sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mantega prevê crescimento da economia entre 3% e 4% no segundo semestre | Agência Brasil

Mantega prevê crescimento da economia entre 3% e 4% no segundo semestre | Agência Brasil

Documentos sigilosos das Forças Armadas serão abertos ao público | Agência Brasil

Documentos sigilosos das Forças Armadas serão abertos ao público | Agência Brasil

PROGRAMA CISTERNAS DE PLACAS


Oito entidades são selecionadas para execução do programa de Cisternas de PlacaPDF
Oito entidades sem fins lucrativos foram selecionadas para a construção de 33.400 cisternas de placa em 35 municípios cearenses. As entidades celebrarão convênio de cooperação técnica com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) para a mobilização, capacitação e construção de cisternas no Estado do Ceará.

O programa de Cisterna de Placas é uma parceria da SDA com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Até agora, já foram investidos R$ 80 milhões na construção de cisternas de placa, sendo que o investimento do MDS é de aproximadamente 60% deste valor, com uma contrapartida do Estado de, aproximadamente 40%. Em todo o Ceará já foram construídas 49.142 mil cisternas, que acumulam água para beber e cozinhar. Cada entidade selecionada fará a seleção de dois lotes.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, destacou que 50% das comunidades que necessitam de água de qualidade estão sendo beneficiadas. A meta é universalizar o abastecimento d'água até o final de 2014.

O sorteio para a seleção das entidades que ficarão responsáveis pelos lotes será realizado na próxima quarta-feira (04), às 9 horas, no auditório do Parque de Exposições. O resultado oficial da licitação pode ser acessado (http://www.sda.ce.gov.br/index.php/downloads/file/148-resultado-oficial-do-certame-licitatorio-072012-para-a-selecao-de-entidades-para-o-programa-de-cisternas-de-placas-da-sda).

Quintais produtivos

Na próxima segunda-feira (02) haverá a entrega da documentação das entidades que têm interesse em participar devem apresentar a documentação listada no edital 08/2012, às 9 horas, na Sala de Treinamento do Núcleo de Classificação da SDA

Serão investidos R$ 66 milhões, proveniente de convênio entre a SDA e o MDS, para beneficiarem torno de 10.200 famílias de agricultores. Serão construídos 7200 quintais produtivos, sendo 4200 com cisternas de enxurrada e 1500 com barragens subterrâneas. Serão contemplados os territórios de Sobral, Vales do Curu e Aracatiaçu, Inhamuns Crateús, Sertão Central e Sertões de Canindé. A previsão é que o convênio comece a ser executado a partir de agosto de 2012. O edital de seleção das entidades está disponível no site da SDA e pode ser acessado através do link http://www.sda.ce.gov.br/index.php/downloads/file/147-edital-de-selecao-para-a-construcao-de-quintais-produtivos-da-sda.

29.06.2012
Assessoria de Comunicação da SDA
Lúcio Filho ( asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 - 8897.8510)

Universidade Digital abre inscrições para diversos cursos


Universidade Digital abre inscrições para diversos cursosPDF
A Universidade do Trabalho Digital já soma quase 1.800 inscrições para os cursos de Iniciação Digital e de Qualificação Especializada em Tecnologia da Informação (TI), que abrange os cursos de PHP, Design Gráfico, Java, Linux Avançado e Conectividade e Segurança da Informação. As inscrições ainda podem ser feitas na sede da UTD, localizada no prédio do antigo Cine São Luiz, no Centro de Fortaleza.

Para inscrever-se é necessário ser alfabetizado e ter idade a partir de 16 anos. Já para a formação em Qualificação Especializada em TI  o candidato deve ser ainda professor de TI, aluno egresso do e-Jovem, estudante de graduação ou técnico em TI.

A UTD capacita atualmente 200 pessoas em Iniciação Digital, divididas em oito turmas, que serão finalizadas em julho.

Parceria

A fim de otimizar o espaço físico da UTD e apoiar outras ações do Estado, já encontra-se em andamento a parceria da Secitece/UTD com a Secretaria da Educação (Seduc). Com a parceria, as instalações da UTD passam a abrigar cursos de capacitação para os egressos do E-Jovem e alunos da Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). Já foram realizados os cursos de Java, Design Gráfico e Desenvolvimento em Android.

A UTD é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secitece. Foi criada com o objetivo de melhorar a qualificação profissional em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

Um dos diferenciais da UTD é o incentivo ao empreendedorismo. Os alunos dos níveis básico e avançado recebem formação nesta área, como forma de potencializar a formação profissional e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho, estimulando o comportamento empreendedor e fazendo com que novos conhecimentos cheguem à sociedade na forma de produtos, serviços e processos de qualidade.

Inscrições:
Universidade do Trabalho Digital (UTD)
Rua Major Facundo - 500, 10º ao 13º andar - Centro

28.06.2012
Assessoria de Comunicação da Secitece
Cynthia Cardoso (85 3101.6466 - 3101.6456 - 3101.6433)

Exposição exibe fósseis e vestígios pré-históricos | Agência FAPESP :: Notícias

Exposição exibe fósseis e vestígios pré-históricos | Agência FAPESP :: Notícias

TU É NOSSO E NÓS É TEU-Por Muniz Sodré em 26/06/2012 na edição 700


Assim como a foto em que Lula confraterniza com Paulo Maluf, a abstrusa frase do título (constante de um diálogo flagrado no “escândalo Cachoeira”) permanecerá como índice da falência moral do espaço público brasileiro.Índice, na análise dos discursos, é um dos três tipos de signos possíveis, ao lado do ícone (referente ao funcionamento da imagem) e do símbolo (domínio dos sistemas linguísticos predominantes no discurso cotidiano).
Passando por cima de maior detalhamento acadêmico, assim se pode resumir o conceito: para responder a uma pergunta do tipo “onde está o incêndio?”, o indivíduo recorre a um índice, que consiste em apontar para o fogo com o dedo, estabelecendo uma conexão dinâmica entre o dedo e o incêndio. Há um laço existencial, de contiguidade entre o índice e a referência. Os sintomas são sempre indiciais.
Isso explicado, permitimo-nos acrescentar aos dois já mencionados, um terceiro índice, vindo do exterior: Um artigo do jornalista David Carr no The New York Times(11/6/2012) relata uma “preocupação crescente no sentido de que a queda dos valores e a falência dos modelos comerciais de muitos jornais americanos possam levar a uma situação em que interesses econômicos comprem jornais e os usem para praticar uma agenda política e comercial”.
Evidentemente, essa agenda sempre esteve implicada em qualquer empresa jornalística. Mas o que o articulista está pondo em questão é a exclusividade da agenda, ou seja, jornalismo futuro como nada mais além disso. Segundo ele, esse futuro parece ter chegado a San Diego, na Califórnia, onde o diário The U-T San Diegoacaba de ser comprado por um empresário local – Douglas F. Manchester, hoteleiro e incorporador imobiliário – que se apresenta como uma espécie de folheto para os seus vários interesses. Manchester é contra governo de bem-estar social, cobrança de impostos e casamento gay. É a favor da especulação imobiliária na reforma do centro de San Diego.
Consciência moral
Ora, esse tipo de interesse sempre pôde estar implícito no funcionamento de qualquer corporação de mídia, como bem se sabe. O que há de novo aqui é que Manchester e seu sócio John T. Lynch são explícitos quanto aos seus motivos: “Nós não pedimos desculpas. Estamos fazendo o que todo jornal deve fazer, ou seja, tomar posições. Somos pró-conservadores, pró-negócios, pró-militares”. Editores que pensem o contrário são demitidos.
David Carr explica a sua indignação:
“Muitos de nós cresceram em cidades onde o jornal diário estava associado a líderes cívicos, e o interesse privado se expressava geralmente na página editorial. Uma vez por outra, a apuração devida podia ser suspeitamente ignorada na cobertura, mas as páginas noticiosas eram exatamente isto, notícias”.
Agora, como precisamente se relacionam o jornal de San Diego, a frase abstrusa do escândalo e a foto Lula-Maluf? Ao olhar do observador, no fenômeno generalizado da queda das aparências morais.Moral, bem se sabe, é um conjunto de prescrições normativas, consideradas a partir de coordenadas de tempo e lugar, relativas à formação do caráter e da conduta dos indivíduos. As prescrições aparecem socialmente como regras, manifestadas em atitudes e comportamentos capazes de orientar a vida individual e coletiva, com referência a valores aceitos pela comunidade.
Sempre se pode questionar a validade de um determinado ordenamento moral; e, no fogo das mutações ditas “pós-modernas” (revolução sexual, liberação dos costumes etc.), a moralidade andou em desprestígio, ganhou uma aura de caretice. Mas é inquestionável a força da relação entre consciência moral e a sociedade que se deseja. A moralidade está posta em relação com a comunidade, entendida como o locus da reciprocidade entre os atores da vida social.
De fato, para a maior parte dos pensadores sociais do século 10, própria ideia de comunidade humana é sustentada pelo pressuposto de um compromisso “moral”, entendido como “aspiração” original e civilizada. Por isso, a consciência moral é necessariamente uma instância reflexiva. No horizonte do jornalismo e da alta política, sempre se tentou ter à vista uma boa medida de consciência moral ou, pelo menos, manter as aparências de moralidade como um cuidado pedagógico para com as gerações futuras.
Tempo na tevê
Ora, com a contínua perda de força axiológica (o enfraquecimento dos valores) das estruturas sociais, as ações não têm hoje por que se orientar na direção de grandes fins ou de horizontes esperançosos. A contemporaneidade parece não fazer outra coisa, senão substituir o antigo escopo ético-social por critérios afins à lex mercatoria, a economia de mercado, onde predominam o dinheiro e a mercadoria como conteúdos fundamentais do espírito público. Sem esse mesmo escopo, também a democracia representativa perdeu os limites dados pelas próprias aparências de consciência moral. A consciência já não dói mais.
Daí, o retorno da indignação – a velha e “careta” indignação! – como recurso político (ainda que precário) das massas, sobretudo dos jovens nas praças orientais e ocidentais, contra a desorientação existencial provocada pela falência dos valores. Em seu artigo, David Carr, o jornalista não faz muito mais do que se indignar. É o mesmo sentimento da política Luíza Erundina e dos leitores de jornais frente à foto em que Maluf, abraçado a Lula e ao aspirante Fernando Haddad, sorri ante a sua agora plausível recomposição de imagem na cena pública. Afinal de contas, o que é a moral frente a um minuto a mais de tevê?
Os jornais não transcreveram uma frase sequer do que realmente se conversou. É analiticamente viável, portanto, levar a sério o conceito de índice para sugerir como legenda da foto a frase emblemática: “Tu é nosso e nós é teu”.
***
[Muniz Sodré é jornalista, escritor e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro[

101 American Geo-Sites You've Gotta See | Albert B. Dickas

101 American Geo-Sites You've Gotta See | Albert B. Dickas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Comissão julga 32 pedidos de anistia de vítimas da ditadura em Florianópolis | Agência Brasil

Comissão julga 32 pedidos de anistia de vítimas da ditadura em Florianópolis | Agência Brasil

Fernando Lugo é afastado da Presidência do Paraguai | Agência Brasil

Fernando Lugo é afastado da Presidência do Paraguai | Agência Brasil

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Apex-Brasil


Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) abriu inscrições para o 4º Prêmio Apex-Brasil – Exportar é Inovar, que premiará entidades setoriais, empresas e jornalistas que se destacaram nos temas de exportação e atração de investimentos produtivos para o país.
O objetivo da homenagem, criada em 2006 e realizada a cada dois anos, é reconhecer aqueles que, no campo do comércio exterior, se sobressaíram por sua marcante contribuição ao desenvolvimento do país. “Nossa intenção é socializar as boas práticas e premiar o esforço de entidades e empresas que possuem experiências de sucesso no mercado internacional utilizando ferramentas importantes para ampliar sua competitividade, tais como inteligência comercial, inovação e sustentabilidade”, afirma Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.
 
São 19 categorias de premiação, sendo cinco voltadas para entidades setoriais que desenvolvem projetos de promoção de exportações em parceria com a Agência e quatro voltadas às empresas exportadoras participantes dos Projetos Setoriais, abordando os temas: inovação como diferencial competitivo, gestão internacional de marca, internacionalização como estratégia para desenvolvimento da competitividade, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental nos negócios.

Há, ainda, uma categoria para premiar empresas brasileiras ou estrangeiras com operações no Brasil que obtiveram investimentos estrangeiros diretos estratégicos e outra voltada para as empresas comerciais exportadoras (tradings), que desenvolveram estratégia inovadora para exportação. Será premiado, também, o jornalista que tenha produzido reportagem impressa ou audiovisual sobre ações de promoção comercial, veiculada na imprensa brasileira.
 
Julgamento
 
Em todos esses casos, o julgamento será feito por um júri composto por representantes dos segmentos acadêmico, empresarial, governamental e jornalístico, relacionados com o tema.
Há ainda, seis categorias relativas a aumento das exportações e diversificação de mercados, em que os vencedores serão definidos a partir de bases de dados oficiais da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
 
Por fim, foi criada uma categoria de reconhecimento público, para que os visitantes do site do Prêmio votem em histórias de sucesso de empresas exportadoras (registradas em vídeos).
Para ler o regulamento, fazer a sua inscrição e conhecer mais detalhes do Prêmio visite: www.premioapexbrasil.com.br.
 
Fonte: Apex-Brasil

Edições Anteriores

Busca

CAPACITAÇÃO EMPRESARIAL: GRADE 1o. SEMESTRE 

O Centro Internacional de Negócios do Ceará apresenta para a classe empresarial, a grade de cursos do primeiro semestre de sua Capacitação Empresarial 2012.
 
Abordando assuntos variados, o Programa de Capacitação Empresarial do CIN/CE tem como diferencial competitivo, o foco na demanda dos empresários, bem como no alto gabarito de seus facilitadores, todos com ampla experiência profissional em suas áreas.
 
Tendo por base o imperativo fortalecimento do processo de internacionalização da economia cearense, o CIN/CE orienta ações permanentes na ampliação da base de empresas exportadoras, na diversificação da pauta de produtos exportados e no fortalecimento das indústrias locais, através de uma maior competitividade através da modernização de seu parque fabril.
 
Confiram abaixo a grade* do primeiro semestre de 2012:
 

Básico de Importação17 a 19 de Julho - 19h às 22h
 

As inscrições encontram-se abertas no site do CIN/CE (www.fiec.org.br/cin).
 
*Programação sujeita a alteração.

Maiores informações: (85) 3421.5417 (Roberta) / 3421.5419 (Filipe).
 
 
 

TORNE SUA EMPRESA GLOBAL

Conhecer os procedimentos para uma empresa ingressar ou progredir no mercado internacional ficou mais fácil. Para isto, o Centro Internacional de Negócios da FIEC mantém o Balcão de Negócios, um espaço de atendimento exclusivo às empresas, onde são fornecidas informações estratégicas e orientação adequada para o empresário que deseja incrementar seus negócios no comércio exterior.

Como forma de complementar o serviço prestado às empresas, O CIN/CE dispõe de uma Unidade de Atendimento da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O intuito da Unidade é aproximar a Apex-Brasil das empresas cearenses, visando inseri-las em projetos já existentes buscando novas possibilidades de fomentar as exportações através dos variados produtos disponibilizados ao empresariado brasileiro.

Visite o Centro Internacional de Negócios e descubra como aumentar a competitividade de sua empresa!

Maiores informações:

Balcão de Negócios: Marlene Albuquerque - Tel: 85 3421-5420

Unidade de Atendimento Apex-Brasil: Laís Bertozo - Tel: 85 3421-5417
 

BolsasCotaçãoData
Bovespa-2,91%21/06
Dow Jones-1,96%
21/06
Nasdaq
-2,43%
21/06
Merval-1,70%21/06
MoedaVendaData
DólarR$2,05521/06
EuroR$2,56321/06
Risco BrasilPontosData
 21321/06