Entidades de servidores estaduais demonstram insatisfação com o governo numa caminhada
O Fórum Unificado das Associações e Sindicatos de Servidores Públicos Estaduais do Ceará (FUASPEC) articula neste sábado, 2/7, a “Caminhada da Insatisfação” que tem por objetivo denunciar à sociedade a falta de seriedade com que o governador Cid Gomes vem tratando os servidores e o serviço público por extensão. Os manifestantes estarão concentrados na Reitoria da UFC, na Avenida 13 de Maio, a partir das 8 horas. A marcha seguirá pela Avenida da Universidade rumo à Praça do Ferreira onde acontecerá um grande ato.
Para as mais de 40 entidades com representantes no (FUASPEC), entre eles o Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais (MOVA-SE), a Associação dos Servidores da SEDUC (ASSEEC) e o Sindicato dos Servidores do Detran (SINDETRAN), que formam a coordenação do Fórum, o descaso do governo para com os servidores é um retrato de como esse mesmo governo trata a população: sucateamento dos hospitais, escolas e demais unidades de atendimento ao público.
O Fórum busca o apoio da população na marcha do dia 2 por entender que o primeiro passo para melhorar a qualidade do serviço público é cuidar daquele que acolhe todo dia a população nos hospitais, nas escolas e nas demais unidades do estado. “Nosso objetivo é levar o maior número possível de familiares às ruas centrais da cidade e conquistar a adesão de populares num protesto contra a falta de seriedade do governador no trato com as questões trabalhistas dos servidores”, destaca a secretária geral do FUASPEC, Rita Galvão.
“Quando defendemos um ambiente digno de trabalho, com número suficiente de servidores concursados usufruindo salários justos e trabalhando em unidades dotadas de um mínimo de conforto e equipamentos que atendam as necessidades da população também estamos zelando pelo acolhimento digno dessa mesma população”, defende Rita. Segundo ela, as questões discutidas no Fórum vão além dos itens salariais.
O motivo da insatisfação
Em janeiro de 2011, num encontro com os servidores para discutir a Pauta de Reivindicações que incluía as perdas salariais e questões de natureza diversa, o próprio governador se comprometeu, a partir dali, de participar de três reuniões anuais com os trabalhadores, sendo o próximo encontro marcado por ele mesmo para maio.
De lá para cá, no entanto, o governo se esquivou de todas as tentativas de marcar uma data para o novo encontro com os trabalhadores. Por esse motivo, os trabalhadores vão discutir em praça pública os temas que seriam pauta da reunião com o governador. Uma assembléia geral unificada com todas as associações e sindicatos que formam o FUASPEC terá como pauta:
- Reestruturação das tabelas salariais;
- Concurso público;
- Piso;
- Previdência;
- Assédio moral no trabalho;
- Assistência à saúde;
- jornada de trabalho;
- Ampliação da carga horária;
- Subsídio;
- Gratificação de titulação.
Mais informações:
Rita Galvão: Secretária Geral do FUASPEC – 9709.2211
Sílvia Carla Araújo: assessora de imprensa – 8681.7347/ 99610510
Nenhum comentário:
Postar um comentário