domingo, 15 de março de 2009

15 de março - Dia Mundial do Consumidor

DIREITOS DO CONSUMIDOR







15 de Março de 2009


Responsabilidade social também é respeito aos direitos do consumidor







15 de março - Dia Mundial do Consumidor As ações realizadas pelas empresas sob o guarda-chuva da "responsabilidade social" nascem como respostas às ações dos trabalhadores e trabalhadoras, de grupos ambientais, de consumidores, de direitos humanos, políticos, de mobilização cidadã e de opinião pública frente às práticas cotidianas de irresponsabilidade empresarial. A responsabilidade social é uma postura ética permanente das empresas no mercado de consumo e na sociedade. Muito mais do que ações sociais e filantropia, a responsabilidade social empresarial deve ser a base da atividade de uma empresa. Engloba a preocupação e o compromisso com os impactos que uma determinada ação causa aos consumidores, ao meio ambiente, aos trabalhadores e à comunidade local.A responsabilidade social é, também, respeito aos direitos do consumidor. Dessa forma, ela se expressa por meio dos valores professados na ação prática cotidiana no mercado de consumo, refletidos na publicidade e nos produtos e serviços oferecidos; na postura da empresa em busca de soluções para eventuais problemas; e, ainda, na transparência nas relações com os envolvidos nas suas atividades.Considerando:
A importância das informações para permitir que os consumidores façam escolhas responsáveis;
A influência significativa dos modelos de produção e de consumo no desenvolvimento sustentável, na distribuição global da riqueza e nos meios de existência das gerações futuras
O desequilíbrio atual das informações entre os produtores e os consumidores e entre as partes envolvidas nas cadeias de produção. Esperamos que as empresas forneçam informações sobre os aspectos sócio-econômicos dos produtos e serviços, sobre os processos de produção e sobre toda a cadeia de produção. Além disso, as empresas devem ser pró-ativas e fornecer as informações aos consumidores, mesmo que não tenham a obrigação de fazê-lo, se a divulgação destas informações for necessária para o debate sobre os aspectos sociais, ambientais e econômicos dos produtos e serviços, processos de produção e cadeia de valor.Red Puentes InternacionalA Red Puentes, formada em 2003, é uma rede de organizações com o objetivo de promover uma cultura e práticas de responsabilidade social empresarial na América Latina a partir da perspectiva, visão e direitos da sociedade civil. Atualmente, a Red Puentes é formada por 52 instituições entre ONGs, entidades sindicais e ambientais de Argentina, Brasil, Chile, El Salvador, México, Peru, Uruguai, Holanda e Espanha. Mais informações: www.redpuentes.org.Organizações de consumidores, membros da Red Puentes - O Idec (Brasil) ASPEC (Peru), Odecu (Chile), O Poder do Consumidor (México) e Confederação de Consumidores e Usuários (Espanha) realizarão atividades relacionadas a campanha global da Consumers International sobre publicidade de alimentos e bebidas para crianças. Mais informações: www.consumersinternational.org FONTE: IDEC

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