quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Working on an Oil Rig | Geology.com

Working on an Oil Rig | Geology.com

Novos Mapas fornecem informação crucial para os gestores da água

Enviada: 19 de fevereiro de 2013 08:00 PST

De longo prazo dos Estados Unidos taxas de evapotranspiração mapeadas pela primeira vez

RESTON, Va. - Pela primeira vez, os cientistas US Geological Survey mapeou a longo prazo taxas de evapotranspiração média em todo o continente dos Estados Unidos - uma ferramenta fundamental para os gestores e planejadores de água, devido à evapotranspiração grande papel desempenha na disponibilidade de água.
Por que as taxas de evapotranspiração tão importante saber? É porque a quantidade de água disponível para as pessoas e os ecossistemas é a quantidade de precipitação anual - isto é, neve ou chuva - menos a quantidade de evapotranspiração anual. Evapotranspiração si é a quantidade de água perdida para a atmosfera a partir da superfície do solo. Muita desta perda é o resultado da "transpiração" de água pelas plantas, o que é equivalente a planta da respiração. Assim como as pessoas liberam vapor de água quando respiram, as plantas fazem também.
"Desde evapotranspiração consome mais da metade da precipitação que acontece todos os anos, conhecendo as taxas de evapotranspiração em regiões diferentes do país é um salto em frente na sólida permitindo que os gerentes de água e decisores políticos para saber quanta água está disponível para uso em sua região específica ", disse Bill Werkheiser, diretor associado de água no USGS. "Tão importante quanto isso", acrescentou, "este conhecimento vai ajudá-los a planejar melhor para os desafios disponibilidade de água que ocorrerão as mudanças climáticas desde nossas taxas de transpiração variam muito, dependendo de fatores como temperatura, umidade, precipitação, tipo de solo, e vento . "
Apesar de sua importância, a evapotranspiração tem sido difícil de medir com precisão em escala regional ou continental. Para produzir esses mapas, os cientistas da USGS Ward e David Sanford Selnick examinou imagens de satélite Landsat para dados climáticos e cobertura da terra 1971-2000 e dados de fluxo de mais de 800 bacias hidrográficas para o mesmo período de tempo. Esta informação permitiu gerar uma equação matemática que pode ser usado para estimar com mais precisão a longo prazo evapotranspiração em qualquer local do continente dos Estados Unidos.  
"O mapa das médias a longo prazo taxas de evapotranspiração anuais para diferentes áreas devem ser extremamente útil para garantir a longo prazo, a utilização sustentável da água em diferentes regiões, especialmente desde que a mudança climática prevista será, em muitos lugares, alterar a quantidade de precipitação e evapotranspiração que ocorre ", disse Sanford. "Esta ferramenta, por exemplo, permite que os gestores de recursos hídricos para quantificar o escoamento da água de superfície para reservatórios de água ou recarga aos aqüíferos. Também permitirá que os planejadores de recursos naturais para entender a água necessária para o bom funcionamento saudável dos ecossistemas."
Um achado interessante ilustrado nos mapas é que em certas regiões dos Estados Unidos, como a High Plains e do Vale Central da Califórnia, evapotranspiração excede a quantidade de precipitação, porque a água é importado de outras regiões. O mapa também mostra que o Noroeste do Pacífico tem muitas áreas com baixa evapotranspiração para taxas de precipitação de chuvas, porque muito altas da região e de baixa a moderada temperaturas. Em contrapartida, municípios do sudoeste árido têm taxas de evapotranspiração, que geralmente excedem 80 por cento de precipitação.  
A pesquisa foi publicada esta semana no Journal of the American Water Resources Association. Para ler o artigo e ver os mapas, clique aqui .

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Beleza, verdade e bondade


Oscar Quiroga
oscar.quiroga@estadao.com.br

Beleza, verdade e bondade

Data estelar: Mercúrio e Netuno em conjunção; a Lua é Vazia até as 15h56
Sem beleza, verdade e bondade a vida não vale para a consciência humana. Sem a poesia que a beleza evoca, sem a iluminação que a verdade provoca e sem a conexão dos corações que a bondade promove, a existência se torna amarga, enfadonha e o ser humano busca escapar dela através de vícios que, a longo prazo, resultam eficientemente naquilo que se buscava desde o início, a autodestruição, já que era insuportável a ausência da beleza, verdade e bondade. Essas virtudes se encontram disponíveis sempre, ou por nos chamar a atenção na forma de acontecimentos, ou também por sermos capazes de nós mesmos produzir um pouco de bela poesia, de iluminadora verdade e de atos de bondade que promovam uma rede de corações conectados.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Underwater Logging | Geology.com

Underwater Logging | Geology.com

Criptografia (Do Grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita")

Criptografia (Do Grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade. É um ramo da Matemática, parte da Criptologia.[1][2] Há dois tipos de chaves criptográficas: chaves simétricas e chaves assimétrica.[3] Uma informação não-cifrada que é enviada de uma pessoa (ou organização) para outra é chamada de "texto claro" (plaintext). Cifragem é o processo de conversão de um texto claro para um código cifrado e decifragem é o processo contrário, de recuperar o texto original a partir de um texto cifrado. De facto, o estudo da criptografia cobre bem mais do que apenas cifragem e decifragem. É um ramo especializado da teoria da informação com muitas contribuições de outros campos da matemática e do conhecimento, incluindo autores como MaquiavelSun Tzu e Karl von Clausewitz. A criptografia moderna é basicamente formada pelo estudo dos algoritmos criptográficos que podem ser implementados em computadores