Seminário incentiva ações de educação ambiental a partir da apresentação de iniciativas exitosas
28/6/2011
Incentivar o pensamento sobre soluções e arranjos locais que permitam mobilização com foco nas comunidades locais também é um objetivo do Seminário Água, Comunicação e Sociedade. Por meio da apresentação de iniciativas exitosas e da cobertura da mídia, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente pretendem difundir e estimular idéias exequiveis de novos projetos e iniciativas com foco na preservação dos recursos hídricos. Dois grandes exemplos de sucesso e que servem como alavanca para outras iniciativas são o projeto Caminho das Águas e a Expedição Mucuri, apresentados durante o Seminário.
O primeiro, realizado pela ANA em parceria com a Fundação Roberto Marinho, teve como foco alunos de escolas públicas de bacias hidrográficas prioritárias (Doce, Paraíba do Sul, São Francisco e Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e se deu por meio da capacitação de professores, que passaram a atuar como mobilizadores e difusores dos conceitos e ações propostas pelo projeto. Hoje o Caminho das Águas aguarda num novo arranjo, mas seus conceitos continuam sendo aplicados como exemplos concretos que podem ser adaptados à realidade local.
Com abrangência mais local, mas não menos importante, a Expedição Mucuri nasceu do sentimento de obrigação de preservar rios, lagos, ribeirões, nascentes, etc, daqueles que se propuseram a tocar o projeto. Iniciada em setembro de 2007, a expedição virou o livro Expedição Mucuri, lançado recentemente, e continua na busca por respostas tendo a preservação ambiental como norteadora do processo de mobilização social, aliada à sustentabilidade econômica da bacia.
Isso foi um pouquinho do que foi trazido ao Seminário Água, Comunicação e Sociedade, realizado somente hoje, em Uberlândia (MG).
Mais informações no site do evento: http://www.ana.gov.br/seminarioagua/2011/
Nenhum comentário:
Postar um comentário