segunda-feira, 30 de julho de 2012

ANA realiza capacitação sobre Sistema de Dados


NA realiza capacitação sobre Sistema de Dados Hidrológicos
27/7/2012
De 30 de julho a 3 de agosto estarão abertas as inscrições para a 2º turma do curso a distância Hidro 1.2 – Sistema para Gerenciamento de Dados Hidrológicos. Os interessados deverão acessar o site http://www.trainning.com.br/eadana.asp e preencher o formulário de inscrição exclusivo para as capacitações promovidas pela Agência Nacional de Águas (ANA). O curso é gratuito e oferece 1.000 vagas, que serão preenchidas pela ordem de inscrição, com prioridade aos profissionais que atuam nos órgãos gestores de recursos hídricos e nas empresas do setor elétrico.
 
O curso visa a orientar o público interessado quanto à operacionalização do Sistema Hidro 1.2, cuja  finalidade é permitir o gerenciamento de uma base de dados hidrológicos e meteorológicos, a entrada desses dados pelas entidades que operam uma rede hidrometeorológica, o cálculo de funções hidrometeorológicas básicas e a visualização de gráficos, imagens, etc. Nesse sentido, a ANA é responsável pela coordenação das atividades desenvolvidas no que diz respeito à Rede Hidrometeorológica Nacional.
 
Com uma carga horária de 20 horas, a capacitação será liberada no endereço http://www.trainninglive.com.br/ aos participantes a partir de 13 de agosto e deverá ser concluída até 11 de setembro. Os alunos que terminarem a capacitação com aproveitamento mínimo de 70% em avaliação de desempenho receberão certificado digital, validado pela Agência. Detalhes adicionais sobre a capacitação serão enviados por e-mail para todos os selecionados.
 
Serviço
Curso online: Hidro 1.2 – Sistema para Gerenciamento de Dados Hidrológicos
Inscrições: http://www.trainning.com.br/eadana.asp
Período de inscrição: de 30 de julho a 3 de agosto
Curso: http://www.trainninglive.com.br/
Período de acesso ao curso: de 13 de agosto a 11 de setembro
Mais informações: (61) 2109-5563 / 5261 ou gecap@ana.gov.br
Texto:Ascom/ANA

Concurso público da ANA


Concurso público da ANA tem empresa organizadora definida
30/7/2012
O Diário Oficial da União desta segunda-feira, 30 de julho, publica a contratação da empresa Cetro Concursos Públicos, Consultoria e Administração para organização e realização de todas as etapas do concurso público da Agência Nacional de Águas (ANA) para provimento de 45 vagas para o cargo de técnico administrativo, que é regido pela Lei nº 8.112/90. A Agência tem até 17 de agosto para publicação do edital de abertura do seu primeiro certame para cargos de nível médio.
 
Segundo a Portaria nº 43 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), de 16 de fevereiro, assinada pela ministra Miriam Belchior, o concurso público visa à total substituição dos trabalhadores terceirizados que executam atividades em desacordo com a legislação vigente, os quais vêm sendo substituídos gradativamente no serviço público federal.
 
Texto:Ascom/ANA

Analistas esperam inflação mais elevada este ano e PIB menor em 2013


Analistas esperam inflação mais elevada este ano e PIB menor em 2013

30/07/2012 - 8h55
Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A projeção de analistas de instituições financeiras para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2012, subiu pela terceira semana seguida. Desta vez, passou de 4,92% para 4,98%, segundo o boletim Focus, publicação semanal elaborada pelo Banco Central (BC), com base nas estimativas do mercado financeiro. Para o próximo ano, a estimativa para o IPCA permanece em 5,5%, há cinco semanas consecutivas.
As previsões estão acima do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%. Cabe ao BC manter a inflação sob controle. Um dos instrumentos que a instituição usa para controlar a inflação e o nível de atividade é a taxa básica de juros, a Selic.
Como considera que os riscos para a inflação são reduzidos e o ritmo da atividade econômica está mais lento, o BC tem cortado a taxa Selic desde agosto do ano passado. Por isso, os analistas mantêm a expectativa de que em agosto, quando ocorrerá a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, a Selic seja reduzida dos atuais 8% para 7,5% ao ano. Para 2013, quando a economia estará em ritmo mais forte, a expectativa é que a Selic suba e chegue ao final do período em 8,5% ao ano. Com a economia mais aquecida no próximo ano, os analistas acreditam que será necessário subir a Selic para que a inflação não saia do controle.
A projeção do mercado financeiro para o crescimento da economia – Produto Interno Bruto (PIB) – este ano foi mantida em 1,9%. Para 2013, houve redução de 4,1% para 4,05%.
A estimativa para a produção industrial este ano está em queda há nove semanas. A projeção de retração passou de 0,04 para 0,44%. Para 2013, a expectativa é que haja recuperação, com expansão de 4,3%.
Edição: Juliana Andrade
 

Gestores discutem assuntos relacionados ao componente resíduos sólidos.

Gestores discutem assuntos relacionados ao componente resíduos sólidos.
RESÍDUOS SÓLIDOS: Arce e Conpam unidos em busca de soluções
Gestores da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, receberam, no final da manhã de ontem, segunda-feira, dia nove,  a visita do presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Estado do Ceará (Conpam), Paulo Henrique Ellery Lustosa da Costa. O encontro teve como objetivo discutir assuntos relacionados ao setor de saneamento básico, especialmente quanto ao componente resíduos sólidos. Há um ano, as duas entidades assinaram convênio estabelecendo e regulamentando um programa de cooperação técnica, didática e científica, possibilitando a atuação mais eficaz dos conveniados no cumprimento de suas respectivas atribuições institucionais em relação à elaboração de políticas públicas, fiscalização e regulação dos serviços públicos de resíduos sólidos, no âmbito do Estado do Ceará.

Especificamente, o programa de cooperação consiste no encaminhamento, pela Arce, de recomendações no âmbito de suas atividades regulares ao Conpam, de sorte a contribuir para aprimoramento das políticas públicas de resíduos sólidos do Estado do Ceará; criar meios para a produção de documentos, manuais técnicos e operacionais, entre outros, para suporte das ações de elaboração de políticas públicas, fiscalização e regulação dos serviços de saneamento básico e, ainda, manter, permanentemente, intercâmbio de informações e de atos oficiais, mobilizando recursos humanos e materiais, visando a perfeita integração das ações, além de estabelecer condições para a realização de cursos, seminários, visitas técnicas, congressos e mobilizações destinados a integrantes das instituições participantes do Termo de Cooperação, órgãos correlatos e população em geral. Na reunião, representando a Arce estiveram os conselheiros José Luiz Lins dos Santos e Guaracy Aguiar, além dos analistas de regulação Luís Alberto Aragão, Alceu Galvão e Mário Augusto Monteiro.

10.07.12

Assessoria de Imprensa - ARCE
Angélica Martins
Fone: (85)3101-1020
Fax: (85)3101-1030

GREVE DOS PROFESSORES


Professores das universidades federais do Ceará, em greve desde 12 de junho, rejeitaram a proposta do Governo Federal, apresentada na terça-feira (24). A decisão foi tomada em assembleia entre 9h e 12h desta segunda-feira (30), no auditório do Centro de Tecnologia do campus do Pici.
Segundo o Sindicato dos  Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc), cerca de 295 professores participaram da assembleia, de forma presencial. Outros 30 professores, no Cariri, e seis, em Sobral, participaram por meio de videoconferência. Na ocasião, ficou decidido que não seria feito plebiscito, portanto a decisão da assembleia é definitiva.
Na quarta-feira (1º), a posição das universidades federais cearenses será apresentada ao Governo Federal, em reunião, entre Ministério da Educação (MEC), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) e Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes).
A última proposta do Governo foi de reajuste mínimo em 25% em cima dos salários atuais, com alteração máxima de 40%, para os professores titulares em regime de dedicação exclusiva. Esse reajuste, contudo, só será integralizado 2015, sendo a primeira parcela paga em 2013 e as demais em março de 2014 e de 2015.
A assembleia que estava pré-agendada para sexta-feira (3) na UFC foi cancelada. A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) tem cerca de 2.500 docentes.

as semelhanças geológicas entre os continentes Africano e Sul-America


Cientistas estudam semelhanças geológicas entre África e América do Sul

29/07/2012 - 16h40
Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Após cinco anos de estudos, pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos, da Africa do Sul, Austrália, Alemanha, França, de Portugal, do Uruguai e da Argentina desvendaram as semelhanças geológicas entre os continentes Africano e Sul-Americano. Eles pesquisaram a correlação dos terrenos que formam a parte Oeste da África com o Leste da América do Sul.
Segundo o professor da Universidade de São Paulo (USP) Miguel Basei, coordenador do estudo no Brasil, foi possível definir numerosos locais do Oeste da África que, ao redor de 500 milhões de anos atrás, estavam unidos a seus congêneres sul-americanos. “São terrenos que eram contínuos, mas foram separados quando da abertura do Oceano Atlântico. Essa identificação foi um dos pontos centrais de nossa pesquisa”, declarou Basei.
Pelas simulações feitas, em computador, é possível prever como a dinâmica de movimento dos continentes desenhará o planeta no futuro. Segundo o pesquisador, em 50 milhões ou 100 milhões de anos, haverá uma nova distribuição dos continentes com fusões e fissões das massas continentais atuais. Esse processo, que está em curso, inclui, o aumento da distância entre Brasil e África, com o Oceano Atlântico se abrindo cada vez mais”, ressaltou.
Essa abertura dos continentes teve início há 130 milhões de anos e segue gerando reflexos em toda porção Leste da América do Sul. Um exemplo é a criação das bacias onde foram descobertos, recentemente, os poços de petróleo do pré-sal. Basei explica que esses fenômenos, porém, ocorreram em época mais recente do que a abordada pelos projeto. Apesar de não contemplar o período de estudo do projeto, o cientista lembra que a dissipação de energia gerada por esses processos recentes utilizam-se das feições mais antigas. “É importante conhecer a estruturação anterior para sabermos como no futuro elas poderão vir a influenciar este processo”, disse.
Portanto, a previsão de terremotos e vulcões, embora não tenha sido alvo da pesquisa, tem relação com o estudo evolutivo feito sobre os terrenos. Na Cordilheira dos Andes, explica Basei, houve um 'mergulho' das placas oceânicas por baixo do continente Sul-Americano. “Esse processo gera vulcanismo e os terremotos, mas isso é porque lá o processo é distinto geologicamente do que ocorre no lado que diz respeito ao Brasil”.
Além da comparação geológica entre os dois continentes, os pesquisadores estudaram a forma como a América do Sul evoluiu. Ela cresceu em sua extremidade Oeste por expansão de terrenos. “Antes da evolução dos Andes, que é uma cadeia de montanhas jovem, nós tivemos inúmeros terrenos que não se formaram na América do Sul, mas que se juntaram a ela em torno de 450 milhões de anos atrás”, conta o pesquisador.
O projeto permitiu a montagem de dois laboratórios que contam com equipamento de última geração: o Shrimp, sigla em inglês para microssonda iônica de alta resolução, e o Laicpms constituído por uma fonte de laser acoplada a um espectrômetro de massas. Ambos permitem a determinação da idade de minerais presentes nas rochas analisadas, forma usada pelos cientistas para caracterizar terrenos de épocas tão distantes. Segundo Basei, o mineral utilizado durante a pesquisa foi o zircão, que tem urânio em sua constituição. Ele conta que, com o tempo, o zircão se desintegra para o chumbo por força da radioatividade. A medição da quantidade desses elementos permite, assim, aos cientistas descobrirem a idade da rocha.
Participaram do estudo 17 pesquisadores brasileiros (11 do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, um da Universidade Estadual de Campinas, dois da Universidade Federal do Paraná, um da Universidade Federal de Pernambuco e um do Serviço Geológico do Brasil) e 12 cientistas estrangeiros (um dos Estados Unidos, dois da Africa do Sul, um da Austrália, um da Alemanha, um da França, um de Portugal, dois do Uruguai, e três da Argentina).
Edição: José Romildo

domingo, 29 de julho de 2012

VENDA DE MEDICAMENTOS ISENTOS DE RECEITA


Agência Brasil
Desde 2009 remédios isentos de prescrição médica deveriam ficar atrás do balcão - Epitacio Pessoa/AE
Epitacio Pessoa/AE
Desde 2009 remédios isentos de prescrição médica deveriam ficar atrás do balcão
 Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza a partir desta sexta-feira, 27, a venda de medicamentos isentos de receita médica em gôndolas de farmácias e drogarias de todo o país, ficando ao alcance direto do consumidor. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com a resolução, os remédios de venda livre devem ficar em área separada da de produtos como cosméticos e dietéticos e devem ser organizados por princípio ativo para permitir a fácil identificação pelos consumidores.

O texto também exige que, na área destinada aos remédios de venda livre, sejam fixados cartazes com a seguinte orientação: “Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.”

Até então, uma resolução da Anvisa, publicada em 2009, obrigava a venda dos remédios isentos de prescrição médica atrás do balcão do farmacêutico. Por meio de nota, o órgão informou que a determinação foi amplamente questionada pelo setor e rendeu cerca de 70 processos judiciais. Nos últimos meses, 11 estados criaram leis estaduais e reverteram a proibição da venda nas gôndolas.

Um estudo, segundo a agência, demonstrou que a decisão de posicionar os remédios de venda livre atrás do balcão não contribuiu para reduzir o número de intoxicações no Brasil. O relatório apontou também uma maior concentração de mercado, que evidencia a prática da “empurroterapia” e prejuízo ao direito de escolha do consumidor.

Em abril deste ano, o tema foi submetido a uma consulta pública, que ficou aberta por um período de 30 dias. A maioria das contribuições, segundo a Anvisa, apontava para reverter a proibição. A agência reguladora promoveu também uma audiência pública sobre o assunto.

“A partir das evidências de que a resolução, no que diz respeito ao posicionamento dos medicamentos isentos de prescrição, não trouxe benefícios ao consumidor, a diretoria colegiada da Anvisa decidiu alterar a norma e permitir que os medicamentos de venda livre sejam posicionados ao alcance do consumidor nas gôndolas das farmácias e drogarias do país”, concluiu.

CURSO LIDERANÇA / FGV


Estadão.edu
Em 2009, o empresário Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração do grupo Pão de Açúcar, resolveu colocar em prática uma ideia: investir na formação de novas lideranças. Procurou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e desde agosto de 2010 o curso Liderança 360º trabalha na formação de líderes, das mais variadas áreas de conhecimento. As inscrições para o curso vão até dia 30 de julho, segunda-feira.

As aulas terão como base sete pontos principais de discussão: como construir uma empresa; o desafio do crescimento empresarial; o que leva uma empresa à falência; como reconstruir credibilidade; como enfrentar uma crise; novos ciclos de crescimento; e perspectivas para os negócios.

De acordo com Jaci Correa Leite, professor titular da FGV e coordenador do curso, o perfil dos estudantes que procuram o Liderança 360º é diversificado, os estudantes vêm das mais variadas áreas de atuação. No entanto, a maioria tem entre 25 e 40 anos, já estão no mercado de trabalho e começando a exercer posições de liderança, sobretudo em pequenas e médias empresas. "A diferença das empresas está na liderança", diz Leite sobre a importância de um líder procurar se capacitar. 

Curso. Com carga horária de 60 horas, o curso de duração de um semestre será ministrado todas as terças-feiras, à noite. Ele começã dia 21 de agosto e vai até 04 de dezembro. As inscrições podem ser feitas pelo site da FGV.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

MPF abre ação por despejo de esgoto no Rio Paraíba do Sul


MPF abre ação por despejo de esgoto no Rio Paraíba do Sul

23/07/2012 - 17h33
Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro- Para impedir o despejo in natura de esgoto no Rio Paraíba do Sul, principal fonte de abastecimento de 12 milhões de pessoas na região metropolitana fluminense, o Ministério Público Federal (MPF) moveu ação contra a prefeitura de Volta Redonda, o estado do Rio de Janeiro e a União. Atualmente, 15% do esgoto são tratado na cidade. O restante é lançado no rio.
Na ação, o MPF pede que os réus elaborem, em até seis meses, plano para tratar todo o esgoto de Volta Redonda e que em até um ano e meio construam novas estações de tratamento. Segundo o documento, entre 2000 e 2010 apenas uma estação foi inaugurada na cidade. Hoje, são seis unidades para 246 mil habitantes do município.
O procurador proponente da ação, Rodrigo da Costa Lines, diz que embora o município tenha investido na rede, o atual índice de tratamento "não pode ser considerado aceitável, ainda mais quando se tem como corpo receptor um rio que é considerado o principal abastecedor de água potável da região metropolitana do estado do Rio", acrescenta na ação.
Para compensar o lançamento de esgoto in natura no Rio Paraíba do Sul, que vem ocorrendo há anos, o MPF também quer que os réus reflorestem uma área de 500 hectares, preferencialmente à beira do rio.
A prefeitura de Volta Redonda alega que faltam recursos para expandir o tratamento, mas informa que 100% do esgoto são coletados. Com um plano em fase final de elaboração, prevê tratar tudo em até dois anos e meio, "após obtenção de recursos". Para 2013, a prefeitura anuncia a inauguração de uma estação com a qual o tratamento de esgoto subirá para 45%.
Também citada na ação, a Secretaria Estadual do Ambiente informa que R$ 24 milhões foram repassados ao município para investimento na rede de esgoto desde 2008. Mais R$ 6 milhões, totalizando R$ 30 milhões de um convênio com o órgão, serão liberados à medida que os projetos de Volta Redonda forem sendo concluídos, informou a assessoria de imprensa do órgão.
O Ministério das Cidades foi procurado para comentar sobre a ação, mas ainda não respondeu.
Edição: Fábio Massalli

Gripe suína na Região SUL


Gripe A já matou 133 pessoas na Região Sul

23/07/2012 - 19h49
Fernando César Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou hoje (23) a ocorrência de mais oito mortes causadas pela influenza A (H1N1) – gripe suína. Agora são 46 os casos fatais ocorridos no estado este ano. No Paraná, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou mais duas mortes, elevando para 25 o total de óbitos. Assim, com as 62 em Santa Catarina, sobe para 133 o total de mortes este ano na região Sul.
Nos três estados foram registrados até agora 1,9 mil casos da doença: 899 no Paraná, 685 em Santa Catarina e 316 no Rio Grande do Sul.
O total de mortes registradas até o momento na Região Sul, este ano, equivale a 16,9% do que foi verificado em 2009, quando 789 pessoas morreram nos três estados. Naquela ocasião, o mundo passou por uma pandemia da doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Ministério da Saúde deve enviar, na próxima quinta-feira (26), mais 400 mil doses da vacina ao Paraná. Com isso, o estado pretende imunizar as crianças de 2 a 5 anos incompletos, que não fazem parte dos grupos priorizados na campanha nacional de vacinação. Em Curitiba, que tem entre 60 mil e 70 mil crianças nessa faixa etária, a vacinação começou hoje.
Na última sexta-feira (20), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reafirmou que não há risco de uma nova epidemia no país. Conforme o ministro, o que existe hoje é uma maior circulação do vírus e uma maior estrutura para a sua detecção.
A gripe é caracterizada pelo surgimento simultâneo de febre e tosse ou dor de garganta, dor de cabeça, muscular ou nas articulações. Os médicos de todo país estão orientados a prescrever o Tamiflu aos pacientes que apresentarem quadro de síndrome gripal, mesmo antes dos resultados de exames ou sinais de agravamento. O medicamento, que reduz as chances de que a doença evolua para um caso grave, tem maior eficácia nas primeiras 48 horas desde o início dos sintomas.

Edição: Aécio Amado

Caixa reduz taxa de juros de linha de crédito de material de construção | Agência Brasil

Caixa reduz taxa de juros de linha de crédito de material de construção | Agência Brasil

Workshop “Gestão dos riscos dos extremos climáticos e desastres na América Central e na América do Sul” | Agência FAPESP :: Agenda

Workshop “Gestão dos riscos dos extremos climáticos e desastres na América Central e na América do Sul” | Agência FAPESP :: Agenda

domingo, 22 de julho de 2012

Escolher a carreira


Feira da USP orienta jovem sobre carreira

Categoria: AgendaCarreiraeducação
Bernardo Caram
Especial para o Jornal da Tarde
Escolher a carreira é um dilema para grande parte dos alunos de ensino médio. Para facilitar a escolha, ter contato com estudantes e profissionais das mais diversas áreas pode ser uma boa opção. Essa é a proposta da Feira de Profissões, que é realizada pela Universidade de São Paulo (USP) e está com inscrições abertas.
A sexta edição do evento ocorre nos dias 2, 3 e 4 de agosto e deve receber 50 mil estudantes. No Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (USP) serão montados 70 estandes com informações sobre os cursos de graduação oferecidos pela universidade. Os visitantes terão contato com a vivência de funcionários, professores e alunos de graduação.
De acordo com a pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP, Maria Arminda Arruda, a feira vai apresentar tudo o que a universidade oferece em termos de carreira. As profissões de todas as áreas de conhecimento estarão presentes. “Teremos muitas possibilidades de esclarecimento”, garante.
Segundo a pró-reitora, os alunos poderão conhecer experimentos e protótipos desenvolvidos na USP, além de assistir a palestras de professores importantes em várias áreas.
Na edição de 2011, estiveram presentes alunos de 136 escolas particulares e 120 escolas públicas. A orientadora educacional do Colégio Montessori Santa Terezinha, na região do Jabaquara, Ivete Segabinazzi, acredita que a feira é uma ótima oportunidade para os alunos. Ela observa que mais da metade deles chega à reta final do ensino médio com muitas dúvidas sobre qual carreira seguir.
Para Ivete, por causa do leque cada vez maior de opções de graduação, os jovens acabam ficando confusos. Só na USP, são oferecidos 240 cursos e habilitações. “Mais do que conteúdo pedagógico, o papel mais importante da escola é de orientar”, diz.
Ivete destaca que os alunos costumam ter uma visão distorcida dos cursos. Por isso é importante esse contato com pessoas que podem apresentar a realidade das carreiras. “Os estudantes voltam da feira com objetivos mais claros. Eles começam a se preocupar mais com essa fase de decisão”, acrescenta a orientadora.
Aos 16 anos, a estudante Beatriz da Matta já precisa fazer a difícil escolha. Ela está no terceiro ano do ensino médio mas ainda está em dúvida entre psicologia e música. Beatriz diz que está preocupada com a proximidade das inscrições do vestibular, que começam em setembro, e tem vontade de visitar a feira para conhecer um pouco mais de cada carreira.
A ideia é que jovens como Beatriz saiam da feira com todo tipo de informação sobre os cursos, como disciplinas, grade de estudos, duração, estágios e mercado de trabalho.
O estudante da pós-graduação de Química da USP São Carlos Érik Ceschini, já passou por essa fase. Ceschini conheceu a universidade em 2004 durante uma feira de profissões. Logo que entrou na graduação, resolveu ser monitor. Pelo sexto ano consecutivo ele estará entre as pessoas que vão oferecer orientação aos visitantes. “Eu sempre me coloco no lugar deles. Tento falar aquilo que eu gostaria de ter ouvido quando tinha dúvidas”, diz.
De acordo com o diretor do Nace Orientação Vocacional Sílvio Bock, a escolha é sempre difícil para o ser humano. No caso dos jovens, é ainda pior. “É uma das primeiras escolhas feitas sem a tutela dos pais. Traz uma dose maior de insegurança e angústia”, explica.
O pedagogo ressalta que uma boa escolha envolve conhecimento de si mesmo, da realidade em que a pessoa vive e das carreiras. Segundo Bock, a feira é uma forma de obter informações antes de tomar a decisão.
Serviço:
Dias: 2, 3 e 4 de agosto
Horário: 9h às 17h
Local: CEPEUSP – Centro de práticas esportivas da USP – Praça 2 – Professor Rubião Meira, 61 – Cidade Universitária – São Paulo – SP
Inscrições individuais e grupos escolares somente pela internet:
 uspprofi at usp.br

A pior seca dos últimos 50 anos nos Estados Unidos


LONDRES, NOVA YORK - O Estado de S.Paulo
A pior seca dos últimos 50 anos nos Estados Unidos pode provocar uma crise de alimentos de proporções globais. O alerta está em reportagem de ontem do jornal britânico 'Financial Times', assinada pelos jornalistas Jack Farchy, de Londres, e Gregory Meyer, de Nova York.
Artigo do jornalista Peter Baker, publicado no New York Times, também informa que o presidente Barack Obama preveniu na quarta-feira que o abastecimento alimentar está ameaçado pelo agravamento da seca que aflige mais da metade do país. Obama pediu para o Congresso reativar programas extintos de ajuda em situações calamitosas.
O presidente americano reavaliou a situação com o secretário da Agricultura, Tom Vilsack. O secretário disse que se trata da "situação mais séria" em cerca de 25 anos e revelou que estava rezando para chover.
"Eu me ajoelho todos os dias, e faço uma oração extra", disse Vilsack aos jornalistas na Casa Branca, depois de discutir a situação com o presidente. "Se soubesse uma oração da chuva ou uma dança da chuva, eu poderia fazê-la", afirmou.
Vilsack disse ao NYT que 1.297 condados, cerca de um terço dos condados do país, foram classificados como áreas de desastre. Ele disse também que outros 39 foram incluídos nessa conta na quarta-feira.
Mais de três quartos da safra de milho e soja do país estão em áreas atingidas pela seca, e mais de um terço dessas safras estão agora classificadas como muito fracas, disse o secretário. O preço do milho subiu 38% nas últimas semanas, e o da soja, 24%.
O país ainda poderá ter a terceira maior safra de milho da história porque o tempo bom anterior encorajou o plantio, mas Vilsack disse que a seca elevaria os preços dos alimentos em 2013.
De acordo com o FT, os preços do milho e soja subiram a níveis recordes, superando os picos da crise de 2007-08, que provocou motins em mais de 30 países. Já os preços do trigo ainda não estariam em níveis recordes, mas subiram mais de 50% em cinco semanas, superando os preços alcançados após a proibição de exportação da Rússia de 2010.
Ainda segundo o jornal britânico, a seca nos Estados Unidos, responsáveis por quase metade das exportações mundiais de milho e boa parte da soja e do trigo, deve repercutir em todo o mundo, atingindo consumidores do Egito e da China.
O custo da carne bovina, suína e de aves poderá cair no curto prazo porque os rebanhos estão sendo liquidados, levando mais carne ao mercado, segundo Vilsack. Mas esses preços provavelmente subirão mais para o fim deste ano ou no começo do próximo. Ele não quis especular sobre a possibilidade de a seca estar relacionada à mudança climática.
"Tudo que sabemos é que nesse momento há muitos agricultores e criadores em dificuldade", disse Vilsack. Segundo ele, a prioridade deve ser "o que nós podemos fazer para ajudá-los".
O governo dos EUA baixou a taxa de juros para empréstimos de emergência e tem trabalhado para acelerar programas de ajuda. Vilsack disse que o Congresso poderia ajudar recuperando programas para desastres que expiraram no ano passado ou fornecendo outra ajuda pela legislação de apoio à agricultura.
O brasileiro José Graziano da Silva, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), disse ao Financial Times: "Estou certamente preocupado com os recentes aumentos nos preços das commodities de alimentos, dadas as suas implicações potenciais especialmente para os mais vulneráveis e os pobres, que gastam cerca de 75% de sua renda em alimentos". / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS, COM TRADUÇÃO DE CELSO PACIORNIK

A pior seca dos últimos 50 anos nos Estados Unidos


LONDRES, NOVA YORK - O Estado de S.Paulo
A pior seca dos últimos 50 anos nos Estados Unidos pode provocar uma crise de alimentos de proporções globais. O alerta está em reportagem de ontem do jornal britânico 'Financial Times', assinada pelos jornalistas Jack Farchy, de Londres, e Gregory Meyer, de Nova York.
Artigo do jornalista Peter Baker, publicado no New York Times, também informa que o presidente Barack Obama preveniu na quarta-feira que o abastecimento alimentar está ameaçado pelo agravamento da seca que aflige mais da metade do país. Obama pediu para o Congresso reativar programas extintos de ajuda em situações calamitosas.
O presidente americano reavaliou a situação com o secretário da Agricultura, Tom Vilsack. O secretário disse que se trata da "situação mais séria" em cerca de 25 anos e revelou que estava rezando para chover.
"Eu me ajoelho todos os dias, e faço uma oração extra", disse Vilsack aos jornalistas na Casa Branca, depois de discutir a situação com o presidente. "Se soubesse uma oração da chuva ou uma dança da chuva, eu poderia fazê-la", afirmou.
Vilsack disse ao NYT que 1.297 condados, cerca de um terço dos condados do país, foram classificados como áreas de desastre. Ele disse também que outros 39 foram incluídos nessa conta na quarta-feira.
Mais de três quartos da safra de milho e soja do país estão em áreas atingidas pela seca, e mais de um terço dessas safras estão agora classificadas como muito fracas, disse o secretário. O preço do milho subiu 38% nas últimas semanas, e o da soja, 24%.
O país ainda poderá ter a terceira maior safra de milho da história porque o tempo bom anterior encorajou o plantio, mas Vilsack disse que a seca elevaria os preços dos alimentos em 2013.
De acordo com o FT, os preços do milho e soja subiram a níveis recordes, superando os picos da crise de 2007-08, que provocou motins em mais de 30 países. Já os preços do trigo ainda não estariam em níveis recordes, mas subiram mais de 50% em cinco semanas, superando os preços alcançados após a proibição de exportação da Rússia de 2010.
Ainda segundo o jornal britânico, a seca nos Estados Unidos, responsáveis por quase metade das exportações mundiais de milho e boa parte da soja e do trigo, deve repercutir em todo o mundo, atingindo consumidores do Egito e da China.
O custo da carne bovina, suína e de aves poderá cair no curto prazo porque os rebanhos estão sendo liquidados, levando mais carne ao mercado, segundo Vilsack. Mas esses preços provavelmente subirão mais para o fim deste ano ou no começo do próximo. Ele não quis especular sobre a possibilidade de a seca estar relacionada à mudança climática.
"Tudo que sabemos é que nesse momento há muitos agricultores e criadores em dificuldade", disse Vilsack. Segundo ele, a prioridade deve ser "o que nós podemos fazer para ajudá-los".
O governo dos EUA baixou a taxa de juros para empréstimos de emergência e tem trabalhado para acelerar programas de ajuda. Vilsack disse que o Congresso poderia ajudar recuperando programas para desastres que expiraram no ano passado ou fornecendo outra ajuda pela legislação de apoio à agricultura.
O brasileiro José Graziano da Silva, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), disse ao Financial Times: "Estou certamente preocupado com os recentes aumentos nos preços das commodities de alimentos, dadas as suas implicações potenciais especialmente para os mais vulneráveis e os pobres, que gastam cerca de 75% de sua renda em alimentos". / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS, COM TRADUÇÃO DE CELSO PACIORNIK

Pesquisadores estendem uso de álcool perílico a tratamento de câncer de pulmão


Pesquisadores estendem uso de álcool perílico a tratamento de câncer de pulmão

22/07/2012 - 16h59
Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) que fizeram avanços no tratamento de tumores no cérebro com uso de álcool perílico estenderam a pesquisa ao câncer de pulmão. Os testes começaram em laboratório, mas ainda não há previsão de aplicações clínicas. No caso dos tumores cerebrais, a pesquisa é feita no Hospital Universitário Antônio Pedro.
Extraído de frutas cítricas, o álcool perílico é um óleo que pode ser inalado. A substância age diretamente no sistema nervoso central e no tecido pulmonar inibindo a proliferação de células cancerígenas, sem afetar as saudáveis. Uma das vantagens do tratamento é não provocar os fortes efeitos colaterais que costumam ser causados pela radioterapia e a quimioterapia.
No combate ao câncer de cérebro, o tratamento com o álcool conseguiu reduzir o tumor cerebral em três pacientes do laboratório da UFF de um total de 198. Além disso, 15% das pessoas em tratamento também tiveram o tempo de vida aumentado, em relação à estimativa inicial. A pesquisa só é feita com pacientes considerados terminais, em que os tratamentos tradicionais não tenham mais eficiência.
"Até o momento, 29 pacientes, ultrapassaram dois anos de sobrevida, estimada em quatro meses, sem efeitos colaterais", destacou o responsável pelo estudo, o professor e neurologista Clóvis Fonseca. Os pacientes começaram a se tratar em 2004 e a maioria fez a inalação por pelo menos seis anos
Apesar dos avanços da pesquisa, o álcool perílico ainda não substitui o tratamento convencional, com quimioterapia e remédios. Pesquisadores e médicos buscam, no entanto, dissolver os medicamentos na substância para facilitar a administração das drogas no futuro.
"O tratamento com álcool perílico, hoje, é adjuvante. Uma droga só atinge uma via [de proliferação da doença], é preciso inibir o máximo possível", disse Fonseca.
A pesquisa da UFF também mostrou que o álcool perílico tem efeito em tumores de pele, mama, pâncreas e despertou interesse de instituições fora do país. Atualmente, especialistas da University of Southern California (USC), nos Estados Unidos, são parceiros nos estudos.
Para se candidatar ao tratamento é preciso enviar um e-mail para abiliosg@vm.uff.br.
Edição: Talita Cavalcante

Maior parte dos estados e municípios não tem Plano de Gestão de Resíduos Sólidos


Maior parte dos estados e municípios não tem Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

22/07/2012 - 11h59
Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A maior parte dos estados e municípios brasileiros ainda não elaborou seu Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, apesar de o prazo para concluir o projeto – que deve indicar como será feito o manejo do lixo em cada localidade – estar próximo do fim. A partir de 2 de agosto, a cidade que não tiver o planejamento fica impedida de solicitar recursos federais para limpeza urbana. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, até o momento houve apenas 47 pedidos de verba para construção dos planos, entre solicitações de administrações municipais e estaduais.
Como não é obrigatório pedir auxílio da União para elaborar os planejamentos, pode haver projetos em curso dos quais o ministério não tenha ciência. Mas a avaliação do órgão é a de que o interesse pela criação dos planos de gestão é baixo, mesmo que se leve em conta estados e municípios atuando por conta própria. “O pessoal tinha outras demandas e foi deixando de lado. Agora o prazo está se esgotando e a maioria não elaborou [o projeto]”, diz Saburo Takahashi, gerente de projetos da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.
As cidades e unidades da Federação tiveram dois anos para construir seus planos de manejo de resíduos, cuja criação está prevista na Lei n° 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. As consequências do pouco comprometimento com a exigência federal poderão ser sentidas cedo por estados e municípios. “De acordo com a legislação, até 2014 devem ser eliminados todos os lixões do Brasil. Para isso, será preciso implantar aterros sanitários, o que não se faz da noite para o dia. As cidades e estados que não tiverem plano de gestão não vão poder solicitar recursos para fazer isso”, destaca Takahashi.
O represente do ministério reconhece, porém, que a verba disponível para ajudar municípios e unidades da Federação a elaborar os planos é escassa. No ano passado, houve destinação de R$ 42 milhões para essa finalidade, dos quais R$ 36 milhões foram usados. Este ano não foi disponibilizado dinheiro, e o governo federal limitou-se a liberar os R$ 6 milhões que não haviam sido executados em 2011.
Saburo Takahashi ressalta, no entanto, que o ministério redigiu um manual de orientação para ajudar prefeitos e governadores na elaboração do plano, disponível no site do órgão (www.mma.gov.br). Além disso, a pasta firmou convênio com a e-Clay, instituição de educação a distância que pode treinar gratuitamente gestores para a criação do plano de manejo. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (11) 5084 3079.
A pesquisadora em meio ambiente Elaine Nolasco, professora da Universidade de Brasília (UnB), considera positiva a capacitação a distância, mas acredita que para tornar a gestão de resíduos uma realidade é preciso mais divulgação desse instrumento, além da conscientização sobre a importância do manejo do lixo. “Tem que haver propaganda, um incentivo para as pessoas fazerem isso [o curso]”, opina. Elaine acredita que a dificuldade para introdução de políticas de manejo – como reciclagem e criação de aterros sanitários – atinge sobretudo os municípios pequenos, com até 20 mil habitantes. “Faltam recursos e contingente técnico nas pequenas prefeituras”, destaca.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), João Zianesi Netto, também avalia que faltou capacitação e conscientização. “Alguns [Não criaram o plano] por ignorância, outros por desconhecimento técnico. Em muitos municípios de pequeno e médio porte, a destinação dos resíduos é gerenciada por pessoas que não têm a formação adequada. Além disso, há uma preocupação de que quando você começa a melhorar a questão ambiental você aumenta os custos”, afirma.
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziluldoski, reclama da falta de auxílio financeiro para que as prefeituras cumpram as determinações da Lei n°12.305. Segundo ele, são necessários R$ 70 bilhões para transformar todos os lixões em aterro sanitário, até 2014. “Isso equivale à arrecadação conjunta de todos os municípios do país. Quando acabar o prazo, os prefeitos estarão sujeitos a serem processados pelo Ministério Público por não terem cumprido a lei”, disse. De acordo com ele, a estimativa da CNM é que mais de 50% das cidades brasileiras ainda não elaboraram os planos de gestão de resíduos.
Edição: Talita Cavalcante

sábado, 21 de julho de 2012


Ameaças ao Tortura Nunca Mais são repudiadas pela Secretaria de Direitos Humanos

20/07/2012 - 19h12
Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República divulgou hoje (20) nota de repúdio contra as ameaças anônimas recebidas pelo Grupo Tortura Nunca Mais. A pasta solicitou que a Polícia Federal acompanhe as investigações e a ocorrência da invasão da sede da entidade no Rio de Janeiro.
Para a ministra Maria do Rosário, “diante dos fatos ocorridos, consideramos inaceitável o ataque a uma entidade que realiza um trabalho fundamental na defesa dos direitos humanos (...) Mais grave se torna o fato diante da dedicação do Grupo Tortura Nunca Mais à democracia e à recuperação histórica dos fatos ocorridos no Brasil durante a ditadura militar (1964-1985), e no combate à tortura nos dias de hoje”.
De acordo com o Grupo Tortura Nunca Mais, a entidade recebeu, no dia 11 de julho, ameaças por telefonema anônimo. Ontem, dia 19 de julho, a sede do grupo foi invadida e foram furtados R$ 1,5 mil, além documentos de atendimento psicológico de vítimas de tortura policial e de defensores de direitos humanos. O grupo disse que arquivos da entidade também foram revirados e que o computador estava ligado.
O Grupo Tortura Nunca Mais foi fundado em 1985 por iniciativa de ex-presos políticos que viveram situações de tortura durante o regime militar e por parentes de mortos e desaparecidos políticos. Atualmente trabalha pela efetivação da Comissão Nacional da Verdade, pela abertura dos arquivos da ditadura militar, e pelo cumprimento da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Araguaia.
 
Edição: Rivadavia Severo

AMEAÇAS


Ameaças ao Tortura Nunca Mais são repudiadas pela Secretaria de Direitos Humanos

20/07/2012 - 19h12
Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República divulgou hoje (20) nota de repúdio contra as ameaças anônimas recebidas pelo Grupo Tortura Nunca Mais. A pasta solicitou que a Polícia Federal acompanhe as investigações e a ocorrência da invasão da sede da entidade no Rio de Janeiro.
Para a ministra Maria do Rosário, “diante dos fatos ocorridos, consideramos inaceitável o ataque a uma entidade que realiza um trabalho fundamental na defesa dos direitos humanos (...) Mais grave se torna o fato diante da dedicação do Grupo Tortura Nunca Mais à democracia e à recuperação histórica dos fatos ocorridos no Brasil durante a ditadura militar (1964-1985), e no combate à tortura nos dias de hoje”.
De acordo com o Grupo Tortura Nunca Mais, a entidade recebeu, no dia 11 de julho, ameaças por telefonema anônimo. Ontem, dia 19 de julho, a sede do grupo foi invadida e foram furtados R$ 1,5 mil, além documentos de atendimento psicológico de vítimas de tortura policial e de defensores de direitos humanos. O grupo disse que arquivos da entidade também foram revirados e que o computador estava ligado.
O Grupo Tortura Nunca Mais foi fundado em 1985 por iniciativa de ex-presos políticos que viveram situações de tortura durante o regime militar e por parentes de mortos e desaparecidos políticos. Atualmente trabalha pela efetivação da Comissão Nacional da Verdade, pela abertura dos arquivos da ditadura militar, e pelo cumprimento da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Araguaia.
 
Edição: Rivadavia Severo

Brasil pode retaliar Estados Unidos por causa de política de subsídios a produtores de algodão, diz embaixador | Agência Brasil

Brasil pode retaliar Estados Unidos por causa de política de subsídios a produtores de algodão, diz embaixador | Agência Brasil

NOTICIAS DA ABGE

Caro Associado,

Entre os dias 26 e 29 de agosto de 2012, acontece a quinta edição do Seminário Ecos da Sardenha, realizado pela Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP). O evento será em São Paulo (SP) e terá cursos, palestras, stands com exposição de produtos, equipamentos e inovações, além de visitas técnicas a empreendimentos do setor.

“O Ecos da Sardenha vai se concentrar em aspectos inovadores da gestão sustentável dos resíduos sólidos”, afirma Carlos Vinícius Benjamin, da comissão organizadora do seminário. “Trata-se de uma grande oportunidade para tanto o setor público quanto o privado atualizarem os seus conhecimentos na área", destaca.

Confira aqui os palestrantes brasileiros e estrangeiros, com presença confirmada.

Faça a sua inscrição e garanta a sua vaga*.

*Vagas limitadas.

Saiba mais em: www.ecosdasardenha.com.br

Atenciosamente

Secretaria ABGE
 

RISCOS DE DESASTRES NA REGIÃO NORDESTE


Ceará sedia encontro sobre riscos e desastres nas regiões Nordeste e NortePDF
Satlite_NNEO Ceará recebe mesta sexta-feira (20) a 8ª Reunião do Grupo de Trabalho (GT) Informações de Riscos: Nordeste e Norte. O encontro acontece às 9h30min, no auditório da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).  Com objetivo de agregar todas as informações para subsidiar a gestão de riscos e a prevenção de desastres naturais nas regiões Nordeste e Norte, o Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad) organizou reuniões periódicas com diversos órgãos nacionais, regionais e estaduais para discutir duas situações extremas: a Seca vivenciada pela região Nordeste e as Cheias vivenciadas pela região Norte. Após sete reuniões, o Centro Nacional busca, agora, levar as discussões para as esferas estaduais com intuito de ampliar parcerias com órgãos estaduais que trabalham com informações de desastres.

Sob a coordenação do Cenad, o Grupo de Trabalho conta com a participação de diversos órgãos: Agência Nacional de Águas (ANA), Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Como instrumento de trabalho definiu-se que seriam emitidos boletins e relatórios quinzenais com informações de riscos e desastres de ambas as regiões.

Pioneiro

O GT Informações de Riscos: Nordeste e Norte escolheu o Estado do Ceará para ser o pioneiro de sua Região nas discussões desse trabalho técnico – tendo em vista a experiência do Estado no combate e minimização dos efeitos da seca – e por possuir um dos Comitês Integrados de Combate à Estiagem melhor estruturado.

No Ceará, o GT destaca a participação nas discussões técnicas da Funeceme, Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), em específico a Coordenadoria de Infraestrutura, a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Corgeh), a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), as Defesas Civis Estadual e Municipal e o Comitê Integrado de Combate à Estiagem.

Serviço

8ª Reunião do Grupo de Trabalho (GT) Informações de Riscos: Nordeste e Norte
Data: 20 de julho de 2012
Horário: 9h30min
Local: Auditório da Funceme (Avenida Rui Barbosa, 1246 – Aldeota – Fortaleza/CE)

19.07.2012
Assessor de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto ( comunicacao@funceme.ce.gov.br / 85 8814.4194 - 9971.4289)

PRAIA LIMPA


Praia Limpa acontece neste fim de semana em Canoa Quebrada e ArpoeirasPDF
Neste domingo (22), o Conselho de Políticas e Meio Ambiente (Conpam) e as prefeituras de Aracati e Acaraú realizarão a campanha educativa Praia Limpa, nas praias de Canoa Quebrada e Arpoeiras. De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental, Maria José Holanda, com esses pequenos gestos se busca indução a multiplicação de uma consciência individual e coletiva, para que as pessoas e as comunidades passem a cuidar bem do espaço de lazer popular mais democrático que existe, que são as praias.

Em Canoa Quebrada, Aracati, as técnicas Roberta Goes e Edilene Queiroz, acompanhadas de 50 pessoas, distribuirão sacos biodegradáveis para a coleta de lixo nas cores azul, vermelho, verde e amarelo. Os sacos receberão respectivamente papel, plástico, vidro e metais.

Já em Arpoeiras, distante em 8 km do centro de Acaraú, os técnicos Milton Alves e Mauricélio Duarte estarão coordenando o trabalho educativo com apoio da Secretaria de Meio Ambiente daquele município praiano.

Para estimular ainda mais que turistas, banhistas e comerciantes participem dessa manhã de limpeza, haverá a troca do lixo por um brinde, no caso uma sacola retornável.

20.07.2012

Coordenadoria de Comunicação do Conpam
Elizabeth Rebouças - 85 31011235

FESTIVAL DE MÚSICA


X Festival Música na Ibiapaba exibe cenário musical cearensePDF
ibiapabaO Ceará tem dado passos largos na formação musical, prova disso é o sucesso do Festival Música na Ibiapaba que, desde 2004, reúne centenas de jovens aprendizes e professores renomados na cidade de Viçosa do Ceará. Neste ano, o Festival acontece de 21 a 28 de julho e tem o compromisso de desenvolver jovens talentos e expandir o cenário musical cearense. Viçosa do Ceará, mais uma vez, será palco do festival que, com o apoio do Governo do Estado, tem o objetivo de acolher profissionais, educadores e estudantes de música e o público geral num evento que abre espaço para a música popular brasileira.

Essa ação tem beneficiado músicos e aprendizes em todo o Estado, em especial nos municípios da Serra da Ibiapaba. Em 2010, cerca de 300 alunos foram contemplados nos chamados “Casulinhos”, oficinas de iniciação musical. Antes do projeto, muitos não tiveram nenhum tipo de contato com a produção musical e hoje despertam interesse em aperfeiçoar suas técnicas.

Professores, instrutores e maestros de todo Brasil, especialistas em diversas áreas da música, foram convidados a ministrar as oficinas dos seis núcleos pedagógicos: Musicalização, Vocal, Instrumental, Estruturação e História, Didática Musical e Projetos Especiais. Nesse ano, dois convidados internacionais comporão o corpo docente: o produtor e pianista americano Adam Faulk, que já realizou trabalhos com nomes como Billy Paul, Terrence Howard, MC Lyte, entre outros e esteve nos palcos de cidades como Munique, Paris e Tóquio e o maestro uruguaio Pablo Trindade Roballo, diretor artístico do grupo Expresso 25 em Porto Alegre, desde outubro de 1996, e do grupo vocal “Sem Contraindicação” desde 2003.

Essas oficinas servirão como base para aguçar a criatividade, descobrir talentos e criar novas formações musicais como corais, orquestras, bandas e grupos de música instrumental. Essa edição beneficiará cerca de 1.000 inscritos em 58 oficinas, divididas em 78 turmas. As grandes atrações são as novas oficinas de Percussão Corporal e Musicalidade Instintiva, Introdução a Musicoterapia, Arranjo, Harmonia e Improvisação para Violão, Didática e Repertório Coral Adulto, Regência Coral, Regência de Corais e Grupos Vocais, Atividades Lúdicas: Brincadeiras Musicais e os projetos “Mel: música e literatura na infância” e “Música e literatura – Um abraço harmonioso”.

Programação Artística
Além das oficinas, os participantes e o público em geral poderão vivenciar a música através da diversificada programação artística. Esta edição trará apresentação inédita do trio Adam Faulk, César Machado e Miquéias dos Santos e espetáculo especial da Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE).

Formada por aproximadamente 50 músicos regidos pelo maestro Alfredo Barros, a OSUECE se destaca por executar, dentre as composições nacionais e clássicas, peças de cearenses, estudantes do Bacharelado em Composição da UECE.

O violonista e clarinetista paulistas Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro apresentam o novo álbum “Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro Gravado ao Vivo na Bimhuis – Amsterdã”, o segundo da dupla, gravado após apresentação impecável na Holanda. O álbum conta com músicas inéditas de autoria do Duo, músicas do antigo CD e interpretações de grandes gênios da música brasileira, como Sivuca, Luperce Miranda, Zequinha de Abreu, Ernesto Nazareth, entre outros.

Aulas Show
O Festival Música na Ibiapaba também promove aulas shows. Elas acontecem no auditório do Patronato, sempre às 18h e são abertas a todos os participantes do Festival. No dia 23, Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro são os responsáveis pela primeira aula. No dia 26 o sanfoneiro Waldonys mostra o que sabe para os alunos e públicos presentes no Patronato.

Segue a programação completa:


Dia 21
Sábado
Dia 22
Domingo

Dia 23
Segunda

Dia 24
Terça

Dia 25
Quarta

Dia 26
Quinta

Dia 27
Sexta

Dia 28
Sábado


Abertura Oficial
_
Orquestra Sinfônica da UECE


Roda de Som
_
Trio: Adam Faulk, César Machado e Miquéias

Roda de Som
_
Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro

Roda de Som
_
Encontro de Mestres


Grande Roda de Som (noite toda)

Mostra de Oficinas
_
Encontro de Mestres

Mostra de Oficinas
_
Waldonys e Banda


Mostra de Oficinas

Contatos para entrevistas:
Heriberto Porto, coord. pedagógico do IX Festival Música na Ibiapaba – 8823-1793
Lucile Horn, coord. pedagógica do IX Festival Música na Ibiapaba – 9987-3829

20.07.2012

Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC
Marco da Escóssia - (85) 3488.8625 | (85) 8733.8829
imprensa@dragaodomar.org.br