Frequência alarmante
7/4/2009
Agência FAPESP – Um estudo da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, que será divulgado em breve no Boletim Epidemiológico Paulista destaca que a cada 30 minutos uma pessoa procura as unidades públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) com câncer nos pulmões e brônquios, doenças diretamente ligadas ao tabagismo.
Segundo a secretaria, cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao uso contínuo do cigarro e, em 2008, 4.537 pessoas procuraram tratamento para esse tipo de câncer.
“O câncer de pulmão e brônquios é um dos mais letais conhecidos. A sobrevida de pessoas que chegam para se tratar com câncer em estágios 3 e 4 é de 50% em dois anos”, disse José Antônio Marques, oncologista da Fundação Oncocentro de São Paulo.
Outro dado que a chama atenção é o número de homens que buscam atendimento para o tratamento da neoplasia pulmonar. Em 2008, foram 2.825, 62,27% do total.
Na contramão do número de atendimentos para o tratamento do câncer vem o número de atendimentos para deixar o uso do tabaco. Em 2008, os homens representaram apenas 37,92% dos atendimentos no SUS.
“Os homens só procuram se tratar quando já possuem alguma patologia clínica. Já as mulheres, aparentemente, estão mais preocupadas com a saúde e por isso buscam tratamento tão logo os primeiros sintomas de que algo não anda bem começa a dar sinais”, disse Luizemir Lago, coordenadora do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas.
Mais informações: www.saude.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário