sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Peixe-boi


Karina Ninni

A seca no Amazonas está fazendo outras vítimas além dos moradores da região: a população local de peixes-bois. Na última semana, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) apreendeu dez quilos de carne de Peixe-boi, além de um filhote já morto, de pouco mais de um ano. A apreensão foi feita durante operação de fiscalização realizada nas comunidades Jacu, Taperebatuba e Igarapé-Açu, localizadas no município de Silves, a 203 quilômetros de Manaus. Também foram encontrados 133 ovos de tartaruga e diversos apetrechos proibidos de pesca e caça.

A fiscalização foi solicitada após denúncias formalizadas por moradores que atuam como agentes ambientais voluntários da Associação de Silves para a Preservação Ambiental e Cultural (ASPAC). Com a drástica seca dos rios do estado do Amazonas, os Peixes-bois tornaram-se vítimas fáceis para a captura e comércio ilegais.

"Quando os rios sobem, transbordam de suas calhas e formam lagoas ao redor. Como são locais com fácil disponibilidade de alimento, os animais vão para esses lagos. Aí, vem a vazante e eles ficam presos. Com a seca, a situação é pior, porque os rios também estão com pouca água. A seca deixa os animais sem ter para onde ir", resume Robson Czaban, analista ambiental do núcleo de fauna silvestre do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


"Estávamos achando tudo muito calmo porque, desde que a seca começou - e á uma seca recorde - não havíamos recebido chamados de denúncias. Até que, no domingo passado, recebemos uma ligação do município de Autazes, com o alerta de que havia muitos peixes-bois presos no lago do Periquitão, que fica a cerca de duas horas de lancha da sede do município", explica o veterinário Anselmo da Fonseca, do Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Depois da denúncia de Autazes, amplamente divulgada pelos meios de comunicação locais, apareceram outras, incluindo a de Silves.

"Recebemos chamados de Silves, Tefé, Manacapuru e Coari", diz Fonseca, do Inpa. "Em Tefé há relatos de matança de peixes-bois bem em frente à cidade, em um lago que existe ali. Em Coari, nossos informantes relataram que durante a madrugada os animais são capturados e levados a uma ilha próxima, chamada ilha do Ariá, e lá são mortos."

Fonseca afirma que em Silves há informações de que a carne de Peixe-boi está sendo vendia a um valor que varia entre R$ 3,00 e R$ 5,00 o quilo ­- o que significa grande disponibilidade do produto. Ele alerta: "Tivemos uma grande seca em 2005, e outra agora, em 2010. Se esses intervalos continuarem assim, a espécie corre sério risco". O Peixe-boi já está na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) como espécie ameaçada de extinção.

De acordo com Czaban, o número de denúncias aumentou muito nos últimos anos, mas número de animais que dão entrada no órgão ambiental diminuiu. "Não sabemos se é algo para comemorar ou para lamentar. Queremos crer que o aumento de denúncias significa uma população mais consciente, e não o aumento da caça ilegal. Tanto que, este ano, recebemos cerca de 400 animais no Ibama ­­­­­­- a metade do que recebemos no ano passado."



Dia Mundial de Combate ao AVC

Agência Brasil

BRASÍLIA - A cada 5 minutos, um brasileiro morre por causa de um acidente vascular cerebral (AVC), segundo dados da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), com base em informações do Ministério da Saúde. São quase 100 mil mortes por ano no País. Nesta sexta-feira, 29, Dia Mundial de Combate ao AVC, especialistas alertam que a maioria das pessoas desconhece os sintomas da doença e não procura um médico.

Veja também:
link Secretaria Municipal de SP oferece medicamento que reduz até 60% sequelas do AVC

Em geral, o AVC, popularmente chamado de derrame, é causado pelo entupimento de uma artéria cerebral por um coágulo, que impede o sangue de chegar a outras áreas do cérebro. "As pessoas esperam se vão melhorar e não procuram o serviço de emergência", afirma a integrante do Departamento de Doenças Cerebrovasculares da ABN, Sheila Martins.

Em 2008, uma pesquisa do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), perguntou a 800 pessoas das cidades de Ribeirão Preto, São Paulo, Salvador e Fortaleza quais os sintomas do AVC. Somente 15,6% dos entrevistados sabiam o significado da sigla. Ainda segundo o estudo, a maioria dos entrevistados confundiu a doença com paralisia, congestão, trombose ou nervosismo.

Os sintomas do AVC são fraqueza ou dormência súbita em um lado do corpo, dificuldade para falar, enxergar ou entender os outros, tontura repentina e dor de cabeça muito forte sem motivo aparente.

Para o neurologista e coordenador do levantamento, Octávio Marques Pontes, o brasileiro não encara o AVC como uma doença que precisa de atendimento médico imediato, porque acha que não existe tratamento. "A doença está presente na vida das pessoas, mas a maioria vê como 'sem tratamento'", disse.

Pontes informou que, desde 2001, está disponível na rede pública e privada o tratamento trombolítico, que consiste na aplicação de remédios para desobstruir a artéria e restabelecer o fluxo sanguíneo, considerado o método mais eficaz.

A recomendação é de que o paciente inicie o tratamento cinco horas após o aparecimento dos primeiros sintomas. O atendimento rápido aumenta em 30% as chances de sobrevivência, de acordo com o neurologista. Um levantamento da Associção Internacional de AVC constatou que 15% dos pacientes que tiveram um derrame podem morrer ou sofrer um novo acidente no prazo de um ano.

Os especialistas alertam também que é possível prevenir o AVC, desde que sejam adotados cuidados no decorrer da vida - como praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, evitar fumar e beber, e monitorar as taxas de pressão e colesterol. A doença incide na população com mais de 65 anos, mas pode ocorrer em jovens e até em recém-nascidos.

Além da prevenção, os médicos apontam a necessidade de ampliar a rede com tratamento específico. Atualmente, 62 hospitais públicos e privados oferecem atendimento adequado, contra 35 em 2008, de acordo com a neurologista Sheila Martins. "Temos ainda muito a fazer", diz.

Em um ranking nacional feito por Sheila, o Rio Grande do Sul aparece com a maior taxa de mortalidade por AVC do País: 75 a cada 100 mil habitantes. Em segundo lugar, está o Rio de Janeiro, com 68 mortes por 100 mil, seguido por Piauí, Pernambuco e Paraná. O cálculo é baseado em estatísticas do Ministério da Saúde de 2007.

A Organização Mundial de AVC estima que uma em cada seis pessoas no mundo tenha um acidente vascular cerebral durante a vida.

DOSSIÊ ELEIÇÕES

DOSSIÊ ELEIÇÕES
O último escaler do Titanic

Carlos Marchi (*)



D


epois do que se viu este ano, não há mais como adiar a adoção de uma regulamentação para a divulgação de pesquisas de preferência eleitoral em datas próximas a eleições. Nas eleições de 1998, as pesquisas foram (ab)usadas de forma imprópria e, em alguns casos, escandalosa; com freqüência incômoda, transformaram-se em instrumento de campanha, com números notoriamente forjados, objetivando favorecer um candidato.

Pesquisas eleitorais influenciam decisivamente o comportamento do eleitor. Fazem mudar voto, debilitam candidaturas, induzem a "voto útil", abalam a confiança do eleitor no candidato menos fornido de intenções de voto. Se as pesquisas revelam que um candidato está muito atrás, amplia-se a tendência de reduzir o seu balaio de votos, dentro da brasileiríssima tese do "não-adianta-votar-nele-porque-ele-não-vai-ganhar-mesmo".

Essa desejável regulamentação precisa separar joio de trigo. Existem institutos de pesquisa sérios e baiúcas que se auto-intitulam institutos de pesquisa mas são meras arapucas para vender pesquisa falsa e fazer dinheiro. Como não há meios democráticos de fortalecer uns e fechar outros, é preciso criar ferramentas que distingam claramente os bons e os maus, para não arrastar todos, sérios e fraudulentos, num roldão de descrédito.

Assim, a principal medida dessa regulamentação é óbvia: instituto que vende pesquisa para candidato não pode ter seus resultados publicados na imprensa, seja sério ou não sério, grande ou pequeno, regional ou nacional. Os institutos de pesquisa têm de escolher um caminho a seguir no campo (ou "mercado", se assim preferem) político: ou pesquisam para informar o eleitorado ou pesquisam para vender a candidatos. As duas coisas são definitivamente antagônicas e conflitantes.

Isso, no entanto, talvez não seja bastante. O contorcionismo de certas instâncias políticas pode forjar institutos pseudo-sérios - publicamente anunciam que não atendem encomendas de políticos e assim se credenciam para ter seus resultados divulgados na mídia. No fundo, serão vendedores de pesquisas fraudulentas.

Para cobrir as brechas da lei, é preciso que a sociedade e a mídia séria exercitem sobre os institutos credenciados a divulgar pesquisas uma intensa fiscalização, inclusive - e principalmente - sobre a eficácia de seus resultados, aferida no pós-eleição. A imprensa séria tem de aprender a distinguir qual instituto deve apoiar (e publicar) e qual deve repudiar (e não publicar).

O problema é que nem sempre a imprensa séria está atenta a isso. Ainda agora, grandes jornais, rádios e TVs (nacionais e regionais), com poucas e honrosas exceções, se fartaram de publicar resultados de pesquisas que eram confrontados pelas evidências político-eleitorais. Quando a apuração desmascarou os números da maior parte dos institutos, a imprensa séria passou a defender uns e atacar outros, de acordo com suas preferências. Em vez de abrir o debate em busca de soluções, ofereceu seus espaços para explicações dos institutos em xeque (que, aliás, não convenceram).

Ninguém, no entanto, concluiu pelo óbvio: como está, a questão das pesquisas eleitorais descredencia os institutos, mas vai mais longe - desacredita a própria democracia eleitoral. Com a votação informatizada, a sociedade parece ter encontrado meios de, eficazmente, reduzir a mácula da fraude eleitoral - o eleitor fantasma, o mapismo, a compra de votos. A manipulação das pesquisas parece ser o sucedâneo moderno que maus políticos usam para contaminar as legítimas preferências do cidadão-eleitor.

Em sua defesa, os institutos agarraram-se a argumentos imaginativos, como se fossem o último escaler do Titanic. Em geral, eles alegaram que (1) acertaram a boca-de-urna e (2) às vezes a tendência de voto muda muito rapidamente nos últimos dias antes das eleições. O primeiro argumento não prova nada; acertar boca-de-urna é o mínimo que se pede a qualquer instituto mediano. Boca-de-urna, no entanto, não entra na discussão, porque não influencia o eleitor, já que é divulgada após encerrada a votação. Logo, não tem o dom de compensar erros cometidos antes contra um candidato.

As pesquisas que influenciam - e por isso são alvo da discussão e merecem ser fiscalizadas com rigor - são as das últimas semanas antes das eleições, aquelas que minam as possibilidades de um candidato e favorecem outro. Foram essas que derrubaram Marta Suplicy em São Paulo e prejudicaram Zeca do PT, no Mato Grosso do Sul, Olívio Dutra, no Rio Grande do Sul, e Cristovam Buarque, no Distrito Federal. Coincidência ou não, todos os prejudicados (esses e outros não citados) são do PT.

O desconhecido Zeca do PT enfrentava parada dura: Pedro Pedrossian, um velho cacique populista, e Ricardo Bacha, candidato do PSDB. Sua candidatura era vista como um penduricalho algo folclórico. Segundo os números dos institutos de pesquisa, Pedrossian ficou na frente até duas semanas antes das eleições, quando Bacha arrancou o salvador "empate técnico" que glorificou o duelo entre os dois; Zeca vinha em último, carta fora do baralho. Resultado final das apurações: o segundo (Bacha) ficou em primeiro, o terceiro (Zeca) em segundo, coladinho, e o primeiro (Pedrossian, o velho favorito das pesquisas), comendo poeira, em terceiro.

No Distrito Federal, um jornal de larga distribuição gratuita que é notório apoiador do PMDB chegou às casas das pessoas na véspera das eleições estampando em letras garrafais na primeira página que a última pesquisa dava o candidato Joaquim Roriz (do PMDB) dez pontos à frente do candidato Cristovam Buarque (do PT).

No dia seguinte, o resultado eleitoral apontava que o candidato Roriz ficou três pontos atrás do candidato Cristovam. Nenhuma pesquisa feita com um mínimo de seriedade pode - a três ou quatro dias do pleito - errar por 13 pontos. Quando isso acontece, no mínimo temos um caso de profundo desvio ético do jornalismo e, no máximo, um deslavado caso de Justiça Eleitoral. Como nós aqui estamos tratando de desvios éticos, vamos já discutir a regulamentação.

(*) Jornalista

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Inpe prevê mais chuvas no trimestre


Inpe prevê mais chuvas no trimestre
Formatação






Compartilhamento



As pessoas tiveram que reavivar os guardas-chuvas para se protegem da água que banhou a cidade do Crato ontem
FOTO: ANTÔNIO VICELMO


A paisagem da região do Cariri está mudada nesses últimos dias, em razão das últimas precipitações

28/10/2010

As chuvas dos últimos dias no Estado resultam de pancadas provocadas pela alta temperatura e umidade, segundo Inpe

Fortaleza. As chuvas que têm caído no Estado do Ceará nos últimos dias têm deixado agricultores das regiões do Centro-Sul e Cariri animados. No entanto, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão para os próximos três meses (novembro, dezembro e janeiro) é de que as precipitações vão ficar na categoria de normal e abaixo da normal climatológica, ou seja, entre 100 e 200 milímetros, que é a média histórica.

De acordo com a meteorologista do Cptec, Priscila Farias, o fenômeno que contribui para essa perspectiva é a La Niña, no Pacífico Equatorial. "Nesse período as chuvas serão bem distribuídas em todo o Estado". Ela ainda informou que a temperatura vai variar entre 34 e 36.

Com relação às chuvas recentes, o meteorologista, também do Cptec, José Felipe Farias, explicou que são pancadas ocasionadas pela alta temperatura e transporte de umidade. "O calor e a umidade causaram chuva, mais no interior. Os ventos do leste acabam trazendo a umidade do oceano para o continente", disse ele.

Próximos dias

Além disso, ele também informou que uma frente fria do sul do País avançou e fez um corredor de umidade pelo Atlântico e canalizou pelo continente, ocasionando as precipitações.

Ainda segundo Felipe, devido à Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), podem existir pancadas de chuvas nos próximos dois dias. Para Priscila, essas precipitações são uma "anomalia positiva", porque está chovendo mais do que a média histórica.

Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nas próximas 24 horas as regiões cearenses ficarão com céu parcialmente nublado no decorrer do período. Para as próximas 48 e 72 horas, a expectativa é de céu parcialmente nublado em todas as regiões cearenses. Há possibilidade de pancadas de chuva na região Sul do Estado. Mais uma vez, a região do Cariri amanheceu debaixo de chuvas.

A maior precipitação foi registrada no Município de Penaforte, no limite com o Estado de Pernambuco, 87 milímetros; Brejo Santo, 75mm; Barro, 71mm; Mauriti, 69mm; e em Milagres, 59mm.

Nos outros Municípios, o índice pluviométrico foi abaixo de 50mm. Em Crato, por exemplo, só foram registrados 20mm na manhã de ontem, o que obrigou a população a reativar o velho guarda-chuva.

O tempo se apresenta promissor. A encosta da Serra do Araripe está coberta de névoa o que, segundo os agricultores, é sinal de mais chuva. O agricultor João Mariano diz que, quando a serra está "fumando", isto é, coberta de névoa, é chuva na certa. Com as precipitações de 71mm que caíram no Município de Barro hoje, sobe para quase 300mm o volume de chuvas em menos de uma semana.

Esparsas

Já na terça-feira, a maior chuva foi registrada em Brejo Santo, 167 milímetros. De acordo com informações da Polícia Militar, não houve nenhuma ocorrência grave. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos informa que são chuvas esparsas que variam de intensidade de um Município para o outro. Em Crato, por exemplo, a precipitação foi de 20mm.

Consequências

A tromba d´água de 244mm que desabou no Município de Barro na madrugada de sábado encheu açudes e causou uma morte. O corpo do agropecuarista Raimundo Nivan Nunes, de 50 anos, foi localizado no Açude Prazeres, a 10 quilômetros do local onde ele foi arrastado pelas águas. Na manhã de sábado, quando tentava fazer a travessia de alguns animais entre uma margem e outra da Barragem de Pilões, Raimundo foi surpreendido pela enchente do riacho.

Além dele, um funcionário que o ajudava, conhecido apenas por Cícero, foi arrastado pela força das águas. O vaqueiro foi jogado para perto da margem do riacho e conseguiu sair do manancial apenas com escoriações pelo corpo. Ao notar a ausência do patrão, Cícero solicitou ajuda a outros moradores da propriedade e deu início às buscas de salvamento. Não tardou para a notícia se espalhar e dezenas de pessoas foram ao local auxiliar nas buscas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte foi acionada, mas o trabalho só foi iniciado no domingo sem êxito.

O inverno no Cariri só começa na segunda quinzena de janeiro. No entanto, são normais chuvas nos meses de outubro, novembro e dezembro resultantes de frentes frias procedentes do Sul da Bahia.

Tábua de chuvas

Penaforte, 87mm;

Brejo Santo, 75mm;

Barro, 71.5mm;

Mauriti, 69mm;

Milagres, 59mm;

Cariús, 50mm;

Assaré, 44.9mm;

Aurora, 34mm;

Caririaçu, 28mm;

Altaneira, 26.6mm.

Fonte: Funceme

MAIS INFORMAÇÕES

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)/ Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec)
(12) 3186.8400

EVELANE BARROS
SUBEDITORA DO REGIONAL

Destruição ambiental custa entre US$ 2 bi e US$ 5 bi por ano, diz estudo

Destruição ambiental custa entre US$ 2 bi e US$ 5 bi por ano, diz estudo

O Banco Mundial lançou um programa global cujo objetivo é ajudar países a incluir os custos da destruição da natureza nas contas públicas.

O presidente do banco, Robert Zoellick, disse que a destruição ambiental acontece em parte porque os governos não contabilizam o valor da natureza.

O programa foi anunciado durante a Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica em Nagoya, no Japão. Dez nações participarão do projeto na fase piloto - entre elas, Índia e Colômbia.

"Sabemos que o bem estar do homem depende de ecossistemas e biodiversidade", disse Zoellick. "Também sabemos que eles sendo degradados de forma alarmante."

"Uma das causas é o nosso fracasso em avaliar propriamente os ecossistemas e tudo o que fazem por nós - e a solução, portanto, está em contabilizar os serviços (oferecidos pelo) ecossistema quando os países fazem políticas."

O ministro do Meio Ambiente da Noruega, Erik Solheim, disse que reavaliar a natureza dessa forma obrigaria as empresas a mudar a forma como operam.

"Nós precisamos sair de uma situação onde os benefícios dos serviços do ecossistema são privatizados enquanto os custos são socializados", disse Solheim.

"Os custos totais do impacto negativo sobre os ecossistemas deve ser coberto pelos que recebem os benefícios de sua destruição."

Trilhões de Dólares

O novo programa toma como base as conclusões do estudo "A Economia dos Ecossistemas e Biodiversidade". A proposta é ajudar governos a embutir as revelações do estudo em suas políticas.

A principal conclusão da pesquisa, feita com o apoio da ONU, foi que a degradação do mundo natural está custando à economia global entre US$ 2 bilhões e US$ 5 bilhões por ano.

O estudo também concluiu que o valor econômico do mundo natural, em termos de sua provisão de água limpa, solo de boa qualidade, polinização e outros serviços, é negligenciado por governos por ser "invisível".

"Esse relatório (...) ajudou a definir a importância da biodiversidade de uma nova maneira", disse a secretária britânica do Meio Ambiente, Caroline Spelman.

"O que ficou absolutamente claro é que precisamos mudar a forma como atribuímos valor ao capital natural e serviços do ecossistema e integrá-los aos processos principais de tomada de decisões."

Spelman e Solheim indicaram que seus governos apoiam o programa.

Ameaças

Questionados se as empresas se oporiam a esse tipo de contabilidade ambiental porque ela afetaria seus balanços, Spelman diz que elas não farão objeções se entenderem as razões por trás dela.

"As abelhas, por exemplo, valem cerca de 440 milhões de libras (R$ 700 milhões) para a economia da Grã-Bretanha", diz ela.

"Quando você pensa em ter de substituir o que a natureza dá de graça, acho que não haveria reações negativas quando as pessoas compreenderem o que os serviços do ecossistema provêm."

Achim Steiner, diretor executivo do Programa Ambiental da ONU, acrescentou que uma análise recente mostrou que as companhias consideravam a perda de biodiversidade uma ameaça maior do que o terrorismo.

A informação veio originalmente de um relatório do Fórum Econômico Mundial, que indicou que as empresas viam 8% de probabilidade de que uma perda da biodiversidade as afetaria - principalmente por sujar sua reputação -, enquanto cerca de 4% viam o terrorismo internacional como uma ameaça.

"Alguns negócios tiram vantagem da legislação frouxa para fazer coisas que não poderão fazer no futuro", disse Steiner. "Mas muitos negócios estão procurando formas de minimizar seus riscos." BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.


A Agência Nacional do Petróleo deve anunciar nesta sexta-feira, 29, as estimativas de reservas do poço Libra, que está sendo perfurado no pré-sal da B

RIO - A Agência Nacional do Petróleo deve anunciar nesta sexta-feira, 29, as estimativas de reservas do poço Libra, que está sendo perfurado no pré-sal da Bacia de Santos.

Segundo fontes, a expectativa é que seja a maior descoberta já anunciada no País, superior a Tupi, da Petrobrás, podendo chegar a 12 bilhões de barris, conforme revelou a Agência Estado.

"Minha expectativa é que amanhã (sexta-feira) teremos novidades", afirmou quinta-feira o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, em rápida entrevista após a cerimônia no Rio que comemorou o início da produção de petróleo na plataforma Cidade de Angra dos Reis, instalada no campo de Tupi. Lima não quis, porém, dar detalhes sobre o anúncio, alegando que a agência necessitava analisar as últimas informações.

A dois dias do segundo turno das eleições, o anúncio da ANP fecha uma semana intensa em eventos no setor de petróleo. Só a Petrobrás promoveu duas inaugurações, uma delas com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e dois anúncios de patrocínios a projetos sociais e ambientais, gerando críticas sobre o uso eleitoral da empresa.

"Não tem nada a ver", respondeu a diretora da ANP, Magda Chambriard, quando questionada se havia relação entre o anúncio do tamanho de Libra e as eleições. "O mundo não para por conta das eleições", reforçou o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, em entrevista após a inauguração da plataforma de Tupi.

Segundo Lima, até o final da análise dos dados, a ANP mantém o cenário moderado elaborado há dois meses pela consultoria Gaffney, Cline & Associates (GCA), que projeta reservas em até 7,9 bilhões. A própria GCA, porém, tem um cenário otimista no qual aponta até 16 bilhões de barris. Segundo fontes, é possível que o anúncio da ANP fique entre 8 e 12 bilhões de barris.

Indícios

O poço continua em perfuração, disse na quinta-feira Chambriard, o que não impede a agência de anunciar os primeiros resultados. Isso porque já existe uma boa definição do tamanho do reservatório no subsolo e basta confirmar se há petróleo. Um fonte informou que o primeiro alvo, a 6,9 mil metros de profundidade, foi atingido quarta-feira e encontrou indícios líquidos.

Embora esteja sendo perfurada com apoio técnico da Petrobrás, Libra é um poço da União – ou seja, não está em nenhuma área concedida como bloco exploratório de petróleo. O objetivo do governo é leiloar o reservatório na primeira licitação de contratos de partilha para o pré-sal, caso o novo marco regulatório seja aprovado no Congresso. Nesse caso, a Petrobrás teria o benefício de operar a área, com uma participação mínima de 30% no consórcio.

Questionado sobre a possibilidade de operar as reservas, Gabrielli, disse que ainda é cedo para qualquer comentário. "É um poço que pertence ao País, é um poço que pertence à União. Não podemos saber ainda o que a União vai fazer", afirmou, em entrevista coletiva, também após a cerimônia de Tupi.

A área de Libra está localizada a 32 quilômetros do poço de Franco, primeira descoberta do pré-sal feita pela ANP, que foi vendida à Petrobrás como parte do projeto de capitalização. O novo poço está próximo aos blocos exploratórios BS-4, operado pela Shell, e BM-S-45, operado pela Petrobrás em parceria com a Shell. Há grandes chances de a megarreserva se estender para esses dois blocos. Nesse caso, os concessionários de cada área terão que negociar entre si a divisão do petróleo.

Segundo uma fonte, o cenário moderador da GCA, com projeção de 7,9 bilhões de barris, é conservador, uma vez que considera que só 13% do petróleo do reservatório pode ser recuperado. Ou seja, o campo teria, ao todo, 60 bilhões de barris no subsolo, dos quais apenas 7,9 bilhões podem ser retirados.

A Petrobrás, porém, trabalha com uma taxa entre 20% e 25% para as suas descobertas do pré-sal, como Tupi.

SOHIDRA participa do lançamento de evento sobre bacias hidrográficas

SOHIDRA participa do lançamento de evento sobre bacias hidrográficas



Lançamento do XII ENCOB e o I ENECOB

Nesta terça-feira, 19, ocorreu o lançamento, no Marina Park Hotel, do XII Encontro Nacional de Comitê de Bacias Hidrográficas – ENCOB e o I Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará – ENECOB. A solenidade antecede os encontros que acontecerão entre os dias 22 e 26 de novembro, no hotel Praia Centro, em Fortaleza.

Para apresentar o evento, estavam presentes o senador eleito José Pimentel; o deputado estadual Sérgio Aguiar; o coordenador geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Lupércio Ziroldo Antônio; secretário da Secretaria dos Recursos Hídricos, César Augusto Pinheiro; e a coordenadora de Gestão dos Recursos Hídricos da Secretária dos Recursos Hídricos do Ceará, Maria Zita Timbó Araújo. O objetivo do encontro em novembro é, além de discutir a situação das bacias hidrográficas na região, estudar as ações a serem implementadas a respeito da distribuição e abastecimento de água para as comunidades que vivem em torno das bacias e dos aspectos sustentáveis e econômicos, como meio ambiente, preservação e conservação da água, indústrias, lazer e turismo.

Entre os convidados, estavam o superintendente da SOHIDRA, Leão Montezuma e o presidente da COGERH, Francisco Teixeira. Além deles, estavam representantes de empresas e órgão ligados aos recursos hídricos e jornalistas da imprensa local.

Lula inaugura produção comercial do pré-sal e prevê que século 21 será do Brasil

Lula inaugura produção comercial do pré-sal e prevê que século 21 será do Brasil

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Na avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comemorou nesta quinta-feira (28) a extração do primeiro óleo do sistema definitivo da área do pré-sal de Tupi, na Bacia de Santos, o século 21 será “inexoravelmente o século do Brasil e da América Latina”. Para Lula, o país não soube aproveitar oportunidades no século passado.

“Eu digo sempre que o Brasil jogou fora o século 20. Não é que jogou fora, nós não soubemos aproveitar corretamente o século 20. As oportunidades apareciam, a gente jogava fora, muitas vezes por descrença, por complexo de inferioridade. Afinal de contas, nós somos uma nação colonizada e sempre que uma nação é colonizada, ela demora mais para ter autoestima, demora mais para acreditar em si própria”.

Lula afirmou que a Petrobras será sempre um indutor do crescimento do país. “A Petrobras será sempre uma espécie de guia do crescimento do Brasil. Se a Petrobras não estiver bem, o Brasil não estará tão bem. Mas se a Petrobras estiver bem, eu acho que o Brasil estará sempre muito bem”.

Ao desembarcar na Base Aérea do Galeão, proveniente do Campo de Tupi, o presidente fez um rápido pronunciamento e confirmou que seguirá para a Argentina, para participar do velório do ex-presidente argentino Nestor Kirchner. A viagem foi antecipada a pedido da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que manifestou a intenção de levar ainda hoje o corpo do marido para a cidade natal. “É um companheiro por quem tenho um profundo respeito, porque conseguiu tirar a Argentina do buraco”, disse Lula.

Os empregados da Petrobras levaram um bolo para o palco onde o presidente discursava e cantaram parabéns ao presidente, que ontem (27) completou 65 anos.

O sistema definitivo de Tupi produzirá cerca de 14 mil barris de petróleo leve (de alto valor comercial) por dia. No ano que vem, segundo estimativa da Petrobras, a produção média diária será de 50 mil barris, podendo chegar a 70 mil barris/dia no fim de 2011.


Edição: Vinicius Doria

Polícia Federal descobre novas fraudes em concursos públicos do órgão

Polícia Federal descobre novas fraudes em concursos públicos do órgão

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Polícia Federal (PF) identificou duas novas fraudes em concursos da própria instituição para os cargos de agente e escrivão em 2001 e delegado e agente em 2004. As irregularidades foram descobertas durante o desdobramento das investigações da Operação Tormenta, iniciada em junho. Durante a ação, a PF prendeu uma quadrilha especializada em fraudar concursos que atuava há 16 anos. Os gabaritos e respostas eram vendidos por até R$ 270 mil.

De acordo com a PF, sete policiais que ingressaram nos quadros da corporação depois de terem acesso antecipado ao gabarito das provas foram identificados por softwares desenvolvidos por investigadores da polícia. Todos foram indiciados por crime de estelionato, e um deles, que está preso, também por formação de quadrilha.


Eles deverão responder a processo administrativo-disciplinar que pode resultar em demissão.

A PF informou que o sistema criado para investigação das fraudes foi usado para buscar irregularidades em 75 concursos. Até agora, 248 pessoas foram interrogadas. As investigações relativas a irregularidades no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Polícia Federal já foram concluídas e enviadas ao Poder Judiciário.

Ainda estão em andamento as investigações referentes a outros concursos, como o da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o da Receita Federal. Dez pessoas continuam presas. A PF espera encerrar os inquéritos até o fim do ano.

Edição: Nádia Franco

O que vem a ser a próstata?

O que vem a ser a próstata?
A próstata é uma glândula (estrutura que secreta alguma substância) exclusiva do sexo masculino e que se localiza logo abaixo da bexiga, envolvendo a uretra. Ela pesa entre 25 e 30 gramas e tem formato de uma castanha. Sua consistência torna-se endurecida quando apresenta câncer.

Qual a função da próstata?
Ela produz cerca de 70% do líquido seminal, substância fundamental na vitalidade e no transporte dos espermatozóides. Portanto, a próstata representa um papel fundamental na fertilidade masculina.

Qual a relação entre próstata e ereção?
Diretamente, nenhuma. A ereção masculina depende de fatores orgânicos como: secreção normal de testosterona (hormônio masculino), aporte sangüíneo satisfatório e condução adequada de impulsos nervosos. Além disso, é necessária uma boa condição emocional. Na superfície externa da próstata estão situados alguns nervos chamados erigentes, que podem ser lesados por trauma ou ocasião da retirada completa da glândula, nos casos de câncer.

Existe alguma relação entre o câncer de próstata e a propensão familiar?
Sim. Um homem que tenha um parente de primeiro grau com câncer de próstata tem ao redor de duas vezes mais chances de ter a doença. Com dois parentes relacionados, o risco de desenvolver este câncer sobe para quase nove vezes.

Qual a chance de um homem ter câncer de próstata durante a sua vida?
De maneira geral, esta doença acomete cerca de 10% dos homens após os 50 anos. À medida que a idade avança, as chances crescem, chegando a acometer cerca de 50% dos homens aos 75 anos.

A partir de que idade e com que freqüência deve-se efetuar o toque retal?
A partir dos 45 anos é aconselhável a sua realização anual. Caso haja algum caso de câncer de próstata num parente relacionado, aconselha-se o seu início aos 40 anos. Existem alguns dados recentes que tentam identificar, através da dosagem inicial do PSA [sigla em inglês para dosagem do antígeno prostático específico] e seu posterior comportamento ao longo do tempo, quais homens devem ser avaliados de maneira mais cuidadosa. Pacientes com níveis de PSA muito baixos e com toque retal normal podem ser avaliados com intervalos mais longos.

Existe algum exame que substitua o toque retal?
Não. Ainda nenhum exame foi capaz de avaliar, com a mesma eficácia, a consistência da glândula que sua palpação digital. O câncer da próstata pode se apresentar como uma área endurecida na sua porção periférica, região esta facilmente acessível ao toque retal.

Fonte: “Câncer de Próstata – Tire suas dúvidas - 99 respostas e um alerta”.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

babelfish.yahoo

Internauta pode opinar sobre reserva de vagas para idosos em concursos públicos

Internauta pode opinar sobre reserva de vagas para idosos em concursos públicos

Durante todo o mês de outubro, o internauta pode dar sua opinião sobre o projeto (PLS 60/09) que reserva, para pessoas com 60 anos ou mais, pelo menos 5% das vagas em concursos públicos. A enquete sobre o tema é organizada pela Agência Senado em parceria com a Secretaria de Pesquisa e Opinião (Sepop) e pode ser acessada no lado direito da página principal do Portal de Notícias do Senado.

O projeto é de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e já foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação participativa (CDH). Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde tramita agora em caráter terminativo É aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis., foi relatado pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), que apresentou voto favorável.
Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
104574
Assuntos Relacionados: Câmara dos Deputados, direito, Direitos Humanos, Enquete, Justiça, Plenário

domingo, 24 de outubro de 2010

O que é a KPC?

O que é a KPC?
Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) é um mecanismo de resistência de bactérias a um grupo de antibióticos. O KPC ganhou esse nome por ter sido identificado pela primeira vez em uma bactéria Klebsiella pneumoniae, em 1996, na Carolina do Norte (Estados Unidos).

Apesar de sua presença ser mais comum na espécie que lhe rendeu a nomenclatura, o KPC pode ser identificado em outras bactérias. Por ter seu campo de atuação restrito a hospitais, os micro-organismos com KPC não oferecem riscos à comunidade, desde que a pessoa não esteja hospitalizada.

Temporão tranquiliza população e diz que superbactéria está restrita a hospitais

Temporão tranquiliza população e diz que superbactéria está restrita a hospitais

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pediu hoje (24) tranquilidade em relação à proliferação da superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KCP). “A população fique tranquila porque essa é uma situação que acontece apenas em ambiente hospitalar e em pacientes debilitados”, disse ele após participar de encontro na capital paulista sobre a definição de diretrizes para minimizar o risco cardíaco em pacientes em tratamento contra o câncer.

Segundo o ministro, com a adoção de medidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), “a situação vai ficar sob controle”. Entre as ações da agência, ele destacou a norma que determina a retenção da receita médica na compra de antibióticos. “[Isso] vai impedir muito o que hoje é um problema seríssimo, que é a automedicação, o uso abusivo e indiscriminado”, garantiu.

Além disso, o ministro lembrou a importância de procedimentos simples de higiene, como lavar as mãos, que diminuem muito o risco de contágio pela bactéria. “Isso serve para os profissionais de saúde e também para os visitantes ao entrar e ao sair [de um hospital]”.

Temporão destacou ainda que outro ponto fundamental no combate à bactéria é o cuidado no registros dos casos, para melhorar o embasamento de pesquisas sobre o assunto.

Edição: Graça Adjuto

Rio Negro atinge o menor nível desde 1963

Rio Negro atinge o menor nível desde 1963

Dom, 24 Out, 06h30

A seca do Rio Negro, em Manaus, registrou o nível de 13,63 metros, um centímetro abaixo da marca registrada em 1963, considerada até a manhã de hoje a mais baixa da história. O recorde foi confirmado pelo encarregado do serviço hidrográfico do Porto da capital, Valderino Pereira da Silva.

Técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) acompanharam a medição realizada hoje, data em que Manaus completa 341 anos, no terminal de contêineres do porto, área central da capital. Dos 62 municípios, pelo menos 40 já decretaram estado de emergência.

A Defesa Civil do Amazonas, em parceria com o Exército, usará helicópteros para prestar atendimento aos atingidos pela seca, com o envio de água potável e mantimentos. A prioridade será o município de Tefé (a 516 quilômetros em linha reta de Manaus), onde comunidades estão totalmente isoladas. Mais de 62 mil famílias foram afetadas pela estiagem, segundo cálculos do governo do Amazonas.

Em 2009, o rio bateu o recorde da maior cheia da série histórica do CPRM. Em julho do ano passado, foi atingida a marca de 29,77 metros, ultrapassando os 29,69 metros da cheia de 1953. A medição é realizada desde 1902.

Segundo informações do setor da previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Manaus, a expectativa de chuvas na área que corresponde ao Rio Negro é apenas em áreas isoladas até amanhã.

Copyright © 2010 Agência Estado. Todos os direitos reservados.
Copyright © 2007 Yahoo!. Todos os direitos reservados.
Privacidade - Termos do Serviço - Direitos Autorais

Cientistas preveem risco de forte terremoto no Haiti

Cientistas preveem risco de forte terremoto no Haiti

Dom, 24 Out, 04h46

O terremoto de 12 de janeiro no Haiti não foi suficiente para liberar toda a tensão de uma falha geológica existente na região, motivo pelo qual Porto Príncipe, a capital do país, está exposta a um elevado risco de uma nova catástrofe sismológica, disseram cientistas norte-americanos neste domingo.

O abalo sísmico do início do ano alcançou magnitude 7,0 e provocou a morte de mais de 200.000 pessoas. Acreditou-se inicialmente que o tremor tivesse acontecido numa conhecida mas pouco compreendida falha geológica onde terremotos de magnitude similar ocorreram em 1751 e 1770.

A complexa falha geológica de Jardim Enriquillo-Plantain cruza o extremo ocidental da Ilha Hispaniola, compartilhada pelo Haiti e pela República Dominicana.

Uma equipe de geólogos liderada por Carole Prentice, do Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos, afirma que a interpretação de que o terremoto tenha ocorrido na falha de Jardim Enriquillo-Plantain pode estar errada.

Os cientistas usaram imagens de satélite, fotografias aéreas e pesquisas de campo na busca por evidências de que o terremoto teria ocorrido na falha em questão.

Eles encontraram evidências indiscutíveis de ruptura do solo, alteração de terreno e outras consequências dos terremotos do século 18, mas nenhum indício similar que possa ser ligado ao devastador tremor de terra de 12 de janeiro.

Apesar de isso não ser exatamente inédito na sismologia, trata-se de algo bastante incomum, especialmente para um terremoto tão forte e tão próximo da superfície quanto o do início deste ano.

Uma das interpretações dos cientistas é de que a falha geológica de Jardim Enriquillo-Plantain moveu-se, mas a uma profundidade muito maior, e que o tremor maior tenha ocorrido em alguma estrutura subparalela não catalogada.

Seja como for, as observações visuais e os modelos de computador aplicados no estudo indicam que o terremoto de janeiro não liberou uma energia que vem se acumulando há dois séculos e meio na superfície da falha de Jardim Enriquillo-Plantain.

Por esse motivo, a falha "continua a representar uma ameaça sísmica ao Haiti, especialmente à região de Porto Príncipe", adverte o estudo, publicado na versão online da Nature Geoscience. As informações são da Dow Jones.

Leia também:
Balanço oficial de mortos por cólera no Haiti supera os 250

Copyright © 2010 Agência Estado. Todos os direitos reservados.
Copyright © 2007 Yahoo!. Todos os direitos reservados.
Privacidade - Termos do Serviço - Direitos Autorais - Precisa de ajuda?

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DENGUE



Versão para Impressão

DENGUE

O que é? DENGUE

A Dengue é uma doença infecciosa (é uma virose). Tem como etiologia (causa) qualquer uma das quatro variedades (sorotipos), do vírus da dengue. Os sorotipos (variedades) são identificadas pelas siglas DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Trata-se de um arbovírus (vírus da família do vírus da febre amarela) que só pode ser transmitido ao homem por um vetor (transmissor) um artrópodo hematófago (animal que tem os membros articulados e alimenta-se com sangue - o mosquito Aedes aegypti). Não há transmissão homem-homem, sem a ação do vetor.

Cada um dos virus pode causar enfermidade grave e mortal. Cada sorotipo proporciona imunidade (defesa organizada) específica para toda a vida. A imunidade cruzada (de um para o outro sorotipo) é de curta duração (meses), como são quatro variedades, uma pessoa pode ter dengue quatro vezes. Dentro de um mesmo sorotipo parece existir capacidade variável de disseminar uma epidemia com diferentes níveis de gravidade.

Como se manifesta?

Existem quatro síndromes clínicas da dengue:

1. Febre indiferenciada;
2. Febre de dengue (Dengue Clássica);
3. Dengue hemorrágica, o DH;
4. Síndrome do choque da dengue.

A síndrome de choque é na realidade a forma mais grave de Dengue Hemorrágica (DH)

Características clínicas da febre indiferenciada.

Febre indiferenciada.

A febre indiferenciada é a manifestação mais comum e frequente da dengue. Uma pesquisa de DS Burke, et al. “A prospective study of dengue infections in Bangkok” publicada no Am J Trop Med Hyg 1988; 38:172-80 demonstrou que a maioria (87%) dos estudantes; de 4 a 16 anos de idade; infectados pelo virus da dengue permaneceu sem sintomas ou com tão poucos que faltaram às aulas somente um dia. A infeccão da dengue, em sua forma de febre indiferenciada, não difere das viroses habituais.

Características clínicas da febre da dengue.

A febre da dengue é uma enfermidade viral aguda que pode ser diferenciada por:

1. Febre, de início súbito;
2. Dor atrás do olho (retro-ocular) e forte dor de cabeça (cefaléia) às vezes muito intensa.
3. Dores nos músculos (mialgias) e nas juntas (artralgias) que podem ser relatadas como muito intensas.
4. Vômitos de difícil controle e/ou náuseas ;
5. Erupção cutânea (exantema) que pode surgir em diferentes momentos da doença, tem aspecto variável, desde predominância de petéquias (pontos de sangue) até somente eritematosa (avermelhada). Em pessoas de pele mais clara se notam mais as petéquias e o eritema, nas de pele mais escura chama atenção o aspecto maculopapular (manchas com alguma elevação) .

Manifestações hemorrágicas da dengue.

Até 33% dos infectados podem desenvolver manifestações hemorrágicas. Estas hemorragias como regra são de mínima gravidade. São mais características as seguintes: Hemorragias cutáneas: petequia,púrpura,equimose,
Gengivorragia,(sangramento gengival).
Sangramento nasal (epistaxe)
Sangramento gastrointestinal: hematemesis (vômito com sangue; melena (evacuação de sangue digerido, fezes pretas) e hematoquezia ( sangue misturado com fezes)
Hematúria (sangue na urina)
Aumento do fluxo menstrual.

Estas hemorragias variam largamente desde leves até intensas e graves podendo desencadear choque por perda de sangue.

Os critérios

Critérios para definição clínica de Dengue Hemorrágica-DH- Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

A- História recente de doença febril aguda ou atual.
B- Hemorragias na doença atual.
C- Contagem baixa de plaquetas (plaquetopenia) número inferior a 100.000/mm3
D- Evidência objetiva de aumento da permeabilidade capilar:
hematócrito elevado (20% a mais do usual)
baixa da albumina do sangue (albuminemia baixa)
baixa da proteína do sangue ( proteinemia baixa)
derrame pleural ou outras efusões (derrames)

A diferença básica entre a febre da Dengue Dengue Clássica e a Dengue Hemorrágica é o extravasamento de plasma na DH, podendo-se induzir que a correção efetiva da desidratação pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Conceituação da síndrome do choque da dengue

São exigidos:

Presença dos criterios de dengue hemorrágica

Insuficiência circulatória manifestada pelos sintomas seguintes:
Pulso fraco (amplitude diminuída)
Aumento da freqüência cardíaca
Diminuição da pressão do sangue em relação
à idade referida, redução das diferenças da tensão entre pressão Máxima e Mínima igual ou menor a 20 mm Hg.
Modificação do estado mental, pele úmida e fria
O choque franco evidencia por si a insuficiencia circulatória.

Sinais de choque iminente.

Embora a maioria dos pacientes com DH não desenvolva choque, a presença de certos sinais alertam para a provável instalação da insuficiência circulatória (choque).

Os sinais de alerta para instalação de choque iminente:
1. Dor abdominal persistente e muito forte;
2. Vômitos incoercíveis ;
3. Repentina mudança da temperatura do corpo, acompanhada de sudorese;
4. Alteração do comportamento, variando de sonolência à agitação.

Níveis da Dengue Hemorrágica.

I- Nível

Sintomas constitucionais inespecíficos e febre A prova do torniquete positiva é a única manifestação hemorrágica

II- Nível

Manifestaciones do nível I + hemorragia espontânea

III- Nível

Sinais de insuficiência circulatória (taquicardia, pulso fraco, redução da tensão diferencial, hipotensão para a idade determinada, pele fria e úmida)

IV- Nível

Choque profundo (pulso e pressão arterial indetectáveis)

Fatores de risco para desenvolver DH

Cepa do virus: ocorre em infecção primária na dependêcia das cepas do vírus.
Infecções secundárias (repetidas) apresentam um maior risco de DH com as cepas, (em ordem decrescente): DEN 2; DEN 3; DEN 4 e DEN1.

Transmissão hiperendémica (dois ou mais serotipos circulando simultaneamente).

Estimulação dependente de anticorpos que facilitando o ingresso de vírus, em maior número, nos mononucleares (alguns dos glóbulos brancos) proporcionam infecções maciças.
Mononucleares infectados, liberam substâncias que produzem aumento da permeabilidad vascular, induzindo manifestações hemorrágicas e síndrome de choque.

Anticorpos anti-dengue preexistentes, tanto por infecção prévia como por anticorpos maternos transmitidos aos lactentes.

Genética do hospedeiro (os brancos e crianças) parecem ter um maior risco.

Diagnóstico

São fundamentais os dados de anamnese e exame físico. É importante analisar a história de viagem para lugares com dengue endêmico, bem como o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o retorno da viagem, a incubação da dengue varia de 3 a 15 dias.

Avaliação clínica do paciente com febre da dengue.

Ademais do exame clínico completo necessita atenção especial:

Prova de torniquete
Determinação de Pressão arterial
Procura por sangramentos
Observação da hidratação
Pesquisa de derrames

Diagnóstico diferencial da dengue

Entre outras infecções devemos lembrar:

Influenza (gripe)
Sarampo
Rubéola
Malária
Febre tifóide
Leptospirose
Meningococcemia
Sepsis bacteriana

Provas de laboratório

Provas do laboratório clínico Hemograma com contagem de plaquetas
Dosagem de Albumina e Proteínas séricas
Provas de função hepática e coagulação
Urina procurando hematuria microscópica

Provas específicas para dengue
Isolamento do vírus (amostra de entre 5º-7º dias)
Serología IgG e IgM anticorpos antidengue(12º dias)

Tratamento (Objetivos)

Não existe tratamento curativo entre os objetivos temos:

Asseguar a hidratação, aliviar os sintomas como, dor, febre e vômitos, Tranquilizar o paciente, vigiar e prevenir as eventuais complicações e trata-las precocemente.
Hidratação - Estimular o paciente a manter-se hidratado via oral, se indispesável usar a via endovenosa.
Antipiréticos e analgésicos evitar o uso de aspirina e fármacos anti-inflamatórios não esteroides, protegendo assim a função plaquetária.
Vigiar a insuficiência circulatória através de: pressão sanguínea, hematócrito, contagem de plaquetas e nível de consciência.
Repouso, alimentação e tranqüilização.

Onde pode ser feito o tratamento (Local)

Nem todos os pacientes com diagnóstico de dengue necessita tratamento hospitalar

1.- Tratamento no domicílio.
Sem manifestações hemorrágicas.
Normotensos (pressão normal).
Sem necessidade de hidratação endovenosa (pela veia)

2. - Tratamento com recursos intermediários
Manifestações hemorrágicas discretas
Pressão arterial moderadamente baixa
Necessitando hidratação pela veia

3 .- Tratamento Hospitalar com de UTI
Hidratação só controlável com hidratação venosa
Sinais de alerta para choque iminente e síndrome de choque por dengue

Prevenção

Não existe vacina ou medicamento que proteja individualmente contra a dengue. A prevenção é não permitir a reprodução do Aedes (que em grego significa “indesejado”), não permitido o nascimento de novos mosquitos.

Educação

A medida de prevenção mais eficiente é o combate ao mosquito que transmite a doença. Medidas educativas de repercussão ambiental e conscientização da sociedade para diminuir os locais onde as larvas dos mosquitos se criam são decisivas na prevenção.

Recomendações da Saúde Pública

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. É necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento dele). Não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como:

Garrafas
Pneus
Pratos de vasos de plantas e xaxim
Bacias
Copinhos descartáveis

Tapar: Caixas d'água
Poços
Cisternas
Outros depósitos de água.

Outras recomendações:

Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou uma bucha para eliminar completamente os ovos dos mosquitos.

Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.
Limpe as calhas e as lajes das casas.
Lave bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha; e troque a água pelo menos uma vez por semana.
Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo. Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas e tudo o que acumula água. Mas atenção: o lixo deve ficar o tempo todo fechado.
Furar as folhas das bromélias para não acumular água
Manter os ralos fechados

Os repelentes que contém DEET(dietil-meta-toluamida) não são indicados para menores de 2 meses, crianças com mais idade devem DEET em concentrações inferiores a 30 %. Os produtos que contém DEET podem ter concentrações de até 100 %. (Ver o rótulo antes de usar)inferiores a 30 %. Os produtos que contém DEET podem ter concentrações de até 100 %. (Ver o rótulo antes de usar)
Outros repelentes eficazes podem conter: Permefrina (KBR3023) e não se recomenta para usar diretamente na pele (só em objetos - roupas, mosquiteiros, sapatos,etc), o óleo de eucalipto não é recomentado para menores e 3 anos. A duração do DEET é proporcional à sua concentração. Os repelentes eletrônicos não são indicados para repelir o Aedes bem como o complexo B

domingo, 17 de outubro de 2010

Mineiros chilenos voltam ao local do drama para missa e colegas reclamam salários atrasados

17/10/2010
Mineiros chilenos voltam ao local do drama para missa e colegas reclamam salários atrasados

Da Agência Brasil

Brasília – Treze dos 33 mineiros resgatados na semana passada de uma mina no Chile, a 622 metros de profundidade, participaram hoje (17) de uma missa no Acampamento Esperança, para lembrar os 70 dias que durou o drama, no local onde ficaram concentradas as famílias enquanto aguardavam a operação de salvamento.

De acordo com a agência de notícias argentina Telam, a volta dos mineiros ao acampamento foi acompanhada por uma multidão de curiosos e por trabalhadores que exigiam melhores salários. Os carabineiros (polícia chilena) tiveram que fazer a proteção dos mineiros, devido ao grande número de pessoas, incluindo jornalistas, que foram à Mina San José para a cerimônia.

Ao mesmo tempo em que se realizava a missa, um grupo de trabalhadores da empresa San Esteban, responsável pela mina, exigia pagamentos atrasados. Eles levavam cartazes que diziam “San Esteban, não somos 33, somos 300” e “70 dias sem dinheiro e sem trabalho. Não nos roubem”. Os trabalhadores ameaçaram ocupar o acampamento se não houver uma solução para o problema.

A empresa San Esteban está envolvida num processo judicial em que poderá arrendar seus ativos para outra mineradora com maior capacidade financeira ou entrar em falência. Além disso, precisa pagar os salários atrasados de mais de 300 trabalhadores que estão sem trabalho depois que foram canceladas as operações da mina, devido ao acidente que deixou os 33 mineiros soterrados até o resgate na semana passada.




Edição: Rivadavia Severo

A partir de 3 de novembro, atendimento será através do Agendamento Eletrônico


A partir de 3 de novembro, atendimento será através do Agendamento Eletrônico
15/10/2010 - SEMACE/ASCOM

Durante esse mês de outubro, o atendimento na Semace está funcionando tanto pela ordem de chegada dos usuários, como pelos casos marcados através do Agendamento Eletrônico. Mas, a superintendência informa que, a partir do dia 3 de novembro, só serão atendidos aqueles que marcarem data e hora no site da instituição (www.semace.ce.gov.br). Essa ação visa gerar mais conforto aos usuários dos serviços prestados pela autarquia. O Agendamento Eletrônico faz parte do redesenho de processos que está sendo implantado na Semace visando dar maior celeridade ao fluxo do licenciamento ambiental.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554

Queimadas e desmatamentos são tema de palestra para agricultores em Acarape

Queimadas e desmatamentos são tema de palestra para agricultores em Acarape
14/10/2010 - SEMACE/ASCOM

Nesta quinta-feira, 14, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da gerência da Área de Proteção Ambiental da Serra da Aratanha, realizará uma palestra com os agricultores do município de Acarape. Eles fazem parte dos assentamentos 24 de Abril, Olho D'água e Pompeu.

Na oportunidade, a gerente da APA da Serra da Aratanha, Joenir Dantas, responsável pela ação, abordará os problemas ocasionados pelas queimadas e desmatamentos. Além disso, Joenir ressaltará a necessidade de autorização ambiental do órgão responsável para a prática controlada dessas atividades e os malefícios que podem ser gerados à saúde humana e ao meio ambiente se for feito da forma errada.

Segundo a gerente da APA, esse não é o primeiro trabalho desse tipo. Durante os meses de agosto e setembro, mais de 12 encontros aconteceram com o intuito de abordar essa temática junto aos pequenos agricultores, que utilizam a terra como seu meio de sustento.

A Semace conta com o apoio das prefeituras municipais, Defesa Civil e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554

sábado, 16 de outubro de 2010

COMUNICADO DO DNPM;Morre Dário de Almeida


Morre Dário de Almeida: Baluarte na defesa da saúde e segurança dos trabalhadores das minas de carvão de Santa Catariana
15/10/2010 - 11:58

É com profundo pesar que o DNPM informa que faleceu na manhã do dia (14/10) em Florianópolis, Santa Catarina, o Engenheiro de Minas, Dário Moraes de Almeida, defensor da saúde e segurança dos trabalhadores das minas de carvão de Santa Catariana. O sepultamento ocorrerá às 11h do dia 16/10, na cidade de Carmo do Paranaíba, em Minas Gerais.

Formado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Dário Almeida era Especialista em Mineração e Meio Ambiente, e em Engenharia de Segurança, Higiene e Saúde Ocupacional. Servidor de Carreira do DNPM há 26 anos, Dário era casado com a geóloga Efigênia com quem teve um casal de filhos, Gabriela e Diogo.

Dário Almeida sempre atuou no DNPM na defesa da mineração sustentável, nos processos de regularização, formalização e na qualidade de vida dos mineiros, em especial, nas minas subterrâneas de carvão no Estado de Santa Catarina, dentre outras, como a de potássio - Taquari-Vassouras - em Sergipe, onde, recentemente, realizou trabalho de vistoria, juntamente com outros técnicos da Autarquia.

“Hoje, o DNPM esta de luto. Estamos bastante entristecidos. Lamento profundamente o ocorrido. Dário era um baluarte na defesa da segurança e saúde ocupacional dos trabalhadores da mineração no Brasil. Além de dedicado e competente profissional, era um grande amigo; uma pessoa da melhor qualidade. Em nome de todos os dirigentes e servidores do DNPM, prestamos aos familiares as nossas sinceras condolências”, lamenta o diretor-geral do DNPM, Miguel Nery.

“Dário era um servidor exemplar, estava sempre preocupado com a segurança e a saúde dos operários. Ele era admirado e respeitado pelos trabalhadores das minas de carvão de Santa Catarina, pelo seu humanismo e luta em prol desses mineradores”, afirma Ricardo Peçanha, superintendente do DNPM, em Santa Catarina.

Amigos há mais de vinte anos, José Eduardo Martinez, assessor da diretoria-geral, lamenta a morte do amigo. “Sempre foi leal, prestativo, companheiro, incansável na defesa do DNPM e dos trabalhadores”.

O diretor-geral, Miguel Nery, juntamente com dirigentes do DNPM prestarão uma última homenagem a Dário Almeida durante seu sepultamento em Carmo do Paranaíba, em Minas Gerais.
DNPM , Assessoria de Comunicação Social .

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pastoral da Criança pede a voluntários que conscientizem sobre importância de lavar as mãos


Pastoral da Criança pede a voluntários que conscientizem sobre importância de lavar as mãos

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – No Dia Mundial de Lavar as Mãos, comemorado hoje (15), a Pastoral da Criança em Curitiba pede que os seus mais de 232 mil voluntários levem essa informação para as famílias acompanhadas em 40 mil comunidades. De acordo com a assessoria da pastoral, em 2009 mais de 85 países, principalmente na Ásia e na África, promoveram eventos em escolas para conscientização das crianças. A entidade produziu material sobre o tema, que pode ser acessado no site http://www.pastoraldacrianca.org.br.

A pastoral lembra que esse simples hábito previne doenças como gripe, resfriado, conjuntivite, pneumonia e diarreias. O material, composto por áudios e cartazes, ensina que ao esfregar os dedos e a palma das mãos com sabonete e água corrente, a maioria dos germes causadores de doenças é removida juntamente com a sujeira acumulada durante o dia. Mostra ainda quando se deve obrigatoriamente lavar as mãos como, por exemplo, depois de ir ao banheiro, assoar o nariz e antes de manipular alimentos.

Em sua campanha, a Pastoral da Criança mostra também que existem milhares de bactérias no corpo, algumas naturais e outras não, e que ao lavarmos as mãos, diminuímos a quantidade de microorganismos, reduzindo a contaminação.

De acordo com a assessoria, esta á a primeira vez que o Brasil participa da promoção.

O site do Ministério da Saúde também divulga hoje peças publicitárias, pedindo a todos que ajudem a divulgar a campanha. O tema do ministério é Mãos: Toda Vez que Você Lava, Ganha Saúde.

Edição: Graça Adjuto

Dia Mundial da Alimentação

Itamaraty lança documentário no Dia Mundial da Alimentação

Da Agência Brasil

Brasília - O Ministério das Relações Exteriores lança hoje (15) o documentário Lèt Agogo (Leite em Abundância), produzido em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O lançamento, marcado para as 16h, no Auditório Wladimir Murtinho, no Palácio Itamaraty, marca o Dia Mundial da Alimentação, a ser comemorado amanhã (16).

Lèt Agogo é uma rede de cooperativas de pequenos produtores que fornece leite para o Programa Nacional de Cantinas Escolares do Haiti, com o apoio do governo brasileiro. O documentário mostra a experiência, que contribui para a segurança alimentar e nutricional dos alunos de escolas públicas e, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento socioeconômico do Haiti.

Edição: Graça Adjuto

Governo vai fazer avaliação sobre normas de segurança para minas do país

Governo vai fazer avaliação sobre normas de segurança para minas do país

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Depois do acidente que deixou 33 trabalhadores presos na Mina San José, no Chile, o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, pediu uma avaliação do setor para ver se o país está cumprindo as regras de segurança na mineração. “Eu pedi uma avaliação sobre as regras que se aplicam aqui e se está tudo atendido”, disse hoje (14).

O ministro determinou ao secretário de geologia e mineração do Ministério, Cláudio Scliar, que avalie a questão com o Departamento Nacional de Política Energética (DNPE) e com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Scliar explicou que, apesar de ter 64 minas subterrâneas, algumas com a mesma profundidade da mina do Chile, o Brasil tem uma das melhores normas reguladoras do mundo para o setor, que obriga todas as minas a terem duas saídas, ao contrário da Mina San José, que tinha apenas uma saída. “Esse acidente nos deixa muito mais alertas, porque temos muitas minas subterrâneas e essa é uma atividade muito perigosa”.

Segundo o secretário, o governo está fazendo um curso de capacitação com trabalhadores das 30 principais minas do país.




Edição: Rivadavia Severo

DIA DO PROFESSOR

15/10/2010
Magistério tem dificuldade de atrair jovens talentos para a carreira

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Quase 2 milhões de professores trabalham nas salas de aulas de escolas públicas e particulares de educação básica no país. Se a profissão já teve grande importância no passado, hoje é difícil atrair jovens talentos para a carreira, avaliam especialistas no Dia do Professor, comemorado hoje (15). Os alunos que entram nos cursos de pedagogia são, em geral, aqueles com baixo desempenho no vestibular ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Uma análise dos inscritos para a edição do exame em 2007 mostra que, entre os candidatos com pior nota, a probabilidade de um deles escolher o magistério é três vezes maior do que entre aqueles com melhores notas. Quem ingressa nos cursos de pedagogia, que formam os professores da educação infantil e do ensino fundamental, tem um perfil específico: baixo nível socioeconômico e pais com escolaridade baixa.

Dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) mostram que 41,6% dos estudantes de pedagogia têm renda mensal até três salários mínimos e quase um terço (32,1%) concilia os estudos com o trabalho para contribuir com o sustento da casa. Os pais de quase metade dos alunos têm grau de escolaridade baixo: 46,5% estudaram só até a 4ª série do ensino fundamental e quase 70% cursaram o ensino médio integralmente em escola pública. Os dados referem-se ao Enade 2005, os mais recentes disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC).

O assessor especial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Célio da Cunha, alerta que o problema de desvalorização é antigo. “A universalização do ensino fundamental foi feita à custa dos baixos salários dos professores. Quando se expandiu o número de escolas e fez-se a inclusão de mais alunos, ironicamente foram os professores que financiaram isso porque a expansão não foi feita melhorando a carreira e os salários”, avalia.

O resultado desse processo pode ser medido pelo desinteresse dos estudantes do ensino médio. Pesquisa da Fundação Victor Civita, realizada no ano passado com 1,5 mil jovens, apontou que apenas 2% deles querem ser professor. O conselheiro nacional de Educação, Mozart Neves Ramos, acredita que quatro ações principais podem solucionar esse quadro: melhores salários, bons planos de carreira, formação inicial sólida e condições de trabalho adequadas.

Na avaliação dele, o Brasil deveria se inspirar no que fizeram os países que hoje têm os melhores índices educacionais como Cingapura, a Coreia do Sul e Finlândia. “A gente copia tanta coisa ruim e não olha as coisas boas que estão fazendo a diferença nesses lugares. Eles conseguiram atrair 20% dos alunos mais talentosos para o magistério simplesmente com um salário inicial atraente. Esse tem que ser o primeiro passo”, defende Ramos.

Para a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, além desses aspectos, a valorização da carreira passa pela melhoria dos índices educacionais. “Recuperar a credibilidade da escola na formação dos jovens e das crianças é um fator que pode parecer subjetivo, mas faz diferença no momento da escolha da profissão”. Pilar, que é professora de história e começou a lecionar na década de 70, acredita que a sala de aula é um ambiente de trabalho que “tem a ver com a juventude. Não existe muita rotina quando se trabalha com crianças e jovens, há uma provocação constante e permanente pela busca do conhecimento”, ressalta.

Célio da Cunha acredita também que será necessária uma mudança de cultura e da visão que a própria sociedade tem do professor hoje. “A sociedade não acordou ainda para a importância da educação e o papel estratégico do professor para o desenvolvimento do país. Se um bom aluno diz que quer ser professor, as pessoas até riem dele”, afirma.

Edição: Graça Adjuto

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Depois de mais de 20 horas de trabalho, 31 mineiros já foram resgatados

Depois de mais de 20 horas de trabalho, 31 mineiros já foram resgatados

Renata GiraldiDepois de mais de 20 horas de trabalho, 31 mineiros já foram resgatados

Repórter de Agência Brasil


Brasília – Em mais de 20 horas de resgate na Mina San José, no Deserto de Atacama, no Chile, 31 trabalhadores já deixaram o abrigo onde permaneceram durante 70 dias, a 700 metros de profundidade. Emoção, alegria e fé marcam a chegada de cada trabalhador à superfície. Não houve registro de incidentes nem surpresas. As autoridades confirmam que o resgate pode ser concluído na noite de hoje (13).

Não existem dados oficiais sobre o custo total da operação, mas há informações de que o governo chileno gastou cerca de US$ 22 milhões. O esquema de resgate foi cuidadosamente estudado por autoridades chilenas, norte-americanas e mexicanas.

O objetivo era garantir segurança absoluta e risco zero. Vários testes foram feitos até o momento exato em que começou a operação. Os 33 trabalhadores usam um macacão especial, capaz de manter a temperatura do corpo e protegê-los dos percalços até a superfície, e óculos escuros.

O primeiro a ser retirado do abrigo foi Florencio Avalos, de 31 anos. Emocionado, Avalos abraçou a mulher e o presidente do Chile, Sebastián Piñera, e depois cumprimentou os resgatistas e as autoridades. Mas quem roubou a cena foi Mario Sepúlveda, de 39 anos. Apontado como líder do grupo, ele chegou à superfície com bom humor e animação contagiantes.

Sepúlveda deixou a cápsula de resgate aos pulos, puxou o grito de guerra chileno: “Chi Chi Le Le, Chile” e, só depois abraçou a mulher, o filho de 9 anos, e as autoridades. O mineiro distribuiu pedras que retirou do abrigo como “presentes” .

Inicialmente, foram resgatados os trabalhadores em melhores condições físicas e de saúde. Segundo as autoridades, a decisão foi tomada porque, se houvesse algum problema, não seria possível afirmar se era do trabalhador ou do esquema montado para o resgate. Decidiu-se resgatar por último os trabalhadores que tivessem apresentado algum tipo de problema ao longo dos últimos dois meses: hipertensão, diabetes ou alteração de humor.

Ao serem resgatados, os mineiros têm alguns minutos para cumprimentar os parentes e depois são transportados, em uma maca, para o hospital de campanha. Em seguida, são levados para um hospital em Copiapó. A ideia é mantê-los sob observação médica por alguns dias para só depois liberá-los.

Muitos dos mineiros resgatados afirmaram que não pretendem mais trabalhar em minas. O boliviano Carlos Mamani, apesar de ter recebido o convite do presidente da Bolívia, Evo Morales, para retornar ao país, informou que prefere ficar no Chile.

Atualizada às 21h13

Edição: Nádia Franco

Governo vai reembolsar servidor que contratar plano de saúde privado

Governo vai reembolsar servidor que contratar plano de saúde privado

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A partir de hoje (13), o governo federal vai reembolsar os servidores públicos federais – ativos, aposentados ou pensionistas – que contratarem planos de saúde privados. O ressarcimento será feito nos limites definidos em dezembro de 2009. Os valores variam de R$ 72,00 a R$ 129,00 por beneficiário, conforme a faixa salarial e a idade do titular do plano de saúde.

Para solicitar o ressarcimento, o servidor deve comprovar a contratação particular do plano de saúde feita com operadora que atenda às exigências do Termo de Referência Básico estipulado pelo governo federal.

Até agora, tinham direito ao ressarcimento todos os titulares de planos de saúde cujos órgãos tivessem firmado convênio de autogestão, modalidade operada pelas próprias empresas para seus funcionários, sem fins lucrativos.

A nova orientação aos órgãos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) sobre o ressarcimento das despesas com os planos de saúde foi publicada na edição desta quarta-feira (13) do Diário Oficial da União. Com a alteração, o próprio servidor poderá contratar diretamente a operadora que achar melhor e requerer o ressarcimento da despesa.




Edição: Rivadavia Severo

terça-feira, 12 de outubro de 2010

PNUD lança curso sobre desenvolvimento

Nova York, 06/10/2010
PNUD lança curso sobre desenvolvimento
Ferramenta on-line pode ser acessada por qualquer internauta; conteúdo reúne desenvolvimento humano e indicadores como IDH
Reprodução
Faça o curso
Em inglês

Em espanhol

Em francês
Leia também
Estudo do PNUD abordará fosso entre IDHs

PNUD lança estudos para orientar RDH 2010
da PrimaPagina

O PNUD lançou nesta quarta-feira um minicurso digital — gratuito e disponível para qualquer internauta — sobre desenvolvimento humano. O material faz parte do aniversário de duas décadas dos Relatórios de Desenvolvimento Humano, que culminará na divulgação, em 4 de novembro, da 20ª edição do estudo.

Intitulado Jornada de Desenvolvimento Humano, o curso tem versão em espanhol, inglês e francês. Pode ser feito on-line ou, após download, no computador. Ele traz uma introdução sobre o conceito de desenvolvimento humano, relaciona-o a outras teorias de desenvolvimento, explica os principais índices que tentam mensurá-lo e mostra a importância de trabalhar com dados desagregados por grupos sociais ou regiões.

O material é formado por seis apresentações (uma introdução, quatro aulas e um resumo) que, somadas, têm duração aproximada de quatro horas. O conteúdo é ministrado em áudio, textos em tópicos, gráficos e textos com a íntegra do que está sendo lido pelo locutor. É possível assistir ao curso em qualquer horário ou parar a apresentação e ver depois, de acordo com a conveniência do internauta. Ao final de cada aula, há rápidos exercícios para fixar o que foi apresentado. O PNUD, porém, não dá certificado ou qualquer outro documento para quem completar o treinamento.

Na introdução, define-se o conceito de desenvolvimento humano, fala-se sobre as origens dessa teoria, mostra-se porque esse enfoque é importante para o trabalho do PNUD e como ele se aplica em nível nacional ou local.

A aula 1 (Princípios e características do desenvolvimento humano) apresenta os pontos principais do conceito: ser multidisciplinar, abranger diversas dimensões, não ser estático e orientar-se para as ações.

Na aula 2 (O enfoque do desenvolvimento humano e do desenvolvimento relacionado), destacam-se as diferenças e semelhanças entre essa teoria e outras como as que enfatizam recursos humanos, necessidades básicas, meios de vida, crescimento econômico, segurança humana e direitos humanos.

A aula 3 (Medir o desenvolvimento humano) mostra por que é importante usar indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar o desenvolvimento humano, apresenta cálculos e índices sobre o tema — como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) — e discute os pontos fracos e fortes dessas medidas.

A aula 4 (Aplicação do desenvolvimento humano) apresenta maneiras de aplicar o conceito, destaca como os Relatórios de Desenvolvimento Humano nacionais e regionais podem contribuir para o avanço social e relaciona o enfoque com o desenvolvimento de capacidades e a igualdade de gênero. Por fim, o resumo recapitula o que foi tratado no curso.

Íntegra dos relatórios

Como parte da comemoração dos 20 anos do RDH, o PNUD também vai publicar todos os relatórios anteriores em formato PDF e livro eletrônico, para download gratuito. A divulgação do IDH será reforçada com recursos interativos que mostrarão dados da maioria dos países do mundo. Haverá ainda uma calculadora on-line para que os internautas criem seus próprios índices.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ceará ganhará oito novos açudes

Ceará ganhará oito novos açudes

Com as obras, o estado aumenta quase 1 bilhão de metros cúbicos na sua capacidade de armazenamento.
Ceará ganhará oito novos açudes

Açude Pesqueiro

O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 1,7 bilhão na construção de oito novos açudes no Ceará. Com as obras, o estado aumenta quase 1 bilhão de metros cúbicos na sua capacidade de armazenamento de águas destinada ao abastecimento humano e projetos industriais e de irrigação. Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual e do Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-Dnocs, Programa de Aceleração do Crescimento-PAC e financiamentos do Banco Mundial.

Atualmente, o Ceará tem 133 reservatórios com capacidade para represar 17,8 bilhões de metros cúbicos, mas até o final do ano, será inaugurado o açude Figueiredo, em Alto Santo, no Vale do Jaguaribe, que armazenará 520 milhões de metros cúbicos de água.

Também estão sendo construídos os açudes Missi, em Miraíma, com capacidade para 56,7 milhões de metros cúbicos; Gameleira, em Itapipoca, que armazenará até 30,2 milhões de metros cúbicos de água; Riacho da Serra, em Alto Santo, com 23,4 milhões de metros cúbicos e Umari, em Madalena, com capacidade de armazenamento de 35 milhões de metros cúbicos.

Estão em processo de licitação as obras dos açudes Jatobá, em Ipueiras, que terá 6,2 milhões de metros cúbicos; Mamoeiro, em Antonina do Norte, com capacidade de 20,6 milhões de metros cúbicos e Jenipapeiro, que abastecerá a população de Baixio, com 43,4 milhões de metros cúbicos de água.

Além disso, já está em fase de conclusão o processo licitatório para a construção do açude Fronteiras, no município de Crateús, que em três anos deverá estar acumulando 500 milhões de metros cúbicos de água. O investimento será de R$ 300 milhões.

Outra obra do Governo do Estado, com o apoio do PAC que já está em andamento é o Açude Maranguapinho, no município de Maranguape, a cargo da Secretaria de Cidades, que acumulará 9 milhões e 350 mil metros cúbicos de água.

Desmatamento na Amazônia cai 47% em agosto

08/10/2010
Desmatamento na Amazônia cai 47% em agosto

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em agosto, a Amazônia perdeu 265 quilômetros quadrados (km²) de floresta, de acordo com os dados do sistema Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), divulgados hoje (8) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Na comparação com agosto de 2009, quando os satélites registraram 498 km² de derrubadas, houve redução de 47%.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que o número confirma a tendência de queda do desmate na região nos últimos meses. “Está se confirmando um padrão sustentável de redução do desmatamento”, avaliou.

Em agosto, o Pará liderou o desmate na região, com 134 km² de desmate, seguido por Mato Grosso, com 54,85 km² e pelo Amazonas, com 26,4 km² a menos de florestas no período.

No acumulado de janeiro a agosto deste ano, os números do Inpe apontam redução do desmatamento em quase todos os estados da Amazônia Legal, menos no Amazonas. “O Amazonas ainda representa esse vazamento. Estamos em campo procurando entender se é uma nova vertente de desmatamento, se é uma nova ocupação de território”, disse a ministra.

O Deter monitora áreas maiores do que 25 hectares e direciona a fiscalização ambiental.

A taxa anual de desmatamento é calculada por outro sistema, o Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que é mais preciso, por avaliar áreas menores. Apesar da metodologia diferente, a avaliação do Deter costuma antecipar os resultados do Prodes.

Os dados do Prodes para o período 2009/2010 devem ser apresentados em novembro. Se a tendência de queda se confirmar, o governo espera chegar a um novo recorde de queda do desmatamento. Em 2008/2009, a taxa anual de desmate calculada pelo Inpe foi de 7,4 mil km², a menor registrada em 20 anos de monitoramento.


Edição: Lílian Beraldo

Resgate dos mineiros soterrados começa nos primeiros minutos de quarta-feira

Resgate dos mineiros soterrados começa nos primeiros minutos de quarta-feira

Da Agência Brasil

Brasília – O horário foi marcado: a 0h de quarta-feira (13), começa a operação de resgate dos 33 mineiros presos há 67 dias na Mina San José, no Deserto do Atacama, Norte do Chile, a 800 quilômetros de Santiago. Os primeiros a deixar a mina já foram escolhidos: são aqueles que apresentam as melhores condição de saúde, informou o ministro chileno da Saúde, Jaime Mañalich, em entrevista à rede de televisão estatal chilena, a TVN.

O governo chileno negou o pedido feito pelos mineiros - considerado “inadequado” - para que os primeiros resgatados permaneçam no acampamento até que todos saiam e possam ser levados juntos ao Hospital Regional de Copiapó. Os mais saudáveis teriam pedido também para serem os últimos a deixar a mina, segundo informou a agência oficial de notícias do Paraguai, IPParaguay.

Mañalich disse que, entre os oito homens mais saudáveis, quatro sairão primeiro e os outros quatro, por último. Os dez mineiros mais debilitados deixarão a mina a partir da quinta retirada.

Apesar de haver uma lista prévia da ordem dos primeiros resgates, tudo pode ser alterado nos últimos momentos, antes do início da operação. O comandante da Armada chilena, Renato Navarro, explicou à TVN que quatro socorristas – dois mineiros e dois enfermeiros - entrarão na mina e farão um diagnóstico das condições de saúde dos mineiros antes de fechar a lista definitiva. “A ordem não tem nada a ver com idade ou qualquer outro critério que não seja a escolha dos mais hábeis”, disse Navarro.

Ele acrescentou que o último homem a deixar a mina pode ser qualquer um dos socorristas e que o primeiro a descer será um mineiro, que vai avaliar os riscos de a capsula de transporte travar ou fazer ruídos fortes que possam assustar os mineiros soterrados. O trabalho de revestimento do túnel de 622 metros, por onde a capsula de resgate passará, terminou hoje (11).

Após o resgate, as 33 vítimas serão levadas para o Hospital Regional de Copiapó em aeronaves ou ambulâncias. Apesar do transporte aéreo ser mais rápido, há previsão de chuva para a região nos próximos dias e as condições meteorológicas podem impedir os voos. Hoje foi feito um ensaio do transporte dos mineiros da mina para o hospital. Enquanto durar a operação de resgate, o trânsito rodoviário será desviado para deixar o percurso totalmente livre para as ambulâncias. A população de Copiapó já se prepara para receber os confinados e cerca de 200 vizinhos organizam uma festa de boas vindas.

Edição: Vinicius Doria

Especialistas defendem integração no combate a violações aos direitos humanos

Especialistas defendem integração no combate a violações aos direitos humanos

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A defesa dos direitos humanos em todo o mundo deve ser feita de forma integrada, em grupos. E se tornará mais forte, principalmente, quando for feita por organizações existentes dentro dos próprios países onde as violações aos direitos humanos ocorrem. A ideia foi defendida por especialistas que participam, nesta semana, em São Paulo, do 10º Colóquio Internacional de Direitos Humanos.

“Acho que todo mundo pode ajudar e se juntar a outros. Não dá para estar sozinho. Quanto mais as pessoas colaboram, mais criam forças”, disse hoje (11), em entrevista à Agência Brasil, a diretora da organização não governamental (ONG) Conectas Direitos Humanos, Malak Poppovic.

Durante toda esta semana, 42 palestrantes e ativistas de 28 países vão compartilhar experiências sobre direitos humanos. Segundo Malak, o colóquio pretende discutir questões relacionadas aos sistemas regionais e a relação desses sistemas com a Organização das Nações Unidas (ONU). “Gostaríamos que mais ativistas do Sul [dos países do Hemisfério Sul] falassem em fóruns internacionais”, observou.

O diretor jurídico da Conectas Direitos Humanos, Oscar Vilhena Vieira, destacou o papel cada vez mais relevante de países do Hemisfério Sul neste contexto. “O objetivo deste colóquio foi sempre de trazer jovens militantes de países do Hemisfério Sul para que eles pudessem reconstruir o discurso de direitos humanos. Cada vez mais países como a China, a Índia, a África do Sul e o Brasil têm um papel mais relevante na construção da agenda internacional dos direitos humanos. O colóquio é uma tentativa de dar condições para que os militantes de direitos humanos possam interagir de uma maneira mais eficiente e competente no plano internacional”, explicou.

Segundo ele, como muitas das violações aos direitos humanos ocorrem nos países do Sul, é essencial que haja uma sociedade civil organizada atuando dentro desses países. “De fato, a contenção dessas violações se dá não só porque as organizações internacionais denunciam, mas porque há, dentro desses países grupos, que são capazes de resistir a essas violações. É muito importante, em primeiro lugar, ter uma sociedade civil forte dentro de países onde se violam direitos humanos”, ressaltou Vieira.

Em palestra, no colóquio, o membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), Paulo Sérgio Pinheiro, afirmou que um dos maiores problemas enfrentados hoje é a ausência da aplicação de sanções aos países violadores. “Isso é uma realidade dentro do sistema interamericano, onde existe a Corte Interamericana de Direitos Humanos, que aplica sentenças de compensação ou de reparação, mas não ocorre dentro da ONU”, afirmou.

“O desafio maior no sistema da ONU é que, na verdade, não existe nenhum tipo de sanção, a não ser moral, que os Estados recebem”, disse Pinheiro. “Acho que 60 anos depois da criação do sistema das Nações Unidas, tudo é muito simbólico. Os Estados não são compelidos a prestarem reparações ou assumirem alguns compromissos”, criticou.

Pinheiro tem defendido a criação, a longo prazo, de um Tribunal Internacional de Direitos Humanos, que funcione em cooperação com os mecanismos regionais. “O que a gente quer fazer, com esse projeto, é aumentar a consciência sobre essas carências. É um mecanismo complexo. É preciso que tenham sido esgotados os passos dentro de cada país, que se tenha passado por um mecanismo regional e, aí sim, a comissão poderia aceitar e considerar alguns casos”, explicou.

Em entrevista à Agência Brasil, Pinheiro também exaltou o papel que o Brasil vem exercendo, nos últimos 16 anos, na intermediação de questões envolvendo a violação aos direitos humanos no mundo. “Acho que o Brasil, sendo a oitava potência industrial e uma das maiores democracias mundiais, tem papel importante a desempenhar, na área internacional, nas grandes questões de direitos humanos. O Brasil tem o direito e o dever de estar presente nesse debate”, afirmou.

Edição: Lana Cristina

Inscrição para processo de validação de diploma estrangeiro de medicina termina amanhã

Inscrição para processo de validação de diploma estrangeiro de medicina termina amanhã



Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasileira

Brasília – Os candidatos que tiveram a inscrição homologada para participar do processo de revalidação de diplomas estrangeiros de medicina têm até as 23h59 de amanhã (12) a fim de fazer o cadastramento para as próximas etapas da avaliação.



Por lei, o médico que não for graduado em uma universidade de medicina brasileira precisa ter seu diploma revalidado para atuar no país. Os ministérios da Saúde e da Educação deram início em 2009 a um novo sistema de reconhecimento desses documentos, já que o processo anterior era demorado e podia levar até seis anos.

A primeira fase do processo de validação foi a apresentação de documentos para comprovar que o candidato atendia a alguns pré-requisitos como o de ter concluído o curso de medicina em universidades reconhecidas com carga horária mínima de 7,2 mil horas.

Os 500 selecionados nessa fase participarão agora de provas objetivas e discursivas. A data provável para aplicação dos testes é dia 24 de outubro. Os locais serão divulgados na página do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe/UnB), que é o responsável pelo certame.



Para ser aprovado, o candidato precisará obter um mínimo de 112 pontos. Quem atingir essa média passa para a última fase do processo, um exame prático de habilidades clínicas. A avaliação está prevista para ser aplicada nos dias 4 e 5 de dezembro.

O projeto piloto de revalidação de diplomas estrangeiros de medicina no Brasil recebeu 502 inscrições. A maioria dos candidatos estudou na Bolívia (237), seguido por Cuba (154) e Peru (24).



Edição: Aécio Amado

Inscrição para processo de validação de diploma estrangeiro de medicina termina amanhã

Inscrição para processo de validação de diploma estrangeiro de medicina termina amanhã



Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasileira

Brasília – Os candidatos que tiveram a inscrição homologada para participar do processo de revalidação de diplomas estrangeiros de medicina têm até as 23h59 de amanhã (12) a fim de fazer o cadastramento para as próximas etapas da avaliação.



Por lei, o médico que não for graduado em uma universidade de medicina brasileira precisa ter seu diploma revalidado para atuar no país. Os ministérios da Saúde e da Educação deram início em 2009 a um novo sistema de reconhecimento desses documentos, já que o processo anterior era demorado e podia levar até seis anos.

A primeira fase do processo de validação foi a apresentação de documentos para comprovar que o candidato atendia a alguns pré-requisitos como o de ter concluído o curso de medicina em universidades reconhecidas com carga horária mínima de 7,2 mil horas.

Os 500 selecionados nessa fase participarão agora de provas objetivas e discursivas. A data provável para aplicação dos testes é dia 24 de outubro. Os locais serão divulgados na página do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe/UnB), que é o responsável pelo certame.



Para ser aprovado, o candidato precisará obter um mínimo de 112 pontos. Quem atingir essa média passa para a última fase do processo, um exame prático de habilidades clínicas. A avaliação está prevista para ser aplicada nos dias 4 e 5 de dezembro.

O projeto piloto de revalidação de diplomas estrangeiros de medicina no Brasil recebeu 502 inscrições. A maioria dos candidatos estudou na Bolívia (237), seguido por Cuba (154) e Peru (24).



Edição: Aécio Amado

Fenaban faz nova proposta e bancários podem colocar fim à greve

Fenaban faz nova proposta e bancários podem colocar fim à greve

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em greve há 13 dias, os bancários de todo o país deverão decidir em assembleias se vão aceitar a nova proposta de reajuste salarial apresentada hoje (11) pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A entidade ofereceu aos grevistas a proposta de reajuste de 7,5%, com aumento real de 3,08%, para os que ganham até R$ 5.250. Para os bancários com salário maior do que isso, a proposta prevê uma parcela fixa de R$ 393,75 ou correção de 4,29% de acordo com a inflação.

A maioria das assembleias deve ocorrer na quarta-feira (13), como a do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, responsável por 130 mil dos 460 mil bancários em todo o Brasil.

As negociações entre os bancários e a Fenaban foram retomadas hoje, após a rejeição da proposta apresentada no último sábado (9).

“Conseguimos arrancar dos bancos uma proposta que finalmente prevê o maior aumento real de salários e da PLR [Participação do Lucros e Resultados] já conseguido pelos bancários, além de uma grande valorização dos pisos”, explicou, em nota, a presidente do sindicato, Juvandia Moreira.

A proposta apresentada pela Fenaban também prevê elevação de 7,5% nos vales e auxílios, valorização do piso eu uma PLR maior. Também está prevista uma cláusula de combate ao assédio moral e a implementação de um canal de denúncias para casos de assédio.

Edição: Talita Cavalcante e Juliana Andrade

sábado, 9 de outubro de 2010

Brasil vence Olimpíada Ibero-Americana de Física

Brasil vence Olimpíada Ibero-Americana de Física

8/10/2010

Agência FAPESP – Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe brasileira é a campeã geral da Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF), competição destinada a alunos do ensino médio e cujas eliminatórias se dão pela Olimpíada Brasileira de Física (OBF).

A 15ª edição do torneio foi realizada no Panamá, de 26 de setembro a 2 de outubro, ocasião em que a equipe formada pelos estudantes Danilo de Albuquerque, Elder Yoshida, Lucas Souza e Matheus de Paula conquistou quatro medalhas de ouro, colocando o Brasil no primeiro lugar da competição.

Os quatro haviam sido selecionados na OBF 2008, enquanto cursavam a 1ª série do ensino médio. Desde então, passaram por treinamentos e foram acompanhados pela Comissão de Preparação da OBF. No final desse processo, os quatro tiveram aulas teóricas e experimentais durante uma semana no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), no campus de São Carlos (SP).

Destinada a alunos do último ano do ensino médio, a OIbF reuniu 71 competidores de 17 países da América Latina, mais Portugal e Espanha. Cada nação pode enviar, no máximo, quatro estudantes.

A OBF também seleciona alunos para a International Physics Olympiad (IPhO) que este ano reuniu 380 estudantes de 82 países, em julho na Croácia. Naquela competição, a equipe brasileira formada pelos alunos Cássio dos Santos Sousa, Filipe Rodrigues de Almeida Lira, Gustavo Haddad Francisco Braga, Rodrigo Alencar e Rodrigo Silva conquistou cinco medalhas de bronze.

Atualmente, o Brasil é o país da América Latina com o maior núm

Mario Vargas Llosa ganha Nobel de Literatura


Mario Vargas Llosa ganha Nobel de Literatura

8/10/2010

Agência FAPESP – O escritor peruano Mario Vargas Llosa, 74 anos, é o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2010. O anúncio foi feito nesta quirta-feira (7/10) pela Svenska Akademien, em Estocolmo.

Segundo a academia sueca, a distinção ao escritor se deve por “sua cartografia das estruturas de poder e por suas imagens agudas sobre a resistência, a revolta e a derrota individual”. O último escritor latino-americano a ganhar o Nobel foi o colombiano Gabriel García Márquez, em 1982.

Llosa recebeu a notícia do Nobel nos Estados Unidos, onde este semestre está como professor visitante no Programa de Estudos Latino-Americanos da Universidade Princeton. Segundo o presidente do júri do Nobel de Literatura, Peter Englund, Llosa disse estar “muito comovido e entusiasmado” pela premiação.

O escritor receberá o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,5 milhões), em cerimônia em Estocolmo no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Bernhard Nobel (1833-1896), o inventor da dinamite. Em 1994, o escritor recebeu o Prêmio Cervantes, maior distinção literária em língua espanhola.

Llosa é autor de dezenas de romances, ensaios e peças. Entre seus livros mais conhecidos estão Pantaleão e as Visitadoras (1973), Tia Júlia e o Escrevinhador (1977), Conversa na catedral (1969), O falador (1987) e Lituma nos Andes (1993).

“A premiação de Vargas Llosa é uma grande felicidade para a literatura latino-americana. Ele é responsável pelo grande boom narrativo dos anos 1960, com destaque para Batismo de Fogo (1962), considerado seu romance de estreia, e Casa Verde (1966). Depois disso, provou ter um grande fôlego literário”, disse Jorge Schwartz, professor de Literatura Hispano-Americana do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, à Agência FAPESP.

“É uma honraria muito merecida. Durante muitos anos esperamos que ele ganhasse o Nobel, por ser um dos maiores e mais respeitados romancistas na América Latina”, disse Rubén Gallo, diretor do Programa de Estudos Latino-Americanos em Princeton.

Em A Guerra do Fim do Mundo (1981), o escritor peruano narrou a Guerra de Canudos (1896-1897), mesclando personagens reais e fictícios. Antônio Conselheiro, líder do levante, é descrito com base em elementos retirados de Os Sertões, de Euclides da Cunha.

“A Guerra do Fim do Mundo é uma obra que dialoga com Os Sertões”, disse Schwartz. Llosa passou vários meses no sertão de Canudos, onde escreveu os primeiros rascunhos do romance.

Além de Llosa e Márquez, outros dois sul-americanos ganharam o Nobel de Literatura: os poetas chilenos Gabriela Mistral (1889-1957), em 1945, e Pablo Neruda (1904-1973), em 1971.

“Boa literatura não é apenas entretenimento – é um entretenimento fantástico –, mas é também algo que lhe dá uma melhor compreensão do mundo em que você vive”, disse Llosa.

Peixe na água

Jorge Mario Pedro Vargas Llosa nasceu em 28 de março de 1936 em Arequipa, em uma família de classe média. Seus pais se separaram cinco meses após o casamento e o futuro escritor passou parte da infância na Bolívia, com os avós.

Em 1946, de volta ao Peru, conheceu o pai. Aos 14 anos, ingressou no Colégio Militar Leôncio Prado, onde permaneceu por dois anos, experiência que foi o tema do seu primeiro livro, Batismo de Fogo – que no Brasil seria publicado também como A cidade e os cachorros.

Em 1963, ingressou na tradicional Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, onde estudou Letras e Direito. Aos 19 anos, casou-se com Julia Urquidi, cunhada de sua mãe. Na época, teve vários empregos, de redator a revisor de nomes em túmulos de cemitérios.

Em 1959, recebeu uma bolsa de estudos e foi para a Espanha, onde obteve o doutorado em Filosofia e Letras, na Universidade Complutense de Madri. Em seguida, mudou-se para a França, onde viveu por alguns anos. Em 1964, de volta ao Peru, divorciou-se e, no ano seguinte, casou com a prima Patrícia Llosa, com quem tem três filhos.

Em 1967, trabalhou como tradutor para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na Grécia, junto com o escritor argentino Julio Cortázar (1914-1984). Nos anos seguintes morou com a família em Paris, Londres e Barcelona.

Em 1983, a pedido do então presidente peruano Fernando Belaúnde Terry, presidiu a comissão que investigou a morte de oito jornalistas. Em 1990, concorreu à presidência do Peru com a Frente Democrata, partido de centro-direita, mas perdeu a eleição para Alberto Fujimori.

Suas experiências como escritor e político estão expostas na autobiografia Peixe na Água (1991).

Llosa é membro da Academia Peruana de Línguas desde 1977 e da Real Academia Española desde 1994. Tem vários doutorados honoris causa por universidades como Yale (1994), Universidade de Israel (1998), Harvard (1999), Universidade de Lima (2001), Oxford (2003), Universidade Europeia de Madrid (2005) e Sorbonne (2005). Foi condecorado pelo governo francês com a Medalha de Honra en 1985.

Foi professor visitante ou escritor residente no Queen Mary College, no King’s College e nas Universidade de Londres, Cambridge e Oxford, no Reino Unido, na Universidade de Colúmbia, no Centro Woodrow Wilson e nas universidades Harvard, de Georgetown e da Flórida, nos Estados Unidos, entre outras instituições de ensino superior.

* Mais informações sobre Vargas Llosa: www.mvargasllosa.com
* Mais informações sobre o Nobel: http://nobelprize.org