sábado, 30 de março de 2013

Seleção de Estagiários de Nível Superior da SDA

PDF
Ter, 26 de Março de 2013 13:41
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) seleciona até o próximo dia 11 de abril, 13 alunos que estejam cursando os cursos de Agronomia (2), Química (1), Ciências Contábeis (2), Administração (6) e Jornalismo (2) para estágio de nível superior.
Para participar da seleção, os alunos deverão estar regularmente matriculados nos cursos, ter cursado no mínimo 50% dos créditos requeridos, e ter obtido nota igual ou superior a 7 (sete), em pelo menos 70% das disciplinas cursadas.
A seleção constará de duas fases, sendo a primeira, análise curricular e a segunda, entrevista. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de matrícula no semestre 2013.1 e histórico escolar atualizado até 2012.2. A carga horária é de 20 horas semanais, com bolsa de R$ 568,41 mais Vale-Transporte.
As inscrições devem ser feitas das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, na sede da SDA: Avenida Bezerra de Menezes 1820 – São Gerardo. Mais informações podem ser obtidas no linkhttp://www.sda.ce.gov.br/index.php/editais-e-licitacoes-novo/category/26-editais-e-licitacoes-2013?download=528%3Aedital-estagio-nivel-superior.
Serviço
Seleção de Estagiários de Nível Superior da SDA
Até 11 de abril, das 8 horas às 12 horas, das 13 horas às 17 horas, no Núcleo de Recursos Humanos (NUREH).
Avenida Bezerra de Menezes 1820 – São Gerardo

26.03.2013

Assessoria de Comunicação da SDA
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Confira a balneabilidade das praias de Fortaleza e do litoral cearense na Semana Santa

Confira a balneabilidade das praias de Fortaleza e do litoral cearense na Semana SantaPDF
Qua, 27 de Março de 2013 16:44
As praias de Fortaleza estão com 18 pontos próprios para banho durante o feriado da Semana Santa. O resultado é apresentado pelo 13º boletim de balneabilidade da orla da Capital em 2013, emitido nesta quarta-feira (27) pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Além de Fortaleza, a autarquia realizou, também, a análise mensal da qualidade das águas dos litorais Leste e Oeste do Ceará, bem como da Região Metropolitana. Neste caso, todos os 34 locais monitorados estão aptos para a recreação de contato primário com o mar.

A Semace segue os parâmetros indicado pela Resolução 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) para analisar as amostras coletadas. De acordo com a legislação, um ponto para ser considerado próprio não pode conter mais que 1.000 coliformes termotolerantes para cada 100 mL de água nas coletas das últimas cinco semanas.

Confira, abaixo, a classificação dos pontos em Fortaleza:

Pontos próprios
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Volta da Jurema
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Ed. Vista del Mare
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
Inace (Ind. Naval do Ceará)
Marina Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará

Pontos impróprios
Barraca Beleza
Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Iate
Mucuripe
Estátua de Iracema
Ideal Clube
Kartódromo
Início da Av. Pasteur
Colônias
Horta
Início da Rua Lagoa do abaeté
Goiabeiras

27.03.2013

Assessoria de Comunicação da Semace
Fhilipe Augusto ( comunicacao@semace.ce.gov.br / 85-3101.5554)
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov

FUNCEME:Ceará deve ter chuvas isoladas no feriado da Semana Santa

Ceará deve ter chuvas isoladas no feriado da Semana Santa
Chuva Serto BannerUm vórtice ciclônico de altos níveis vem provocando chuvas no Ceará desde a semana passada. Esse sistema meteorológico persiste atuando, mas deve perder intensidade nos próximos dias. Dessa forma, a previsão do tempo para o feriado da Semana Santa (quinta, sexta, sábado é domingo) é de chuvas isoladas em todas as regiões cearenses, principalmente na faixa litorânea, serras, Região Jaguaribana e Sul do Estado.

De acordo com Cláudia Rickes, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), neste ano é notada uma irregularidade espacial e temporal das chuvas. “O ideal é haver um acompanhamento diário das previsões. A Funceme terá plantão meteorológico todos os dias, até domingo, das 8 horas às 12 horas. Além da previsão diária no nosso site, os usuários podem ligar no número 85 3101-1117 para buscar informações”.

Prognóstico

No dia 22 de fevereiro a Funceme reafirmou o prognóstico para a estação chuvosa deste ano no Ceará. As condições atmosféricas e oceânicas continuam desfavoráveis às precipitações no Estado e persiste uma maior probabilidade de chuvas abaixo da normal até o fim de maio.

27.03.2013
Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto (85 8814.4194)

ISSEC oferece atendimento pela Internet

ISSEC oferece atendimento pela Internet
O objetivo é facilitar o contato do beneficiário com o Instituto


A partir de 1º março de 2013, o Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará – ISSEC disponibilizará aos seus beneficiários atendimento pela Internet. A iniciativa visa facilitar, como também proporcionar um contato mais rápido e direto com o Instituto, sendo mais uma ferramenta simples e intuitiva que possibilitará aos seus beneficiários os seguintes serviços online:

- Agendar sua vinda à sede do ISSEC por meio da Internet para autorização de procedimentos conforme horários disponíveis;
- Visualizar extrato de utilização dos serviços de saúde pagos pelo ISSEC;
- Imprimir 2ª via do cartão provisório válido, previamente solicitado na sede do ISSEC.

Para acessar estes serviços, entre no site do ISSEC (www.issec.ce.gov.br), no portal institucional, na opção do menu "Serviços".


Assessoria de Comunicação do ISSEC
Telefone: (85)3101.4831
E-mail: comunicacao@issec.ce.gov.br
Twitter: @IssecOficial

segunda-feira, 25 de março de 2013

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-03-25/em-sao-paulo-pesquisadores-internacionais-debatem-prevencao-transtornos-mentais

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-03-25/em-sao-paulo-pesquisadores-internacionais-debatem-prevencao-transtornos-mentais

ONU alerta para violações de direitos humanos na República Centro-Africana | Agência Brasil

ONU alerta para violações de direitos humanos na República Centro-Africana | Agência Brasil

EXAME DA OAB


Resultado preliminar do exame da OAB 

22/03/2013 - 20h17
Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) teve o pior resultado desde que passou a ser aplicado no formato unificado, em 2010. De acordo com o resultado preliminar do 9º Exame de Ordem Unificado divulgado hoje (22) pelo Conselho Federal da OAB, 10,3% dos candidatos foram aprovados.
Dos 114.763 candidatos que prestaram a prova desde a etapa inicial, 11.820 obtiveram êxito e vão receber a carteira de advogado. Isso significa que 89,7% não obtiveram nota suficiente. Em 2012, no exame anterior, de acordo com a OAB, do total de 118.217 inscritos para a primeira fase, 114.763 estiveram presentes e, destes, 19.134 foram aprovados na prova, ou seja, 16,67%.
De acordo com a assessoria de imprensa do Conselho Federal, "historicamente o exame da Ordem tem apontado a qualidade das faculdades. O exame não foi mais difícil que o anterior. Isso reflete a baixa qualidade do ensino jurídico do país".
O resultado dessa edição pode ser conferido pelo link da OAB.
Os candidatos que constam na lista obtiveram a nota mínima 6 na prova prático-profissional, aplicada no dia 24 de fevereiro deste ano em todo o país. Os candidatos que desejarem interpor recurso do resultado preliminar podem fazê-lo a partir das 12h deste sábado (23) até as 12h do dia 26 de março, conforme previsto no edital.
Nesta sexta-feira, OAB e Ministério da Educação firmaram acordo para a realização de trabalho conjunto visando a estabelecer um marco regulatório para os cursos de direito.
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Geotecnologias para a Gestão de Áreas Marinhas e Costeiras: Integração e Compartilhamento de Dados na Web - Geotecmar | Agência FAPESP :: Agenda

Geotecnologias para a Gestão de Áreas Marinhas e Costeiras: Integração e Compartilhamento de Dados na Web - Geotecmar | Agência FAPESP :: Agenda

Economia Solidária | Agência FAPESP :: Agenda

Economia Solidária | Agência FAPESP :: Agenda

TESTE RÁPIDO PARA TUBERCULOSE.


SUS vai oferecer teste rápido para tuberculose até o fim do ano

25/03/2013 - 12h21
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Ministério da Saúde anunciou hoje (25) que vai disponibilizar na rede pública, até o final do ano, um teste rápido para diagnóstico da doença. O exame pode detectar o bacilo causador da doença em duas horas, além de identificar se o paciente tem resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento.
No exame tradicional, são necessários de 30 a 60 dias para realizar o cultivo da micobactéria e mais 30 dias para obter o diagnóstico de resistência à rifampicina. Com o novo teste, os índices de sensibilidade e de especificidade, segundo a pasta, chegam a 92,5% e 99%, respectivamente, o que diminui a possibilidade de um falso positivo.
O coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Draurio Barreira, informou que o teste rápido, chamado Gene Expert, já está sendo feito no Rio de Janeiro e em Manaus e será implantado em todos os municípios com mais de 200 novos casos de tuberculose notificados em 2012.
O exame também será disponibilizado em localidades consideradas estratégicas, como cidades com grande população prisional ou indígena e em municípios de fronteira.
Para o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o desafio do governo é combinar ações universais de prevenção e diagnóstico da tuberculose com estratégias específicas direcionadas para as chamadas populações mais vulneráveis (presos, índios e pessoas que vivem com HIV). “Por isso, a integração com a atenção básica é fundamental”, avaliou.
A estimativa de gastos para a implementação da nova tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS) é R$ 12,6 milhões. Os recursos, de acordo com o ministério, serão usados para a aquisição de testes e de computadores com leitor de código de barras e impressora e também no treinamento de profissionais e saúde.
Edição: Juliana Andrade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Rio tem 35 cidades com epidemia de dengue, diz Secretaria de Saúde | Agência Brasil

Rio tem 35 cidades com epidemia de dengue, diz Secretaria de Saúde | Agência Brasil

REPASSE PARA SECA


Governo autoriza repasse de R$ 5 milhões para socorrer vítimas da seca em Minas

25/03/2013 - 13h02
Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O governo federal autorizou o repasse de R$ 5 milhões para mitigar os efeitos da estiagem em Minas Gerais. Os investimentos se destinam a medidas estruturantes e emergenciais, coordenadas pelo Ministério da Integração Nacional. A portaria que disponibiliza os recursos foi publicada hoje (25) no Diário Oficial da União.
Por meio de nota, o ministério informou que o recurso extra servirá para ações de socorro e assistência às vítimas e o restabelecimento de serviços essenciais. O repasse “complementa os recursos já destinados pelo ministério aos estados do Semiárido brasileiro. Até agora, foram pagos mais de R$ 180 milhões para ações de socorro e assistência aos nove estados do Nordeste (Alagoas, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Bahia e Ceará) e em Minas Gerais”, diz o comunicado.
O repasse do recurso adicional será executado em parcela única. De acordo com a publicação no Diário Oficial da União, “considerando a natureza e o volume de ações a serem implementadas, o prazo de execução das obras e serviços é 365 dias, a partir da liberação dos recursos”.
Atualmente, mais de 10 milhões de pessoas são afetadas pela seca nos estados nordestinos e na região setentrional do estado de Minas Gerais.
Edição: Juliana Andrade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

CULTURA/PARTICIPE

Obras inéditas de Sérvulo Esmeraldo em exposição no Palácio da AboliçãoPDF
Sex, 22 de Março de 2013 16:43
sérvuloO escultor cearense Sérvulo Esmeraldo é homenageado com “LUZ”, exposição representativa de sua obra no Palácio da Abolição, em Fortaleza (Ceará), a partir da segunda-feira (25), permanecendo aberta à visitação pública durante seis meses. A boa nova: Uma seleção primorosa de obras exposta a céu aberto nos jardins, e no espaço transparente da galeria. Linhas e volumes dinamizam o belo espaço do Palácio da Abolição, projetado por Sérgio Bernardes, legenda da arquitetura brasileira.

Sérvulo Esmeraldo está feliz. Acompanhando pessoalmente a montagem de sua exposição LUZ no Palácio da Abolição. O artista nascido no Crato em 1929 lidera os trabalhos com ar jovial e surpreendente vitalidade. Entusiasmado com a resultante que ali vai se configurando – “criando forma” – como ele diz, Esmeraldo se emociona ao comentar cada parte daquele todo. E não sem razão: o conjunto claro e coeso reúne obras referenciais produzidas com meios e tecnologias locais, datadas de 1980 para cá. A boa nova é que parte significativa da mostra é composta de obras recentes, muitas das quais inéditas, construídas especialmente para a exposição, cuja preparação remonta a longas e intensas jornadas desde 2011.

Desde o convite do Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil, para fazer a exposição, o escultor e a curadora Dodora Guimarães iniciaram os trabalhos. Obras selecionadas, projetos revistos e outros tantos criados. A resultante são cerca de 60 obras – esculturas, relevos, desenhos e objetos, expostos no pátio do Mausoléu do Presidente Castelo Branco, nos jardins e na Galeria de Arte do Palácio da Abolição. Um bom começo para o ano que se inicia.  E tal esforço conjunto, sobretudo do próprio multiartista, que às vésperas de completar 84 anos em fevereiro, exprime o imponente contexto da mostra “LUZ”, emocionantemente como “um resumo de uma vida”, sintetiza o grande Esmeraldo.

Notabilizado pela obra pública que inseriu Fortaleza na rota da arte contemporânea, Sérvulo Esmeraldo mereceu em 2011 importante mostra retrospectiva de seu trabalho na Pinacoteca do Estado de São Paulo, com direito a livro coordenado pela historiadora e crítica Aracy Amaral, e em consequência: festejada repercussão nacional. Em 2012, também, em São Paulo, Esmeraldo realizou a exposição Simples como o Triângulo, na prestigiada Galeria Raquel Arnaud, que lançou na ocasião fac-símile do seu Livro-Objeto Trilogia, reeditado pela Cosac Naify, com tiragem limitada a 35 exemplares. Em abril próximo, Esmeraldo participa da exposição Lumineux!Dinamique!, no Grand Palais em Paris, e está previsto ainda para 2013, exposições individuais no Rio de Janeiro e em Houston, no Texas.

O projeto traz luzes à relevância e contribuição do artista no contexto da arte brasileira do século XX/XXI, colaborando ainda para difundir sua obra ao público cearense e visitante, o que implica na valorização, cada vez maior, da produção local e da cultura por meio da arte. Além da exposição “LUZ – Sérvulo Esmeraldo”, estão previstas em 2013 quatro palestras do artista no Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 – Centro – Fortaleza/CE), direcionadas a estudantes de artes, arquitetura, design, história e turismo.

Serviço:
Exposição “LUZ – Sérvulo Esmeraldo”
• Abertura para convidados: dia 25 de março de 2013 (segunda-feira das 19h30min às 22h30min)
Vale Ver Também: página perfil de Sérvulo Esmeraldo no facebook (https://www.facebook.com/ServuloEsmeraldo) com novidades da montagem da exposição “LUZ” no Palácio da Abolição e imagens das obras com apontamentos da curadora Dodora Guimarães.

Atendimento à imprensa:
Helena Félix ( pontualcomunicacao@gmail.com  - 0xx 85 9993 4920)
Kiko Bloc Boris ( kikobb@gmail.com  - 0xx 85  8892 1195)

22.03.2013
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

Maioria dos pais de vítimas da Boate Kiss apoia resultado do inquérito policial


Maioria dos pais de vítimas da Boate Kiss apoia resultado do inquérito policial

24/03/2013 - 18h37
Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os pais dos jovens mortos na tragédia de Santa Maria (RS) se reuniram hoje (24) pela primeira vez desde que o incêndio na Boate Kiss ocorreu, na madrugada de 27 de janeiro. Um almoço da Associação dos Pais de Santa Maria – entidade criada por eles após a tragédia – reuniu 435 pessoas.
Com a presença da maioria dos pais e em clima de muita emoção, os associados discutiram, entre outras coisas, o inquérito apresentado pela polícia na última semana. O relatório final do inquérito indiciou criminalmente 16 pessoas e apontou 28 no total como responsáveis pelas mortes dos 241 jovens que estavam na boate naquele dia.
“Eu diria que pelo menos 95% dos pais estão satisfeitos com o inquérito. Nós temos pessoas descontentes dentro do grupo, mas nós não sabemos ainda até que ponto vai esse descontentamento. São poucas pessoas. Mas como hoje o clima aqui foi de muita emoção, nós decidimos não aprofundar muito neste assunto porque os pais estavam muito abalados”, disse o presidente da associação, Adherbal Alves Ferreira.
Segundo ele, a diretoria da associação se reunirá novamente com os delegados envolvidos na apuração amanhã (24) pela manhã. Eles querem discutir novamente alguns pontos do relatório antes de conceder entrevista coletiva à imprensa em Santa Maria para anunciar o posicionamento oficial da entidade sobre o inquérito.
Também no início desta semana, a associação deverá se reunir com os promotores que cuidarão do caso na Justiça, para saber que providências devem ser tomadas a partir de agora.
Entre os indiciados estão os integrantes da banda Gurizada Fandangueira, apontada como responsável pelo início do incêndio, os donos da boate e autoridades que seriam responsáveis pela fiscalização da casa noturna.
O prefeito Cezar Schirmer e o comandante do 4º Comando Regional de Bombeiros, sediado em Santa Maria, tenente-coronel Moisés Fuchs, foram incluídos por terem sido omissos nos seus papéis de fiscalizar a boate e impedir que ela funcionasse em situação de risco aos frequentadores.
Os dois foram indiciados por homicídio culposo, mas a Justiça ainda precisa determinar se aceitará a denúncia que será feita pelo Ministério Público e iniciará o processo contra os apontados como responsáveis pela polícia, na conclusão do inquérito.
De acordo com o inquérito policial, o incêndio na Boate Kiss começou após uma fagulha de artefato pirotécnico tocar a espuma de isolamento acústico da casa noturna. Além disso, o artefato, que foi aceso por um dos integrantes da banda Gurizada Fandangueira, era inadequado para ambientes internos e a espuma também não era de material apropriado para o isolamento da boate.
As pessoas demoraram a perceber o fogo e quando tentaram fugir encontraram diversos obstáculos no caminho até a única porta de saída da boate. A maioria morreu asfixiada e envenenada pela fumaça tóxica produzida pela espuma.
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Maioria dos pais de vítimas da Boate Kiss apoia resultado do inquérito policial | Agência Brasil

Maioria dos pais de vítimas da Boate Kiss apoia resultado do inquérito policial | Agência Brasil

TUBERCULOSE-PREVENÇÃO-INFORMAÇÕES.

prevenção é a informaçãoPDF
Qui, 21 de Março de 2013 14:14
A informação tem poder na prevenção às doenças. A Secretaria da Saúde do Estado, convencida disso, reunirá nesta sexta-feira (22), às 8h30min, comunicadores de jornais, rádios e mídias sociais no encontro “Faça a informação circular sobre tuberculose”, no auditório Waldir Arcoverde da Sesa, avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. O encontro antecede o Dia Mundial da Tuberculose, em 24 de março.

Doença secular, que causou a morte de famosos, como a do compositor Noel Rosa, em 1937, com apenas 26 anos de idade, e a do poeta Castro, em 1871, quando tinha 24 anos, a tuberculose, até hoje, apesar de ter cura e o tratamento ser feito gratuitamente pelo SUS, ainda é um grave problema de saúde pública. A maior incidência ocorre entre indígenas, população vivendo com HIV/ aids, presidiários e moradores de rua, com a probabilidade de adoecer até 67 vezes mais e que muitas vezes não têm acesso a informação e aos serviços de saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2010, no mundo, foram diagnosticados 5,4 milhões de casos novos de tuberculose. A Índia e a China representam 40% desses casos. O Brasil está entre os 22 países que concentram 82% dos casos de tuberculose no mundo. No Ceará, há uma tendência de declínio nas taxas de incidência. Em 2001, a incidência ficou em 46,8 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Caiu para 38,8 casos em 2012, ano em que foram notificados no Estado 3.338 casos novos da doença. A taxa de mortalidade vem caindo também no Ceará. Enquanto em 2001 foram 3,4 óbitos para cada grupo de 100 mil habitantes em 2011 foram 2,8 óbitos para cada grupo de 100 habitantes. Ou seja, uma redução de 17,7% na taxa de mortalidade nos últimos 11 anos. Porém, há desafios no enfrentamento da doença. Entre eles, reduzir a taxa de abandono do tratamento, que está em 8,9%, acima da taxa de 5% aceitável pela OMS.  

Alerta aos sintomas

Ainda há quem pense que a tuberculose é uma doença que atinge exclusivamente o pulmão. Dos 3.338 casos registrados no ano passado, a maioria, 84,8%, exatamente 2.829 casos eram pulmonares, mas desse total, 464 casos ocorreu extrapulmonar, e a associação pulmonar e extrapulmonar em 45 casos. A doença pode ocorrer no intestino, ossos, ou qualquer parte do corpo. Infecciosa, causada pelo bacilo de koch, tem transmissão direta de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva, principalmente em contatos mais demorados e em ambientes fechados. É bom ficar alerta aos sintomas e sinas da doença: tosse durante três semanas, febre no fim da tarde, falta de apetite, emagrecimento, dores musculares e cansaço físico. Percebendo alguns desses sintomas, o melhor é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde da Família, mais conhecidas como postos de saúde, para fazer o exame e o tratamento, que dura seis meses, até o fim para ficar curado.  

21.03.2013
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br  / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara

PRAIAS DE FORTALEZA EM BOAS CONDIÇÕES PARA BANHO

19 pontos próprios na orla de FortalezaPDF
Sex, 22 de Março de 2013 10:47
Dezenove praias estão próprias para banho na orla marítima de Fortaleza. É o que aponta a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), com base no boletim nº 12 de balneabilidade das praias desta sexta-feira (22), que destaca análises de 31 pontos da Capital.

A Geamo ainda informa que condições climáticas, aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias são alguns fatores negativos que podem interferir no resultado da balneabilidade. O monitoramento realizado pelo setor é feito seguindo a Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Alerta no período chuvoso

Segundo a Geamo, é importante que banhistas da Capital fiquem atentos nesse período chuvoso e busquem evitar o contato com o mar. A intensidade de chuvas podem contribuir para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados pela águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem.

Resultado das análises em Fortaleza:

Pontos Próprios
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Ed. Vista del Mare
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Volta da Jurema
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Ind. Naval do Ceará)
Marina’s Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Horta
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará

Pontos Impróprios
Barraca Beleza
Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Iate
Estátua de Iracema
Ideal Clube
Início da Av. Pasteur
Colônias
Início da Rua Lagoa do abaeté
Mucuripe
Goiabeiras
Kartódromo

22.03.2013
Assessoria de Comunicação da Semace
Ana Luzia Brito ( comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov

PREVISÃO DE CHUVAS/FUNCEME

Funceme reafirma previsão de maior probabilidade de chuvas abaixo da normalPDF
Sex, 22 de Março de 2013 13:57
Após nova reunião mensal de avaliação climática para o Nordeste, desta vez realizada nos dias 20 e 21 de março, em Recife (PE), meteorologistas mantiveram a previsão de maior probabilidade de chuvas abaixo da normal no Ceará. Agora, o prognóstico abrange os dois últimos meses da quadra chuvosa no Estado (abril e maio) e o primeiro mês da pós-estação (junho).

Técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e dos núcleos de meteorologia dos estados no Nordeste não consideraram significativas as mudanças das condições atmosféricas e oceânicas e apontaram probabilidades semelhantes às do mês passado: 40% para as precipitações ficarem abaixo da normal, 35% para chuvas em torno da normal e 25% de chances de chover uma quantidade acima da normal no período.

“Apesar dos registros de chuva em vários municípios cearenses durante esta semana, resultado da atuação de um sistema meteorológico chamado de Vórtice Ciclônico de Ar Superior, as condições atmosféricas e oceânicas analisadas não se alteraram e deveremos ter um período chuvoso com precipitações abaixo da normal. O Pacífico mantém uma neutralidade e o Atlântico permanece com temperaturas desfavoráveis à aproximação da Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema causador de chuvas no Ceará, mas está posicionada distante do Estado”, explica Meiry Sakamoto, gerente do Núcleo de Meteorologia da Funceme. Ela ressalta que, nos anos com chuva abaixo da normal, as precipitações têm característica de irregularidade temporal e espacial.

Assim como aconteceu nas reuniões de janeiro e fevereiro, no encontro de Recife também foi considerado o modelo atmosférico global gerado pela Funceme, único núcleo estadual do Brasil a fornecer esse tipo de informação em escala mundial. O novo produto da instituição foi analisado junto aos modelos do INMET e CPTEC/INPE.

Previsão do Tempo
Segundo a Funceme, o Ceará permanece sob a influência de um Vórtice Ciclônico que deverá deixar o céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea, sul e Ibiapaba. “Houve registro de boas chuvas entre os dias 15 e 20 de fevereiro, por consequência de um Vórtice que atraiu a Zona de Convergência para o Estado. Agora, em março, outro vórtice favoreceu a ocorrência de precipitações até intensas nos dias 19, 20 e 21. Esses sistemas são típicos da pré-estação (dezembro e janeiro), mas podem atuar durante a quadra chuvosa. Eles têm baixa previsibilidade e, por isso, é importante o acompanhamento diário da previsão do tempo disponibilizada no site da Funceme”, destaca Meiry Sakamoto.

22.03.2013

Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto - (85) 8814-4194

terça-feira, 19 de março de 2013

Obesidade pode virar problema também no Japão | Agência FAPESP :: Especiais

Obesidade pode virar problema também no Japão | Agência FAPESP :: Especiais

ABGE


Caro Associado,
A ABGE constituí o Grupo Nacional da IAEG no Brasil e como tal, o Associado Titular da ABGE pode, opcionalmente, associar-se à IAEG em duas modalidades:
(a) filiação simples; e,

(b) filiação com direito a recebimento de 4 edições trimestrais do periódico "Bulletin of Engineering Geology and the Environment" publicado pela Springer.

Os valores praticados em 2013 para as duas categorias são:

a) Sem recebimento dos boletins técnicos: R$ 30,00 (trinta reais);
b) Com recebimento dos boletins técnicos: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
 A International Association for Engineering Geology and the Environment (IAEG) solicitou a lista dos membros do grupo do Brasil de 2013, portanto caso haja interesse na manutenção da filiação, favor entrar em contato com a Secretaria da ABGE até o dia 20 de março de 2013 para a emissão do boleto de pagamento ou, se preferir, efetue o depósito na conta da ABGE conforme abaixo:

  Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental
Banco Santander (033)
Agência (0121)
Conta: 13.002224-0

Banco do Brasil (001)
Agência (3559-9)
Conta: 9.042-5
Atenciosamente
 
   
Secretária Executiva
ABGE - Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental
CNPJ 43.361.997/0001-18
Av. Prof.  Almeida Prado, 532   -   IPT (Prédio 11)   -   CEP 05508-901    SÃO PAULO - SP     BRASIL
Fones: 11- 3767.4361 -: 11- 3719.0661
E-mail: abge@ipt.br   -  Home page://www.abge.com.br

quarta-feira, 6 de março de 2013

http://myemail.constantcontact.com/Aprenda-com-quem-j--fez-mais-de-100-barragens.html?soid=1103105356309&aid=cnBe3vXC5EI

http://myemail.constantcontact.com/Aprenda-com-quem-j--fez-mais-de-100-barragens.html?soid=1103105356309&aid=cnBe3vXC5EI

CURSOS DA ABES-CE-2013


Prezados Colegas e amigos da ABES, segue as informações dos cursos abaixo:



Curso nº 1
GESTÃO E CONTROLE AMBIENTAL” a ser realizado em Fortaleza-Ce, no período de 1 a 3 de abril de 2013, horário corrido: das 13h às 19h horas com carga Horária de 24 horas, a ser ministrado pela instrutora: Fátima Morosine, com objetivo de capacitar profissionais da área de meio ambiente e afins, incorporando a dimensão ambiental na formação e capacitação do profissional

Curso nº 2

              Consórcios Públicos de Saneamento Básico – Suporte e Apoio Técnico” a ser realizado em Fortaleza-Ce, no período de 19 a 21 de março de 2013, horário: 8h às 12h e 14h as 18 horas com carga Horária de 24 horas, a ser ministrado pelo instrutor: Petronio Ferreira Soares, com objetivo de Aperfeiçoar especialistas e técnicos estaduais e municipais, no sentido de favorecer a compreensão da complexidade da formatação, implantação, implementação e acompanhamento da gestão dos consórcios públicos de saneamento básico compreendendo os quatro setores do saneamento básico. Ao final do curso, os participantes serão capazes de desenvolver as competências e habilidades necessárias para a efetivação do apoio e suporte técnico à implantação dos consórcios públicos de saneamento básico. Estarão aptos a trabalharem em equipes interdisciplinares, tratando das questões inerentes ao tema.

As aulas serão realizadas na ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Rua Padre Luís Figueira, 659 – Bairro: Aldeota - Fortaleza – Ceará. Telefax: (85) 3025-2350.


Contato de Inscrição: – Geovar: Telefones: (85) 9904-4876 ou (85) 8786-5017  ou pelo e-mail: abes-ce@abes-dn.org.br.

Investimento para cada curso:
Categoria
Inscrição - R$

Em dia
Não Sócio
Profissional (32 vagas) sócio da ABES
550,00
650,00
Estudantes de graduação e de curso técnico (8 vagas).
R$ 300,00
OBS: O pagamento poderá ser efetivado através de: 1) Cheque nominal a ABES; 2) Depósito bancário, através do banco Bradesco – Nº 237 Ag. 682-3 – C/C 315-8; Na própria entidade no horário de 08 às 13hs. Cujo comprovante  deverá ser encaminhado para o Telefax nº (85) 3025-2350 ABES-CE em atenção a ABES ou através de e-mail para identificação do crédito.CNPJ 33945015000181
ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
Rua Padre Luís Figueira, 659 – Aldeota – CEP: 60150-120 – Fortaleza – CE
Telefones: ( 85 ) 8786.5017 \ 9904.4876 (Geovar) E-mail: abes-ce@abes-dn.org.br
Obs: quando for realizar TED/DOC de outro banco que não seja Bradesco não colocar o número 3 da agência.

OBS: ANTES DE FAZER A INSCRIÇÃO VEJA A POSSIBILIDADE DE VAGAS.

O Curso terá um número limitado de vagas.
Divulguem para empresas e pessoas interessadas.

Veja programa abaixo:

Curso 1

Instrutora : Fatima Morosine
Química Industrial, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPB. Especialista  em Gestão Ambiental - MMA/ENAP- Brasília. Pós Graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental/UFPB. Especialista em Planejamento e Administração biental/UFBA.Especialista em Riscos Naturais pela Universidade do Porto-PT.  Analista Ambiental  da SUDEMA. È Secretária Executiva do Conselho de Proteção Ambiental do estado da Paraíba É Instrutora da ABES, SEBRAE/MA e PB. Professora em vários cursos de especialização na área

CURSO GESTÃO E CONTROLE AMBIENTAL

 OBJETIVO
O curso tem por objetivo capacitar profissionais da área de meio ambiente e afins, incorporando a dimensão ambiental na formação e capacitação do profissional.
PROGRAMA
1.     O HOMEM E O MEIO AMBIENTE
2.     OS DESCOMPASSOS DO DESENVOLVIMENTO
3.     GESTÃO DO AMBIENTE
4.     GESTÃO PARTICIPATIVA
5.     INSTRUMENTOS DE GESTÃO E CONTROLE AMBIENTAL.

·         Monitoramento Ambiental
·         Fiscalização Ambiental
·         Criação de Áreas Protegidas
·         Auditoria Ambiental
·         Análise de Riscos
·         Licenciamento Ambiental
·         EIA-RIMA

6.     ESTRATÉGIAS DE GESTÃO E CONTROLE AMBIENTAL

·   Implantação do SGA
·   Ações Preventivas
·   Operações Especiais
·   Implantação de Programas de Rotina
·   Campanhas Educativas

7.     ATIVIDADES PRÁTICAS
§  Dinâmicas de Sensibilização
§  Atividades de Aspectos Ambientais
§  Jogo de Problemas e Soluções
§  Estudo de Caso

METODOLOGIA
Participativa, conceitual, exposições teóricas dialogadas ,utilizando dinâmicas de grupo, vídeos trabalhos em grupo 
PÚBLICO ALVO
 Diretores, assessores, consultores, professores e técnicos  de órgãos públicos ou empresas privadas que desenvolvem projetos, programas e outras ações na área ambiental
META DO CURSO
       Contribuir para a formação de uma consciência ambiental crítica,


Curso 2
CURSO:   Consórcios Públicos de Saneamento Básico – Suporte e Apoio Técnico

Instrutor: Petronio Ferreira Soares
Engenheiro Civil/UFPB. Especialista em Engenharia de Saneamento pela Faculdade Gama Filho. Engenheiro Sênior da RMS Engenharia – Consultoria e Assessoria Técnica para a ARCE. Secretário Executivo do PROCAV/BID – Município de São Paulo. FUNASA - Chefe Substituto da DIESP – Divisão de Engenharia e Saúde Pública da CORE-CE, Coordenador do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica da FUNASA/CORE-CE. Diretor Presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD. Autor de publicações sobre saneamento básico – consórcios públicos, gestão, tecnologia e regulação. Palestras - Consórcios Públicos; Planos de Saneamento Básico; Regulação e Fiscalização; Universalização – Serviços de Saneamento Básico e Gestão – Saneamento Básico
Objetivo
Aperfeiçoar especialistas e técnicos estaduais e municipais, no sentido de favorecer a compreensão da complexidade da formatação, implantação, implementação e acompanhamento da gestão dos consórcios públicos de saneamento básico compreendendo os quatro setores do saneamento básico.
Ao final do curso, os participantes serão capazes de desenvolver as competências e habilidades necessárias para a efetivação do apoio e suporte técnico à implantação dos consórcios públicos de saneamento básico. Estarão aptos a trabalharem em equipes interdisciplinares, tratando das questões inerentes ao tema.
Justificativa
Após o advento das Leis Federais 11.107/05, 11.445/07 e 12.305/10, e seus respectivos decretos de regulamentação, os cidadãos, as organizações não governamentais e o poder público, terão que se adequar a nova realidade legal e institucional do setor de saneamento básico, observando principalmente a organização da gestão e o planejamento das ações.
A questão temporal passa a ser o maior desafio para o cumprimento das obrigações estabelecidas nas leis, e para tanto se torna importante a capacitação de técnicos e gestores, visando principalmente o estabelecimento de estratégias voltadas para o desenvolvimento organizacional e atingimento das metas e objetivos estabelecidos no planejamento.

Programa
  1. Instrumentos Legais
1.1.         Lei Federal nº 11.107/05 e Decreto Federal nº 6.017/2007
1.2.         Lei Federal nº 11.445/07 e Decreto Federal nº 7.217/2010
1.3.         Lei Federal nº 12.305/10 e Decreto Federal nº 7.404/2010
  1. Consórcios Públicos – Modelos de Gestão para a Prestação dos Serviços de Saneamento Básico
2.1.         Aspectos Legais e Técnicos para a Constituição de Consórcios Públicos à Luz da Lei dos Consórcios (Lei nº 11.107/05)
2.1.1.     O Instituto do Consórcio Público no Processo Constitucional
2.1.2.     O Surgimento da Lei dos Consórcios Públicos e o seu Decreto de Regulamentação
2.1.3.     A Constituição de Consórcios Públicos como Processo de Descentralização Político Administrativa
2.2.         A Instrumentalização e Implantação dos Consórcios Públicos de Saneamento Básico
2.2.1.     Os Arranjos Organizacionais do Setor de Saneamento Básico
2.2.2.     Lei nº 11.445/07 e a Gestão Associada
2.2.3.     A Instrumentalização dos Consórcios Públicos
2.2.4.     Uma Proposta Prática Resumida para Implantação da Cooperação Intermunicipal
2.3.         O Consórcio como Instrumento de Apoio e de Suporte Técnico e Financeiro
2.4.         Experiências Nacionais e Internacionais de Gestão Consorciada dos Serviços de Saneamento Básico
2.5.         Reflexões para o Desenvolvimento do Setor no Brasil
Dirigido à
Profissionais de diferentes áreas de conhecimento, como Engenheiros, Arquitetos, Geólogos, Geógrafos, Administradores, Sociólogos, Pedagogos, Assistentes Sociais e áreas afins, ou seja, gestores envolvidos com problemas dos Serviços de Saneamento Básico e sua Gestão.
A ABES reserva-se o direito de reprogramar ou cancelar eventos, desde que notificando antecipadamente aos participantes. Neste caso, será devolvido o valor pago pelas inscrições efetuadas.

Observação: Cada participante receberá o material sobre o tema em meio digital; Será oferecido lanche aos participantes; No final do curso, cada participante que atingir 75% receberá o certificado.


FICHA DE INSCRIÇÃO CURSO:


NOME:__________________________________________________________
EMPRESA:_______________________________________________________
CARGO/FUNÇÃO:_________________________________________________
ENDEREÇO:_____________________________________________________
CIDADE:________________________CEP:_________________ESTADO:___
TELEFONE: (   )__________________________Fax: (   )__________________
E-MAIL: _________________________________________________________