Transnordestina é aprovada
"FIEC/CIN - Mailclipping Comex" mailclipping@sfiec.org.br
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou, na última terça-feira, o projeto da Transnordestina. A obra, considerada uma das mais importantes do governo Lula, terá o custo de R$ 5,4 bilhões, sendo R$ 2,6 bilhões provenientes do Fundo do Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) através da Sudene. A resolução que aprova o projeto será publicada na próxima segunda-feira no Diário Oficial da União. A partir desta data, a Transnordestina Logística e o Banco do Nordeste (BNB) , agente operador do FDNE, têm até 120 dias para a assinatura do contrato. A previsão é de que as obras estejam concluídas dentro de três anos.
Já o prazo para a liberação do dinheiro, explica Rômulo Monteiro, diretor de Gestão de Fundos e Atração de Investimentos da Sudene, deverá começar em abril do próximo ano, com as parcelas sendo repassadas de acordo com o ritmo da obra, que serão fiscalizadas por uma comissão mista formada pelos órgãos envolvidos no projeto. Segundo ele, por meio do FDNE, a Sudene é quem mais impulsiona a Transnordestina, com o financiamento de R$ 2,6 bilhões, ou aproximadamente 48% do custo total da obra. ´O restante dos recursos estão assim distribuídos: cerca de R$ 1,42 bilhão são próprios; R$ 823 milhões, são do Finor (Fundo de Investimentos do Nordeste); R$ 225 milhões, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); R$ 180 milhões, do BNB; e R$ 164 milhões do governo federal´, explica. De acordo com Monteiro, para que o projeto fosse aprovado, a Transnordestina Logística teve que apresentar carta consulta à Sudene, à qual foi aprovada há cerca de um mês.
Projeto definitivo
´Com a carta consulta aprovada, eles nos apresentaram o projeto definitivo da ferrovia, cuja viabilidade econômica e financeira foi analisada pelo BNB e posteriormente pelo corpo técnico da Sudene. Com essa viabilidade comprovada, o Colegiado aprovou o empreendimento como viável para o desenvolvimento regional´, conta o diretor da Sudene.
Apontada como decisiva para o processo de integração dos estados nordestinos, a Transnordestina deve gerar em torno de 620 empregos diretos, em dez anos; elevará a capacidade de escoamento da produção agrícola; fará o transporte de toneladas de soja e de toda a produção do pólo gesseiro do Araripe e deve estimular ainda o mercado do biodiesel e a mineração do fosfato no Ceará.
Além disso, a ferrovia facilitará o acesso ao sistema hidroviário no rio São Francisco e pretende dinamizar muitos setores da economia, com a criação de pólos, arranjos produtivos locais, gerando, segundo a Transnordestina Logística, 600 mil empregos em diversas cadeias produtivas, como resultado da construção da estrada. O transporte de passageiros também vai ganhar com a ferrovia. Para isso, 36 estações serão construídas.
A Transnordestina ligará Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecém, no Ceará, e de Suape, em Pernambuco. O início da obras do primeiro trecho do projeto, de 95km, que vai de Missão Velha, no Ceará, a Salgueiro, em Pernambuco, já foi inaugurado pelo presidente Lula. Ao todo, serão 1.860 quilômetros de extensão, sendo 905 novas linhas.
Fonte:Net Marinha- 01/12/08
Nenhum comentário:
Postar um comentário