Blog da Associação dos Servidores da SOHIDRA - ASSO, destinado à troca de informações com nossos colegas, colaboradores e população em geral.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
ÁGUAS NO CEARÁ
A paisagem da zona rural do Estado mudou com as chuvas. A beleza das águas também causa danos em algumas áreas
Iguatu A quadra invernosa intensificou-se neste mês de maio e a pluviometria já ultrapassou a média histórica no Ceará. Ontem, segundo dados da Funceme, choveu em 139 Municípios e as mais intensas precipitações ocorreram nas regiões do Cariri, Vale do Jaguaribe e Inhamuns. A maior chuva foi em Porteiras, 182 milímetros, seguida de Cariús, 103mm e Aiuaba, 88mm. No Estado, de acordo com a Cogerh, ontem, 47 açudes estavam sangrando e 13 estavam com volume acima de 90%.
A paisagem no sertão mudou. Os reservatórios estão transbordando e rios e riachos cheios atraem moradores e visitantes. A queda d´água nos sangradouros e pontilhões forma um espetáculo de beleza, mas a força da correnteza muitas vezes provoca destruição de estradas, pontes, inundações e isolam famílias.
Nos últimos três dias, os açudes Trussu, em Iguatu, Santo Antônio do Aracatiaçu, em Sobral, e São Mateus, em Canindé, atingiram a cota de sangria. Neste ano, 49 açudes já atingiram a capacidade máxima. Em 2010, apenas cinco reservatórios transbordaram. O percentual dos 134 açudes monitorados pela Cogerh, em parceria com o Dnocs, está no momento com 77,01%, representando 13.919 bilhões de metros cúbicos do total de acúmulo do Estado, que é de 18.07 bilhões/m³. Na região Centro-Sul, o Açude Trussu está sangrando com uma lâmina de 25 centímetros. Este é o segundo ano em que o reservatório atinge a capacidade máxima. Construído em 1996, o Trussu tem capacidade de acumular 300 milhões de metros cúbicos de água. O Açude Orós, ontem, atingiu o nível de 44 cm de sangria e a perspectiva é de elevação, pois os rios Jaguaribe e Cariús, principais afluentes, estão com cheias.
O Açude Lima Campos um dos reservatórios públicos mais antigos do Ceará, construído em 1932, localizado no Município de Icó, permanece sangrando e a queda d´água é um atrativo para os visitantes.
Cota máxima
Em Canindé, o segundo maior reservatório do Município, o Açude São Matheus, a 3Km da sede, está sangrando com uma lâmina de três centímetros. A barragem atingiu a sua cota na madrugada de ontem e tornou-se ponto de atração para as crianças da área da Palestina, bairro próximo ao açude. O reservatório tem capacidade para armazenar 10,340 milhões de metros cúbicos.
Maiores chuvas
Porteiras 182mm
Cariús 103mm
Aiuaba88mm
Parambu84mm
Limoeiro do Norte 82mm
Irapuan Pinheiro 73mm
Icapuí 72mm
Jaguaruana 69mm
Quixeré 69mm
Saboeiro 64mm
Cedro 64mm
Fonte: Funceme
Honório Barbosa/A. Carlos Alves
Repórter/Colaborador
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário