domingo, 25 de setembro de 2011

DA CONFIANÇA EM DEUS-PRECE

Deus nosso Pai,libertai-nos hoje de toda tristeza de toda angústia e de qualquer espécie de pessimismo.
Fazei transfigurar em nossos semblantes a fé que temos em vós e no vosso amor de Pai.
Que a nossa face seja iluminada pela ternura e compaixão que nos dispensais a cada instante de nossa vida,envolvendo-nos na sombra de vossa asas.
Por isso,cada um de nós,pode dizer:O que nos faz caminhar é certeza que vós caminhais junto de vosso povo.
Vós sois o Sol fulgente que expulsa as trevas em nosso perigrinar.Sois vós,Senhor,que nos dais força para superar nosso limites e contradições.
Deus,que comandais os ritmos dos tempos e o desfilar das eras,ressuscitastes a Jesus,Deus-conosco para sempre,Senhor da história e Prescutador dos corações, Libertador dos dos Pobres e Consolador dos aflitos e atribulados,Salvação nossa,Rochedo que sustenta os mundos criados,as coisas visíveis e invisíveis.
Nele temos a salvação e o perdão de nossos pecados.

Tecnologia e inovação não garantem melhores condições de trabalho, apontam sociólogo e procurador | Agencia Brasil

Tecnologia e inovação não garantem melhores condições de trabalho, apontam sociólogo e procurador | Agencia Brasil

Funcionários dos Correios decidem continuar com greve nacional | Agencia Brasil

Funcionários dos Correios decidem continuar com greve nacional | Agencia Brasil

No Brasil tudo acaba em pizza?

No Brasil tudo acaba em pizza?
Autor: Sebastião Monteiro



Os recentes escândalos envolvendo os membros da Câmara de Vereadores da capital mato-grossense têm fomentado discussões de toda ordem e tornou-se tema obrigatório das conversas em todos os lugares seja elevador, padaria, restaurante...

Pessoas de meu convívio, inclusive colegas que não atuam na área criminal, me têm feito indagações sobre a apoteótica decretação da Prisão do vereador Lutero Ponce, ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, decorrente de seu suposto envolvimento no desvio de mais de 7 milhões de reais dos cofres públicos, cuja revogação se deu em menos de 24 horas.
O fator que despertou em mim o desejo de discorrer sobre esse assunto delicado, intrigante e de natureza muito polêmica, é o compromisso que tenho com o valor social do meu trabalho. Tratarei aqui sobre essa matéria de forma simples, numa linguagem que pretende ser direta, clara e acessível a todo leitor.

Fatos como esses incitam dúvidas em qualquer pessoa sobre o papel das personagens da Justiça – Judiciário, Ministério Público, Polícias e OAB –, que ao acompanhar os recorrentes escândalos seguidos de prisões-relâmpagos no país, tem a impressão de ver confirmado o senso comum tão disseminado no ideário popular de que no Brasil o crime compensa... que tudo acaba em pizza... induzindo a população à inevitável sensação de impunidade.

Pode parecer surreal, mas é um grande equívoco afirmar que no Brasil o crime compensa, são ditos como esses que tornam verdadeira a mentira repetida mil vezes. E duas são as situações que se destacam na sinalização da massificação desse senso comum. A primeira delas é o desvirtuamento das prisões provisórias, especialmente a temporária e preventiva; a outra, afirmar que existem inúmeras espécies recursais de que se vale o advogado para defender seu cliente.

Pudemos acompanhar nessa última década um fortalecimento das instituições públicas. Sua maior consequência foi municiar essas instituições com grande poder para combater os atos contrários ao interesse público. Um exemplo são as diversas operações policiais e mais recentemente as do GAECO, deflagradas com ares de cinema holywoodiano e identificadas com as mais complexas e até excêntricas nomenclaturas tais como “Operações Sanguessuga, Curupira, Crespúsculo, Teimoso,Volver ...”, sempre acompanhadas de muita publicidade, e, em fração de minutos, aquilo que poderia ser resolvido apenas com o fiel cumprimento da lei, sem alarde, é transformado em espetáculo e os envolvidos em grandes astros, dando início a um perfeito show de pirotecnia. Tão verdadeira é a afirmação que recentemente o Supremo Tribunal Federal, com o propósito de combater excessos, restringiu o uso de algemas e proibiu a divulgação da imagem do momento em que o indivíduo está sendo preso.

É certo que nós brasileiros já nos habituamos a conviver, o que não significa aceitar, com todas as mazelas, sejam elas de origem política, financeira ou social. O que pesa são as consequências desse amadurecimento a que somos submetidos, pois cada um processa de forma bem diferente a capacidade de se indignar diante desse emaranhado de coisas. Os escândalos se sucedem e independente das circunstâncias que os envolvem são sempre acompanhados de muita especulação. Pela própria natureza os escândalos geram na cabeça das pessoas muitas dúvidas, que por sua vez provocam as mais diversas indagações, algumas que merecem ser desmistificadas e discutidas até satisfazer a ansiedade que toma conta de todos, como é o caso destas duas: Por que se prende alguém e por que tão logo se solta? Quais são esses “inúmeros” recursos utilizados pelos advogados que impedem a efetivação da Justiça?

A primeira indagação diz respeito à prisão provisória, também chamada de prisão cautelar ou prisão sem pena, como bem versa MIRABETE, Julio Fabbrini. SP: Atlas, 2001, pp. 384-85, em sua obra Processo Penal, em que o mestre diz tratar-se de “uma medida extremada e de exceção, e, somente deve ser aplicada em situações específicas, em casos especiais onde a segregação provisória, embora um mal, seja indispensável para resguardar os interesses sociais de segurança”.

Dito isso, entende-se que ela só pode ser decretada quando houver prova da existência do crime e indícios suficientes de autoria, e a sua decretação pode acontecer tanto na fase policial como na fase judicial, antes do trânsito em julgado da sentença, daí a caracterização de sua provisoriedade. Para melhor elucidar, seguem algumas situações em que a decretação da custódia provisória torna-se indispensável, como por exemplo impedir o desaparecimento do suposto autor do crime que pretenda fugir do distrito da culpa; ou ainda, impedir que o suposto autor desapareça com as provas do crime; e naquelas situações em que há indícios de suborno, aliciamento ou ameaça a testemunhas etc.

O que precisa ficar bem claro é que essas prisões maciçamente divulgadas pela mídia são na sua maioria provisórias, o que quer dizer que o indivíduo, via de regra, ainda não foi regularmente processado e julgado, portanto, não foi absolvido nem tampouco condenado. Consequentemente, a decretação da prisão provisória não pode ser vista como antecipação de uma futura condenação.

Como visto, a prisão provisória foi criada para atender a situações emergenciais e hoje, de forma desvirtuada, vem sendo usada com finalidade política. A mudança é no mínimo preocupante, pois de instrumento acautelatório passa a dar voz ao clamor social que brada por justiça, pressionando as instituições cada vez mais a fazer uso de medidas ostensivas. E a prisão, neste caso, apresenta-se como resposta rápida e eficiente aos olhos do cidadão.

Entretanto, como nas leis da física que postulam que toda ação prevê uma reação, tais medidas têm gerado a não menos temida sensação de impunidade. A prisão provisória que nasceu para ser exceção virou regra e o seu desvirtuamento, desencadeado pelas próprias instituições responsáveis pelo combate ao crime, provocou uma falsa idéia de que o cumprimento de pena definitiva foi reduzida a algumas horas, dias ou semanas. Esse é o maior equívoco.

A outra indagação não é menos equivocada. Quem não se lembra de pelo menos uma vez ter acompanhado pela mídia que o advogado de alguém entrou com Recurso para este ou aquele fim? Os noticiários vão além, afirmam existir inúmeros recursos e que estes são os maiores responsáveis pela ineficácia da justiça. Estamos diante do outro fator indicativo da referida sensação de impunidade e que por razões óbvias transformam o advogado em verdadeiro vilão.
Pois bem, afirmar que no Brasil existem inúmeros recursos e atribuir a estes a responsabilidade pela ineficácia da justiça soa tão verdadeiro quanto afirmar que a prisão em flagrante dura apenas 24 horas. Na realidade, são dois equívocos que já se transformaram em lendas urbanas.

Passamos a vida toda ouvindo certas “verdades” sem nunca refletir ou questionar. A tendência é que esse estado de coisas permaneça até a hora em que temos que lidar com os conflitos. O estado de flagrante, aqui citado, desde que não haja interrupção da perseguição a quem em tese cometeu o crime, pode durar horas, dias ou meses. Já em relação aos “inúmeros” recursos, é preciso esclarecer que o número de recursos, com exceção dos embargos infringentes, corresponde a cada tipo de decisão judicial, pois o rol é taxativo, não havendo, portanto, possibilidade de ser ampliado. Sem olvidar que a autoridade judiciária, diante de um recurso com fim meramente protelatório, poderá aplicar as sanções da litigância de má-fé. Por isso ser injusto apontar o advogado como ardiloso arquiteto de sinuosos labirintos que travam a Justiça.
Combater as espécies recursais já existentes, no meu entendimento, significa caminhar na contramão da história de um modelo de estado que se caracteriza por ser constitucional e democrático de Direito, pois são exatamente esses recursos, juntamente com as ações constitucionais – habeas corpus e mandado de segurança –, os instrumentos mais eficazes de que se valem os advogados para garantir a aplicação do melhor Direito.

Como pudemos observar, são os próprios entes públicos os maiores responsáveis pela criação dessa sensação de impunidade. Ante a este lamentável cenário, em que boa parte da população despreza a legitimidade de nossas instituições por não mais confiar nos poderes constituídos, cabe prioritariamente ao Poder Judiciário, como fiel da balança, em seu papel educador disciplinar e coibir os excessos fazendo cumprir nossas leis, para que se possa resgatar a credibilidade de nossas instituições e, sem prejuízo à ordem jurídica, atender aos anseios da sociedade.

O momento não é de pessimismo. Quero crer no resultado útil dessa instabilidade que ora vivenciamos, que ela sirva de alerta a cada cidadão, em especial a todos nós operadores do Direito, no sentido de entendermos que o problema não está em nossas leis e sim nos sujeitos que as operam.

Sebastião Monteiro é advogado em Cuiabá

O conteúdo aqui publicado é de total responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a posição de Só Notícia

Estudos Avançados - Impunidade no Brasil: Colônia e Império

Estudos Avançados - Impunidade no Brasil: Colônia e Império

Gold Price Drops by $100/ounce | Geology.com

Gold Price Drops by $100/ounce | Geology.com

Movimento de Valorização dos Profissionais da Área Tecnológica.

Caros Profissionais



O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará - Senge-CE com a participação das treze entidades que compõem o Colégio Regional de Entidades do Crea-CE (Abenc/CE, Acemi, Aeac, Aemi-CE, Aep-CE, Apgece, Aprogeo, IAB-CE, Iaece, Ibap, Sintec-Ce, CEC, Crea-CE), estarão realizando um grande movimento de sensibilização da sociedade, gestores públicos e empresários para a importância dos profissionais da área tecnológica (engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas e técnicos de nível médio), tendo como tema“Engenharia Unidade pelo Desenvolvimento do Ceará” – Movimento de Valorização dos Profissionais da Área Tecnológica.

O movimento ocorrerá no dia 26 de setembro de 2011, de 8h às 11h, em frente de empresas e órgãos citados abaixo (em torno de oitenta, do poder público Municipal, Estadual e Federal), onde através da participação de duplas de pessoas contratadas estaremos divulgando a campanha com utilização de material publicitário como bandeira e distribuição de 20.000 panfletos (modelo em anexo), devidamente vestidos com batas padronizadas.

Solicitamos o envolvimento de todos os profissionais em seus locais de trabalho e divulgação ampla, de forma a atingirmos o maior público possível de pessoas dos diversos segmentos da sociedade.

A campanha tem como objetivo mostrar para a sociedade onde atuam os profissionais, o que produzem e quais os benefícios gerados pelo exercício de suas profissões, além de levantar a questão sobre a Valorização Profissional e a necessidade da união de todos em prol do desenvolvimento do Estado do Ceará.

SE INTEGRE A ESTE MOVIMENTO POIS SOMENTE COM A UNIÃO E LUTA DE TODOS OS PROFISSIONAIS CONSEGUIREMOS O RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE QUE TANTO ALMEJAMOS.



Engª Thereza Neumann
Coordenadora do Colégio de Entidades
85.87320523 - 99559717 - 87870512



Órgão Públicos e Empresas

ACFOR - ADAGRI– ADECE– ARCE - AMC – ALCE – BB S.A – BNB – CEF – CMF – COELCE– METROFOR - CAGECE – CEGÁS – CENTEC - COGERH- COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ – CHESF - CONAB – CPRM- COEMA – CEDE – CREA – DENIT – DAE – DETRAN - DER- DNOCS – EMLURB – EMATERCE - ETICE - ETUFOR – FUNCAP – FUNCEME - ABITAFOR – HGF - IFCE – IJF – IMPARH –- IDACE – IDT - IPECE – IPEM – NUTEC - PGE – PGM – SECITECE - SECRETARIA DA PESCA - SECRETARIA DAS CIDADES – SAM – SDA - SEDUC – SEINFRA – SEPLAG - SESPORT - SRH – SESCOPA - SER I – SE II – SER III – SER IV – SER V – SER VI – SERCEFOR – SME – SMS - SECEL - SEFIN - SEINF - SEMAM - SEPLA – SOHIDRA – SEMACE - TCU - TCE – TCM – UECE – UFC - UNIFOR

UARS Satellite Falls Over the Pacific | Geology.com

UARS Satellite Falls Over the Pacific | Geology.com

A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE,,,,

Os servidores a Fundação Cearense de Meteorologia, Ciência e Tecnologia do Estado (Funceme) continuam aguardando a implantação de um plano de cargos, carreiras e salários.

O governador Cid Gomes (PSB) prometeu o benefício durante sua campanha de reeleição, mas, até agora, tudo continua em estudos.

Enquanto o PCCS não chega, a Funceme perde técnicos por conta do baixo salário, que não chega a R$ 3 mil para quem tem mestrado e doutorado. Hoje o órgão conta com menos de 40 profissionais de alto nível.
OBS:Na esperança continua os servidores da SOHIDRA.

CEMADEN está selecionando bolsistas

Caro Associado,

Comunicamos que o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais - CEMADEN está selecionando bolsistas nas áreas de Meteorologia, Hidrologia, Geologia, Desastres Naturais e Informática, para desenvolverem atividades no Centro, o qual está localizado no campus do INPE em Cachoeira Paulista, SP. Os bolsistas deverão desenvolver atividades técnico-científicas nas áreas de previsão meteorológica de chuvas intensas, previsão hidrológica de enxurradas, previsão de escorregamentos, articulação de ações de prevenção e mitigação junto a Defesa Civil e desenvolvimento de ambientes operacionais de previsão de alerta. Os interessados devem enviar e-mail, informando área de interesse e incluindo currículo resumido, para Regina Alvalá:regina.alvala@inpe.br.

ABGE

FERRO

Teve início na noite desta quarta-feira (21), no Porto de Natal, a operação de carregamento do navio de bandeira chinesa "Shao Shan 1", que fará o transporte de minério de ferro do Rio Grande do Norte para a China, de acordo com informações divulgadas pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern).

Esta é a primeira vez que o carregamento de minério de ferro potiguar será feito pelo terminal. "A previsão é que a operação dure dois dias, mas poderá haver atraso, devido aos equipamentos serem novos e talvez necessitarem de ajustes", explicou a derência de operações do porto, em comunicado á imprensa.

A operação prevê o embarque de 30 mil toneladas do mineral. Ao todo estão previstos pelo menos um navio de minério de ferro por mês durante os próximos seis meses. A carga é de responsabilidade da Susa Minerações, empresa instalada em Cruzeta, com participação de um grupo indiano.

O minério armazenado é transportado por caçambas e posto por uma pá mecânica na moega (espécie de funil), que fará desembocar a carga a granel na esteira (ship loader), que, em seguida, a depositará no porão do navio.

sábado, 24 de setembro de 2011

Corrupção pode ser mais prejudicial ao combate à pobreza do que crise econômica, diz diretor do Pnud | Agencia Brasil

Corrupção pode ser mais prejudicial ao combate à pobreza do que crise econômica, diz diretor do Pnud | Agencia Brasil

Corrupção pode ser mais prejudicial ao combate à pobreza do que crise econômica, diz diretor do Pnud | Agencia Brasil

Corrupção pode ser mais prejudicial ao combate à pobreza do que crise econômica, diz diretor do Pnud | Agencia Brasil

Projeto de mães sociais que começou no Ceará será replicado por todo o país com a parceria da Cepal | Agencia Brasil

Projeto de mães sociais que começou no Ceará será replicado por todo o país com a parceria da Cepal | Agencia Brasil

Prefeitura do Rio fará mutirão de prevenção à dengue neste sábado | Agencia Brasil

Prefeitura do Rio fará mutirão de prevenção à dengue neste sábado | Agencia Brasil

Programas brasileiros de redução da pobreza despertam interesse de outros países | Agencia Brasil

Programas brasileiros de redução da pobreza despertam interesse de outros países | Agencia Brasil

Arce realiza fiscalização na área de Saneamento

Arce realiza fiscalização na área de Saneamento

Dez municípios terão seus sistemas de abastecimento de água fiscalizados.



Acaraú, Cruz, Irauçuba, Uruburetama, Palmácia, Guaramiranga, Alcântaras, Meruoca, Miraíma e Paraipaba terão seus sistemas de abastecimento de água fiscalizados por técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, durante o mês de outubro. As ações têm por objetivo obter um diagnóstico das condições técnico-operacionais e da qualidade do atendimento nas citadas localidades, observando, inclusive, se há casos de não conformidades na prestação dos serviços que possam resultar em determinações e/ou recomendações. As fiscalizações obedecerão ao seguinte cronograma: Acaraú e Cruz, no período de 3 a 7 de outubro; Irauçuba e Uruburetama, de 10 a 14; Palmácia e Guaramiranga, receberão a visita dos técnicos na semana de 17 a 21, enquanto Alcântaras, Meruoca, Miraíma e Paraipaba terão seus sistemas analisados no período de 24 a 28. O rigor das fiscalizações e a constante presença de técnicos da agência sinalizam uma evolução nos serviços públicos regulados.

Em todo o Estado, são quase cinco milhões de clientes atendidos somente na área de saneamento básico. As tarefas de regulação e fiscalização foram iniciadas em 2001, a partir da assinatura de convênio e consolidadas em 2009, com a promulgação da Lei Estadual n° 14.394/09 que define a atuação da Arce no tocante aos serviços públicos de saneamento básico. Agindo sempre de forma imparcial e respeitando os rigores técnicos a que estão submetidos os agentes envolvidos no processo, a Agência tem como alvo o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela concessionária (no caso a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece), a proteção dos direitos dos usuários, a universalização dos serviços e, ainda, a modicidade tarifária. Durante as atividades de fiscalização são observados aspectos inerentes à normatização e suporte que compreendem, basicamente, as áreas comercial e técnica.

Assim, são analisados procedimentos afeitos aos pedidos de ligação, evolução, retirada de vazamento e intervalo de leitura, além de controle da qualidade no que se refere aos padrões mínimos de potabilidade, levando em consideração três importantes parâmetros: turbidez, cloro residual livre e coliformes totais. São vistos, ainda, pontos relacionados à produção, tratamento, adução e distribuição, tudo isso com base nas leis, normas e regulamentos aplicáveis à prestação dos referidos serviços. A Arce também realiza julgamento de casos e mediação de conflitos entre usuários e concessionária. No total, são 148 municípios cearenses - com exceção de Fortaleza - submetidos à atividade reguladora da Agência cearense.



Assessoria de Comunicação da Arce
Angélica Martins – Jornalista
(85) 3101.1020 – 3101.1030 (Fax)

Cagece mobiliza população para ações solidárias

Cagece mobiliza população para ações solidárias
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) promove, neste fim de semana, em Fortaleza, uma ação para mobilizar a população em prol de ações solidárias. No sábado (24), a Companhia realizará na Praça dos Estressados (Av. Beira Mar), a partir das 5hs, panfletagem para lembrar da Campanha Sorriso Largo, de doação de brinquedos para crianças carentes da Capital. Já no domingo (25), a Cagece apoiará a Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos, distribuindo copos de “Água de Beber” aos participantes da caminhada “Eu doo, tu doas, ele vive”. A caminhada terá início às 7horas, no final da Av. Barão de Studart.

Campanha Sorriso Largo
“Sabe quanto vale um brinquedo? O sorriso largo de criança”. Esse é o slogan da Campanha que tem como objetivo arrecadar brinquedos para fazer a alegria da garotada. As doações podem ser feitas, até o dia 5 de outubro, nas lojas e sede da Cagece, nas Agências da Caixa Econômica Federal, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará – Fiec, Secovi, Sesc (Rua Clarindo de Queiroz), no Shopping Aldeota e nas Unidades LabPasteur/Unimagem. Os brinquedos serão entregues, no dia 10 de outubro, em uma solenidade no 23° Batalhão de Caçadores (BC).

Campanha Nacional de Doação de Órgão e Tecidos
A 13ª edição da Campanha em prol das doações de órgãos e tecidos tem como objetivo a redução na fila de transplantes, bem como sensibilizar a população sobre esse ato que pode salvar vidas. Para ser um doador basta comunicar a família sobre a sua vontade. Vale lembrar que alguns órgãos podem ser doados ainda em vida. O slogan da Campanha deste ano é: "Eu doo, tu doas, ele vive".

SERVIÇO:
Dia 24/09:
Evento: Panfletagem em prol da Campanha Sorriso Largo
Local: Praça dos Estressados – Beira Mar
Horário: Das 05h às 07h.
Dia 25/09:
Evento: Caminhada em prol da Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos
Local: Saída – Final da Av. Barão de Studart até a Praça dos Estressados – Beira Mar.
Horário: A partir das 07h.

23.09.2011

Assessoria de Imprensa da Cagece
Sabrina Lemos: ( sabrina.lemos@cagece.com.br - Tel.: 85-3101.1828 / 8878.8932)

20 pontos estão próprios para banho nas praias de Fortaleza

20 pontos estão próprios para banho nas praias de Fortaleza
Finalizado nesta sexta-feira (23), o boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza, emitido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), aponta 20 pontos próprios para banho dos 31 monitorados. O resultado se refere às últimas cinco análises de água realizadas pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia no período de 22 de agosto a 20 de setembro.

Os pontos de amostragem são divididos nos setores Leste, que vai do Caça e Pesca até o Farol; Centro, começando no Iate Clube e indo até a Indústria Naval do Ceará (Inace); e Oeste, o qual abrange desde o Marina Park Hotel até a Barra do Ceará. O melhor resultado de balneabilidade foi constatado no primeiro setor, com apenas um ponto fora dos padrões adequados para a recreação de contato primário.

A amostra é considerada imprópria para banho quando apresenta mais que 1.000 coliformes termotolerantes em cada 100 mL de água coletada, durantes as análises das últimas cinco semanas. Esse padrão é estabelecido pela Resolução 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Confira, abaixo, o resultado dos 31 pontos monitorados em Fortaleza. Para visualizar o mapa dos pontos próprios e impróprios:

Pontos próprios:
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Iate
Mucuripe
Edifício Arpoador
Diários (Ponta Mar Hotel)
Ideal Clube
Ed. Vista del Mare
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Indústria Naval do Ceará)
Marina Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes

Pontos impróprios:
Barraca Beleza
Estátua de Iracema
Volta da Jurema
Kartódromo
Início da Av. Pasteur
Colônias
Horta
Início da Rua Lagoa do Abaeté
Goiabeiras
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará


23.09.2011
Assessoria de Comunicação da Semace
Luanna Patrícia (85 3101.5554)
/ twitter:@semace

Casos de áreas contaminadas no país demandam ações imediatas

NOTÍCIAS

Casos de áreas contaminadas no país demandam ações imediatas

Dados da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) revelam que o valor econômico do passivo ambiental no Brasil ultrapassa R$ 15 bilhões de reais

A contaminação do solo e consequentemente dos lençóis freáticos é um problema extremamente grave e de desdobramentos complexos, que afeta tanto o meio ambiente quanto e principalmente a sociedade. É infelizmente bastante comum em várias regiões do país. Casos como o do Condomínio Barão de Mauá, construído sobre uma área contaminada por gases tóxicos e cancerígenos em Mauá, na Grande São Paulo e do Shopping Center Norte, também localizado na capital paulistana, são alguns exemplos. Na região Nordeste, na cidade de Fortaleza (CE), cerca de 80% dos aquíferos estão poluídos, isto devido a esgotos clandestinos, à destinação inadequada do esgoto residencial e de chorume de aterro sanitário e também de perfurações ilegais de poços. A cidade de Natal (RN) encontra-se em situação semelhante.

PRINCIPAIS POLUENTES E POLUIDORES

O Estado de São Paulo possui 3.675 áreas contaminadas conhecidas, sendo que a maior fonte de contaminação são os postos de combustíveis (79% do total), seguido das atividades industriais, responsáveis por 13% das contaminações, de acordo com dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), atualizados até dezembro de 2010. Como os postos foram avaliados antes pela agência, espera-se que a quantidade de áreas industriais conhecidas aumente no futuro próximo.

Entre os muitos e variados tipos de poluentes encontrados em áreas contaminadas, há uma predominância do nitrato e metano, provenientes do esgoto não tratado e dos BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos), provenientes dos derivados do petróleo, sendo os postos de combustíveis os principais agentes causadores desta contaminação. Estes gastam em média R$ 300 mil para diagnosticar e remediar contaminações, conforme exigência da licença ambiental, podendo alcançar, em vários casos, valores muito mais altos. O tempo para se remediar nestes casos varia, em média, de dois a quatro anos. No Brasil, os locais mais afetados pela contaminação encontram-se no Estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Capital, na cidade de Ribeirão Preto, e em Campinas e seu entorno.

Além destes, existem muitos outros contaminantes de origem industrial que podem provocar contaminações de dimensões muitas vezes superiores, com riscos associados bem elevados e com custos de tratamento significativamente elevados, muitas vezes sem solução através de remediação, requerendo medidas institucionais, como a proibição do uso da água subterrânea, por exemplo.

ALTOS CUSTOS E GRAVES CONSEQUÊNCIAS

O conjunto de obrigações que as empresas têm com relação ao meio ambiente e com a sociedade, denominado passivo ambiental, tem se tornado, cada vez mais, alvo da preocupação das empresas, especialmente por conta de seus onerosos desdobramentos. Uma contaminação de solo ou água subterrânea pode levar à desvalorização da empresa, de imóveis e a problemas de saúde pública, além de onerar e até mesmo alterar projetos de obras públicas, como a expansão do metrô, por exemplo.

Segundo estimativas conservadoras da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), o valor econômico do passivo ambiental no Brasil ultrapassa R$ 15 bilhões de reais. Resultado obtido por meio da multiplicação do número aproximado de áreas contaminadas pelo valor médio do custo de um trabalho de remediação. Atualmente, o valor médio de uma descontaminação é de R$ 500 mil, incluindo as diversas etapas do trabalho, de acordo com a ABAS.

"O valor da recuperação do local é bastante caro e, também, variável, já que cada metro cúbico de água contaminada, por exemplo, tem um custo para ser tratado, pois é preciso verificar o tipo de contaminação e a profundidade do local", afirma o hidrogeólogo Everton de Oliveira, secretário da ABAS e presidente do II Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo. Segundo Oliveira, esta situação é resultado de longos anos de urbanização e industrialização no Brasil.

LEGISLAÇÃO

O passivo ambiental só começou a ser alvo de preocupação no país a partir da década de 80, mas foi somente nos anos 90, que ações efetivas foram implantadas. Em relação à legislação, somente em junho de 2009, foi aprovada lei específica para punir as empresas poluidoras no Estado de São Paulo: a Lei 13.577, mas nada há ainda de alcance nacional. A lei paulista, que ainda carece de regulamentação, estabelece normas e diretrizes para proteção da qualidade do solo e gerenciamento de áreas contaminadas e determina que as empresas, quando constatarem casos de contaminação, são obrigadas a comunicar à CETESB, inclusive para a perfuração de poços no Estado.

A Gestão de Áreas Contaminadas e a Regulamentação da Lei Estadual de Áreas Contaminadas serão alguns dos temas debatidos durante o II Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo (II CIMAS), que acontecerá de 4 a 6 de outubro, em São Paulo, Capital. Realizado pela ABAS e por inúmeros parceiros e apoiadores, o evento de cunho técnico-científico e internacional, pretende ampliar a discussão e a divulgação sobre o uso sustentável dos recursos subterrâneos em território nacional. A programação completa do evento está disponível no link: http://www.abas.org/cimas/pt/index.php

Fonte : Assessoria de Imprensa II CIMAS

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE SUBTERRÂNEO
Local: Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo, Capital
Realização: Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS)
Informações: (11) 3868-0726 / cimas@abas.org
Inscrições: www.abas.org/cimas

Atendimento à imprensa:
Marlene Simarelli, Isabella Monteiro e Larissa Stracci
marlene@artcomassessoria.com.br
isabella@artcomassessoria.com.br
larissa@artcomassessoria.com.br
Telefones: (19) 3237.2099 / (19) 8172.3185
Twitter: @cimas_abas


Notícia publicada em 22/09/2011.

‘Chefe justo e comunicação eficaz mudam percepção’ 23 de setembro de 2011 | 6h54 claudiomarques

“Levantar o moral do time e celebrar as conquistas. ” Este é o oitavo mandamento apontado pela consultora em recursos humanos Marcia Hasche, autora do livro ‘Clima sem Rodeios’ que será lançado no dia 29 na capital, para tornar melhor o local de trabalho. Ela destaca que um ambiente profissional harmonioso depende, na maioria das vezes, de atitudes e medidas bem simples. “Um chefe justo e uma comunicação eficaz podem mudar a percepção no local de trabalho”, afirma a especialista.

Segundo Marcia, atualmente as pessoas dedicam muito mais tempo ao emprego. “No início da década de 1990 trabalhávamos 12 meses por ano. Hoje, trabalhamos o equivalente a 18 meses”, diz. Além disso, a cobrança por metas e a competitividade estão cada vez mais fortes e se refletem diretamente no clima nas organizações.

A consultora listou os dez mandamentos que devem ser observados para tornar o dia a dia dentro das empresas mais agradável.

Respeitar as diferenças está entre os pontos a serem obedecidos pelos superiores. Segundo Marcia, alguns líderes só conseguem valorizar aqueles subordinados que sejam sua imagem e semelhança. Para a consultora, o papel do líder é justamente saber respeitar o estilo de cada um dos seus colaboradores.

Coerência

Um dos motivos de maior insatisfação das equipes é quando o gestor direto diz uma coisa e age de forma diferente. Por isso, segundo Marcia, não matar a coerência entre teoria e prática é outro ponto que merece atenção especial dos líderes.

Em seu livro, a autora descreve as atitudes que interferem diretamente na percepção, positiva ou negativa, do empregado em relação à organização e ao líder imediato. “As pessoas não querem coisas espetaculares”, frisa Marcia ao lembrar que pequenas atitudes fazem a diferença. “O clima é feito por sutilezas”, ensina.

Os dez mandamentos

1. Ser justo
Líder precisa tratar a equipe com igualdade, sem discriminação

2. Não invocar o RH em vão
Não culpe o RH por todos os problemas da organização

3. Evitar a fofoca
Deixe de falar ‘de’ e fale ‘para’ a pessoa diretamente envolvida

4. Honrar o feedback
Gestor deve conversar sobre desempenho com seu colaborador

5. Não matar a coerência entre teoria e prática
É preciso manter discurso e atitude em alinhamento

6. Não pecar por falta de reconhecimento
Falta de reconhecimento leva à desmotivação da equipe

7. Não roubar ideias
Seja honesto sempre, dentro e fora da empresa

8. Levantar o moral do time
Celebre todas as conquistas individuais e da equipe

9. Respeitar as diferenças
Respeite o estilo de cada um

10. Não cobiçar o sucesso alheio
Use o sucesso do colega como exemplo que deve ser seguido

Aprendam com o Brasil, diz Eike Batista aos EUA

As regras de "conteúdo nacional" na produção brasileira estão ajudando a expandir a construção naval do país e os serviços de petróleo, segundo Eike. Ele disse que empresas como a gigante varejista Wal-Mart devem exigir que os fornecedores chineses produzam parte dos produtos dentro dos Estados Unidos.

"Eu acho que vocês fariam bem, vocês trariam as fábricas de volta à América", disse Eike em entrevista no edifício da Reuters em Nova York. "Se eu fosse americano, eu ficaria bravo com Wal-Mart. Por que 68, 70 por cento dos produtos vem da China?".

Eike disse que, se produtos como vassouras que o Wal-mart terceiriza para a China fossem em grande parte feitos nos Estados Unidos, os maiores custos para os consumidores seriam compensados pelos benefícios mais amplos da criação de empregos locais.

Ele disse que os EUA têm levado ao limite seu modelo econômico, concentrando esforços em lucro a curto prazo às custas de necessidades mais amplas da sociedade, e sem conseguir corresponder aos interesses dos acionistas de empresas norte-americanas.

Enquanto a Europa enfrenta uma crise de dívida e os Estados Unidos podem entrar em recessão, as indústrias de commodities em expansão no Brasil e o forte mercado interno do país devem impulsionar o crescimento econômico brasileiro para cerca de 3,5 por cento este ano.

O Brasil "poderia viver em isolamento esplêndido", disse Eike.

O empresário, considerado a oitava pessoa mais rica do mundo pela Forbes, é o acionista controlador do grupo EBX, cujas empresas operam na mineração, energia e construção naval, entre outros setores.

Regras de conteúdo local podem não criar indústrias mundialmente competitivas imediatamente e os custos podem ser elevados a curto prazo, mas são compensadas por benefícios de longo prazo para o crescimento, disse Eike.

"Você emprega muita gente - é imposto, é criação de empregos e preservação de empregos", acrescentou.

Os Estados Unidos também perderam terreno econômico para países como Brasil ou Alemanha porque suas melhores e mais brilhantes mentes têm buscado trabalho no setor financeiro, em vez de engenharia ou inovação e desenvolvimento, segundo Eike.

Muitas empresas norte-americanas têm sofrido com lideranças ruins que procuram copiar o que outros têm feito ao invés de assumir riscos e responder às mudanças. Executivos das empresas são muitas vezes focados em fazer seus bônus ao invés de inovar, afirmou.

"Há uma desconexão na América, eu sinto, com a falta de alinhamento de interesses", disse ele.(BRIAN ELLSWORTH E DAILY MATT)

domingo, 18 de setembro de 2011

Welcome to the USGS - U.S. Geological Survey

Welcome to the USGS - U.S. Geological Survey

13ª CONGRESSO ABGE-CBGE

ENVIE SUA SUGESTÃO,RECLAMAÇÃO,ELOGIO(S)

said.asso@gmail.com

CONGRESSO ABGE-PARTICIPE

Dalai Lama prega secularismo moral para milhares de pessoas em SP

SÃO PAULO. Em palestra pública para milhares de pessoas na manhã deste sábado, o Dalai Lama, líder tibetano do budismo, afirmou que, aos 67, já está próximo de dar seu adeus, e insistiu no legado da moralidade secular como forma de promover o entendimento e a paz no mundo nas próximas gerações.
Segundo ele, a religiosidade é uma questão de foro íntimo e cada um deve escolher a crença que melhor lhe couber, inclusive nenhuma. Mas os indivíduos e o sistema educacional devem cultivar valores maiores, em vez de buscar apenas o conhecimento e o avanço material.
À tarde, o último compromisso do líder religioso no Brasil será uma palestra no Sheraton WTC sobre o cultivo das emoções positivas, na qual está confirmada a presença do ex-jogador de futebol, Ronaldo, e sua mulher, Bia. Na quinta ele havia se reunido com empresários e, na sexta, participou de um simpósio científico.
Tenzin Gyatsu, o 14º Dalai Lama, foi recebido com aplausos hoje no pavilhão de convenções do Anhembi, em São Paulo. Porém, a recepção ao prefeito Gilberto Kassab foi menos calorosa: muitos vaiaram o político, que foi receber o katag (lenço branco oferecido em saudações budistas).
No meio de seu discurso, o próprio Dalai perguntou ao público se havia muita corrupção no Brasil e em São Paulo, ao que boa parte reagiu com braços abertos e gritos de "muita" e "very much"!
-- A corrupção é como um novo câncer da humanidade. Ela se alastrou pelo ocidente e oriente. A corrupção foi crescendo ao lado do avanço material. Como é a situação no Brasil e em São Paulo? Ela existe? _ perguntou o Dalai Lama, que também quis saber da platéia sobre a distribuição de renda no país.
Porém, a mensagem que o líder budista quis imprimir foi a de um legado de secularismo, ao qual fez uma única ressalva, o "secularismo enviesado do comunismo", em alusão à China, que ocupa sua terra natal, o Tibete.
-- Há muitos aqui que têm entre 20 e 30 anos. Minha geração está pronta para dizer tchau e ir embora. Mas vocês que são a geração deste século e precisam assumir a responsabilidade e encontrar uma forma para criar um mundo pacífico e compassivo -- disse.
O líder explicou que a maior parte da população mundial hoje não está ativamente engajada em práticas religiosas. Portanto, para cultivar bons valores morais, o secularismo seria o mais adequado, apesar de ele defender o espírito de "renúncia" das religiões teístas e os princípios de promoção dos bons atos das tradições não-teístas, como o budismo.
-- Grande parcela da humanidade não tem interesse por uma fé religiosa. Essa é a realidade. Se uma pessoa tem uma crença, isso é questão de foro intimo. Mas não podemos negar que os não-crentes também fazem parte da humanidade. Para eles, a paz interior, a felicidade e a alegria também são valores importantes (...) O cultivo de valores internos formam a base da vida feliz. Isso deve ser feito através da educação, não pela pregação (religiosa). É importante que esses conceitos tenham abrangência universal -- disse o Dalai Lama.
-- Precisamos ensinar, do jardim de infância até a faculdade, que a moralidade é o caminho da felicidade. O sistema educacional moderno presta somente atenção no desenvolvimento do cérebro e não o desenvolvimento moral -- completou.
Ele também citou a Guerra no Afeganistão como um exemplo de que os caminhos da violência são infrutíferos e passou a pregar pela desmilitarização mundial, que segundo ele começa com o "desarmamento interno".
-- Para que se possa alcançar um desarmamento externo, precisamos fazer um desarmamento interno. A raiva, o ódio, o medo e a ganância são as causas primeiras da violência. É importante prestar mais atenção ao nosso mundo interno emocional. A partir da nossa capacidade de lidar com essas emoções negativas, podemos levar o desarmamento externo a acontecer.

O retorno da coqueluche: especialistas estão surpresos com surtos de doença esquecida há 30 anos

RIO - Há dez dias, a gerente Paula Mello, de 36 anos, mal consegue trabalhar ou dormir, sofrendo com uma tosse renitente e seca que não cessa com nada. Por conta própria, ela usou xaropes antialérgicos e pastilhas para garganta, sem sucesso. Cansada, com coriza e mal-estar, Paula procurou um médico, crente que estava apenas gripada. Mas foi diagnosticada com coqueluche. Isso mesmo, a doença esquecida há mais de 30 anos e antes só vista na infância voltou com força, atingindo crianças e adultos. Altamente contagiosa, causada por bactéria, a infecção pode trazer sérias complicações, como pneumonia. E só tem um jeito de se proteger: vacinação.
INFOGRÁFICO:
A coqueluche andava tão fora de moda que foi comentário do escritor João Ubaldo Ribeiro em sua crônica aqui no Globo semana passada: "Era uma tosse que dava em crianças". Ele lembra que o mal era tratado até com voos em avião da FAB: "Por causa da mudança de pressão atmosférica no avião, garantia-se que curava ou aliviava os sintomas". A volta da coqueluche é mesmo uma surpresa, depois de ter sido praticamente erradicada. No Brasil, o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) registrou 427 casos no ano passado, 80% deles em bebês menores de um ano. E o estado de São Paulo anotou aumento de 83%, entre 2006 e 2010. No Rio, o número de casos notificados saltou de 13, em 2010, para 27 este ano até agora, segundo a Secretaria municipal de Saúde. Na América Latina, o número de casos da infecção pela bactéria Bordetella pertussis cresceu quase cinco vezes entre 2003 e 2008, segundo a Organização Panamericana de Saúde. Em todo o mundo são 50 milhões de casos por ano, com 300 mil mortes, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2010, foram registrados 9.774 casos num surto na Califórnia - 72% das vítimas eram bebês com menos de seis meses -, o pior em 50 anos. Na Austrália a coqueluche atacou 35 mil pessoas, de julho de 2010 ao mesmo período deste ano, e 40% foram internadas. Por que a bactéria voltou com tanta força?
Surtos em vários países
Especialistas ainda procuram resposta. A supresa da volta da doença foi tão grande que ainda há muitos médicos que demoram a desconfiar que o diagnóstico pode ser coqueluche e atrasam o pedido de confirmação laboratorial. O problema é que quanto mais tarde for feito o exame, mais difícil ter certeza do diagnóstico. A coqueluche é causada por uma bactéria e ocasiona tanto estrago no pulmão que acaba levando a outras doenças, como pneumonia. Além disto, a coqueluche pode atacar pessoas que tenham sido vacinadas na infância. Isso porque a imunidade começa a cair cinco anos após a vacinação. Quem já tomou vacina na infância tem sintomas mais leves, mas continua infectando outras pessoas. Por isso, é preciso tomar o reforço.
- Os adultos contaminam bebês no primeiro ano de vida sem vacinação ou imunização incompleta - explica Renato Kfouri, presidente da Associação Brasileira de Imunizações (SBIm, www.sbim.org.br).
De 20% a 25% das queixas de tosse contínua e seca por mais de 14 dias são coqueluche, explica Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações Regional Rio de Janeiro (SBIm-RJ). E se a pessoa já começou a tomar antibiótico ou demorou a procurar o médico, é difícil confirmar o diagnóstico em exame de cultura. A transmissão acontece por contato direto.
- É importante vigiar e investigar sintomas. Muitos pais e avôs terminam contaminando seus bebês sem se dar conta disso - diz.
No Brasil, apenas o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo faz, de rotina, o exame de PCR (sigla em inglês de Reação de Polimerase em Cadeia), mais sensível, rápido e eficaz no diagnóstico da coqueluche. O melhor então é se proteger com a vacina tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche, comum ou acelular ou inativada, que traz menos reações), disponível nos postos de saúde ou em clínicas particulares.
A vacina é indicada para bebês de dois, quatro e seis meses, com reforço entre 15 e 18 meses e entre 4 e 6 anos, segundo a SBIm. Adultos (inclusive grávidas) devem ser vacinados e consultar seus médicos quanto às doses. Além da vacina tríplice bacteriana, foi lançada a Adacel Quadra, de reforço, que previne coqueluche, tétano, difteria e inclui poliomielite.

Caatinga já tem uma cracolândia


Pablo Pereira - O Estado de S.Paulo
O surgimento da uma cracolândia na caatinga, uma preocupação para os policiais do sertão pernambucano, na verdade, já está em andamento. Quem passar alguns minutos durante a noite nas cercanias da estação rodoviária de Petrolina, por exemplo, pode ver dependentes, com suas pernas finas, magros, sujos, sacudindo cobertores imundos, fumando agitados sob árvores do estacionamento ao ar livre.


José Patrício
Cada vez mais comum. No trecho de 963 km de sertão entre Bahia e Pernambuco, a droga ganha as praças
"Eles ficam por ali direto, consumindo crack e outras drogas", diz um comerciante que pediu para não ser identificado. Além da pedra, consomem cola, solventes, maconha. No fim da noite, quando o movimento diminui, eles se juntam para dormir em cantos de paredes do outro lado da rua, bem na frente do ponto de táxi. "São moradores de rua. Muitos já foram abordados", explica o delegado Glaukus Menck, gestor do Sertão 2, divisão policial da região.

Durante quatro dias, a reportagem do Estado percorreu 953 quilômetros no sertão, entre Bahia e Pernambuco, recolhendo depoimentos, ouvindo relatos de policiais, agentes de saúde (muitos que pedem para não ser identificados, por razões de segurança) e outras autoridades.

Ao lado da rodoviária, a reportagem flagrou dependentes químicos reunidos em pequenos grupos, consumindo drogas à noite. Na terça-feira, dia 6, por volta de 20h, eles já estavam agitados. Enquanto um trabalhava como flanelinha no estacionamento da rodoviária, recebendo trocados dos motoristas, outros três, mais uma mulher, faziam a droga rodar de mão em mão, acocorados.

Dois dias depois, na quinta-feira, dia seguinte ao feriado da Semana da Pátria, às 22h20, quando Deivid marcou o gol do Flamengo contra o Corinthians, e motoqueiros, taxistas e curiosos festejaram no ponto de táxi, os viciados não se importavam nem com a presença de uma viatura da PM estacionada do outro lado da rua.

O Corinthians, depois, virou o jogo, vencendo os cariocas por 2 a 1. Ao lado da barraca da televisão dos taxistas, o grupo de viciados só se dispersou quando os PMs, depois de permanecerem em uma mesa do bar, na calçada oposta, por alguns minutos, passaram entre eles na direção da rodoviária.

Crack agora se alastra pelo interior nordestino

Pablo Pereira - O Estado de S.Paulo
Ele começou com álcool há dez anos, quando tinha 17. Depois, viciou-se em maconha. Há cinco anos, quando chegou javascript:void(0)aos 23, mergulhou de cabeça na pedra de cocaína, o crack. Hoje, aos 28, é um dos 43 internos em uma chácara de recuperação de dependentes químicos no interior do Nordeste. Diz que está limpo, sente-se bem depois de quatro meses sem drogas, e lamenta o inferno vivido no crack ao lembrar que só conseguiu parar quando viu a mãe dentro de um carro de polícia.


José Patrício
Blitz. Polícia na PE-483, que leva a Cabrobró

Veja também:

Caatinga já tem uma cracolândia
Desintoxicação exige concordância
ÁUDIO: Confira depoimento colhido durante a reportagem


Etelvi Nascimento Silva nunca esteve em São Paulo, a metrópole que convive com o crack ao ar livre. Da cracolândia, só ouviu falar. Etelvi fumou a primeira pedra de cocaína no sertão pernambucano, em Floresta, cidade de 30 mil habitantes, a 430 km do Recife, onde nasceu.

Hoje, embora o governo federal ainda pesquise o tamanho do estrago do crack no fundão do País - via Fiocruz -, na sertaneja Floresta de Etelvi e nas vizinhas Petrolândia (32 mil habitantes), Belém do São Francisco (20 mil) e Itacuruba (10 mil), a droga avança. E essa região dentro do "polígono da seca" está prestes a trocar a alcunha de "polígono da maconha" por "polígono do crack".

Rota. "O crack hoje faz parte do cotidiano do sertão", afirma o capitão Marcondes Ferraz, da PM pernambucana, um dos chefes do combate ao tráfico de drogas na região de Petrolina (cerca de 300 mil habitantes). O militar explica que o 5.º Batalhão de Petrolina, no qual chefia uma companhia, é hoje o segundo no ranking das apreensões de drogas no Estado. Perde somente para a delegacia especializada da área (Denarc), do Recife. Petrolina está às margens do Rio São Francisco, ao lado da baiana Juazeiro (200 mil habitantes). É uma próspera região agrícola.

As duas cidades ficam à beira da BR-407, que liga Sul-Sudeste à BR-116, os Estados de Piauí e Maranhão pela BR-316, e o Ceará pela BR-020. Esse conjunto de estradas forma a malha rodoviária que funciona como rota de tráfico para a cocaína que passa pelos centros distribuidores, como São Paulo.

Sob a jurisdição do capitão Marcondes estão ainda Dormentes (16 mil habitantes) e Afrânio (18 mil habitantes), nas quais também há registros da presença do crack. "E onde há drogas, há armas", acrescenta o policial. Nas operações antidrogas do primeiro semestre, o 5.º Batalhão apreendeu 112 armas curtas, 102 longas e 61 brancas (faca).

Um investigador de polícia, que trabalha em área ainda mais isolada, em pleno "polígono da maconha", onde fica o município de Floresta, diz que o uso do crack nas comunidades pequenas não ocorre como em São Paulo, onde os dependentes vagam em turmas, consumindo a droga nas ruas. Na cracolândia do sertão, a cocaína em pedacinhos se espalhou pelos pontos de venda, as "bocas de fumo", e, como os saquinhos de pó, é consumida dentro de casa.

Entreposto. O policial conta que encontrou em Floresta, a cidade de Etelvi, uma pedra de 120 gramas de crack enterrada em um quintal. "Eles desenterram, quebram para vender os pedaços, depois voltam a enterrar o que sobra dentro de sacos plásticos", explicou o investigador. "Se não houver uma ação mais efetiva e rápida do Estado, logo vamos ver por aqui o que ocorre em São Paulo."

Conferindo as planilhas da PF, ele conta: nos últimos 12 meses foram apreendidos 47 kg de cocaína, 1.081 de maconha pronta para consumo, 281 mil mudas da planta, mais de 8 kg de sementes e 606 gramas de crack. "O que é registrado como crack, é pedra de cocaína. Mas pode haver também a pedra registrada só como cocaína", diz ele, que defende normatização para os registros.

O delegado, no entanto, se diz otimista com os resultados da presença da PF na caatinga. "Apreendemos dias atrás um carregamento de 100 quilos de maconha que vinha do Paraguai dentro da armação metálica da carroceria de um carro", contou. "É sinal de sucesso das operações de erradicação das plantações, que repetimos a cada três meses."

No Instituto de Criminalística de Salgueiro, a perita Yeda Sá Araújo passa boa parte do tempo analisando amostras de drogas. Foram 356 exames de comprovação química neste ano. Os laudos se acumulam na pequena e abafada sala. "Aqui aparece de tudo. Maconha, cocaína e crack, e muito armamento."

Para além do constante trabalho da polícia, a chaga do vício rápido da pedra no interior nordestino pode ser constatada na observação da clínica de recuperação existente em Juazeiro. Ali já supera as internações por alcoolismo. De acordo com o presidente da Comunidade Evangélica para Recuperação de Viciados (Ceprev), Robson Vieira Pereira, 70% dos internos na instituição estão em tratamento da dependência do crack. São os colegas de Etelvi, gente até de outros Estados que chega a Juazeiro em busca de uma saída da pedra.

Na semana passada, sob temperatura de 38°C, às 14h, um grupo de homens se reunia à sombra de uma construção sem paredes. Ouviam uma palestra pontuada de pregações de fé religiosa contra as drogas e em defesa da vida. "Os dependentes do crack recorrem ao Ceprev em maior quantidade", diz Ferreira, ressaltando que "é a velocidade do vício e o efeito danoso da droga na saúde dos usuários e de suas famílias que os levam a buscar ajuda rapidamente".

Vício e roubo. Assim ocorreu com Eté, o rapaz de Floresta, assim chamado pelas irmãs e pela mãe. "Aqui já se pode ver eles fumando na rua (sic)", conta Olindina Maria da Silva, mãe de Etelvi, em entrevista na casa da família, em um bairro simples, na semana passada. Lembrando dos dias difíceis que passou, Olindina diz que lutou para tirá-lo do mau caminho. "Ele aqui vivia, dava uma volta e de repente chegava doido da cabeça. Então, quer dizer, não ia buscar em Belém, Petrolândia. Era aqui na cidade mesmo que encontrava."

Foi no dia em que ela estava no carro da polícia, com o filho preso por roubar um celular para pagar a droga, que os dois tiveram um diálogo duro para ambos. "Ele me disse: "Mãe, me ajude. Não sou eu, mãe; me ajude"", recorda Olindina, emocionada, ao lado de uma filha e de netos, na varanda da pequena casa.

"Ele começou na cachaça e na maconha", recorda Olindina. Há uns quatro anos, entrou no crack. "Eu disse a ele: "Ô, meu filho, eu já passei por tanta coisa. Vou passar por essa agora, meu filho?"" O rapaz, então, respondeu: "Mãe, tenha fé em Jesus. O que a senhora passou, não passa mais. Deus é mais."

Firme diante de mais uma promessa do filho de largar a pedra, Olindina batalhou os R$ 300 necessários para o pagamento da taxa mensal de internação no Ceprev, para onde Eté foi mandado. Ela afirma que acredita na recuperação do rapaz. Mas não quer o filho de volta a Floresta tão cedo. Teme por ele. "A gente só não pode dizer a casa, ou é ali que vende, ou acolá. Ninguém é doido de entregar ninguém. Porque o senhor sabe: entregou agora, mais tarde já tá é lá duro, enterrado. É desse jeito."

Governo vai ampliar Bolsa Família

Governo vai ampliar Bolsa Família
17/09/2011 - 16h41
Nacional
Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, vai anunciar na próxima segunda-feira (19) uma ampliação no número de pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família, principal programa de transferência de renda lançado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre as propostas está a de aumentar de três para cinco o limite de filhos beneficiados por família.

O ajuste no Bolsa Família tem o intuito de alinhar o programa de Lula ao Brasil sem Miséria, linha mestra da proposta social do governo da presidenta Dilma Rousseff. O impacto da medida ainda não foi anunciado. A meta, de acordo com o governo, é que até o final de 2013, o Bolsa Família possa beneficiar 1,2 milhão a mais de crianças e adolescentes.

O governo trabalha com dados do Censo 2010 que apontou um perfil bastante jovem da população em situação de pobreza extrema no Brasil. De acordo com o levantamento, 40% da população extremamente pobre no país tem até 14 anos.

A ampliação não vai incluir o aumento dos valores pagos pelo programa, apenas do número de beneficiadoss. Atualmente, cada família recebe R$ 32, por filho.

Atualmente, 12 milhões de famílias recebem o benefício que se destina a lares com renda per capita de até R$ 70 - consideradas famílias em situação de extrema pobreza - e entre R$ 70,01 e R$ 140 - famílias consideradas pobres.

Para receber o benefício, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único, com os dados atualizados, além de cumprir uma série de contrapartidas nas áreas de educação, saúde e assistência social.


Edição: Lílian Beraldo

Parque Olhos d´água é limpo no Dia Mundial da Limpeza | Agencia Brasil

Parque Olhos d´água é limpo no Dia Mundial da Limpeza | Agencia Brasil

Parque Olhos d´água é limpo no Dia Mundial da Limpeza | Agencia Brasil

Parque Olhos d´água é limpo no Dia Mundial da Limpeza | Agencia Brasil

Programa quer levar água potável a 1,2 mil moradores de comunidade carente do Rio

Programa quer levar água potável a 1,2 mil moradores de comunidade carente do Rio
17/09/2011 - 16h06
Nacional
Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A comunidade Morro Azul, no bairro do Flamengo, zona sul da cidade, é a 13a a receber o Programa Água para Todos. A expectativa é beneficiar cerca de 1,2 mil moradores. A meta do programa é fornecer água potável a mais de 1 milhão de moradores de 140 comunidades carentes do Rio.

De acordo com o diretor de Abastecimento e Comercialização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Armando Costa Júnior, durante a fase de testes do sistema o consumo per capita de água reduziu de 500 litros por dia para 240 litros, menos da metade, “devido à correção de vazamentos, à substituição de tubulações antigas e a um programa de educação ambiental que visa combater o desperdício e estimular o consumo racional”, explicou.

Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, “o trabalho também é um resgate da cidadania e um investimento em saúde. Afinal, segundo dados da ONU [Organização das Nações Unidas], para cada real investido em saneamento se economiza outros R$ 4 que seriam investidos em saúde no futuro”.



Edição: Lílian Beraldo

Ministério da Cultura divulga lista de selecionados para programa de intercâmbio cultural | Agencia Brasil

Ministério da Cultura divulga lista de selecionados para programa de intercâmbio cultural | Agencia Brasil

Indicadores da qualidade do abastecimento de água — ARCE - Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará

Indicadores da qualidade do abastecimento de água — ARCE - Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará

Detran abre Semana Nacional de Trânsito que alerta para salvar vidas



O Detran inicia neste sábado (17) a Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 deste mês, com o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, em que remete à campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) que propõe reflexão dos usuários para que “Pare, pense e mude” o seu comportamento na via pública, na sua condição de motorista, passageiro e pedestre.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, foram registradas, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. No Brasil, estimativa foi de 35 mil pessoas que morreram por acidentes no trânsito, das quais 2 mil crianças. A campanha neste ano será realizada em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu e Aracati, em que equipes visitarão bares e restaurantes, em uma ação educativa, para sugerir aos integrantes da roda de amigos, em torno de uma mesa, que o motorista da vez não beba e leve todos de volta para casa com segurança.

Mesmo com a Lei Seca, em vigor desde junho de 2008, há ainda registro de casos de acidentes provocados por motoristas alcoolizados. As equipes utilizarão material de divulgação, como papel bandeja (tipo jogo americano), “bolacha” para copo e adesivo para carro. Faixas também serão afixadas nesses cinco municípios, alertando para a prudência no trânsito.

Em Fortaleza, as visitas das equipes acontecerão de 17 a 25 deste mês, iniciadas a partir das 17 horas, em bares e restaurantes da Aldeota, Maraponga, Conjunto Ceará, Parangaba, Parquelândia e Messejana. No domingo (18), a visita será às Barracas da Praia do Futuro. E de segunda-feira (19) a sexta-feira, o trabalho terá início às 20 horas.

A van que conduzirá as equipes estará envelopada com o símbolo da campanha (uma mão, como alerta para parar, pensar e mudar a atitude no trânsito. E em Sobral, Juazeiro do Norte, Iguatu e Aracati haverá uma equipe para cada município, nos dias 22, 23 e 24 (de quinta a sábado).

Haverá ação domingo, a partir das 10 horas, na Avenida santos Dumont, próximo à Praça 31 de Março, com a distribuição de panfletos e adesivos para carros. A unidade móvel de educação de trânsito vai atuar em vários bairros da cidade, em dias e horários diferentes: domingo (18): Parque do Cocó (manhã) e Beira-Mar (noite); segunda-feira (19): Lago Jacareí (noite); terça-feira: Conjunto Ceará (noite); quarta-feira: Praça Luiza Távora (noite) e de quinta-feira a domingo (25): Avenida Beira Mar (noite).

Faz parte ainda do calendário da Semana Nacional de Trânsito, elaborado pelo Detran, a entrega de prêmios a 10 alunos do ensino fundamental, de escola pública e privada, da faixa etária de 6 a 10 anos, vencedores do concurso de desenhos na temática trânsito. Os desenhos foram realizados pelas crianças que participaram das atividades na Escola de Educação de Trânsito durante os últimos 12 meses, em visita guiada agendada previamente pelas escolas. O pedido de agendamento pode ser através do seguinte e-mail: escoladetransito@detran.ce.gov.br . ou pelo telefone 3101.5898.

16.09.2011
Assessoria de Comunicação do Detran-CE
Paulo Ernesto Serpa ( paulo.ernesto@detran.ce.gov.br / 85 3101.5813 e 3101.5819)

Secretaria da Saúde mantém ações para controle da meningite

Secretaria da Saúde mantém ações para controle da meningite
A incidência dos casos de meningite registrados nos oito primeiros meses de 2011 é igual à média verificada nos últimos cinco anos, de 0,6 casos por 100 mil habitantes. Mesmo assim, a Secretaria da Saúde do Estado tem realizado uma série de ações para a recuperação das pessoas acometidas pela doença e a proteção da saúde daquelas que tiveram contato com os doentes diagnosticados. Nenhum dos 51 registros de meningite este ano no Ceará é caso secundário, aquele transmitido por pessoa diagnosticada com a doença. A investigação epidemiológica mostra que nenhum dos casos tem relação um com outro.

Para garantir o controle da doença, as vigilâncias epidemiológicas municipais realizam o bloqueio em até 24 horas para a medicação com antibióticos das pessoas que tiveram contato direto com os doentes diagnosticados em residências, escolas e outros ambientes. A quimioprofilaxia é também realizada com profissionais de saúde que prestaram atendimento direto ao paciente, com contato próximo não protegido pelo uso de máscara cirúrgica. Nos fins de semana, o bloqueio é feito pelo Plantão Epidemiológico da Sesa.

Diagnóstico precoce

Para qualificar a assistência aos pacientes com meningite, a Sesa realizou em três encontros este ano o treinamento no diagnóstico oportuno da meningite para atualizar e alertar cerca de 300 médicos de hospitais da rede pública e do Programa Saúde da Família (PSF) de Fortaleza sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. No mês de maio, 55 médicos da região do Cariri receberam o mesmo treinamento. Adultos e crianças com febre, dor de cabeça, vômito, rigidez de nuca, convulsões e manchas vermelhas no corpo são considerados casos suspeitos de meningite. Em crianças menores de um ano são considerados choro persistente, irritabilidade e moleira alta.

O meningococo, bactéria responsável pelos casos de meningite registrados no Estado, não sobrevive no ambiente. Por isso, principal forma de prevenção é a detecção e o tratamento precoce dos casos, para evitar que a doença seja transmitida a outras pessoas. Existem vacinas para prevenir alguns tipos de meningite. Está disponível no calendário básico de imunizações a vacina anti-meningocócica C, que deve ser administrada em crianças aos 3, 5 e 15 meses. O Ceará realiza desde setembro do ano passado a imunização de crianças menores de 1 ano com a vacina pneumocócica 10-valente, que protege contra doenças invasivas, como a meningite.

As pessoas também podem se prevenir evitando aglomerações, mantendo os ambientes ventilados e a higiene ambiental. Crianças com gripe não devem ser levadas à escola para evitar o contágio e por sua baixa imunidade, que as deixam vulneráveis a outras doenças.

Dos 51 casos de meningite registrados no Ceará em 2011, 14 resultaram em óbito – 12 em Fortaleza, 1 em Maranguape e 1 em Moraújo. O maior número de óbitos ocorreu entre adolescentes e jovens: 1 paciente de 1 ano de vida, 1 com 2 anos, 2 com 3 anos, dois com 16 anos, 1 com 19 anos, 1 com 20 anos, 1 com 21 anos, 1 com 22 anos, 2 com 26 anos, 1 com 48 anos e 1 com 76 anos.


16.09.2011
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira ( soliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)

Seleção: Oportunidade para Geofísico Sênior

Seleção

Oportunidade para Geofísico Sênior

Empresa nacional de grande porte, líder no segmento de Geofísica e Geologia, está em busca de um Geofísico Sênior.
Principais responsabilidades

Assessorar, avaliar, orientar, planejar e executar projetos e contratos de aquisição geofísica;
Realizar análise, processamento, interpretações, parametrizações e atualizações de dados;
Realizar pesquisas e desenvolvimento de tecnologias geofísicas;
Responsável por levantamento de dados, informações e elaboração de relatório ambiental.

Pré-requisitos

Formação superior completa, preferencialmente, em Geofísica, Geologia, Física;
Desejável mestrado / doutorado com ênfase em Geofísica;
Experiência em aquisição, processamento e interpretação de dados sísmicos;
Experiência expressiva nesta área.

Apenas os interessados que se encaixem neste perfil devem encaminhar currículo para: thiago.pinto@asapexec.com.br ou danielle.silveira@asapexec.com.br

A Asap é uma consultoria especializada no recrutamento, seleção e avaliação de executivos para empresas de setores como indústria, varejo, financeiro e telecom, entre outros.
Geofísica Brasil - 16/09/2011

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Oceanos em pauta | Agência FAPESP :: Especiais

Oceanos em pauta | Agência FAPESP :: Especiais

Investir em uma formação de ensino superior resulta em ganhos futuros

Agência Brasil
Investir em uma formação de ensino superior resulta em ganhos futuros. A conclusão faz parte de relatório divulgado nesta terça-feira, 13, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o documento, no Brasil, ter curso superior resulta em um aumento de 156% nos rendimentos. Um salário mínimo de R$ 545 seria elevado para quase R$ 1.400, por exemplo. Um salário de R$ 2 mil viraria R$ 5.120 com curso superior. É o mais alto índice entre todos os 30 países pesquisados.

Veja também:
Governo estuda aumentar tempo que aluno passa na escola
Maioria dos concluintes do ensino médio tem nota abaixo da média no Enem 2010

O estudo aponta que, nos países analisados, em média, um indivíduo que concluiu a educação superior recebe pelo menos 50% a mais do que uma pessoa com ensino médio concluído.

De acordo com a OCDE, no Brasil, 68,2% dos indivíduos que completaram a universidade ou um programa avançado de pesquisa ganham duas vezes mais que a média de um trabalhador. O estudo aponta, ainda, que 30,1% dos brasileiros entre 15 e 19 anos não estão estudando e que, desses, 16,1% estão empregados, 4,3% estão desempregados e 9,7% não estão na força de trabalho.

A população brasileira de 15 a 29 anos e com mais estudo é a que tem menor probabilidade de estar desempregada. Entre a população dessa faixa etária que está fora do sistema educacional, 6,2% dos graduados da educação superior estão desempregados. Na mesma situação, estão 10,2% dos jovens que concluíram o ensino médio e 5,58% dos que não concluíram esse nível de ensino.

A falta de qualificação de nível médio é, de acordo com o estudo, “um sério impedimento para encontrar emprego”. Jovens que não concluem o ensino médio e que não estão estudando estão 21 pontos percentuais menos propensos a encontrar um emprego.

A OCDE avalia que há um “alto nível de vulnerabilidade” na educação brasileira, principalmente entre os estudantes com 15 anos de idade. Cerca de 50% deles apresenta baixa pontuação em leitura. Entre os países que participaram do estudo, a média é 19%.

Além disso, o risco de obter essa pontuação baixa é uma vez e meia maior para estudantes com desvantagem de origem socioeconômica; 1,3 para os meninos em relação às meninas; e 1,3 para estudantes cujos pais têm baixo nível de escolaridade.

O relatório aponta também que, entre 2000 e 2008, o Brasil foi o país que mais aumentou os gastos por aluno da educação primária até o segundo ciclo da educação secundária (ensino médio), equivalente a uma elevação de 121%.

“O mundo reconhece que o Brasil fez, na última década, o maior esforço de investimento na educação básica entre todos os países avaliados [pela OCDE]”, comemorou o ministro da Educação, Fernando Haddad, após participar da abertura de um congresso internacional sobre educação, ocasião em que comentou o relatório.

No entanto, a OCDE disse também que o total do produto nacional investido pelo Brasil em educação continua abaixo da meta da organização. No Brasil, o percentual do Produto Interno Bruto (PIB) destinado à educação cresceu 1,8 ponto percentual, passando de 3,5%, em 2000, para 5,3%, em 2008. A média da OCDE ficou em 5,9% em 2008. Para Haddad, se o país mantiver “o passo dos investimentos”, conseguirá alcançar o percentual dos países ricos

Concurso para Professor Adjunto

A Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG está realizando Concurso para Professor Adjunto na Área de Geologia Aplicada com Ênfase em Geofísica de Estudos Hidrogeológicos e Geoténcios do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências.

Oportunidade de Emprego

Oportunidade de Emprego
Empresa procura profissional para preencher vaga: Assessor de Marketing
Requisitos:
Formação: Geofísico ou Geólogo ou Físico com pós em geofísica;
Registro no Órgão Profissional;
Desejável Pós Graduação;

Currículos:
Interessados devem enviar currículo para o e-mail recrutamento2009@yahoo.com.br
escrevendo no assunto o título da vaga.


Inglês intermediário/ Fluente;
Espanhol – desejável
Facilidade de Comunicação
Disponibilidade para viagens.
 
Atividades:
· Contatar os clientes oferecendo os serviços prestados pela empresa;
· Realizar visitas de demonstração de dados não-exclusivos para os clientes;
· Organizar apresentações e palestras para os clientes;
· Identificar as necessidades e indicar tecnologias para solução dos problemas exploratórios
dos clientes;
· Substituir o gerente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios na sua ausência.
· Realizar o planejamento e fazer a programação das áreas a levantar para fins de orçamento
das propostas;
· Auxiliar o Gerente de MKT&DN na preparação dos planos de trabalho que incluem visitas aos
clientes e acompanhamento de resultados;
· Auxiliar o Gerente de MKT&DN na preparação do calendário de eventos e exposições com
participação da empresa;
· Elaborar os orçamentos anuais de despesas de MKT&DN.
· Elaborar e organizar material de propaganda da empresa;
· Manter organizada e atualizada a base de dados dos levantamentos não-exclusivos;
· Através de revistas e jornais especializados manter-se atualizado sobre as tecnologias
aerogeofísicas disponíveis.
Informações:
Local de Trabalho: Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Horário: 08:00 às 17:00hs - 2ª à 6ª feira

Bem Vindo ao Site da SBGf

Bem Vindo ao Site da SBGf

domingo, 11 de setembro de 2011

Tarifa de água sobe 6,83% no Estado de SP

Wellington Bahnemann, da Agência Estado
SÃO PAULO - As tarifas dos serviços de água e esgoto dos municípios atendidos pela Sabesp no Estado de São Paulo foram reajustadas em 6,83% na última sexta-feira, conforme autorização da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). O porcentual de reajuste aprovado é ligeiramente inferior à inflação acumulada no período de julho de 2010 a junho de 2011, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 6,87%.

De acordo com a Arsesp, o reajuste não é válido para os municípios de Lins, São Bernardo do Campo e Magda, que possuem regras contratuais diferenciadas. O aumento da tarifa foi autorizado pela Arsesp em agosto deste ano.

No fim de junho de 2011, a Sabesp atendia 364 cidades no Estado de São Paulo, dentre os quais a capital paulista, o que representava o fornecimento de água para 23,8 milhões de pessoas e prestação de serviço de esgoto para 20,2 milhões de habitantes.

Ministério promove campanha para incentivar consumo de peixe 11/09/2011 - 16h22 Economia Da Agência Brasil Rio de Janeiro - O Ministério da Pesca e Aquicultura lançou hoje (11) no Mercado do Peixe São Pedro, em Niterói, na região metropolitana do Rio, a 8ª edição da Semana do Peixe. A campanha irá até o dia 24 deste mês e tem como objetivo estimular o brasileiro a comer mais pescado e a ter uma alimentação mais saudável. O Ministério da Saúde recomenda o consumo de peixe fresco duas vezes por semana. A ingestão regular de pescado oferece ferro, vitamina B12, cálcio e aminoácidos essenciais que auxiliam na constituição de proteínas. As substâncias contidas no pescado apresentam baixo teor de gordura. A campanha tem a função ainda de alertar os consumidores sobre o modo correto de escolher o pescado, com atenção à pele firme e sem manchas, olhos brilhantes e salientes, escamas unidas e aderidas à pele, odor característico e guelras com tons rosa ou vermelho. Os consumidores também são alertados sobre a importância da utilização de luvas descartáveis por parte do fornecedor. Eles devem estar atentos à conservação e separar as espécies, ao congelá-las. O Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou que as vendas de pescado em 2010 apresentaram crescimento médio de 2% em relação a 2009. Segundo o departamento, durante a Semana do Peixe, as vendas passaram de 14,4% em 2009 para 15,2% em 2010. Diversos órgão e entidades apoiam a iniciativa, entre eles o Ministério da Saúde, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Durante a Semana do Peixe, os produtores vão comercializar o pescado diretamente com os consumidores nos terminais pesqueiros públicos (TPPs) e nos centros de Integração da Pesca Artesanal (Cipar). A venda também será feita em caminhões em todo o país. Edição: Graça Adjuto

Ministério promove campanha para incentivar consumo de peixe
11/09/2011 - 16h22
Economia
Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Ministério da Pesca e Aquicultura lançou hoje (11) no Mercado do Peixe São Pedro, em Niterói, na região metropolitana do Rio, a 8ª edição da Semana do Peixe. A campanha irá até o dia 24 deste mês e tem como objetivo estimular o brasileiro a comer mais pescado e a ter uma alimentação mais saudável.

O Ministério da Saúde recomenda o consumo de peixe fresco duas vezes por semana. A ingestão regular de pescado oferece ferro, vitamina B12, cálcio e aminoácidos essenciais que auxiliam na constituição de proteínas. As substâncias contidas no pescado apresentam baixo teor de gordura.

A campanha tem a função ainda de alertar os consumidores sobre o modo correto de escolher o pescado, com atenção à pele firme e sem manchas, olhos brilhantes e salientes, escamas unidas e aderidas à pele, odor característico e guelras com tons rosa ou vermelho. Os consumidores também são alertados sobre a importância da utilização de luvas descartáveis por parte do fornecedor. Eles devem estar atentos à conservação e separar as espécies, ao congelá-las.

O Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou que as vendas de pescado em 2010 apresentaram crescimento médio de 2% em relação a 2009. Segundo o departamento, durante a Semana do Peixe, as vendas passaram de 14,4% em 2009 para 15,2% em 2010.

Diversos órgão e entidades apoiam a iniciativa, entre eles o Ministério da Saúde, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Durante a Semana do Peixe, os produtores vão comercializar o pescado diretamente com os consumidores nos terminais pesqueiros públicos (TPPs) e nos centros de Integração da Pesca Artesanal (Cipar). A venda também será feita em caminhões em todo o país.

Edição: Graça Adjuto

Para ministra, projeto que cria Comissão da Verdade não divide governo e oposição | Agencia Brasil

Para ministra, projeto que cria Comissão da Verdade não divide governo e oposição | Agencia Brasil

Diretor do Jardim Botânico de Brasília defende medidas para evitar desaparecimento do Cerrado | Agencia Brasil

Diretor do Jardim Botânico de Brasília defende medidas para evitar desaparecimento do Cerrado | Agencia Brasil

Índice de perda de água tratada no Brasil é elevado | Agencia Brasil

Índice de perda de água tratada no Brasil é elevado | Agencia Brasil

USA for Africa - We Are The World (w/M.Jackson) + Lyrics HQ - YouTube

USA for Africa - We Are The World (w/M.Jackson) + Lyrics HQ - YouTube

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Disciplina às avessas

Quiroga

Oscar Quiroga, astro@0-quiroga.com

Disciplina às avessas

Data estelar: Mercúrio ingressa em Virgem; a Lua cresce em Aquário

A indolência tem sua própria sistemática, não é mero abandono de obrigações e responsabilidades. Pelo contrário, as pessoas que se entregam à indolência e não levam à prática as boas intenções que diariamente enunciam mentalmente não se comportam assim por abandono, há toda uma sistemática envolvida nisso, uma disciplina às avessas que cria hábitos, esses hábitos se transformam no caráter e, finalmente, pela repetição, isso se converte em destino. Para superar essa voragem é preciso aplicar uma reviravolta intencional e assumir o comando dessa disciplina às avessas, conduzindo-a a um objetivo mais nobre, verdadeiro e, por isso, libertador. Criar hábitos saudáveis e sustentá-los é algo que toda pessoa indolente seria capaz de administrar, mas só ela e somente ela pode realizar a façanha.

Entrevista do ministro Paulo Sérgio Passos | Agencia Brasil

Entrevista do ministro Paulo Sérgio Passos | Agencia Brasil

Obras de novos institutos federais de educação podem começar em 2012, diz Haddad

Obras de novos institutos federais de educação podem começar em 2012, diz Haddad
09/09/2011 - 11h04
Educação
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou hoje (9) que as obras dos novos institutos federais de educação profissional e tecnológica anunciados pelo governo federal poderão começar em 2012.

Segundo ele, os prefeitos das cidades selecionadas já foram orientados a destinar o melhor terreno disponível no município para que a licitação possa ser feita. Ao todo, 120 cidades serão beneficiadas.

“Vamos utilizar o projeto padrão do ministério para evitar ter que contratar projeto básico e executivo. Vai ser uma escola padrão. Se o terreno não exigir terraplanagem, a licitação pode ser feita em seguida. Já há previsão no Orçamento 2012 para essas obras”, informou, ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

Edição: Juliana Andrade

TRF libera salários acima do teto do funcionalismo na Câmara

Bruno Siffredi, do estadão.com.br
O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Olindo Menezes, suspendeu nesta sexta-feira, 9, a liminar que impedia o pagamento de salários acima do teto constitucional de R$ 26,7 mil para servidores da Câmara dos Deputados. A decisão, anunciada na última segunda-feira, 5, foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário da Justiça, passando a valer a partir de hoje.
No texto de nove páginas, o presidente do TRF indica que a decisão da Justiça Federal de Brasília, que barrou o pagamento dos supersalários em julho do ano passado, foi “apressada” e não respeita a separação entre os três poderes. Segundo Menezes, ao barrar o pagamento dos acima do teto do funcionalismo, a Justiça “atenta claramente contra a ordem pública, nela incluída a ordem administrativa, no ponto em que põe em xeque o normal funcionamento dos serviços públicos da Câmara dos Deputados”.
O presidente do TRF ressalta que a ação ainda deve ser julgada em definitivo e que sua decisão, ao permitir o pagamento dos supersalários, visa “preservar a ordem pública administrativa da Câmara dos Deputados, até que se torne definitivo o julgamento”.
Em agosto, a desembargadora Mônica Sifuentes havia rejeitado um recurso da União contra uma decisão judicial que já tinha vedado os supersalários. No recurso, a União pedia que ficassem fora do teto os valores referentes a horas extras. A desembargadora entendeu que os servidores podem receber hora extra desde que o total não seja superior aos R$ 26,7 mil.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Oscar Quiroga

Oscar Quiroga, astro@0-quiroga.com

A purificação

Data estelar: A Lua continua crescendo no signo de Capricórnio

Antes de sermos dignos de receber o conhecimento disponível que nos libertará e conduzirá à criação de uma civilização justa e amorosa, estamos todos atravessando um longo e penoso período de purificação, mediante o qual temos de provar que nos livramos da irritabilidade que nos torna ofensivos e também que nos livramos do egoísmo selvagem. Energia limpa e gratuita disponível a todos é só a primeira e mais superficial das oferendas dessa nova civilização, mas apesar de estar sob nossos narizes, não a percebemos porque nossos olhos estão cheios de cobiça e presumimos, como sempre o fazemos, que tudo deve ser represado para servir a poucos e vendido a preço abusivo aos muitos. Nossa irritabilidade e egoísmo nos cegam e nada se pode fazer quanto a isso, a não ser aguardar que cada um de nós se purifique.

Estudantes e professores chilenos preparam novas manifestações por mudanças no sistema educacional do país | Agencia Brasil

Estudantes e professores chilenos preparam novas manifestações por mudanças no sistema educacional do país | Agencia Brasil

Protestos contra a corrupção marcam Dia da Independência em Brasília | Agencia Brasil

Protestos contra a corrupção marcam Dia da Independência em Brasília | Agencia Brasil

Por uma nova engenharia | Agência FAPESP :: Entrevistas

Por uma nova engenharia | Agência FAPESP :: Entrevistas

4º Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental e o 5º Congresso Mineiro de Comunicação Ambiental | Agência FAPESP :: Agenda

4º Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental e o 5º Congresso Mineiro de Comunicação Ambiental | Agência FAPESP :: Agenda

domingo, 4 de setembro de 2011

Aeroporto de R$ 20 milhões no Piauí já gastou R$ 25 milhões e ainda não existe

SÃO RAIMUNDO NONATO (PI)

A ideia é que no futuro pesquisadores, estudantes, turistas e curiosos de todo tipo que quiserem conhecer o passado do primeiro homem a habitar as Américas descerão de modernos jatos num aeroporto com pista de 2,5 mil metros, no meio da caatinga, em São Raimundo Nonato, no sul do Piauí, a 503 quilômetros de Teresina. O confortável terminal mescla a arquitetura futurista com um símbolo do passado, que poderá ser visto dos céus pelos que chegam - o desenho de uma capivara prenhe, a primeira mostra dos tesouros arqueológicos do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Por enquanto, no entanto, em vez do terminal em forma da capivara que espera um filhote, quem chega ao aeroporto vê uma carcaça de ferros retorcidos, concreto aos pedaços, tijolos amontoados, tocos de madeira e pregos enferrujados. Isso porque as verbas públicas para a construção do Aeroporto Serra da Capivara seguiram o rumo de tantas outras destinadas a projetos tão ou mais importantes: sumiram. Como sumiu o dinheiro para a edificação de nove quiosques na cidade vizinha de Coronel José Dias, a 30 quilômetros dali (leia abaixo).

O enredo em São Raimundo Nonato tem o perfil das irregularidades detectadas pelas auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) e investigações da Polícia Federal nas verbas do Turismo: dinheiro do orçamento público que começou a ser liberado no fim de um governo e vai pingando com critério eleitoral, empreiteira de político contratada e zero de comprometimento administrativo com o projeto de incentivar o turismo.

Um funcionário. O Aeroporto Serra da Capivara deveria ter um custo total de R$ 20 milhões, mas a obra já consumiu R$ 25 milhões e vai precisar de mais R$ 8 milhões para ser concluída - e não se sabe quando. A empreiteira Sucesso, que deverá tocar a obra até o fim, informou que não sabe quando recomeçará a trabalhar na construção do terminal. Por enquanto, mantém lá apenas um funcionário, que faz a vigilância da área. A Sucesso pertence ao senador João Claudino (PTB-PI).

A primeira liberação do dinheiro para o aeroporto de São Raimundo Nonato foi feita em 30 de dezembro de 2002. No penúltimo dia da gestão de Fernando Henrique Cardoso, o governo federal destinou R$ 5 milhões para o futuro aeroporto. Em fevereiro de 2003, já no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, foram anunciados outros R$ 7,43 milhões, provenientes do recém-criado Ministério do Turismo. O então ministro Walfrido Mares Guia foi pessoalmente ao Piauí anunciar o dinheiro, de um programa chamado Prodetur Nordeste 2. As obras tiveram início em 2004.

Mais à frente, o governo Lula anunciou a liberação de outros R$ 8,33 milhões e o governo do Piauí comprometeu-se com outros R$ 5 milhões de contrapartida. Só a pista ficou pronta. Isso em 2009. Mas, como foi feita com 1.650 metros e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) só homologa pistas para grandes jatos a partir de 2,5 mil metros, a do Aeroporto Serra da Capivara terá de receber mais 850 metros. Por enquanto, a Anac liberou a pista como aeródromo, sem permissão para operações comerciais. Aviões pequenos fazem pousos e decolagens de lá, aproveitando a pista existente.

Emenda nova. Em 2009 foi realizado no Parque Nacional da Serra da Capivara o Congresso Internacional de Arte Rupestre (Global Art), com a participação de mais de 30 países. No entusiasmo da chegada de tanta gente, o governo do Piauí chegou a importar do Recife um orientador de estacionamento de aeronaves. Desde essa época, com ou sem função, Marcos Madeira vai para o aeroporto, onde passa o dia aguardando a chegada de algum avião. Aparecem poucos. Nos últimos oito meses ele parou de receber o salário. Agora, fez um acordo com o governo do Estado, que prometeu pagar o que lhe deve. "Graças a Deus, começaram a pagar", disse Madeira.

Nessa novela de sumiço de verbas, atrasos, início de obras, paralisação, reinício, paralisação, foram feitos novos cálculos para que o Aeroporto Serra da Capivara enfim possa entrar em operação. Precisará de mais R$ 8 milhões.

O dinheiro já está previsto numa emenda parlamentar do deputado Paes Landim (PTB-PI), originária de restos a pagar dos Orçamentos de 2009 e 2010. Paes Landim faz um apelo ao governo federal para que assuma a administração do aeroporto, quando finalmente ficar pronto. "Trata-se de uma área estratégica que não pode ficar ao sabor das mudanças dos governos estaduais."

O ex-governador Wellington Dias (PT), que prometeu por diversas vezes inaugurar a obra, disse ao Estado que os atrasos ocorreram porque as licitações foram feitas em etapas, para a pista e para o terminal. "Isso atrapalhou demais", disse ele.

Da licitação participou também a Norberto Odebrecht, notória construtora de aeroportos pelo mundo. Mas ela foi desqualificada.

Venceu uma pequena construtora, do Piauí, chamada Getel, que desistiu logo depois do início das obras. Finalmente, os trabalhos foram entregues à empresa do senador João Claudino.

Enquanto o aeroporto não fica pronto, os interessados em conhecer as descobertas arqueológicas guardadas no Museu do Homem Americano têm três caminhos a fazer, todos por terra.

Portal da Transparência nos Recursos Públicos Federais

Portal da Transparência nos Recursos Públicos Federais

Portal de Convênios

Portal de Convênios

Mais da metade dos repasses federais a ONGs nos últimos 12 anos não foram fiscalizados | Agencia Brasil

Mais da metade dos repasses federais a ONGs nos últimos 12 anos não foram fiscalizados | Agencia Brasil

Apenas 7 cidades do CE têm aterros sanitários adequados, diz governo Cerca de 280 lixões estão espalhados pelos 184 municípios do Ceará. Até 2014, prefeituras devem acabar com lixões e construir aterros sanitários.

Dos 184 municípios cearenses, apenas Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Maracanaú, Pacatuba,

Maranguape e Sobral destinam corretamente os resíduos sólidos em aterros sanitários, segundo a Coordenadoria de Políticas Ambientais do Estado (Copam). Cerca de 280 lixões ainda funcionam no estado, embora lei federal já tenha proibido a criação desse tipo de depósito de resíduos.
“A realidade é triste. Temos mais lixões do que municípios no Ceará”, destaca Maria Dias, coordenadora de desenvolvimento sustentável do Copam. “Municípios cearenses receberam recursos, chegaram a construir aterros, mas, por falta de uma gestão diferenciada e do custo alto da manutenção, voltam a ter aspecto de lixão”, relata.
A Política Nacional dos Resíduos Sólidos, instituída pela lei federal N°12.305 em agosto de 2010, proíbe a criação de lixões e determina que, até 2014, todas as prefeituras construam aterros sanitários ambientalmente sustentáveis.
Entre os impactos negativos, a destinação inadequada dos resíduos sólidos em lixões gera contaminação dos lençóis freáticos e recursos hídricos superficiais, doenças como leptospirose, contaminação do solo e mudanças climáticas. “A existência de lixões é totalmente negativa pelos aspectos da saúde pública e de meio ambiente”, ressalta Maria

Linfen, China

Linfen, China

sábado, 3 de setembro de 2011

ABGE


http://myemail.constantcontact.com/MG---Oficina-de-Textos-na-Exposibram---14--Congresso-Brasileiro-de-Minera--o.html?soid=1103105356309&aid=DaTgO4PHIWc

http://myemail.constantcontact.com/MG---Oficina-de-Textos-na-Exposibram---14--Congresso-Brasileiro-de-Minera--o.html?soid=1103105356309&aid=DaTgO4PHIWc

A presidenta Dilma Rousseff recebe representantes da União Nacional dos Estudantes | Agencia Brasil

A presidenta Dilma Rousseff recebe representantes da União Nacional dos Estudantes | Agencia Brasil

Cresce o número de derrames em adultos com menos de 40 anos em São Paulo | Agencia Brasil

Cresce o número de derrames em adultos com menos de 40 anos em São Paulo | Agencia Brasil

Professor não tem plano de carreira em 57% das cidades Plano Nacional de Educação, em trâmite no Congresso, prevê 2 anos de prazo para que todos os municípios desenvolvam planos

Ocimara Balmant - O Estado de S.Paulo
ESPECIAL PARA O ESTADO


Evelson de Freitas/AE
Docentes realizam assembleia no centro de São Paulo
Mais da metade dos municípios do País ainda não oferecem plano de carreira para o professor. Os dados são do Plano de Ações Articuladas (PAR), ferramenta do Ministério da Educação (MEC).

Dos 5.565 municípios brasileiros, 5.532 (99,4%) responderam ao questionário do governo federal. Desses, apenas 43% afirmaram que têm plano de carreira. O Plano Nacional de Educação, que está em trâmite no Congresso, prevê dois anos de prazo para que todos os Estados e municípios brasileiros desenvolvam planos de carreira para todos os profissionais do magistério.

"A discussão é importante porque pesquisas nos mostram que, para ter um impacto na melhoria da qualidade, a figura do professor é central. E, por isso, é imprescindível falar de plano de carreira", diz Maria Carolina Nogueira Dias, especialista em Gestão Educacional da Fundação Itaú Social. A entidade promove em São Paulo, na segunda-feira, um evento para discutir o tema.

Antonio Roberto Lambertucci, diretor de Valorização dos Profissionais de Educação do Ministério da Educação (MEC), diz que os municípios estão sendo estimulados. "Estamos conversando com os Estados e municípios para incentivar o regime de colaboração para que todos consigam apresentar seu plano de carreira. Quem não apresenta, tem dificuldade de receber recursos voluntários", afirma.

Para os especialistas, todo plano de carreira deve contemplar a formação do professor, as condições de trabalho e a estrutura de incentivos. Uma discussão complexa, que começa no pagamento do piso salarial.

Em junho, foi aprovada a lei que institui o piso nacional de R$ 1.187. Mas, apesar disso, muitos Estados e municípios a estão descumprindo, o que gerou greves e protestos. E, mesmo que consigam pagar o piso, os municípios podem não ter caixa suficiente para bancar a progressão de renda prevista no plano de carreira.

"Resolvido o salário, é importante incorporar outros indicadores, como recrutamento, seleção, certificação e formação contínua do educador", diz Maria Carolina. "E isso, além da meritocracia, porque a política de bonificação traz essa questão para o debate, mas ainda não temos instrumentos desenhados. Falta-nos uma maneira de avaliar melhor o professor e seu desempenho em sala de aula."

Formação. A instituição do plano de carreira deve trazer consigo, também, a discussão sobre a formação desse profissional que ingressa no magistério, diz Nelson Marconi, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pesquisador do tema. "Não dá para só pensar nisso depois que já é funcionário. Tem de ver o que antecede. Hoje, os cursos de Pedagogia preparam muito pouco para a sala de aula. Focam nos conhecimentos de história e filosofia, mas a pessoa precisa aprender a dar aula", diz.

Sem contar, diz Maria Carolina, que a profissão tem sido vista como última alternativa. "A carreira é pouco atrativa, não atrai um público jovem. Vem quem não consegue entrar no mercado. Por isso, o plano de carreira tem de discutir como atrair e reter esse profissional."

Queda. Dados do Censo do Ensino Superior mostram que, em quatro anos, caiu pela metade o número de formandos nos cursos que preparam docentes para os primeiros anos da educação básica - como Pedagogia e Normal Superior. De 2005 a 2009, os alunos que concluíram essas graduações baixaram de 103 mil para 52 mil. Os graduandos em cursos de licenciaturas, que preparam professores para atuar no ensino médio e nos últimos anos do fundamental, também diminuíram - foram 77 mil em 2005, contra 64 mil em 2009.

Em junho, a Assembleia Legislativa paulista aprovou a nova política salarial do Estado. O projeto inclui o reajuste de 42,2%, escalonado em quatro anos. Com isso, o piso salarial de início de carreira (40 horas semanais) chegará a R$ 2.368,51 em 2014.


Meta

NELSON MARCONI
PROFESSOR DA FGV

"Não adianta só que os municípios apresentem seus planos de carreira. É preciso que ele seja adequado: que o processo de seleção recrute gente com perfil correto, que haja incentivos para que os docentes se capacitem e que existam mecanismos de estudo e de cobrança de resultados. E isso só vai acontecer se for debatido em uma rede que envolva os agentes da sociedade"


Docentes fazem assembleia no centro de SP

Professores da rede estadual de São Paulo realizaram uma assembleia ontem em frente à Secretaria de Educação. Foram aprovadas ações em defesa dos direitos da categoria e o calendário de negociações. A oposição, que queria uma paralisação, contestou o resultado e não participou da passeata, que foi cancelada.