sexta-feira, 31 de julho de 2009

O trabalhador e a saúde suplementar

O trabalhador e a saúde suplementar

O Brasil é um dos poucos países do mundo dotado de uma política universal de saúde pública garantida pela Constituição e que respeita o conceito da Organização Mundial da Saúde. Este modelo surgiu na luta dos movimentos sociais em conjunto com a mobilização pela democratização do país e tomou forma no Sistema Único de Saúde (SUS), já instituído há 20 anos. O atendimento à saúde do trabalhador, no entanto, não se dá apenas no âmbito do sistema público, mas envolve ainda o sistema privado que se subdivide em saúde complementar e suplementar, esta última configurada nos planos e convênios de saúde que atendem quase 40 milhões de trabalhadores. Devido a grande importância deste tema para os trabalhadores, o DIEESE e a ANS, firmaram convênio para realização de projeto, em conjunto com seis centrais sindicais e com o Diesat, de sensibilização, pesquisa e capacitação sobre a relação entre o trabalhador brasileiro e a saúde suplementar. Esta nota técnica é a primeira a tratar do assunto. Ela apresenta um breve quadro do sistema de atendimento à saúde no país; um histórico da mobilização que acabou por ser fundamental para a implantação do SUS, além de dar um panorama inicial da saúde suplementar no Brasil, assunto a ser mais aprofundando em texto ainda em elaboração. A íntegra deste texto está disponível para sócios do DIEESE e assinantes das publicações Notas Técnicas e Estudos e Pesquisas.

Hidrocarbonetos nas profundezas

Divulgação Científica
Hidrocarbonetos nas profundezas
27/7/2009
Agência FAPESP – A origem do petróleo e do gás natural está em organismos vivos que morreram, foram comprimidos e aquecidos sob pesadas camadas de sedimentos na crosta terrestre. A ciência tem especulado durante anos se alguns desses hidrocarbonetos também poderiam ter sido criados, sem a presença de matéria orgânica, em camadas mais profundas do planeta.
Um novo estudo internacional revelou, pela primeira vez, que o gás etano (C2H6) e outros hidrocarbonetos mais pesados podem ter sido sintetizados nas condições de temperatura e pressão do manto superior – a camada localizada entre a crosta e manto que envolve o núcleo da Terra.
A pesquisa, realizada por cientistas do Laboratório Geofísico do Instituto Carnegie, nos Estados Unidos, com participação de cientistas da Rússia e da Suécia, foi publicada neste domingo (26/7) na edição on-line da revista Nature Geoscience.
Enquanto o metano (CH4) é o principal componente do gás natural, o etano é usado como matéria-prima petroquímica. Ambos são considerados hidrocarbonetos saturados, por possuírem apenas ligações simples entre os átomos de carbono e serem saturados com hidrogênio.
Utilizando uma câmara de bigorna de diamante (DAC, na sigla em inglês) e uma fonte de calor a laser, os cientistas submeteram o metano a pressões superiores a 20 mil vezes a pressão atmosférica natural ao nível do mar, com temperaturas variando de 700 C° a mais de 1.200 C°.
Em tais condições, que reproduzem aquelas encontradas no interior da Terra entre 65 e 150 quilômetros de profundidade, o metano reagiu, formando etano, propano, butano, hidrogênio molecular e grafite. Os cientistas, em seguida, submeteram o etano às mesmas condições e o resultado foi a formação de metano.
De acordo com os cientistas, as transformações obtidas sugerem que hidrocarbonetos pesados poderiam existir em camadas profundas da Terra. A reversibilidade implica que a síntese de hidrocarbonetos saturados é termodinamicamente controlada e não requer matéria orgânica.
"Ficamos intrigados por experiências anteriores e previsões teóricas", disse um dos autores do estudo, Alexander Goncharov, do Instituto Carnegie. "Experimentos feitos há alguns anos submeteram o metano a altas pressões e temperaturas, revelando a formação de hidrocarbonetos mais pesados. No entanto, as moléculas não puderam ser identificadas. Nós superamos esse problema melhorando nossa técnica de aquecimento a laser, que nos permitiu aquecer um volume maior de maneira mais uniforme. Com isso, descobrimos que o metano pode ser produzido a partir de etano”, declarou Goncharov.
De acordo com os autores, a hipótese de que os hidrocarbonetos gerados no manto migram para a crosta da Terra e contribuem com a formação de reservatórios de petróleo e gás foi levantada na Rússia e na Ucrânia há muitos anos.
“Será preciso investigar, a partir de agora, a síntese e estabilidade dos compostos estudados nessa pesquisa, assim como a de hidrocarbonetos mais pesados, em toda a gama de condições dentro do manto da Terra. Além disso, será preciso estabelecer em que medida esse ‘carbono reduzido’ sobrevive à migração para a crosta sem ser oxidado, por exemplo, formando CO2”, disse Goncharov.
O artigo de Alexander Goncharov e outros pode ser lido por assinantes da Nature Geoscience em www.nature.com/ngeo.

ABAS - GUIA DE COMPRAS 2009/2010

ABAS - GUIA DE COMPRAS 2009/2010
EMPRESAS PODEM SE CADASTRAR ATRAVÉS DO
SISTEMA DISPONÍVEL NO SITE DA ABAS
ÚLTIMO DIA O PARA O CADASTRAMENTO
31/07/2009 É A DATA LIMITE!
MAIS DE 150 EMPRESAS CADASTRADAS, CADASTRE TAMBÉM A SUA!

É com grata satisfação que a Diretoria da ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas comunica que o sistema para cadastramento de empresas que lidam com águas subterrâneas por todo Brasil, já está disponível através do website: http://www.abas.org/guiadecompras/

Trata-se da segunda edição do Guia de Compras, publicação anual da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas. A primeira foi lançada no ano de 2008, durante o XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas em Natal, reuniu 161 empresas e hoje se encontra esgotada, foram distribuídos 10.000 exemplares ao mercado, especialmente focado em compradores e contratantes.

Para a edição 2009 / 2010, as ambições são bem maiores, esperamos trazer entre 350 e 500 empresas.

Os setores de interesse do Guia são:

1) Perfuração de Poços – Produtos e Serviços
2) Diagnóstico de contaminação e remediação de solos e águas subterrâneas – Produtos e serviços
3) Empresas de Consultoria

Já quanto às categorias para cadastramento, temos 3 opções, quanto maior o investimento mais dados de sua empresa são inseridos:

1) Grátis
2) Intermediário – R$ 150,00
3) Master – R$ 300,00

Obs. No link indicado acima poderá notar as diferenças.

É possível também adquirir anúncios neste Guia, os espaços disponíveis são de 1/3, ½ e página inteira, além das capas. É uma oportunidade impar para destacar sua empresa neste mercado tão competitivo. Contate o Comercial da ABAS: (11) 3871-3626 e/ou info@abas.org

O sistema de cadastramento permanecerá aberto até o dia 30/07/2009, pois o Lançamento do Guia será durante a Sessão de Abertura do I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo (www.abas.org/cimas), as 09h00 do dia 15 de setembro de 2009, no Centro Fecomercio de Eventos, situado na Rua Plinio Barreto, 285 – São Paulo – SP.

Lembramos também que a ABAS edita a cada dois meses a Revista ;Aguas

Contamos com sua participação nas ações promovidas pela ABAS.

Estamos à disposição.

Atenciosamente,

Secretaria da ABAS

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Bolsa de Mestrado

Bolsa de Mestrado

(foto: Eduardo Cesar)
var ht=document.getElementById('hubbletext');var ei=document.getElementById('hubble'); ei.onload=function(){_imgw=this.width;ht.style.width=_imgw+"px";ht.innerHTML="(foto: Eduardo Cesar)";}
A FAPESP informa que as solicitações de Bolsas de Mestrado deverão ser submetidas nos períodos de 13 de fevereiro a 30 de março e de 10 de julho a 28 de agosto de 2009. As submissões de solicitações iniciais só poderão ser feitas por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP. Só serão aceitas em papel as solicitações de reconsideração relativas a processos cujas solicitações iniciais também haviam sido feitas em papel. As solicitações de Bolsas de Mestrado devem obedecer as normas dispostas no “Manual de Bolsa de Mestrado” (veja os links para cada uma das seções do Manual na coluna da esquerda nesta página). Problemas observados com submissões incompletasNa inscrição para as Bolsas de Mestrado do 1º semestre de 2009 foram devolvidas, para correções, 920 (42%) das 2.200 submissões recebidas pelo sistema SAGe.
As devoluções ocorreram porque as propostas não reuniam condições para serem avaliadas, por problemas como histórico escolar incompleto, ilegível, sem os critérios de aprovação, carimbo e assinatura ou sem o código de autenticidade, assinatura indevida na manifestação do dirigente da instituição na qual se realizará o projeto e falta de informação sobre o vínculo empregatício/credenciamento do orientador. Tais erros sobrecarregaram o processo e causaram atraso no inicio da análise do Mestrado e atraso na habilitação de processos de outras linhas de fomento. Além disso este procedimento pode afetar de forma adversa a equanimidade do processo completo. Excepcionalmente, foram aceitas ressubmissões fora de prazo de propostas submetidas inicialmente com erros, porque a FAPESP não havia informado explicitamente que a ressubmissão fora de prazo não seria aceita e nas submissões em fluxo contínuo da FAPESP a diligência para solicitação de documentos é tradicionalmente praticada. Ocorre que num processo competitivo com data final explicitada tal procedimento não poderá ser repetido.A Constituição Brasileira determina que a Administração Pública deve pautar-se, entre outros, pela observância dos princípios da impessoalidade, publicidade e legalidade. O processo de solicitações de Bolsas de Mestrado é um processo competitivo e, por isso, para a administração pública a regra impositiva é a observância das Normas divulgadas no Manual para Solicitação de Bolsas de Mestrado. Em particular devem ser cumpridos os prazos e o formato especificados pela FAPESP para submissão das propostas.A ressubmissão, quando for o caso, somente poderá ocorrer dentro do prazo de inscrição fixado pela FAPESP, sob pena da invalidação do processo, tendo em vista que este procedimento pode caracterizar a não equanimidade de tratamento aos candidatos.
Modificação nos procedimentos e observância dos prazos e formatos para submissãoNotem que, a partir do período de submissões que se inicia em 10 de julho de 2009 e diferentemente do praticado em anos anteriores:
a) a FAPESP não habilitará para análise propostas submetidas inicialmente com erros que prejudiquem a análise e; b) não será concedido prazo adicional para a reformulação.
Caso pretenda apresentar uma solicitação de Bolsa de Mestrado, observe atentamente as recomendações a seguir para evitar que a solicitação de seu interesse não seja seja aceita para a análise de mérito:1) Não deixe para fazer a submissão nos últimos dias. Quando há um número grande de usuários o sistema pode apresentar funcionamento lento o que pode causar a perda do prazo máximo anunciado para a submissão. Adicionalmente, a adição dos documentos necessários pode demandar muito tempo quando o sistema está superutilizado. Note que não serão concedidos prazos adicionais.2) Esteja atento ao preencher o formulário de submissão para evitar erros que com frequência têm causado a não habilitação de solicitações de Bolsas de Mestrado. Estes erros de preenchimento dos formulários eletrônicos são fáceis de serem evitados, desde que sejam seguidas as instruções do Manual de Bolsa de Mestrado. Os erros mais frequentes (esses são apenas os mais frequentes – a lista de documentos requeridos e as instruções completas estão no Manual de Bolsa de Mestrado, acessível pelos links na coluna à esquerda nesta página) que podem impedir a habilitação de uma solicitação são:
a) Assinatura indevida na Manifestação do Dirigente da instituição na qual se realizará o projeto. A FAPESP só aceita que a proposta seja assinada por dirigente com autoridade institucional adequada para garantir o apoio institucional para o desenvolvimento do projeto. Tal formalidade é essencial para que, caso venha a ser necessário, a FAPESP possa exigir da instituição o cumpriimento do apoio institucional comprometido para o desenvolvimento do projeto. Alguns exemplos de dirigentes cujo referendo é aceito pela FAPESP estão na tabela abaixo. Para outros casos utilize o serviço Converse com a FAPESP.
Tabela 1. Dirigentes institucionais que a FAPESP aceita para assinatura da “MANIFESTAÇÃO DO DIRIGENTE DA INSTITUIÇÃO NA QUAL SE REALIZARÁ O PROJETO” em propostas de bolsas e auxílios.
Instituição na qual a Dissertação será desenvolvida
Dirigente aceito pela FAPESP
Faculdades ou Institutos na USP, Unicamp ou Unesp
Diretor da Unidade
Centro de Universidades Federais
Diretor do Centro
Institutos de Pesquisa Estaduais que tenham cursos de pós-graduação
Diretor do Instituto
Outros casos
Por meio do serviço Converse com a FAPESP
b) Erros associados ao histórico escolar:
i) Histórico escolar incompleto, não contendo nomes das disciplinas por extenso, sem eventuais reprovações ou trancamentos de matrícula.ii) Histórico escolar sem o carimbo e a assinatura ou sem o código de autenticidade.iii) Histórico escolar sem os critérios de aprovação (nota mínima) ou, alternativamente, sem a declaração da universidade informando quais são os critérios.iv) Histórico escolar ilegível. Verifique antes de concluir a qualidade do documento inserido após a conversão realizada pelo sistema SAGe e antes de enviar a proposta.
c) Falta de informação sobre o vínculo empregatício/credenciamento do Orientador. Esta informação deve ser inserida na ficha de Cadastro do Orientador.d) O Candidato ou o Orientador não confirmam a submissão da proposta: cada proposta precisa estar confirmada pelo candidato à Bolsa e por seu Orientador. Esta confirmação é o que atesta para a FAPESP que o Orientador e o Candidato se conhecem, estão de acordo quanto ao projeto submetido e que o candidato seja aceito para orientação pelo Orientadore) Débitos com a FAPESP. Não são habilitadas Propostas de Candidatos ou Pesquisadores Responsáveis com débito na FAPESP há mais de 60 dias:
i. Débito na prestação de contas.ii. Débito na entrega de Relatório Científico.iii. Débito na emissão de Parecer Científico.
Todos estes erros, e outros, poderão ser evitados se for consultado o Manual SAGe – Submissão de Propostas de Bolsa de Mestrado. Os débitos com a FAPESP são apresentadas nesta norma da FAPESP. a) Em PDF: www.fapesp.br/bolsas/mestrado/manualsage.pdfb) Em Word: www.fapesp.br/bolsas/mestrado/manualsage.doc
Esclarecimento de dúvidasEventuais dúvidas poderão ser sanadas durante o período de submissão, pelo serviço de atendimento Converse com a FAPESP (www.fapesp.br/converse > Informações > SAGe > Dúvidas sobre cadastramento, submissão, contratos e outros assuntos ou pelo telefone (11) 3838-4000 – opção 1, entre 8h e 17h.)Não deixe para submeter as propostas de seu interesse nos últimos diasA Figura 1 mostra a distribuição das submissões de Mestrado no sistema SAGe nos dez dias iniciais e nos 11 dias (1 a 11) que antecederam o último dia de submissão do segundo semestre de 2008. 43% das propostas foram submetidas no último dia. Por isso, reforçamos a recomendação para que a anexação dos documentos no SAGe não seja feita nos últimos dias. Isto dificultará o esclarecimento de eventuais dúvidas, podendo acarretar no insucesso irrecuperável da submissão.
Figura 1. Quantidade de submissões de solicitações de Bolsas de Mestrado à FAPESP em função do dia, relativamente à data final prevista.

Manual para Submissão de Solicitações de Bolsas de MestradoO Manual para Submissão de Solicitações de Bolsas de Mestrado encontra-se disponível em: www.fapesp.br/formularios/bolsa-de-mestrado_259.htm. A Bolsa de Mestrado da FAPESP destina-se a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior públicas ou privadas do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em dissertação.
O orientador deve ter título de doutor ou qualificação equivalente, avaliado por sua súmula curricular. A responsabilidade pelo projeto cabe principalmente ao orientador, mas o candidato deve participar intensamente de sua elaboração e estar capacitado para discuti-lo e analisar os seus resultados.
A solicitação de bolsa de Mestrado (MS) pode ser apresentada antes do término do curso precedente (graduação), respeitando-se os prazos definidos pela FAPESP, mas a apresentação dos comprovantes correspondentes à sua conclusão é imprescindível por ocasião da confirmação de interesse na bolsa.
Importante: A bolsa só será concedida se o estudante for formalmente aceito e matriculado no curso de pós-graduação. A verificação da regularidade da situação de credenciamento do orientador é considerada pela FAPESP como de responsabilidade da instituição.
Imprima esta página
Envie esta página
Favoritos

Orientação para submissão de Bolsas de Mestrado

Notícias
Orientação para submissão de Bolsas de Mestrado
13/7/2009
Neste semestre, as solicitações de Bolsas de Mestrado deverão ser submetidas até o dia 28 de agosto. A FAPESP orienta os interessados a não deixar para fazer a solicitação nos últimos dias, uma vez que o acúmulo de solicitações simultâneas causa transtornos aos candidatos e aos pesquisadores, além da devolução e perda de prazo para a submissão de propostas.
As submissões de solicitações iniciais só poderão ser feitas por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP. Só serão aceitas em papel as reconsiderações relativas a processos cujas solicitações iniciais também foram feitas em papel.
As solicitações de Bolsas de Mestrado devem obedecer as normas dispostas no Manual de Bolsa de Mestrado, disponível em www.fapesp.br/bolsas/ms.
Na inscrição para as Bolsas de Mestrado no primeiro semestre de 2009, foram devolvidas, para correções, 920 (42%) das 2,2 mil submissões recebidas pelo sistema SAGe.
As devoluções ocorreram porque as propostas não reuniam condições para serem avaliadas, por problemas como histórico escolar incompleto, ilegível, sem os critérios de aprovação, carimbo e assinatura ou sem o código de autenticidade, assinatura indevida na manifestação do dirigente da instituição na qual se realizará o projeto e falta de informação sobre o vínculo empregatício/credenciamento do orientador. Tais erros sobrecarregaram o processo e causaram atraso no início da análise do Mestrado e atraso na habilitação de processos de outras linhas de fomento.
A partir do período de submissões que se inicia em 10 de julho de 2009, e diferentemente do praticado em anos anteriores, a FAPESP não habilitará para análise propostas submetidas inicialmente com erros que prejudiquem a análise e não será concedido prazo adicional para a reformulação.
Leia mais orientações sobre a submissão de propostas de Bolsas de Mestrado em www.fapesp.br/bolsas/ms.

Estatísticas da intoxicação

Notícias
Estatísticas da intoxicação
15/6/2009
Agência FAPESP – Dados divulgados na semana passada pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam que 104.181 casos de intoxicação humana e cerca de 500 óbitos foram registrados em 2007 pelos Centros de Informação e Assistência Toxicológica em todo o país.
Medicamentos (30,7%), animais peçonhentos (20,1%) e produtos de limpeza domiciliar (11,4%) foram os principais agentes que causaram intoxicações em humanos naquele ano. Com cerca de 25% do total de casos, as crianças menores de 5 anos se mantiveram como a faixa etária mais atingida.
O Sinitox tem o objetivo de coordenar o processo de coleta, compilação, análise e divulgação dos casos de intoxicação e envenenamento no Brasil. Os casos são registrados pela Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat), por meio de 35 centros de informação e assistência toxicológica localizados em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal.
A região Sudeste registrou cerca de 46% dos casos de intoxicação humana, seguido da região Sul com cerca de 30%. De acordo com o Sinitox, as três maiores letalidades por agente tóxico foram observadas para os agrotóxicos de uso agrícola, drogas de abuso e raticidas.
Por outro lado, a principal circunstância das intoxicações são os acidentes individuais, coletivos e ambientais, que são responsáveis por cerca de 55% do total de casos registrados, seguido da tentativa de suicídio e da atividade de ocupação.
Os dados do Sinitox alertam ainda que o sexo masculino apresenta o maior número de mortes por acidente com agrotóxicos de uso agrícola, com 112 registros em 2007, seguido pelas drogas de abuso (58), raticidas (26) e medicamentos (24).
Para o sexo feminino, destacam-se os medicamentos, com 53 óbitos, agrotóxicos de uso agrícola (50) e raticidas (20). Dentre os quase 21 mil envenenamentos por animais peçonhentos registrados em 2007, os escorpiões contribuíram com quase 6 mil dos casos, seguidos por serpentes e aranhas.
Os dados divulgados pelo Sinitox podem ser acessados no site do sistema e estão disponíveis em nível nacional ou por região.
Mais informações: www.fiocruz.br

terça-feira, 28 de julho de 2009

Universidade Aberta à Terceira Idade

Universidade Aberta à Terceira Idade
28/7/2009
Agência FAPESP – Terminam no dia 29 de julho as inscrições para os cursos do segundo semestre do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) da Universidade de São Paulo (USP), realizados na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).
Os interessados em participar das atividades oferecidas na EACH precisam ter mais de 60 anos e fazer matrícula pessoalmente na escola, localizada na zona leste da capital paulista.
Segundo a USP, as atividades são totalmente gratuitas e há vagas para palestras, oficinas e disciplinas de graduação, que serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada, sem necessidade de processo seletivo. Apenas para as disciplinas de graduação é necessário ter ensino médio completo, pois as aulas são realizadas junto com os alunos dos cursos de graduação.
A UnATI é um programa ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP que existe há 15 anos. No início, em 1994, foram 847 matriculados e, em 2007, 7.011. O objetivo é possibilitar ao idoso atualização, aquisição de novos conhecimentos, promover a saúde, o bem-estar psicológico e social e a cidadania dos seus participantes.
As inscrições para os cursos da EACH podem ser feitas na Comissão de Cultura e Extensão Universitária desta unidade, que está localizada na Av. Arlindo Bettio, 1000 - Ermelino Matarazzo. Mais informações pelo telefone (11) 3091-1016 ou pelo e-mail ccex-each@usp.br.
Além da EACH, outras unidades da USP também oferecem atividades gratuitas para a terceira idade neste semestre. As datas, horários e períodos das inscrições das palestras, oficinas e disciplinas de graduação de todas as unidades da USP podem ser vistas na página da UnATI, em www.usp.br/prc/3id

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Líquido e certo

Líquido e certo

Por Ana Carolina Oliveira - de Brasília

Desde sua criação, há seis anos, o Programa Cisternas já construiu mais de 250 mil reservatórios de água na região semiárida do País, beneficiando mais de um milhão de pessoas

A vida da população do semiárido brasileiro começou a passar por significativas mudanças a partir de 2003. Há cerca de seis anos, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com entidades da sociedade civil e governos estaduais e municipais, lançou o Programa Cisternas, com o objetivo de construir um milhão de reservatórios de água na região semiárida do País. A meta é levar água potável a cinco milhões de pessoas.

Desde a criação e implantação do programa, já foram construídas 254,9 mil cisternas, o que já beneficiou mais de um milhão de pessoas na zona rural em 1.125 municípios do semiárido brasileiro. Os dados são da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) - organização não-governamental que reúne mais de 700 setores da sociedade civil.

Segundo o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Crispim Moreira, o Programa Cisternas passou a receber o apoio do MDS com a implantação do Programa Fome Zero. "Com o advento do governo Lula em 2003, o acesso à água tornou-se parte da Estratégia Fome Zero. O MDS começou a financiar em larga escala essa iniciativa da sociedade civil. Em 2004, estendeu o financiamento aos governos estaduais e estabeleceu linha orçamentária específica para a ação, denominada de Programa Cisternas.

Moreira acredita que o programa é capaz de fazer uma revolução na vida das pessoas. "A ação de construção de cisternas é de suma importância", afirma, enfatizando que o acesso à água de qualidade é parte da solução no combate à fome.

"Além disso, o processo educativo e organizativo vivenciado na construção da cisterna possibilita às famílias uma maior clareza de direitos e facilita a busca e o acesso a outras políticas públicas", completou Moreira.

A cisterna - tecnologia popular para a captação de água da chuva - é uma solução para a população do semiárido, que enfrenta secas prolongadas de até oito meses no ano. Na seca, a população depende da água de barreiras, açudes e poços, que geralmente ficam distantes de suas casas. Além disso, a água captada desses lugares é de baixa qualidade, o que aumenta a incidência de doenças.

As cisternas são construídas pelos próprios moradores da região: as famílias são organizadas em comissões e mutirões, que executam os serviços gerais de escavação e construção. O programa também procura levar serviços públicos a essa população. Cada cisterna tem capacidade de armazenar 16 mil litros d'água, o suficiente para as atividades básicas de uma família de cinco pessoas. As famílias beneficiadas pelo programa recebem instruções sobre o cuidados necessários para manter a qualidade da água.

Apoio privado

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é uma das instituições que participam e apoiam o Programa Cisternas. De 2003 a 2007, a entidade financiou a construção de 29,6 mil delas. Além disso, no início do projeto, ela forneceu o suporte para o planejamento e a estruturação do programa, garantindo sua operacionalização. Apoiou a montagem de 52 unidades gestoras microrregionais e de uma unidade central, oferecendo toda a infraestrutura necessária. Ao todo, foram fornecidos 45 automóveis, 105 motocicletas, 60 computadores e acessórios e mobiliário necessários à gestão do projeto.

De acordo com a Febraban, houve aumento na frequência escolar nas localidades beneficiadas pelo programa. Estudo da entidade mostra que a frequência escolar é 7,5% mais alta entre as crianças e adolescentes de famílias beneficiadas pelas cisternas do que entre as que ainda não foram beneficiadas pelo programa.

Programa ganha prêmio da ONU

O Programa Um Milhão de Cisternas, da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), recebeu reconhecimento internacional. A ação ganhou o Prêmio Sementes 2009, da Organização das Nações Unidas (ONU), concedido a projetos de países em desenvolvimento feitos em parceria entre organizações não-governamentais, comunidades e governos.

Para a diretora da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Neila Batista, o prêmio significa o reconhecimento de uma ação que melhora a qualidade de vida de famílias do sertão nordestino. "Nossa metodologia atende àqueles que têm maior necessidade. Estabelecemos diretrizes de execução e monitoramento, beneficiando famílias do Cadastro Único, quilombolas e indígenas."

O coordenador da ASA e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Naidison Baptista, diz que o prêmio da ONU é um sinal de que o trabalho deve continuar. "É um incentivo muito grande a todos os envolvidos, que fazem o projeto acontecer. Não só para a ASA, as famílias, os pedreiros, mas também para o MDS, que apoia bravamente o programa, transformando-o em uma política pública."

Esta não é a primeira premiação recebida pelo programa. A iniciativa já havia sido reconhecida, anteriormente, com o Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional, na categoria Sociedade Civil, em 2008; o Prêmio ANA 2006, da Agência Nacional de Águas, na categoria Uso Racional de Recursos Hídricos; e o Prêmio ODM 2005, organizado pelo governo federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil) e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.


arquivo na íntegraLeia o arquivo na íntegra>>

Prêmio pró-ODM espera ter 1.500 inscrições

Reportagens

Brasília, 27/07/2009
Prêmio pró-ODM espera ter 1.500 inscrições
Já é possível se inscrever no concurso que escolherá as 20 melhores iniciativas locais que ajudem cidades a atingir os Objetivos do Milênio

Crédito: Divulgação
Como participar
Para inscrever um projeto no Prêmio ODM Brasil é preciso preencher um formulário disponível no site. Seminários em todos os Estados vão explicar as regras, o calendário dos eventos também está on-line.
DAYANNE SOUSA
da PrimaPagina

Abrem neste dia 27 as inscrições para o prêmio que vai selecionar projetos sociais exemplares sobre os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). O Prêmio ODM Brasil 2009, que chega a sua terceira edição, escolhe, entre as iniciativas concorrentes, as vinte que melhor auxiliam o cumprimento dos objetivos em suas regiões. Os ODM são metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a cumprir até 2015 e envolvem temas como combate à fome, melhoria da saúde da mulher e a defesa do meio ambiente.

Podem participar associações da sociedade civil, empresas, universidades e também governos municipais. A organização do prêmio espera receber pelo menos 1.500 inscrições, o que seria um recorde. Nas edições de 2007 e 2005, foram 1.062 e 920 participantes, respectivamente. Os interessados têm até 2 de outubro para enviar seus projetos pelo site do prêmio, a premiação final só ocorre em abril de 2010.

O Prêmio ODM Brasil foi lançado em 2005 e é realizado a cada dois anos, coordenado pelo PNUD, a Secretaria-Geral da Presidência e o Movimento Nós Podemos. Os 20 vencedores recebem um certificado e um troféu, entregues em cerimônia com a presença do presidente Lula. Davi Schmidt, assessor da Secretaria-Geral, afirma que o que importa na premiação é o reconhecimento. “Tem projetos da primeira edição que foram convidados pra terem divulgação no exterior”, conta.

“O mais importante é que o prêmio está servindo para disseminar o debate sobre os ODM, isso é o importante para nós”, afirma Schmidt. Para divulgar o prêmio e explicar as metas do milênio, a organização promove seminários em todos os Estados brasileiros. O ciclo de eventos começou no dia 23 de julho, com reuniões no Tocantins, Maranhão e Roraima e vai terminar em 7 de setembro, no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre.

Nos seminários, membros dos governos e de ONGs locais apresentarão as regras do prêmio e divulgarão formas de mobilizar e monitorar as metas por região. Qualquer pessoa pode participar dos eventos e a agenda completa para todos os Estados está no portal do prêmio.



Leia mais Reportagens

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Produção no Ceará cai 22,5%/FIEC

Produção no Ceará cai 22,5%
Enquanto a produção de petróleo e gás da Petrobras, no mês de junho, superou índices de 2008, o desempenho dos poços e plataformas do Ceará ficou aquém do esperado. No país, a estatal produziu uma média de 2.505.379 barris de óleo equivalente por dia, que representa aumento de 3,5% ante igual período do ano passado. No Estado, a média foi de 8.525 barris, que mostram queda de 22,5%.
Segundo a assessoria de imprensa da empresa, desde o primeiro semestre de 2008 a capacidade média de produção diária em poços de terra e mar do Ceará é de 11 mil barris de óleo equivalente. A Petrobras atribui a queda no mês passado a uma paralisação para manutenção no campo de Atum, localizado no município de Paracuru. Segundo a estatal, a atividade já foi retomada.
Se comparada a maio deste ano, a produção total da Petrobras em junho teve redução de 1,6%. A queda foi puxada pelo fraco desempenho da produção interna — a empresa tem campos de exploração em 10 estados. Uma paralisação programada em duas plataformas da bacia de Campos (RJ) e em dois poços do Campo de Golfinho (ES) prejudicou a exploração de petróleo e gás.
Nos nove países onde possui plataformas e poços, a produção da Petrobras registrou, em junho, aumento de 5,4% sobre o mês anterior.
Investimentos
Em 2009 o orçamento da Petrobras na área de exploração e produção de petróleo no Ceará é de R$ 230 milhões. Entre os projetos de investimento, está a ampliação da injeção de água nos campos marítimos, visando o aumento da recuperação de petróleo.
Na área terrestre, para o período de 2009-2013, a companhia estuda a perfuração de centenas de poços a mais na região, com um investimento na ordem de R$ 218 milhões, na produção terrestre.
Para explorar em águas profundas do Estado a estatal prevê a perfuração de três poços, sendo um em 2010 e dois em 2011. Também estão previstas atividades na porção da Bacia Potiguar que se estende para o Ceará, que contemplam estudos geológicos e geofísicos, culminando com a perfuração de dois mais poços exploratórios até o ano 2012.
No momento, está tramitando o processo de licenciamento ambiental, no Ibama, para os poços a serem perfurados na Bacia do Ceará.
Fonte: Diário do Nordeste - 23/07/09

Cera de carnaúba em obras civis/FIEC

Cera de carnaúba em obras civis
O Ceará produz hoje, em média, 160 mil toneladas de cera de carnaúba por ano, mas esta produção poderá ser ampliada gradativamente, caso os empresários da construção civil comecem a empregar em determinadas obras, o pó cerífero da planta como material impermeabilizante. Como consequência, vai gerar mais empregos na zona rural, aumentar a competitividade com outros materiais resistentes a impermeabilização e ainda ampliar o plantio da carnaubeira.
A constatação é do professor Francisco de Carvalho Arruda, coordenador de Ciência e Tecnologia e Inovação da Secitece, palestrante do Pacto de Cooperação que abordou o tema: “A utilização do pó da carnaúba como material impermeabilizante na construção civil e na zona rural, através da fabricação de cisternas, tanques, cochos, bebedouros”.
Segundo o especialista, além de ser um ótimo repelente da água, o pó da carnaúba pode ser encontrado com facilidade no meio rural, tendo como potenciais clientes prefeituras, empresas geradoras de energia e fabricantes de postes de iluminação.
Novas idéias
A utilização do material na fabricação do piso industrial e na pavimentação asfáltica foram propostas do deputado Hermínio Rezende e do produtor rural João Batista Pontes, presentes no encontro. Embora não sejam objeto da pesquisa, o professor Arruda não descartou a possibilidade de novos estudos nesse sentido. “De nada vale o conhecimento sem a sua utilização pela comunidade, daí a importância desta pesquisa´, disse o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, José Ramos Torres de Melo Filho.
Após três anos de intensas pesquisas no Laboratório de materiais de construção da UVA, em Sobral, o professor Carvalho Arruda disse que seu projeto está pronto para ser patenteado, tendo sido incentivado pelos integrantes do Agropacto a fazer a solicitação mediata, haja vista a importância do trabalho. Foi sugerido ainda, que o seu trabalho seja apresentado dentro do Seminário Inova, que a FIEC, através do Instituto INDI promoverá em Fortaleza de 21 a 23 de setembro.
Outros estudos
Outras pesquisas já foram apresentadas em eventos sobre durabilidade do concreto em Cuba e na República Tcheca. O estudo visava incorporar alternativa no concreto para que tenha maior durabilidade e permeabilidade.
A secretária adjunta de Ciência e Tecnologia, Tereza Lenice Mota disse que o projeto de utilização do pó cerífero como impermeabilizante, será apresentado ao presidente Lula dia 20 de agosto, em Sobral, durante a inauguração do Instituto Federal do Ceará.
Fonte: Diário do Nordeste - 23/07/09/FIEC

Chuvas causam queda de 30% na safra cearenseO

Chuvas causam queda de 30% na safra cearenseO presidente Lula lançará hoje, no Palácio do Planalto, em Brasília, ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o Plano de Safra 2009/2010. Para participar do ato, encontra-se em Brasília o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Camilo Santana. Ontem, ele participou de reunião preparatória.
Segundo Camilo Santana, os recursos a serem disponibilizados para o Plano Safra 2009/2010 só serão conhecidos na solenidade, mas ele se diz “otimista” quanto aos repasses federais. A safra cearense, deste ano, conforme o secretário, por causa das fortes chuvas, registrou queda de 30% em média, o que dá uma colheita de 850 a 900 mil toneladas de grãos.
“A gente até comemora, porque, em razão de tanta chuva, temíamos perdas maiores. Claro que há locais onde houve quebra de 50% da produção, mas em média a perda é de 30%”, complementou o secretário. Ele destacou que o milho foi o produto com melhor desempenho e que corresponde a 75% da safra. Já o feijão teve as maiores perdas.
Santana disse que o Seguro Garantia Safra já está fechado em termos burocrático e pronto para atender aos que perderam a safra. O Ceará é o Estado nordestino com o maior volume de cotas para atendimento. “Temos 300 mil cotas, enquanto o segundo lugar é Pernambuco com 100 mil cotas”, acentuou.
Fonte: O Povo - 23/07/09

quarta-feira, 22 de julho de 2009

COMBATE AO DESMATAMENTO

Reportagens
Nairóbi, 26/03/2009Combate ao desmatamento terá US$ 18 mi Verba da ONU será destinada a ações de países tropicais que visem diminuir a emissão de gases poluentes pela queima de florestas -->
da PrimaPagina
Um programa da ONU, cujo objetivo é reduzir a emissão de gases do efeito estufa resultantes do desmatamento de florestas, destinará US$ 18 milhões para projetos em países da África, Ásia e América Latina, que buscam incentivar ações sustentáveis em comunidades de países tropicais.
A iniciativa é denominada UN-REDD (Programa da ONU para a Redução de Emissões do Desmatamento de Florestas, na sigla em inglês). É uma parceria entre PNUD, FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), e PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e busca subsidiar um futuro acordo climático, que pode ser firmado na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em dezembro, em Copenhague (capital da Dinamarca).
Os US$ 18 milhões serão usados na implementação de programas de manejo sustentável em áreas de floresta, que buscam trazer benefícios não apenas ambientais, mas econômicos para a população. As atividades desenvolvidas pelos países contemplados deverão incluir ainda programas de fiscalização do desmatamento e ações de fortalecimento de instituições nacionais ligadas ao meio ambiente. Tudo será desenvolvido por meio de consultas públicas a comunidades indígenas e a moradores das regiões beneficiadas.
Nove países já expressaram interesse formal em receber parte da verba do programa: Bolívia, República Democrática do Congo, Indonésia, Panamá, Papua Nova Guiné, Paraguai, Tanzânia, Vietnã e Zâmbia. Cinco desses países – Rep. Do Congo, Indonésia, Papua Nova Guiné, Tanzânia e Vietnã – já apresentaram suas estratégias nacionais para a implementação do programa durante a reunião inaugural da diretoria do projeto, no Panamá. “Este é um primeiro passo bastante significativo para o UN-REDD”, afirmou, durante o evento, Angela Cropper, secretária-geral assistente da ONU e diretora-executiva do PNUMA. “Estou emocionada em ver um grupo tão dedicado de países, grupos indígenas, membros da sociedade civil, doadores e membros da ONU se unirem para chegar a um consenso sobre a importância desse programa”.
O UN-REED foi lançado em setembro do ano passado e é uma resposta a um acordo firmado em 2007, na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Bali. Na ocasião, os países-membros se comprometeram a negociar instrumentos de continuidade da redução de emissão de gases do efeito estufa para depois de 2012 – quando vencem as metas de redução do Protocolo de Quioto. A iniciativa engloba, inclusive, incentivo financeiro para mitigar a mudança climática gerada pela devastação de florestas em países em desenvolvimento.
Entre 1990 e 2005, as taxas de desmatamento no mundo chegaram a 13 milhões de hectares – grande parte dessa devastação florestal está na região dos trópicos. A emissão de gases de efeito estufa por meio da derrubada e queima de árvores para agricultura e outras atividades econômicas correspondeu a 17% do total de emissões do mundo – a segunda maior fonte depois do setor de energia. Até 2100, clareiras em florestas tropicais poderão liberar de 87 a 130 gigatoneladas de carbono na atmosfera.
Envie para um amigo
Versão para impressão


Versão em PDF

Leia mais Reportagens

Criação de Reservas Ecológicas. URGENTE.

Reportagens
Brasília, 17/07/2009Criar reserva particular ficará mais rápidoSistema que reduz tempo de criação de reservas ecológicas privadas de três meses para 30 dias deve estar disponível a partir de agosto-->
MARIANA DESIDÉRIOda PrimaPagina
Em menos de um mês, os proprietários rurais interessados em criar uma reserva ecológica em sua propriedade (RPPN — Reserva Particular do Patrimônio Natural) resolverão parte das questões burocráticas pela internet em um prazo de 30 dias, através de um programa de computador criado com o objetivo de estimular a criação desse tipo de unidade de conservação.
O que hoje demora aproximadamente três meses e acontece totalmente via correio passará a levar um terço deste tempo quando não houver problemas com a documentação. A mudança vai facilitar o trabalho do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão responsável pela criação das unidades de conservação federais) e permitir que proprietários acompanhem tudo via web.
A novidade que permitirá esta economia de tempo é um software criado pelo ICMBio chamado SIM-RPPN (Sistema Informatizado de Monitoria de RPPN). “A gente tem bastante queixa da demora, e mesmo assim os números são positivos”, lembra Ricardo Soavinski, diretor de unidade de conservação do ICMBio.
Algumas das atividades que passarão a ser desempenhadas pelo SIM-RPPN são a análise dos mapas da propriedade enviados pelo dono ao instituto e a convocação de órgãos como IBAMA e prefeitura para a consulta pública de criação da RPPN.
Elaborado durante seis meses, o SIM-RPPN está em fase de aperfeiçoamento depois de testado por 30 parceiros do Instituto Chico Mendes. Após este processo, o programa estará disponível no site do instituto para quem estiver interessado em criar uma reserva em sua propriedade rural. A perspectiva, segundo o consultor do ICMBio para este projeto, José Luciano de Souza, é de que o programa esteja pronto para ser usado em agosto.
O ICMBio é responsável apenas pela criação das unidades de conservação federais, mas o diretor de unidade de conservação do instituto ressalta que o SIM-RPPN será colocado à disposição dos Estados interessados em usá-lo no processo de criação de RPPN’s estaduais, inclusive com assistência técnica.
Diferentemente dos outros dez tipos de unidades de conservação federais, a criação das RPPN’s parte da iniciativa privada. “É uma das atitudes mais interessantes em relação à terra, uma iniciativa louvável”, elogia Soavinski. Hoje, são 523 RPPN’s federais no país, totalizando 484.652,65 hectares. Elas ficam dentro das terras do proprietário rural e, segundo o diretor de unidades de conservação do ICMBio, em sua maioria ultrapassam a área que todo dono de terras deve preservar por lei. Ou seja, são regiões que os proprietários poderiam cultivar.
Além de contribuir para a manutenção do meio ambiente, quem resolve criar uma reserva em sua terra tem ainda algumas vantagens. Os proprietários passam a ser isentos de pagar o ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural), recebem apoio para fiscalizar a área protegida e são muitas vezes contemplados com doações de materiais apreendidos pelo governo (como madeira).
Nas Reservas Particulares de Patrimônio Natural é permitido desenvolver o turismo e atividades como coleta de sementes, pesquisas e lazer. Segundo o diretor de unidades de conservação do ICMBio, uma das atividades mais fortes é o ecoturismo que, além de ajudar no orçamento do proprietário rural, estimula a economia de toda a região. “A RPPN cria um fluxo [de turistas]”, explica Soavinski.
Apesar de serem em maior número do que todos os outros tipos de unidades de conservação federais juntas, que somam 304 unidades, as 523 reservas particulares federais ocupam menos espaço –a maioria delas está dentro de pequenas propriedades. Por este motivo, elas desempenham um papel importante na preservação do meio ambiente: acabam contribuindo para a formação de corredores ecológicos entre unidades de conservação maiores.
Soavinski explica que muitas vezes não é viável para o governo transformar pequenas áreas em unidades de conservação, e a iniciativa privada acaba desempenhando este papel. E acrescenta que, se a criação destas unidades fosse feita pelo Estado, as áreas precisariam ser desapropriadas, o que também é negativo para os proprietários. “A natureza, o proprietário, todo mundo ganha [com as RPPN’s]”, conclui.
Envie para um amigo
Versão para impressão


Versão em PDF

Leia mais Reportagens

Oportunidade no CInAPCe

Oportunidade no CInAPCe
22/7/2009
Agência FAPESP – O Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética para o Estudo de Modelos Animais tem uma vaga em aberto para pós-doutorado, com bolsa da FAPESP.
O centro fica no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) para atender às necessidades de pesquisa do programa Cooperação Interinstitucional de Apoio a Pesquisas sobre o Cérebro (CInAPCe) da FAPESP.
O centro é responsável pela definição de um sistema de experimentação com MRI/MRS (imagens e espectroscopia por ressonância magnética) para estudos de plasticidade cerebral em animais.
As três fases da pesquisa – definição e identificação das necessidades, desenvolvimento de protocolos e metodologias de MRI/MRS e a operação deste sistema – serão executadas com uma interação muito próxima com membros da rede CInAPCe.
O candidato à bolsa deve ter algumas das seguintes experiências (nem todas necessárias):
Pesquisa em pulsos adiabáticos (desenvolvimento de pulsos de RF e metodologias) com aplicações no desacoplamento, edição espectral, saturação, inversão seletiva (para ASL), refocalização e excitação;
Desenvolvimento, ou pelo menos avaliação, de ressoadores (probes) de MRI/MRS para diferentes núcleos e anatomias específicas de pequenos primatas (marmosets) e roedores, que permitam a utilização de pulsos adiabáticos;
Desenvolvimento de subsistemas de MRI/MRS necessários aos novos experimentos propostos;
Avaliação preliminar e propostas para o desenvolvimento, bem como adaptação, dos atuais módulos do espectrômetro, com perspectiva do desenvolvimento de sistemas dedicados;
Pesquisa em mecanismos de melhoramento de contraste em fMRI, Diffusion Weighted Imaging (DWI, DTI) e Multiple Quantum Filtered MRS.
Segundo o pesquisador responsável pelo projeto, a definição real e propostas detalhadas dependerão das necessidades específicas dos pesquisadores desse e de outros centros de pesquisa do programa. Outros experimentos poderão ser propostos visando à utilização de outras espécies atômicas.
Devido a peculiaridades dos tempos de relaxação, deslocamento químico e outros, cada experimento deverá apresentar condições específicas para a montagem experimental. Nesse ponto, o candidato será auxiliado pelos componentes do grupo em instrumentação de ressonância magnética nuclear.
Candidatos poderão enviar currículo e breve descrição de suas propostas e experiências em pesquisa, bem como questões adicionais para o professor Alberto Tannús, pelo e-mail (goiano@if.sc.usp.br).
O valor da Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é de R$ 4.508,10 mensais.
Mais informações: www2.iq.usp.br/docente/srmarana.
Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br

terça-feira, 14 de julho de 2009

ORAÇÃO-PAULINAS

Mt 11,20-24Então Jesus começou a acusar as cidades onde tinha feito muitos milagres. Ele fez isso porque os seus moradores não haviam se arrependido dos seus pecados. Jesus disse: - Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo. E, para mostrarem que estavam arrependidos, teriam vestido roupa feita de pano grosseiro e teriam jogado cinzas na cabeça! Pois eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Tiro e de Sidom do que de vocês, Corazim e Betsaida. E você, cidade de Cafarnaum, acha que vai subir até o céu? Pois será jogada no mundo dos mortos! Porque, se os milagres que foram feitos aí tivessem sido feitos na cidade de Sodoma, ela existiria até hoje. Pois eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Sodoma do que de você, Cafarnaum. No dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós.
.Oração (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a oração em que acolho o Senhor. Senhor, nós te agradecemos por este dia. Abrimos nossas portas e janelas para que tu possas Entrar com tua luz. Queremos que tu Senhor, definas os contornos de Nossos caminhos, As cores de nossas palavras e gestos, A dimensão de nossos projetos, O calor de nossos relacionamentos e o Rumo de nossa vida. Podes entrar, Senhor em nossas famílias. Precisamos do ar puro de tua verdade. Precisamos de tua mão libertadora para abrir Compartimentos fechados. Precisamos de tua beleza para amenizar Nossa dureza. Precisamos de tua paz para nossos conflitos. Precisamos de teu contato para curar feridas. Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença Para aprendermos a partilhar e abençoar!

23 de julhoDia do Guarda Rodoviário /Paulinas

23 de julhoDia do Guarda Rodoviário
O Batalhão de Polícia Rodoviária de São Paulo foi criado em 10 de janeiro de 1948. Sessenta homens foram destacados para fiscalizar a recém-inaugurada Via Anchieta. A partir de 16 de novembro de 1962, a Polícia Rodoviária passou a fazer parte de uma fração da Milícia Paulista, sob a denominação de Policiamento Rodoviário, atual Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), dotado de equipamentos modernos, como bafômetros e radares. Em 1989, foi criado o Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) composto de viaturas equipadas com armamento de grande porte, para combater quadrilhas organizadas, especializadas em furto e roubo de caminhões e/ou cargas. O policiamento rodoviário visa proporcionar mais tranqüilidade e segurança aos usuários, por meio de ações preventivas, para evitar a ocorrência de acidentes, orientar e multar infratores. A corporação profere palestras em escolas e clubes de servir, realiza escolta de produtos perigosos e cargas excedentes, dentre outras atividades. Suas bases operacionais também servem como postos de atendimento e auxilio ao público e como pontos para prestação de serviços sociais nas campanhas de vacinação e arrecadação de agasalhos. A Polícia Militar Rodoviária dispõe de terminais de computadores capazes de informar sobre veículos e condutores, diretamente interligados ao Registro Nacional de Veículos Automotores, à Polícia Civil, aos Departamentos de Trânsito (DETRANs) de 17 estados e ao Sistema de Informações Operacionais da Polícia Militar. O Pelotão de Motociclistas do Comando de Policiamento Rodoviário foi criado em 1998, para apoiar as áreas de maior índice de criminalidade, realizar escoltas e agilizar o atendimento em congestionamentos e acidentes.
Referência:
Datas comemorativas: cívicas e históricas

Dia 17/07 - Dia de Proteção às Florestas

Dia 17/07 - Dia de Proteção às Florestas
No dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas - é fundamental que lembremos da importância de conservar nossas florestas e, assim, preservar a vida na Terra. Segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo já perdeu metade de suas florestas, sendo que os danos mais significativos foram na Ásia, seguida pela África e pela América Latina. O órgão destaca que as matas tropicais representam 50% da biodiversidade do mundo e que os países desenvolvidos são os que mais contribuem para o reflorestamento. E faz um alerta: se a destruição das florestas permanecer no ritmo em que se encontra, dentro de cerca de 50 anos não teremos mais matas tropicais originais. Como nossas florestas representam uma valiosa fonte de riqueza natural, é essencial que governos do mundo inteiro tenham alternativas para diminuir a degradação ambiental e promover a regeneração dos ecossistemas globais. Só assim será possível garantir a saúde e o bem-estar de todo o planeta.Imagem: Tony Sweet - Getty Images

Dia 14/07 - Dia da Liberdade de Pensamento /FTD

Dia 14/07 - Dia da Liberdade de Pensamento
No dia 14 de julho é comemorado em todo o mundo o Dia da Liberdade de Pensamento. A primeira vez em que foram definidos a liberdade e os direitos fundamentais do Homem foi por meio da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembléia Nacional Constituinte da França em 26 de agosto de 1789. Vale lembrar, ainda, que o dia 14 de julho remete a uma data muito importante na história: a Queda da Bastilha, que marcou o início da Revolução Francesa.Além de ter servido de inspiração para as constituições francesas de 1848 e para a atual, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão também foi base da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. Nos artigos XVIII e XIX, por exemplo, estão dispostas as seguintes observações, respectivamente: “Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”. “Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”. Fonte: ONU e Historianet Imagem: Chad Baker - Photodisc/Getty Images

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Organização, programação e ação são termos essenciais para a diversão das crianças e jovens nas férias escolares.

06-07-2009
Julho
O que fazer com os filhos durante o período de férias escolares?
-->


Mês de julho chegou e, com ele, as férias escolares, momento tão aguardado pelas crianças e adolescentes. O termo férias designa o período de descanso que têm direito empregados e estudantes, após um período de trabalho ou de atividades. Provém do latim "feria, - ae" que significava, entre os romanos, o dia em que não se trabalhava na prescrição religiosa.
As férias de julho apresentam algumas características em comum: crianças e jovens livres dos estudos, acordando tarde, passando horas à frente da TV, navegando na internet, e impacientes de ficar em casa. O recesso escolar faz com que os pais tenham a preocupação em proporcionar atividades de lazer para ocupação do tempo livre dos seus filhos. Além de ser um bom período de descanso às crianças é também uma oportunidade de construir novas relações sociais através do convívio sócio-afetivo com familiares e outras crianças.
Os pais precisam canalizar a energia que provém da garotada para opções sadias e inteligentes de lazer.
Aproveite bem as férias unindo economia e conforto
Uma das opções mais tradicionais nas férias são os acampamentos educativos, onde as crianças viajam para um acampamento de lazer, como sítios e hotéis-fazenda, e se hospedam, geralmente, por uma semana, onde participam das atividades recreativas que propiciam contato direto com a natureza, baseando o trabalho na relação de direitos e deveres, respeitando o próximo e formando novas amizades.
"Mesmo parecendo assustador ficar longe do carinho e conforto de casa, estas são semanas que geralmente ficam marcadas na vida da criança acampante, pela intensidade do que é vivenciado, sempre com muitas festas, brincadeiras e jogos, sendo garantia certa de diversão e animação. As atividades são organizadas e dirigidas por recreadores, que são profissionais competentes para atingir tais objetivos", diz o recreador Gustavo Nakagava.
Porém não devemos deixar de destacar outra opção importante nesse período do ano que é a realização de programas em família. Ações como visitas a museus, aquários temáticos, parques de diversões, circos e exposições tornam-se ótimas possibilidades de manutenção afetiva entre pais e filhos, sendo essas muitas vezes afetadas pela vida cotidiana dos mesmos.
Alimentação x férias: O que fazer com os filhos neste período?
A maioria das cidades possui áreas verdes e estruturadas ao lazer, como parques e bosques. Essas estruturas são excelentes opções para o desenvolvimento e a prática de algumas atividades, como os passeios de bicicleta, skate e patins, e dos esportes, como futebol e voleibol, por exemplo.
Tanto os programas de família e os passeios nos parques são dinâmicas diferentes da rotina familiar e tornam-se inesquecíveis e especiais para pais e filhos. Afinal, o que torna realmente uma atividade especial são os momentos de convívio afetivo e social entre pais e filhos.
Se por algum motivo, a ida aos parques e acampamentos for inviável, outro programa interessante para realizar nas férias é estimular as crianças e jovens para a prática de brincadeiras e jogos tradicionais, podendo ser realizados nas ruas, condomínios residenciais e na própria casa, sendo atividades que levam a marca cultural, pois o avô brincou, o pai aprendeu e ensinou ao filho.
O jogar peão, bolinha de gude, ioiô, soltar pipa, brincar de pega-pega, esconde-esconde e pular corda nunca estiveram tão na moda, pois possibilitam a diversão saudável, substituindo os jogos eletrônicos e o não fazer nada (ociosidade).
Vai viajar? Já preparou as malas? Veja a listinha do que levar
"O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, mental e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os tempos mais remotos. Por meio dele a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão-adulto", explica Kaoê Gonçalves, sócio-proprietário da Supimpa Recreação e Eventos.
Um ponto importante, de acordo com Tiago Aquino da Costa e Silva, vice-presidente da Associação Brasileira de Recreadores (ABRE), é que os pais se certifiquem da qualificação dos recreadores, já que esses profissionais atuarão de forma direta na vida de seus filhos, levando-os a estados psicológicos positivos por meio dos jogos e brincadeiras.
Independente de qual seja a escolha, os pais devem entender que seus filhos têm muita energia e disposição, vão fazer algumas traquinagens e às vezes irão além do permitido. É importante estabelecer regras e criar caminhos para que toda essa energia seja bem distribuída e direcionada, afinal, como podemos reclamar que nossos filhos ficam tempo demais na frente do computador se não oferecemos opções de lazer? Estimular novas práticas de lazer pode ser um grande desafio aos pais nesse período de férias.
Organização, programação e ação são termos essenciais para a diversão das crianças e jovens nas férias escolares.
Agradecimentos - Recreador Gustavo Nakagava, coordenador de eventos empresariais da Ludo Eventos.Recreador Kaoê Gonçalves, sócio-proprietário da Supimpa Recreação e Eventos - kaoegiro@yahoo.com.br - (11) 7837-7815.Recreador Tiago Aquino da Costa e Silva, vice-presidente da Associação Brasileira de Recreadores (ABRE) e professor de Recreação da Uniban - tiago@supimparecreacao.com.br - (11) 7673-4671.

crise faz redução da pobreza enfraquecer, diz ONU-->

Reportagens
Genebra, 06/07/2009Com crise, mundo regride na luta antifomeProporção de subnutridos cresce nos países em desenvolvimento após alta dos alimentos; crise faz redução da pobreza enfraquecer, diz ONU-->
Correção
Diferente do que informou a primeira versão do texto ao lado, a queda da proporção de pessoas passando fome na América Latina entre 1990 e 2006 não foi de 4%, mas de 33%.
Leia o documento
Relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2009
Leia também
Brasil freia óbito infantil, mas não o de mãe
da PrimaPagina
O mundo regrediu no combate à fome, de acordo com o último relatório mundial sobre os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a cumprir até 2015. O documento, lançado nesta segunda-feira, afirma que, nos países em desenvolvimento, a proporção de subnutridos, que havia caído cerca de 4% desde os anos 90, teve aumento de 1% em 2008. A redução da pobreza também sofreu desaceleração e deve estagnar nos próximos anos, diz o texto.
Segundo o Relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2009, assinado pelo secretário-geral, Ban Ki-moon, o ritmo de cumprimento das metas tem sido muito lento e a crise econômica mundial aumenta o risco de insucesso dos países.
Só na América Latina, a proporção de pessoas que passam fome deve aumentar até 13% entre 2008 e 2009, um grande retrocesso. Entre 1990 e 2006, a queda da porcentagem de famintos na região foi de 33%. A meta da ONU é reduzir o número de pessoas passando fome pela metade até 2015, mas o objetivo está sendo prejudicado pela alta do preço dos alimentos. Os valores no mercado internacional, que atingiram patamares muito elevados no início de 2008, começaram a cair a partir de setembro, mas a comida continuou cara para os consumidores nos países em desenvolvimento, principalmente no Brasil, na Índia e na Nigéria, avalia o relatório.
Entre 1990 e 2005, mais de 400 milhões de pessoas saíram da pobreza no mundo, mas a crise financeira mundial deverá colocar na pobreza entre 55 milhões e 90 milhões, afirma o documento. “As taxas de pobreza nos países em desenvolvimento em geral continuarão baixando em 2009, mas a um ritmo inferior ao registrado antes da crise.” O mundo deve atingir a meta de reduzir pela metade a proporção de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza até 2015, mas principalmente por conta do ritmo forte de redução na China e outros países asiáticos – fazendo com que a melhoria não seja bem distribuída no mundo.
O objetivo do milênio no qual houve menos progresso até agora, avalia o relatório, foi a redução da mortalidade materna. A meta é reduzir em três quartos as mortes de mulheres relacionadas ao parto ou à gestação, mas a taxa saiu de 480 mortes de mães a cada 100 mil bebês nascidos vivos, em 1990, para 450 mortes a cada 100 mil em 2005 – uma redução de apenas 6%. Os dados correspondem apenas a países em desenvolvimento, pois eles são responsáveis por 99% dos casos de mortalidade materna. Na América Latina, a redução foi de 27% no período, ritmo considerado lento pelas Nações Unidas.
O relatório é otimista com relação à meta que estipula a redução de dois terços na taxa de morte entre crianças até cinco anos. No mundo todo, a taxa caiu menos de um terço, mas a ONU diz que avanços nas regiões mais carentes da África podem refletir em maior sucesso nos anos finais do prazo. O documento ainda diz que 89% das crianças do mundo já têm acesso à educação primária; a meta é atingir a totalidade dos meninos e meninas.
Envie para um amigo
Versão para impressão


Versão em PDF

Leia mais Reportagens

Amazônia no centro das discussões

Especiais
Amazônia no centro das discussões
8/7/2009
Por Thiago Romero
Agência FAPESP – Após a última edição realizada em Campinas (SP), a 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) retorna à região amazônica com início no próximo domingo (12/7), no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus (AM), com o tema “Amazônia: Ciência e Cultura”. A programação se encerra no dia 17 de julho.
Os organizadores da maior reunião científica da América Latina, que terá cobertura diária da Agência FAPESP, esperam receber milhares de pesquisadores, docentes e estudantes do ensino superior, médio e fundamental, além de autoridades e gestores públicos.
“As expectativas para o encontro, que começou a ser preparado há dois anos, desde o término da edição em Belém, são as melhores possíveis, sobretudo no que diz respeito ao comparecimento do público. Já estamos com quase 4 mil inscritos para as atividades fechadas, como minicursos e apresentações de trabalhos, e, no total, esperamos receber de 12 mil a 15 mil participantes”, disse Marco Antonio Raupp, presidente da SBPC, à Agência FAPESP.
Serão mais de 170 atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalho, encontros e sessões especiais. Haverá ainda 47 minicursos e cinco sessões de pôsteres, nas quais estão previstas a apresentação de mais de dois mil trabalhos científicos.
A programação contará com mais de 170 atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalho, encontros e sessões especiais. Serão realizados ainda 47 minicursos e cinco sessões de pôsteres, nas quais está prevista a apresentação de mais de dois mil trabalhos científicos.A programação científica abordará, em linhas gerais, gargalos e desafios da Amazônia nas diferentes áreas da ciência, tecnologia e inovação, especialmente em setores considerados cruciais para o desenvolvimento sustentável da região.
“A reunião será uma boa oportunidade para estreita cooperações com países vizinhos que detêm parte da floresta amazônica e que podem desenvolver projetos conjuntos visando à conservação e à sustentabilidade ambiental de toda a região”, afirmou Raupp, que também é professor livre-docente da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e diretor-geral do Núcleo do Parque Tecnológico de São José dos Campos em São Paulo.
Durante a reunião serão discutidos temas de impacto nacional e mundial, como o valor da floresta em pé, geopolítica e recursos naturais, regularização fundiária, mudanças climáticas, gás e petróleo, exploração de minérios, direitos e educação indígena, ensino a distância, saúde da mulher, telemedicina, indústria e trabalho, biotecnologia e genômica na Amazônia, astronomia indígena, nanotecnologias sociais e novas tecnologias para o sequestro de carbono.
As atividades serão desenvolvidas em torno dos seguintes núcleos temáticos: “Amazônia: questões nacionais, multilaterais e mundiais”, “Ano Internacional da Astronomia”, “Clima, água e ambiente”, “Comunicação amazônica”, “Culturas amazônicas, conhecimentos científicos e saberes tradicionais” e “Desenvolvimento da Amazônia”.
“Direitos e titularidades”, “Educação”, “Geoprospecção e recursos minerais”, “História natural e humana”, “Ocupação da Amazônia e expedições científicas”, “Saúde humana” e “Tecnologia: passado, presente e futuro” completaram a programação temática.
“Um dos objetivos da programação científica da reunião é mostrar que o Brasil precisa da Amazônia com todas as suas riquezas naturais e culturais preservadas, o que inclui o patrimônio da biodiversidade, das águas, da atmosfera e das culturas tradicionais indígenas, de modo que o desenvolvimento econômico da região seja sempre harmonioso. Nessa linha de raciocínio, acreditamos que a ciência e a tecnologia são o caminho para a sustentabilidade ambiental e social da Amazônia”, disse Raupp.
A programação do evento inclui ainda a Jornada de Iniciação Científica, na qual serão apresentados os melhores trabalhos de alunos de graduação selecionados em 2008 por diferentes instituições de ensino superior. Já os alunos do ensino fundamental, médio ou técnico poderão ter um contato dinâmico com a ciência durante a programação da SBPC Jovem, evento de atividades educativas voltadas prioritariamente para crianças e adolescentes que contará com exposições, oficinas, vídeos e filmes.
Na ocasião também serão anunciados os vencedores do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e do Concurso Cientistas de Amanhã, promovido pelo Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC).
O Prêmio José Reis contemplará a instituição ou veículo de comunicação que tenha se destacado pelo trabalho de tornar acessível ao público conhecimentos sobre ciência e tecnologia. Já o Concurso Cientistas de Amanhã premiará cinco trabalhos de estudantes do ensino fundamental e médio.
Também constarão na 61ª Reunião da SBPC eventos tradicionais como a Exposição de Tecnologia e Ciência (ExpoT&CI), mostra de projetos de ciência e tecnologia tradicionalmente realizada em conjunto com a reunião. O evento terá ainda a SBPC Cultural, com atividades nas expressões e valores artísticos locais e regionais, e a Feira de Livros, espaço para editoras e livrarias.
FAPESP na ExpoT&CI Além da cobertura diária da Agência FAPESP, a FAPESP marcará presença na 61ª Reunião Anual da SBPC com um estande na ExpoT&CI que apresentará ao público as principais áreas de atuação, modalidades de financiamento, programas especiais e de inovação tecnológica e projetos de comunicação da Fundação.
O destaque do espaço será a exposição Brazilian Nature – Mystery and Destiny (Natureza Brasileira – Mistério e Destino), que tem como referência maior a Flora Brasiliensis, obra do botânico alemão Carl Philipp von Martius (1794-1868) que até hoje é o mais completo levantamento da flora brasileira.
Os painéis que compõem a mostra foram concebidos com base nos dados provenientes de três projetos apoiados pela FAPESP: a Flora Brasiliensis On-line e Revisitada, a Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo e o programa Biota-FAPESP.
O estande da Fundação contará ainda com totens de divulgação do Programa FAPESP de Pesquisas em Biocombustíveis (BIOEN), que tem o objetivo de apoiar a pesquisa relacionada a biocombustíveis, especialmente em etanol de cana-de-açúcar, com a colaboração de universidades e empresas, e do Programa Biota-FAPESP, que acaba de completar dez anos de atuação no mapeamento da biodiversidade paulista.
Os totens divulgarão também o Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, que pretende auxiliar na tomada de decisões informadas cientificamente com respeito a avaliações de risco e estratégias de mitigação e adaptação, e o Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, que financia pesquisas voltadas ao atendimento de demandas sociais concretas e busca a aproximação do sistema de ciência e tecnologia paulista com a sociedade.
O Programa Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), cujo objetivo é financiar projetos desenvolvidos em colaboração entre universidades, institutos de pesquisa e empresas, e o Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), que apoia pesquisas científicas e tecnológicas em pequenas empresas sediadas no Estado de São Paulo, também serão apresentados.
O estande da Fundação paulista divulgará ainda o portal FAPESP, a Agência FAPESP e a revista Pesquisa FAPESP, além de outras publicações científicas e impressos dos diversos programas apoiados.
Mais informações sobre a 61ª Reunião Anual da SBPC e sua programação: www.sbpcnet.org.br.

LEITURAS DE VEJAO país e seus políticos

LEITURAS DE VEJAO país e seus políticos
Por Almyr Gajardoni em 7/7/2009
O título da "Carta ao Leitor" da edição nº 2119 da revista Veja (de 1/7/2009) anuncia com pompa: "Um país melhor que seus políticos". E mostra que, apesar de a vida pública viver em permanente crise – que passou sucessivamente do Executivo para a Câmara dos Deputados e agora para o Senado –, o resto do país estaria dando lições ao mundo "de resiliência, coragem, inventividade, organização, disciplina e arrojo". Alguns desses exemplos: Obama já louvou o papel civilizatório do Brasil em relação aos seus vizinhos e a condução impecável da política econômica dentro de nossas fronteiras; o sistema brasileiro foi lembrado como exemplo a ser imitado quando presidentes de bancos centrais dos principais países do mundo discutiam na Basiléia como regular os mercados financeiros; em todos os fóruns ambientais globais a vanguarda brasileira no domínio dos combustíveis limpos é reconhecida e invejada.
"Nesse contexto", diz a revista, "a política clientelista e coronelista de Brasília é um contrassenso em termos, herança de atraso e privilégios que já foi superada em outros campos da vida nacional." Crassa ignorância: no Brasil, votam todos os cidadãos com mais de 16 anos: homens, mulheres, negros, brancos, descendentes de imigrantes de dezenas de nacionalidades, doutores e analfabetos. De eleições assim amplas emerge, inevitavelmente, um retrato perfeito do que é o país e, por tabela, sua população.
Moralidade não dá voto
O Parlamento, tal como o temos hoje, começou a nascer na Inglaterra, ainda no século 18, quando plebeus ricos proprietários de terras e incipientes estabelecimentos industriais ou comerciais começaram a lutar para ter seus interesses representados e defendidos junto ao governo. Até ali isso era privilégio dos nobres. Pouco mais tarde, as revoluções americana e francesa pintaram com cores mais nobres essa realidade, mas não há porque duvidar: nos Parlamentos, defendem-se interesses de categorias sociais e negocia-se a melhor maneira de harmonizá-los.
Se, como podemos constatar diariamente, a pestilenta rotina parlamentar decorre sem a mais leve preocupação com a moralidade pública é porque moralidade pública não é interesse de nenhuma categoria social no Brasil. Trocando por uma linguagem mais rasteira e inteligível: moralidade não dá voto a ninguém. E para que não se duvide, um exemplo: o longo domínio da família Sarney no governo do Maranhão foi interrompido nas eleições passadas por um candidato que, para vencer, precisou lançar mão dos mesmos métodos utilizados pelo adversário ao longo de muitas décadas. E por isso teve o mandato cassado pela Justiça, que devolveu o poder aos seus legítimos donos.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ceará sediará encontro regional sobre Gestão Integrada de Recursos Hídricos

Ceará sediará encontro regional sobre Gestão Integrada de Recursos Hídricos
Publicado ( Seg, 06 de Julho de 2009 11:46 )
Será aberta às 9h30min de quinta-feira próxima, dia 09, a Audiência Pública destinada a discutir a Gestão Integrada de Recursos Hídricos, quando será mostrada “A Experiência do Ceará na Gestão dos Recursos Hídricos” e, em seguida, a experiência na mesma área, pelos demais Estados do Nordeste – Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia - objetivando subsídios de cada Estado nordestino para a consolidação do Plano Nacional de Recursos Hídricos.
Este será o primeiro evento de um ciclo de diligências programado para ser realizado em cada uma das cinco regiões em que se acha dividido o País. Está sendo promovido pela Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal, presidida pelo Senador Renato Casagrande, em consonância com o Presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Domingos Filho, Governo do Estado, através da SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos, Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional e ANA-Agência Nacional de Águas.
Durante toda a manhã daquele dia, o Plenário da Assembléia Legislativa estadual será ocupado por apresentações a cargo de especialistas em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas, da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará, seguidos por representantes da COGERH-Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, FUNCEME-Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, CBHs-Comitês de Bacias Hidrográficas, DNOCS-Departamento Nacional de Obras contra as Secas e do Pacto das Águas, pertencente ao Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.
No expediente da tarde acontecerão as apresentações sobre “Experiência de Gestão dos Recursos Hídricos” a cargo dos representantes e técnicos dos outros oito Estados nordestinos para, ao final, acontecer o debate referente à Gestão Integrada de Recursos Hídricos.
Assessoria de Imprensa da SRH
Fort. 06/07/2009

Visões da Terra – Exposição e Ciclo de Palestras no Museu do Meio Ambiente3/7/2009


Visões da Terra – Exposição e Ciclo de Palestras no Museu do Meio Ambiente3/7/2009
O Museu do Meio Ambiente, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, abre suas portas para a Exposição "Visões da Terra" - A Aventura Humana em Conhecer o Planeta -, de 7 de julho a 6 de setembro de 2009. A mostra apresenta diversas visões de mundo que surgiram ao longo da história e que, de alguma forma, retornam à discussão nos dias de hoje.
Acervos do Museu do Índio, do Real Gabinete Português de Leitura, do Museu de Astronomia e Ciências Afins, do Museu Amsterdam Sauer e do Instituto de Geociências da UFRJ estarão expostos.
Além da exposição, haverá um Ciclo de Palestras de 7 de julho a 1º de setembro, semanal, sempre às 3ª feiras, das 10h às 11h30, no Museu do Meio Ambiente, onde especialistas renomados, como José Augusto Pádua, Henrique Lins e Barros, Rualdo Menegat e outros, discutirão a temática da exposição junto ao público. O evento é gratuito e não é necessário inscrever-se.
EXPOSIÇÃO “VISÕES DA TERRA”Período: de 7 de julho a 6 de setembro de 2009De 3ª a domingo, das 10h às 17h. Entrada franca.
CICLO DE PALESTRAS “VISÕES DA TERRA” Período: de 7 de julho a 1º de Setembro de 2009Sempre às terças, das 10h às 11h30Entrada franca.

Palestrantes confirmados: Prof. Dr. José Augusto Pádua (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS/UFRJ) Prof. Dr. Henrique Lins e Barros (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) Prof. Dr. Rualdo Menegat, Curador da Exposição Visões da Terra Prof. Dr. Gustavo Martinelli (Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio e Janeiro - JBRJ/MMA Prof. Dr. Ismar de Souza Carvalho (Instituto de Geologia - IGEO/UFRJ)
Museu do Meio AmbienteJardim Botânico do Rio de JaneiroRua Jardim Botânico, 1008.Tel.: (21) 3204-2504
Mais informações:Tel.: (21) 3204-2504

Mostra Nacional Ambiental Caminhos da Sustenabilidade

Brasília (03/07/09) – Representantes de 19 instituições e empresas conheceram o projeto da Mostra Nacional Ambiental Caminhos da Sustenabilidade, evento apoiado pelo Ibama e organizado pelo Instituto de Permacultura e Meio Ambiente - Ipoema que ocorrerá entre 1 e 6 de setembro.
O projeto propõe sensibilizar a sociedade para assuntos da agenda ambiental nacional e difundir informações e conhecimentos a um público de estudantes, educadores, ambientalistas, entidades públicas e privadas, sociedade civil organizada.
O Ibama incluiu o evento no calendário de comemorações dos seus 20 anos de criação. Exibirá na Mostra resultados do trabalho que desenvolve. A proposta é dividir o espaço reservado no próprio Ibama para a realização da mostra com outras instituições parceiras.
A apresentação a prováveis patrocinadores ocorreu na semana passada na sala de reuniões Cenaflor. Estiveram presentes nesta reunião representantes do BNDES, do Sebrae, do Banco da Amazônia, da Transpetro, da Agência Nacional de Águas, entre outros.
Os convidados foram recebidos ao som do violão do Arun, músico especializado em harmonização de ambientes e precursor do violão cósmico. Depois de ouvir os organizadores e assistir ao vídeo explicando a mostra, os convidados degustaram um lanche socioambiental, composto por produtos do cerrado e orgânicos.
Mais informações veja o projeto: www.mostrancionalambiental.com.br ou pelos telefones: 3316 -1630 Ibama ou 3202-5940 Ipoema.
Ascom Ibama

This entry was posted

on sexta-feira, julho 3rd, 2009 at 20:04 and is filed under Institucional.
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed.

Both comments and pings are currently closed.




-->

Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Recursos Hídricos abre inscrições

Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Recursos Hídricos abre inscrições
Raylton AlvesEntre 15/06 e 17/07, estarão abertas as inscrições para 200 vagas do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Recursos Hídricos na modalidade à distância. A capacitação é direcionada a profissionais que possuam nível superior completo e que atuem em órgãos públicos ligados à gestão de recursos hídricos, comitês de bacia, conselhos e comissões gestoras de recursos hídricos ou demais instituições relacionadas ao tema.O curso, cuja carga horária é de 210 horas-aulas, possui o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) – Edital MCT/CT-Hidro/ANA/CNPq 30/2007. Coordenam a capacitação os professores Drs. Vladimir Caramori, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e César Pompêo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Como é à distância, o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Recursos Hídricos conta com um ambiente via internet para o contato entre alunos e professores. Por isso, a tutoria ocorre por meios virtuais e os materiais didáticos são impressos. No entanto, estão previstos dois encontros presenciais no decorrer da capacitação. Enquanto o primeiro módulo trata das bases conceituais relacionadas à gestão de recursos hídricos, o segundo aborda a gestão em si.CronogramaResultado da seleção e matrícula: 20 a 31/07Início das aulas: agosto de 2009Mais informaçõeswww.ctec.ufal.br/posgraduacao/ppgrhsgrhufal@gmail.com





Data: 15 de junho de 2009
Assessoria de Comunicação – ANAFones: 61.2109.5129/5103 Fax: 61 2109.5129Email: imprensa@ana.gov.br

Pesquisa inédita da FGV e Instituto Trata Brasil aponta os impactos sociais da falta de esgoto nas cidades sede da Copa de 2014

Pesquisa inédita da FGV e Instituto Trata Brasil aponta os impactos sociais da falta de esgoto nas cidades sede da Copa de 2014
• Pesquisa compara índices de rede de esgoto nas cidades que sediarão jogos da Copa e mostra que ainda é necessário investir bastante em saneamento • Investimento de R$7 bilhões nas cidades sede é o ideal para oferecer saneamento básico adequado • No Brasil, apenas 39% das escolas contam com rede e coleta de esgoto • A pesquisa completa pode ser acessada pelo endereço www.tratabrasil.org.brSão Paulo, Julho de 2009 – A Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentou nesta quinta-feira (2) os resultados da mais nova pesquisa contratada pelo Instituto Trata Brasil sobre os impactos sociais relacionados a falta de saneamento nas 12 cidades brasileiras que serão sede dos jogos da Copa do Mundo, em 2014. A classificação das cidades, conforme o acesso à rede de esgoto, é: Belo Horizonte (97,05%), São Paulo (88,52%), Salvador (87,77%), Rio de Janeiro (83,73%), Brasília (80,17%), Curitiba (79,37%), Fortaleza (54,62%), Porto Alegre (49,29%), Recife (47,12%), Cuiabá (41,21%), Manaus (34,98%) e Natal (21,26%).Segundo Raul Pinho, presidente do Instituto Trata Brasil, o investimento para universalizar a rede de esgoto nas doze cidades sede da Copa de 2014 é de R$ 6,7 bilhões.Segundo os resultados apresentados, que tem como base os dados da PNAD 2007/IBGE, o impacto na saúde devido a falta de saneamento mostra que, no item morbidade hospitalar (por mil habitantes), as capitais sede que mais apresentaram doenças infecciosas e parasitárias em crianças de 1 a 4 anos, em 2008, foram Fortaleza (18,95%), Recife (16,07%) e Manaus (16,03%). As cidades que tiveram menor índice foram Rio de Janeiro (3,79%) e São Paulo (3,93%). Para Marcelo Neri, pesquisador da FGV, o baixo investimento em saneamento reflete em menor qualidade de vida, maior índice de mortalidade e menor desenvolvimento físico e intelectual, como por exemplo, menor estatura e menor peso corpóreo.Ainda segundo Marcelo Neri, o grande destaque entre as cidades brasileiras é Salvador. “A capital baiana mostrou, nos últimos anos, que com a conscientização da população e boa gestão política, é possível melhorar os índices de qualidade de vida por meio do investimento em saneamento básico”. A evolução da cidade, em particular entre 1998 e 2002, foi a mais significativa no acesso ao saneamento. Neri aproveitou para ressaltar que ainda há tempo para todas as cidades melhorarem seus índices de serviço de rede de esgoto. Já a cidade do Rio de Janeiro foi uma das que menos evoluiu nos últimos anos. Para o Professor, a estagnação da capital fluminense permitiu que outras cidades se destacassem mais. “O Programa Baía Azul, em Salvador, dobrou o acesso a saneamento básico desde a Copa de 1998, enquanto o Rio de Janeiro, com o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG) ficou estagnado até 2006, em torno dos 70,7%. No último ano, a cidade recuperou parte do atraso criado nos últimos anos, chegando a 84,2%, mostrando que o desafio para a Copa de 2014 é viável.Com relação à população que deixou de realizar quaisquer de suas atividades habituais por motivo de saúde, incluindo trabalho e estudo, lideram o ranking Porto Alegre (8,59%), Natal (8,47%) e Cuiabá (8,19%). A pesquisa abordou também o segmento de educação e foi observado que o saneamento básico nas escolas é ainda pior do que nas moradias. No Brasil, apenas 39% das instituições de ensino contam com rede de saneamento e coleta de esgoto. Belo Horizonte e São Paulo são, respectivamente, as duas cidades com melhor cobertura de rede de esgoto nas escolas, com 97% e 88,5%, reproduzindo a liderança na cobertura de rede de esgoto nas residências.Sobre o Instituto Trata BrasilO Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), iniciativa de responsabilidade socioambiental que visa a mobilização dos diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento no País. Tem como proposta informar e sensibilizar a população sobre a importância e o direito de acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e mobilizá-la a participar das decisões de planejamento em seu bairro e sua cidade; cobrar do poder público recursos para a universalização do saneamento; apoiar ações de melhoria da gestão em saneamento nos âmbitos municipal, estadual e federal; estimular a elaboração de projetos de saneamento e oferecer aos municípios consultoria para o desenvolvimento desses projetos, e incentivar o acompanhamento da liberação e da aplicação de recursos para obras. Hoje, o Instituto conta com o apoio das empresas e entidades Amanco, Braskem, Solvay Indupa, Tigre, CAB Ambiental, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pastoral da Criança, Agência Nacional de Águas (ANA), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Medley e Instituto Coca-Cola. Visite o site www.tratabrasil.org.br.Fonte: Instituto Trata Brasil

Municípios têm até dia 13 para entregar questionário sobre gestão ambiental

Municípios têm até dia 13 para entregar questionário sobre gestão ambiental
As 139 prefeituras inscritas no programa Selo Município Verde, promovido pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), tem até o dia 13, impreterivelmente, para devolver devidamente preenchido o Questionário de Avaliação de Gestão Ambiental juntamente com documentação comprobatória.
Caso obtenham pontuação necessária no questionário, tais municípios poderão participar da próxima etapa de avaliação que consistirá em visitas "in loco" nas respectivas cidades. Até agora, somente 13 municípios enviaram o questionário respondido que seguirão para análise da Comissão Técnica do Programa.
Este ano, o Selo Município Verde, do Governo do Estado, que tem como coordenadora a técnica Socorro Azevedo, do Conpam, bateu novo recorde de inscrições desde a sua implantação em 2004, com 138 cidades inscritas, ou seja, 28 a mais que o ano passado. Instituído pela lei estadual número 13.204/2003, o Selo Município Verde tem como objetivo incentivar as municipalidades a implementarem políticas públicas ambientais, inserindo o meio ambiente dentro das discussões e preocupações de todas as instâncias da sociedade, por meio de reuniões de mobilização e de projetos de educação ambiental. O programa dispõe de três categorias de premiação: A, B e C. Desde sua implantação nenhuma cidade conseguiu atingir o nível A.
Ano passado, por decisão do governador Cid Gomes, os municípios premiados com Selo, além do certificado, receberam do Governo do Estado kits de lixeira para coleta seletiva do lixo. Das 39 cidades contempladas, 32 foram categoria B e o restante C.Coordenadoria de Imprensa ConpamPedro Gomes de Matos Neto - 9984.4440/ 3101.1233Ranne Almeida - 9978.7019/3101.1234