Nova Deli 17 de fevereiro
A Índia está enfrentando uma falta de geólogos num momento em que o Governo elaborou planos ambiciosos para introduzir reformas mais no setor de mineração e atrair grandes investimentos.
A trituração de-obra é atribuída principalmente à crescente preferência entre os estudantes a optar por cursos de engenharia que prometem empregos ameixa no sector dos serviços, tais como a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Analistas da indústria estimam que o défice conjunto dos setores público e privado poderia ser tão elevada como 600 geólogos por ano e crescendo.
"Precisamos de cerca de 300 geólogos por ano, mas a disponibilidade é inferior a 100", disse a Senhora Shantha Sheela Nascimento, Secretário, Ministério das Minas. O Ministério está investindo pesadamente em programas de formação para melhorar as qualificações dos recursos humanos existentes.
"Precisamos de instituições de ensino para a produção de geólogos, mesmo para atender à demanda atual", Sra. Nair, acrescentando geólogos indianos estão em grande demanda em todo o mundo.
Além do mineral sector privado e as empresas petrolíferas que empregam geólogos para mapear e explorar os recursos, as entidades públicas como o Serviço Geológico do Brasil (GSI), a Secretaria indiano de Minas, o Conselho Central Ground Water, Oil India Ltd e ONGC contratar geólogos no grandes números.
"Não é só a geologia. Estudantes não estão optando até mesmo para os cursos de ciência básica", disse Balachandran, director do Hyderabad baseado GSI Training Institute (GSITI). "Diversas universidades têm mesmo retirado a cursos de pós-graduação, por falta de demanda", disse ele.
No entanto, com a implementação da Nova Política Mineral (NMP), as perspectivas de trabalho para os geólogos do setor privado espera-se melhorar, o Sr. Balachandran acrescentou.
A Nova Política Mineral deverá ajudar a atrair grandes investimentos no setor de mineração do país. Um projecto de lei para dar efeito ao NMP é susceptível de ser colocado na sessão do próximo orçamento do Parlamento.
Ciente da escassez de mão de obra, o Governo, em colaboração com a CII, encomendou ICRA Gestão e Serviços de Consultoria (IMACS) para realizar um estudo que deverá ser concluído em breve.
"Não é só na Índia, há um mundo de escassez de largura de geólogos", disse RK Sharma, secretário-geral da Federação Indiana das Indústrias Minerais (FIMI). "Com a liberalização e mais investimentos nos próximos, as pessoas podem achar difícil operar", disse ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário