Ao contrário do jornal O Dia, que teve como manchete principal, na mesma data, o crescimento dos casos da doença e os falecimentos na cidade. Como a competência e a experiência jornalísticas dos editores de O Globo e do Extra são inquestionáveis, é natural que os leitores sejam levados a pensar que fatos poderiam ter influenciado na valoração equivocada dos assuntos.
Na edição do jornal O Globo do dia seguinte (26/4), a leitura do editorial sobre a epidemia de dengue e de matéria sobre a realização de grandes obras, na cidade do Rio, pela empreiteira Delta – investigada pela Polícia Federal como envolvida em possíveis “malfeitos” e alvo de uma CPI, no Congresso Nacional –, faz surgir indícios quanto aos motivos do equívoco do dia anterior. Os textos omitem o nome do prefeito Eduardo Paes, que é citado em outras matérias amenas na mesma edição, ao mesmo tempo em que minimizam os problemas nas áreas de saúde pública e de obras. Num caso, destacando a quantidade mais baixa de casos e a menor letalidade da doença e noutro, com fontes não identificadas da Prefeitura garantindo os prazos das obras.
O comportamento editorial
Naturalmente, este comportamento dá ao leitor o direito de entender que há uma política editorial determinada a “blindar” o já anunciado candidato à reeleição, evitando vincular o nome de Eduardo Paes a eventos com possibilidades potenciais de repercussão eleitoral negativa.
Embora um dos tópicos dos “Princípios Editoriais das Organizações Globo”, divulgado com alarde pela imprensa escrita, falada e televisada, além da internet, afirme que “as Organizações Globo são independentes de governos e os seus veículos devem se esforçar para assim ser percebidos”.
Perfeito. No entanto, o comportamento editorial, principalmente do jornal O Globo, já há algum tempo tem levado os leitores a perceberem de outra forma, além de relembrar Pompeia, a mulher de César, cujo comportamento propiciou ao imperador, segundo o historiador Suetônio, cunhar a frase “não basta ser honesta, é preciso parecer”.
***
[Marcus Miranda é jornalista]
Nenhum comentário:
Postar um comentário