terça-feira, 22 de setembro de 2009

Capes aprova 21 bolsas de pós-doutorado para a UFC

Capes aprova 21 bolsas de pós-doutorado para a UFC


22-Sep-2009
À Universidade Federal do Ceará foram concedidas 21 bolsas pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – parceria entre os ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia. As bolsas se referem a 13 projetos de professores recém-doutores da UFC, instituição que recebeu o maior número de bolsas entre as universidades da Região Nordeste. Em todo o Brasil, foram 516 projetos aprovados.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática da UFC, da área "Engenharias IV", foi contemplado com três bolsas. Duas bolsas foram concedidas para cada uma das seguintes áreas: "Astronomia/Física", "Ciências Biológicas III", "Engenharias II", "Materiais", "Química" e "Zootecnia / Recursos Pesqueiros". Já as áreas "Biotecnologia", "Ciência de Alimentos", "Ciências Agrárias", "Direito", "Ecologia e Meio Ambiente" e "Enfermagem" receberam, cada uma delas, uma bolsa.
Com o resultado divulgado, a UFC passa a contar com aproximadamente 50 bolsas de pós-doutorado concedidas pela Capes, incluindo as cedidas em 2008. Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil de Aquino Farias, "isso mostra que os programas de pós-graduação da UFC estão atentos em trazer doutores recém-formados para que eles participem de co-orientações, qualifiquem e aumentem o número de pesquisas já existentes."
Para o Pró-Reitor, um bom exemplo é o Programa de Pós-Graduação em Direito, que possui apenas Curso de Mestrado. "Pela primeira vez, o Mestrado em Direito concorreu a essas bolsas. Isso significa que é possível cursos de mestrado também melhorarem a sua nota com a vinda de recém-doutores para, assim, fomentar seus doutorados", explica.
Do 516 projetos contemplados, 60 aprovados foram apresentados por empresas de base tecnológica e 456 por instituições de ensino superior. O programa seleciona projetos que envolvem doutores recém-formados em áreas estratégicas inseridas na Política de Desenvolvimento Produtivo. O objetivo é garantir a incorporação de pesquisadores qualificados na atividade econômica brasileira.
Cada projeto aprovado pode ter até três bolsistas. Os itens financiáveis são: bolsa mensal de R$ 3,3 mil e custeio de R$ 12 mil anuais, por bolsista, para compra de material. Os projetos apoiados pelo programa poderão durar até 60 meses. As bolsas dos projetos aprovados serão implementadas de imediato.
As propostas de projetos foram analisadas e recomendadas durante a 111ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), entre os dias 24 e 28 de agosto, em Brasília.
Fonte: Prof. Gil de Aquino Farias, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC - (fone: 85 3366 9940)

Nenhum comentário: