A Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado estadual Lula Morais (PCdoB), realizará audiência pública para debater sobre a “Erosão Costeira e Aquecimento Global”. A discussão será realizada na próxima segunda-feira, 30 de maio, em homenagem ao Dia do Geólogo, no complexo das Comissões Técnicas, às 15 horas. Durante a discussão o professor Doutor João Vagner Alencar, do Departamento de Erosão Costeira da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrará palestra sobre o assunto.
A praia do Icaraí, que sofre há anos as ações da erosão costeira, é uma das mais atingidas no Ceará.
Para o deputado Lula Morais, o debate sobre Erosão Costeira e Aquecimento Global servirá também para chamar atenção para a importância dos geólogos na consolidação de um desenvolvimento sustentável. “A profissão segue cada vez mais atrelada à questão da sustentabilidade nas atividades do homem e o meio ambiente. “O geólogo tem como função, hoje em dia, ser um elo entre proteção e uso consciente dos recursos naturais, orientando empresários e indústrias a seguir o melhor caminho para a conservação do Planeta, destacou o parlamentar.
A erosão costeira é recuo da linha da costa para o interior do continente e provoca a destruição da faixa litorânea. No Ceará, a situação é preocupante. A falta de planejamento urbano aumentou estrondosamente o número de edificações e estradas nas últimas décadas o que vem provocando esse tipo de erosão.
A zona litorânea do Ceará vem sendo erodida em proporções consideradas preocupantes pelos especialistas. Entre os pontos mais críticos, as praias mais afetadas pela erosão contam-se as do Canto Verde, Caponga, Ponta Grossa, Redonda e Peroba, Icaraí, Pacheco, Itarema e Flecheiras.
Serviço
Audiência Pública para discutir Erosão Costeira e Aquecimento Global, em homenagem ao Dia do Geólogo, comemorado em 30 de maio.
Data: segunfa-feira, 30 de maio
Hora: a partir das 15h
Local: Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará
Fonte: Assessoria do Deputado Estadual Lula Morais (PCdoB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário