAPESP – As temperaturas recentes verificada no Ártico são as mais elevadas em pelo menos 2 mil anos, aponta uma nova pesquisa. O trabalho, que reuniu registros geológicos e simulações feitas em computador, aponta que a região setentrional do planeta deveria estar esfriando – e não esquentando –, se não fosse a ação das emissões de gases estufa, que deturpam os padrões climáticos naturais.
O estudo, liderado por pesquisadores da Universidade do Norte do Arizona e do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, foi publicado na edição desta sexta-feira (4/9) da revista Science.
Os pesquisadores reconstruíram temperaturas nos verões no Ártico nos últimos 2 mil anos, divididos por décadas – até então, os dados existentes eram referentes a apenas 400 anos –, para concluir que o processo de esfriamento gradual que começou há milhares de anos deveria ter continuado.
“Os resultados são particularmente importantes porque o Ártico, talvez mais do que qualquer outra região da Terra, encara impactos dramáticos promovidos pelas mudanças climáticas. Esse estudo fornece registros de um período extenso que revela como os gases estufa gerados pelas atividades humanas estão influindo no sistema climático natural do Ártico”, disse David Schneider, do NCAR, um dos autores do estudo.
A análise das temperaturas no verão na região indicou uma queda média de 0,2ºC a cada mil anos. O mais recente patamar de menores temperaturas ocorreu durante a “pequena era do gelo” que teve início no século 16.
A alteração no ciclo orbital da Terra ocorrida nos últimos 7 mil anos levou ao processo de esfriamento, mas essa tendência foi anulada pelo aquecimento derivado das atividades humanas no século 20.
Como consequência, as temperaturas no verão no Ártico, no ano 2000, estiveram em média 1,4ºC mais elevadas do que seria de se esperar apenas pela tendência de esfriamento.
“Esse estudo apresenta um claro exemplo de como o aumento na emissão dos gases estufa está alterando o nosso clima, ao anular pelo menos 2 mil anos de esfriamento”, disse Caspar Ammann, do NCAR, outro autor do trabalho.
O artigo Recent warming reverses long-term arctic cooling, de Darrell Kaufman e outros, pode ser lido por assinantes da Science em www.sciencemag.org.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CASO ABDELMASSIHO -Observatório da Imprensa

CASO ABDELMASSIHO médico, o monstro e os monstros
Por Carlos Brickmann em 1/9/2009
Nas frequentes guerras que ocorreram no sul da América Latina, havia um personagem permanente e sinistro: o degolador. Todos os lados tinham os seus. E sua tarefa era, terminada a batalha, cortar a garganta dos inimigos feridos.
Observe o noticiário sobre o médico Roger Abdelmassih, preso sob a suspeita de abuso sexual contra suas pacientes: antes que o inquérito esteja concluído, antes de qualquer tipo de julgamento, a imprensa já o condenou. A pena é de banimento perpétuo – pois, mesmo que o médico seja inocentado e se demonstre no processo que os acusadores mentiram, a mancha permanecerá.
Importante: este colunista não está dizendo que Roger Abdelmassih é inocente. Nem afirma que ele seja culpado. Se a Justiça determinou sua prisão preventiva e a manteve, deve ter bons motivos para isso. Os crimes de que o médico é acusado são repugnantes; se verdadeiros, não admitem atenuantes. Mas o que se conhece do processo, publicamente, é apenas o que os meios de comunicação até agora divulgaram. Não é o suficiente para firmar qualquer tipo de conclusão.
Imaginemos que Abdelmassih seja inocente (como eram inocentes os diretores da Escola Base, acusados por abuso sexual contra seus alunos, como eram inocentes os presos do Bar Bodega, que até confissão fizeram antes que as investigações apontassem os verdadeiros responsáveis pelo crime). Que fazer com as capas de revistas, com os títulos de jornais tipo "médico e monstro", com as notícias de colunas sobre DNA trocado, com as caras e bocas de apresentadores de TV, com o tom de desdém dos apresentadores de rádio?
Imaginemos que Abdelmassih seja culpado, como os fortes indícios parecem sugerir: o simples relato das investigações, sem adjetivos, voltado exclusivamente para o factual (acusado por "n" testemunhas, que narram as seguintes histórias, com coincidências que parecem apontar um determinado modus operandi, acusado dos seguintes crimes, sujeito a tais penas), não seria suficiente para manter o público informado, sem insuflá-lo?
Jornalismo, enfim. Poucos adjetivos, muitos substantivos, poucos comentários, muitos fatos. E acompanhar, especialmente, algum dos casais que fizeram as denúncias, para contar a história de como ficou seu dia-a-dia após narrarem fatos traumáticos, que envolvem a vida e o bem-estar da família. Na verdade, é mais do que isso: considerando-se o nascimento de 7.500 crianças, considerando-se que outro tanto não deve ter tido tratamento com êxito, são 15 mil famílias envolvidas – que terríveis angústias não estarão suportando?

Seus homens, suas mulheres
Os meios de comunicação capricharam nos adjetivos. Mas este colunista não encontrou, ainda, depoimentos de pessoas famosas que, publicamente, recorreram à clínica de Abdelmassih para ajudá-las a ter seus filhos. Pelé e Assíria, por exemplo; ou Gugu Liberato; ou Tom Cavalcanti e a esposa Patrícia. Ao que se saiba, eram não apenas clientes, mas amigos do médico. Terão rompido a relação de confiança e de amizade? Que é que acham do caso?

Notícia sem festa
O que mais impressionou este colunista foi a alegria com que muita gente recebeu a notícia de que Abdelmassih seria transferido para uma prisão no interior. Lembrando a Lei do Cão, que vige nas penitenciárias e determina que estupradores sejam estuprados, comemoravam o estupro que poderia ocorrer como um acontecimento feliz, uma resposta ao comportamento atribuído ao médico. Talvez seja uma resposta – mas não é uma resposta civilizada, não é uma resposta que esteja respaldada pela lei. E não cabe a jornalistas festejar o descumprimento da lei, mesmo que a vítima tenha sido a primeira a descumpri-la. O jornalista deve lutar pelo cumprimento da lei, sempre. O resto é tortura.

USP é eleita a 38ª melhor universidade do mundo

USP é eleita a 38ª melhor universidade do mundo
2/9/2009
Agência FAPESP – A Universidade de São Paulo (USP) está entre as 100 melhores universidades do mundo. A USP ocupa, atualmente, o 38º lugar entre as 100 melhores universidades do mundo, segundo o ranking Webometrics Ranking Web of World Universities, elaborado pelo Ministério da Educação da Espanha.
Os resultados, divulgados no final de julho, referem-se ao ano de 2009. A classificação da USP corresponde a um avanço de 49 posições, se comparado com a última edição anunciada em janeiro de 2008. Além disso, a USP é a primeira na América Latina e no país.
O ranking existe desde 2004 e é publicado duas vezes ao ano, em janeiro e julho. O Webometrics classifica 6 mil instituições no plano mundial, dentre 17 mil avaliadas. Entre os critérios estão incluídos indicadores de pesquisa e de qualidade de estudantes e docentes, além da visibilidade e o desempenho global da instituição.
Universidades dos Estados Unidos dominam o topo da lista, ocupando as 21 primeiras posições no Webometrics. As três primeiras são, pela ordem, Instituto de Tecnologia de Massachusetts e as universidades de Harvard e Stanford. No Brasil, a USP é a primeira, seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Também faz parte dessa classificação o Ranking of World Repositories Top 300 Institutions, que atribui notas às instituições por meio das bibliotecas digitais de dissertações e teses. Neste ranking, a USP ocupa o 57º lugar, o que significa um crescimento de 29 posições em relação a 2008.
Já na edição 2009 do Performance Ranking of Scientific Paper for World Universities, do Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan, a USP ficou no 78º lugar, subindo 22 posições em relação a 2008. O ranking avalia a pesquisa desenvolvida, levando em conta critérios de produtividade, impacto e excelência na investigação científica.
Mais informações: ranking.heeact.edu.tw/en-us/2009/Page/Methodology / www.webometrics.info

École Polytechnique abre seleção para 2010

École Polytechnique abre seleção para 2010
2/9/2009
Agência FAPESP – A École Polytechnique, na França, abriu inscrições para ingresso em 2010. Os estudantes estrangeiros poderão se candidatar pela internet até o dia 1º de outubro.
Fundada em 1794, a escola é um estabelecimento público de ensino e pesquisa, e se encontra sob a tutela do Ministério de Defesa da França. Os exames de seleção serão realizados na França e no exterior – incluindo o Brasil –, de 23 a 30 de novembro.
Poderão participar da seleção estudantes que não tenham nacionalidade francesa e que já cursaram no mínimo dois anos de estudos superiores em ciências ou em engenharia, com bons resultados acadêmicos em matemática e física.
A primeira parte do currículo na École Polytechnique envolve educação geral, possibilitando ao estudante uma formação científica multidisciplinar. Durante esse período, o aluno deverá escolher pelo menos seis das seguintes matérias: matemática, mecânica, matemática aplicada, química, informática, biologia, física, economia.
Na segunda parte do programa, o aluno escolhe uma especialização entre diversas opções nas áreas científicas e técnicas.
De acordo com informações no site da instituição, não será exigido o conhecimento do francês para os candidatos, mas eles devem ter menos de 26 anos até 1º de janeiro de 2010. O ensino para os estudantes de fora da União Europeia não é gratuito, mas bolsas de estudos que cobrem taxas e despesas de estadia são oferecidas aos mais bem-sucedidos.
Mais informações: www.polytechnique.fr

Molécula contra diabetes e obesidade

Divulgação Científica
Molécula contra diabetes e obesidade
2/9/2009
Agência FAPESP – Mais de 180 milhões de pessoas em todo o mundo têm diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença. E o total continua crescendo em um nível alarmante, o que tem levado centros de pesquisa em diversos países a tentar encontrar alternativas de combate ao problema, que tem entre seus principais fatores de risco a obesidade.
Um grupo internacional de pesquisadores acaba de apresentar um potencial candidato: a proteína TGR5. Os cientistas descobriram que sua ativação é capaz de reduzir o ganho de peso e de tratar o diabetes. O estudo foi publicado nesta quarta-feira (2/9) na revista Cell Metabolism.
Um trabalho anterior do mesmo grupo demonstrou que ácidos biliares (produzidos no fígado e que quebram as gorduras), por meio da ativação da TGR5 em tecidos musculares e adiposos marrom, foram capazes de aumentar o gasto de energia e de prevenir, ou até mesmo de reverter, obesidade induzida em camundongos.
No novo estudo, o grupo coordenado pelos professores Kristina Schoonjans e Johan Auwerx, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, examinou o papel da TGR5 no intestino, onde essa proteína é expressada em células especializadas na produção de hormônios.
Os pesquisadores observaram que essas células, chamadas de células enteroendócrinas TGR5, controlam a secreção do hormônio GLP-1, que tem papel crítico no controle da função pancreática e na regulação dos níveis de açúcar no sangue.
Kristina e Auwerx trabalharam em conjunto com Roberto Pellicciari, da Universidade de Perugia, na Itália, que desenvolveu um ativador para a TGR5, chamado de INT-777, em colaboração com a empresa Intercept Pharmaceuticals, dos Estados Unidos.
O grupo demonstrou que – em testes condições laboratoriais em camundongos – a TGR5 pode efetivamente tratar o diabetes e reduzir a massa corporal. Os autores também mostraram que esses efeitos estavam relacionados ao aumento tanto da secreção da GLP-1 como do gasto energético.
Segundo os pesquisadores, os resultados apontam para uma nova abordagem no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade. A alternativa proposta é baseada no aumento da secreção de GLP-1 por meio da administração do ativador da TGR5.
O artigo de Kristina Schoonjans e outros pode ser lido por assinantes da Cell Metabolism em www.cell.com/cell-metabolism.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Melhorar a educação como forma de prevenir a violência

Reportagens
Brasília, 27/08/2009Educação é maior aposta contra a violênciaProposta sobre acesso a escola e lazer foi enviada por 70% das reuniões preliminares da I Conferência Nacional de Segurança Pública-->
Propostas da conferência
Veja todas as sugestões para a Conferência Nacional no Caderno de Propostas da CONSEG .
Leia também
Sociedade ajuda a criar plano de segurançaEventos locais de segurança esperam 30 mil
da PrimaPagina
Melhorar a educação como forma de prevenir a violência é a medida mais defendida pelos que enviaram propostas à I CONSEG (Conferência Nacional de Segurança Pública). O projeto que inclui a criação de mais creches, escolas de período integral e a melhoria do policiamento nas escolas foi tema de proposta de 70% dos eventos regionais que antecederam a discussão na capital. Com outras propostas, a ideia será votada na conferência, que começa nesta segunda-feira em Brasília.
A I CONSEG reúne membros do governo, de ONGs e policiais para debater a criação de um Plano Nacional de Segurança Pública. Desde o início do ano, foram promovidas conferências menores: municipais, estaduais e as chamadas conferências livres, que podiam ser realizadas em comunidades, por qualquer grupo de pessoas. Ao todo, 1.359 desses eventos foram realizados e enviaram propostas para serem debatidas em Brasília. As sugestões estão reunidas no Caderno de Propostas da CONSEG .
As mudanças na educação foram propostas em 956 desses encontros regionais. Dentro dessas mudanças foram reunidas sugestões como a integração da polícia em ações educativas, a criação de mais espaços para cultura e lazer, a abertura das escolas públicas aos finais de semana e a ampliação do acesso a bibliotecas e laboratórios de informática. As idéias educacionais foram incluídas no quinto eixo temático da conferência, que trata de “prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz”.
A segunda proposta mais presente trata da remuneração dos policiais. A ideia, descrita como “criar um piso salarial, digno, justo e igualitário para os profissionais de Segurança Pública” esteve em 611 (44,5%) dos encontros. A terceira ideia mais lembrada, presente em 409 (30,1%) das reuniões é a de aprimorar a rede de informações de segurança pública, com melhorias no sistema de gerenciamento de armas.
Ao todo, as propostas foram reunidas em sete eixos temáticos, que incluem ainda propostas sobre conselhos comunitários de segurança, financiamento de ações na área, condições de trabalho dos policiais, repressão ao crime, melhorias em presídios e prevenção de acidentes.
O fato de uma proposta ter sido defendida por muitos nas etapas anteriores não significa que ela tenha mais chances de ser aprovada, pois todas as propostas chegam à etapa nacional com o mesmo peso. Apesar disso, é possível que os representantes que estão em Brasília reflitam a preferência expressa em eventos regionais. Lá, as medidas serão votadas por mais de 2.000 representantes: 40% são da sociedade civil; 30% são do poder público federal, estadual e municipal e 30% são trabalhadores de segurança.
Outra das propostas mais votadas nas etapas anteriores também envolve educação e prevê a criação de cursos sobre prevenção ao crime em escolas e dentro de movimentos sociais, além de maior apoio a policiais comunitários. Além disso, a humanização do tratamento aos detentos em presídios também se destacou.
Envie para um amigo
Versão para impressão


Versão em PDF

Leia mais Reportagens

Inpe ganha centro em Belém

Inpe ganha centro em Belém
1/9/2009
Agência FAPESP – O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora a floresta amazônica há 21 anos por meio de imagens de satélites, inaugurou, na sexta-feira (28/8), em Belém, o Centro Regional da Amazônia (CRA).
Até ficar pronta a obra de seu prédio próprio, o que deve ocorrer em 2010, o CRA ocupará um imóvel nas dependências da Embrapa Amazônia Oriental, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em Belém.
A expectativa é que o CRA se torne um centro internacional de difusão de tecnologia de monitoramento por satélite de florestas tropicais. Também é seu objetivo aprimorar o conhecimento em geotecnologias na Amazônia, ao mesmo tempo em que apoia atividades de campo e de mapeamento realizadas pelo Inpe na região.
Na nova unidade estão em andamento trabalhos para o mapeamento completo da cobertura e do uso da terra na Amazônia, verificando fatores como a ocorrência de regeneração florestal.
Quando concluído, esse mapa deverá indicar a possível existência de florestas secundárias ou atividade agropecuária, por exemplo, em áreas apontadas no passado como desmatamento pelo Inpe.
Para os estados do Pará, Mato Grosso e Amapá, o CRA concluiu o mapeamento da vegetação secundária, que deverá estar completo para toda a Amazônia Legal até o final deste ano.
A partir da geração de sistemas de monitoramento de florestas, o CRA tem ainda papel importante nos planos de cooperação internacional do Inpe, em especial com a África.
Em parceria com a China, o Brasil oferece imagens do satélite sino-brasileiro CBERS para todo o continente africano, enquanto o sistema para o monitoramento de florestas desenvolvido pelo Inpe, denominado TerraAmazon, também está à disposição de todos os países interessados na tecnologia.
Mais informações: www.inpe.br

TV Cultura lança site sobre a gripe A

Notícias
TV Cultura lança site sobre a gripe A
1/9/2009
Agência FAPESP – A TV Cultura acaba de lançar um site sobre a gripe A, que traz informações diversas como dicas de prevenção, formas de contaminação, sintomas, diagnósticos e grupos de risco da influenza A (H1N1).
O serviço traz vídeos informativos produzidos pelo HCTV, o canal de televisão do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), uma seção com perguntas mais frequentes sobre a doença e um quadro comparativo entre a gripe sazonal e a gripe A.
Os programas exibidos no site também são reproduzidos quatro vezes ao dia na programação da TV Cultura, sempre entre 18 horas e meia-noite, sendo que todos os dias um tema novo é levado ao ar. O site já conta com 18 vídeos cadastrados, de aproximadamente 1 minuto cada.
As informações, elaboradas com depoimentos de médicos e especialistas do HC, abordam ainda assuntos como cuidados especiais em relação às crianças, procedimentos para o exame, medicação, resistência do vírus, vacinação e outros.
Além de mostrar como as pessoas podem prevenir a gripe adotando medidas simples, o site descreve que a influenza A (H1N1) é uma doença respiratória e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Mais informações: www.tvcultura.com.br/boletimdagripe